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Uddiyana Bandha: Como fazer, benefícios e precauções

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Hatha Yoga Pradipika, o antigo texto de Hatha Yoga, diz claramente que com a ajuda de Uddiyana bandha pode-se levantar o Prana – força vital.

Através deste bandha, o grande pássaro “prana” voa constantemente através do Sushumna nadi; é por isso que é chamado Uddiyana (voar para cima) – (capítulo 3 versículo 55)

Neste artigo anterior, discutimos como, na prática dos bandhas, prendemos a energia em uma determinada parte do corpo.

Neste artigo, vamos entender como Uddiyana Bandha bloqueia a energia prânica na região abdominal e simultaneamente a direciona para cima. Este Bandha se aplica especialmente na purificação Nauli da parte abdominal.

Uddiyana Bandha: A Trava Abdominal

Uddiyana bandha é um levantamento abdominal ou bloqueio de levantamento para cima. Neste bandha, um praticante levanta sua parede abdominal para dentro e para cima, enquanto prende a respiração logo após a expiração.

Todo este processo cria um vácuo no peito que permite uma melhor circulação do sangue para todos os órgãos abdominais. É o primeiro bandha que é executado para Nauli Kriya. Além disso, é um dos passos importantes em Basti kriya e Vajroli mudra.

Podemos ver claramente a virtude Uddiyana bandha com a ajuda das linhas abaixo:

 É o leão que conquista o elefante, a morte. De todos os bandhas, uddiyana é o melhor. Uma vez que é dominado, a liberação ocorre espontaneamente.  – Hatha Yoga Pradipika (Capítulo 3 Versículo 57)

Ativar o Uddiyana bandha é muito refrescante. Ele irá enchê-lo de energia, especialmente na parte do abdômen.

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Em sânscrito, Uddiyana significa ‘voar para cima’ e Bandha significa ‘trancar’ ou ‘ligar’. Isto é pronunciado como oo-di-yana .

Como fazer Uddiyana Bandha

Para realizar Uddiyana Bandha, você precisa se concentrar e se concentrar em seu abdômen. Você só precisa levantar o abdome em direção à coluna e subir em direção à caixa torácica, prendendo a respiração, logo após a expiração.

Existem duas posições que você pode experimentar, a primeira é a posição em pé, a segunda é a posição sentada.

Posição de pé

  • Em primeiro lugar, fique de pé e mantenha a coluna reta.
  • Em seguida, dobre levemente os joelhos, mantendo cerca de um metro de distância entre eles.
  • Agora, incline-se ligeiramente para a frente e coloque as mãos nas coxas, logo acima dos joelhos.
  • Respire algumas vezes e relaxe.

Posição sentada

  • Sente-se em um Yoga Asana , como Padmasana ou Siddhasna. Fique confortável com o asana.
  • Coloque as mãos na parte inferior das coxas, logo acima da rótula.
  • Faça algumas respirações profundas para permitir um fluxo adequado de prana por todo o corpo.

Agora você tem que se concentrar em seu abdômen e realizar os seguintes passos.

Passos para realizar Uddiyana Bandha

  • Expire completamente a respiração e segure-a.
  • Agora, puxe a parte do umbigo e tente tocar sua coluna, depois levante-a em direção à caixa torácica ou ao centro do coração, prendendo a respiração.
  • Segure-o por alguns segundos, de acordo com o seu conforto, solte-o suavemente.
  • Faça todo esse processo simultaneamente.

Observação. Se você estiver achando difícil desenhar ou levantar a parte do abdômen, tente fazer uma inalação simulada/falsa, fechando a boca e o nariz.

A maneira mais fácil de fazer Uddiyana bandha é em pé. Se você é iniciante, tente fazê-lo em pé, pois em pé, será mais fácil focar e controlar os músculos abdominais.

A melhor hora para praticá-lo é de manhã, para que você possa preparar seu estômago para uma melhor digestão e outras funções, logo no início do dia.

Dicas adicionais

Se você está tendo problemas para realizar o Uddiyana Bandha, essas podem ser as razões.

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Falta de foco. Uddiyana Bandha precisa de muito foco na parte do abdômen. Mesmo uma ligeira perturbação pode impedir-nos de fazê-lo corretamente. Tente evitar todos os distúrbios e concentre-se na parte do abdômen.

Não exalar o suficiente. Você precisa manter a expiração completamente. Quanto mais você expirar, mais sustentação poderá adquirir. Assim, para adquirir toda a sua capacidade de levantar o abdome, é preciso expirar o suficiente.

Segurando a Respiração. Mesmo uma pequena inalação de ar durante a inalação simulada pode impedir que você levante a parte do abdômen. Então, lembre-se de prender a respiração completamente. Junto com isso, segurar o abdômen com muita força também nos impede de realizá-lo.

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Contra-indicações e precauções

Para obter os melhores resultados e praticar o Uddiyana Bandha com segurança, você precisa tomar as seguintes precauções.

  • Se você está sofrendo de problemas de pressão alta, você não deve ir para Uddiyana Bandha. Praticá-lo pode aumentar sua pressão arterial rapidamente.
  • Os pacientes de úlcera e hérnia não são sugeridos para realizar Uddiyana Bandha.
  • Durante a gravidez , a mulher não deve praticar este Bandha. Pode ter um efeito adverso sobre a saúde do nascituro e da mãe, ambos.
  • Em ciclos de mensuração , não se deve praticar Uddiyana Bandha.
  • Você deve fazê-lo com o estômago vazio , se você fizer isso logo após uma refeição, isso pode causar dor de estômago e indigestão.
  • Não exija muito do seu corpo. Aqueles que você atingiu seu limite, você pode se libertar. Ir além do limite pode ser prejudicial à sua saúde.

Benefícios do Uddiyana Bandha

1. Uddiyana Bandha usa principalmente os músculos da região abdominal. É como um exercício para os músculos do abdômen. Como resultado, fortalece os músculos abdominais e o diafragma .

Essa prática massageia os músculos abdominais, coração e pulmões, resultando em um melhor funcionamento desses músculos. Aumenta o fogo digestivo no corpo. Como resultado, melhora a digestão e purifica as toxinas do nosso corpo .

2. À medida que a prática de Uddiyana Bandha aumenta a circulação sanguínea por todo o corpo e cérebro, o cérebro se torna mais saudável. Junto com isso, essa prática ajuda principalmente na obtenção de um cérebro e corpo mais jovens. Em outras palavras, você se sente mais jovem fisicamente e mentalmente. Assim, a prática torna você mais jovem novamente.

“Mesmo uma pessoa idosa pode se tornar jovem quando isso é feito regularmente.” -Hatha Yoga Pradipika (Capítulo 3 Versículo 58)

3. A prática do Uddiyana Bandha inverte o Apana Vayu (energia do baixo ventre) para cima e o une com o Parana Vayu (energia do coração) e Samana Vayu (energia do umbigo). Isso cria um fluxo único de energia prana em nossos corpos.

Prana e Apana se encontram na região do plexo solar/plexo celíaco. Ativa o Chakra Manipura, melhorando a função de todos os órgãos associados a ele. Tem sido praticado por yogis para adquirir a liberação.

4. Quando realizado em conjunto com o Moola bandha , o Uddiyana Bandha ajuda a despertar a energia Kundalini para estimular o Anahata Chakra.

Gheranda Samhita diz que Uddiyana Bandha aumenta a consciência dentro de nós, o que ajuda nas práticas superiores de Dharana, Dhyana e Samadhi.

 

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