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Bahya Pranayama no Yoga: Benefícios, Precauções e Mais

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Bahya é uma palavra sânscrita que significa ‘fora’ ou ‘externo’ e pranayama ( já discutimos aqui! ) é tudo sobre exercícios respiratórios de yoga.

Em Bahya pranayama, você faz uma inspiração profunda e forte, seguida de esvaziamento completo dos pulmões. Após a expiração, você precisa prender a respiração (expiração) por alguns segundos e envolver vários bandhas (bloqueios do corpo). Essa exalação e retenção externa são o que tornam esse pranayama único.

A retenção da respiração no yoga é chamada de ‘ Kumbhaka ‘. Por isso este pranayama também é conhecido como ‘ Bahir kumbhaka ‘ ou ‘ Bahir Pranayam ‘ ( Bahir significa fora).

Além de segurar a expiração, três Bandhas são incorporados ao Bahya Pranayama para aumentar a eficiência dos pulmões e estimular o funcionamento do respectivo sistema de órgãos.

Ao praticar Bahya pranayama, você poderá estimular seus órgãos abdominais e melhorar o processo de digestão e eliminação. Também melhora o sistema respiratório e promove o equilíbrio mente-corpo. Este pranayama também é conhecido por curar problemas relacionados à tireoide desequilibrados e reduzir os sintomas de diabetes também.

Como fazer Bahya Pranayama?

Praticar o pranayama Bahya será extremamente benéfico com o estômago vazio. Se você também pratica Kapalbhati, pratique este pranayama depois dele. Os iniciantes podem começar praticando bahya pranayama por 5-7 minutos e aumentar gradualmente a duração da retenção da respiração.

  1. Sente-se em uma postura de pernas cruzadas, de preferência Sukhasana ou Padmasana.
  2. Faça uma inspiração profunda e depois expire, esvaziando completamente os pulmões.
  3. Prenda a respiração e traga sua atenção para realizar 3 Bandhas;
  4. Se você tem torcicolo ou qualquer outro problema, não precisa puxar o queixo para baixo. Mantenha a cabeça reta e olhe para frente.
  5. Prenda a respiração por 3-5 segundos junto com essas 3 travas corporais (juntas chamadas Maha Bandha).
  6. Solte essas travas respirando profundamente.
  7. Respire normalmente por alguns segundos e repita o processo.

Praticantes avançados podem incorporar a prática de Agnisar kriya junto com Bahya Pranayama. Para isso, no final do 4º passo, solte os músculos abdominais e agite-os ao redor do abdômen central. É considerado muito eficaz para estimular o fogo digestivo.

Relação Respiratória

A proporção ideal de respiração no Bahya pranayama é de 1:2:3, ou seja, se a inspiração for de 1 segundo, a expiração deve ser por 2 segundos e, finalmente, a respiração deve ser mantida por 3 segundos. Da mesma forma, se a inspiração for duplicada ou triplicada, a expiração e a retenção da respiração também serão duplicadas ou triplicadas.

Benefícios do Bahya Pranayama

Bahya pranayama pode parecer estar focado apenas na retenção de ar, mas traz vários benefícios. Não só melhora a digestão, mas também ajuda a combater doenças relacionadas aos órgãos presentes nesta área. Seu sistema respiratório também é limpo e também ajuda na cura do diabetes.

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Controlar sua respiração também melhora sua concentração e aumenta ainda mais a clareza mental.

Vamos dar uma olhada em alguns outros benefícios do bahya pranayama.

1. Estimula e melhora o sistema digestivo

Bahya Pranayama consiste em prender a respiração, comprimir o abdômen até o nível do umbigo e travá-lo para cima o máximo que puder. Esta ação neste Pranayama ajuda a melhorar o sistema digestivo. À medida que aumenta a flexibilidade dos intestinos, isso levará a uma melhor digestão.

Uma melhor digestão também previne problemas estomacais como acidez, refluxo gástrico, constipação, etc.

2. Previne problemas relacionados aos órgãos abdominais

O abdome contém vários órgãos, como o estômago, baço, fígado, rim, útero, etc., que desempenham sua função única. Bahya Pranayama promove um suprimento fresco de sangue, o que os mantém estimulados. Essa estimulação também os encoraja a trabalhar em seu nível ideal. Assim, evitará problemas como hérnia, infecção urinária, etc.

3. Limpa e melhora o sistema respiratório

As técnicas de respiração estão conectadas com o sistema respiratório. Portanto, esta técnica de respiração ajuda a melhorar o sistema respiratório. Pranayama contém respiração profunda, que atua como agente de limpeza para as glândulas respiratórias e, a cada inspiração e expiração, limpa os bloqueios.

Quando pretendemos esvaziar os pulmões em bahya pranayama por exalação completa, ele realmente limpa os pulmões e economiza muita energia da dissipação externa.

4. Reduz os sintomas do diabetes

Praticar Bahya Pranayama pode ser benéfico para pacientes diabéticos. Você está em contato com seus músculos abdominais em Bahya Pranayama, que também estimula o pâncreas, o órgão secretor de insulina. A secreção adequada de insulina reduzirá automaticamente os sintomas do diabetes. A retenção de ar também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

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5. Auxilia no Despertar da Kundalini

Bahya pranayama é útil no despertar da Kundalini. No despertar da kundalini, ela dá origem a muitos poderes espirituais e físicos. O despertar da Kundalini dá sensações ao cérebro e isso ajuda o cérebro a se concentrar no momento atual. Sua mente fica calma e prepara a mente para a meditação.

6. Aumenta o foco e a concentração

Focar no momento atual aumenta o nível de concentração e também aguça a memória. O bloqueio dos bandhas acalma o sistema nervoso e promove uma melhor circulação de oxigênio e sangue em direção ao cérebro. Isso ajuda na clareza mental, uma mente focada e um comportamento calmo.

7. Promove o equilíbrio mente-corpo

Quando prendemos a respiração e entramos na posição bandha, não há fonte de oxigênio no corpo durante esse tempo. Portanto, todas as partes do corpo que estão trabalhando separadamente do cérebro estão agora trabalhando juntas. Em palavras simples, este Pranayama ajuda o cérebro e o corpo a trabalhar de forma sincronizada.

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Efeitos anatômicos

Bahya Pranayama é mais eficaz para os músculos abdominais. Uma parte deste Pranayama é espremer a área da barriga para cima depois de exalar a respiração.

Por isso, cria um vácuo no estômago, pois não há mais ar no interior. Faz com que o sangue dentro do corpo preencha o espaço que estava vazio por causa da expiração e retenção da respiração. Assim, o sangue é usado para se reunir perto da área intestinal e, dessa maneira, é um Pranayama eficaz para muitas doenças abdominais.

Ele funciona em partes reprodutivas também. Bahya Pranayama cura problemas relacionados à urina e esperma. Além disso, após a expiração, prender a respiração é o processo de desintoxicação.

Bahya Pranayama e Kumbhaka

Kumbhaka (significa retenção da respiração) é um termo usado na prática de Hatha Yoga de Pranayama. Existem 8 pranayamas clássicos mencionados no texto tradicional de hatha yoga.

Bahya Pranayama é parte de um dos três Kumbhakas;

  • Antara Kumbhaka
  • Bahya Kumbhaka
  • Kevala Kumbhaka

Anatara Kumbhaka significa retenção de ar no interior . Nesta respiração, inspiramos longa e profundamente enquanto expandimos o peito e, em seguida, prendemos essa respiração por dentro, travando na garganta ( Jalandhar bandha ).
Um exemplo desta respiração é Murcha Pranayama.

Bahya Kumbhaka é o oposto do acima. É semelhante ao Bahya Pranayama no processo, ou seja, exalar completamente, prender a respiração e aplicar mais 3 bandhas para criar uma sensação de vazio no corpo.

Kevala Kumbhaka é uma prática de respiração sutil usada na meditação. Em palavras simples, é o estágio de transição entre a inspiração e a expiração, ou seja, quando não inspiramos nem expiramos. Para manter este estágio de respiração, primeiro é preciso dominar os dois acima.

Kevala kumbhaka é muito eficaz em acalmar a fala da mente antes da meditação e por isso é chamado de pranayama natural.

perguntas frequentes

Q1. Quem não deve fazer Bahya Pranayama?

Se você é um paciente com pressão alta ou sofre de doença cardíaca e colite cervical, deve abster-se de realizar bahya pranayama. Além disso, médicos com histórico de asma e enxaqueca também devem evitar isso.

As mulheres durante a gravidez e o ciclo menstrual também devem abster-se de fazer este pranayama, pois cria pressão ao redor do útero e da região abdominal.

Q2. Quando devemos fazer Bahya Pranayama?

Bahya Pranayam deve ser praticado com o estômago vazio. Se você comeu uma refeição, certifique-se de manter um intervalo de 3 horas antes de praticar este pranayama. Além disso, esvazie seus intestinos se estiver praticando o bahya pranayama no início da manhã.

Q3. Existem efeitos colaterais para Bahya Pranayama?

Embora não haja efeitos colaterais conhecidos do pranayama bahya, no entanto, é melhor preparar seus pulmões antes de realizar este pranayama. Você pode praticar a respiração externa rápida como Kapalbhati Pranayama ou Bhastrika Pranayama para preparar seus pulmões.

Q4. Quantos bandhas são incorporados em Bahya Pranayama?

Existem 3 bandhas que são engajados durante o bahya pranayama, que são:
Muladhara Bandha ou Root Lock – localizado nos músculos do assoalho pélvico
Uddiyana Bandha – localizado desde os abdominais até o diafragma
Jalandhara Bandha – localizado na garganta.

 

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