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Mula Bandha (The Root Lock): Como Praticar, Variação e Benefícios

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O crescimento e desenvolvimento humano é completamente baseado em seu crescimento hormonal. Entre todos os hormônios, os hormônios sexuais desempenham um papel muito cruel na vida de uma pessoa. O desequilíbrio desses hormônios leva a um distúrbio psíquico. Algumas práticas específicas de yoga, como Mula Bandha , são a melhor técnica para regular os hormônios sexuais com facilidade.

A prática de Mula bandha regula:

  • Hormônio insulina – ajuda a armazenar glicose no corpo
  • Estrogênio – hormônios sexuais femininos
  • Testosterona – hormônios sexuais masculinos
  • Tiroxina – ajuda nas atividades metabólicas
  • Serotonina – um hormônio que melhora o humor

O desequilíbrio nesses hormônios leva a distúrbios psicológicos e fisiológicos.

Interpretação de Mula Bandha

O Mula Bandha está localizado entre os músculos do assoalho pélvico e os músculos do esfíncter na região pélvica. Moola ou Mula  está diretamente relacionado ao chakra Muladhara. Refere-se à base do tronco ou região da base da coluna. Em Mool bandha, o assoalho pélvico é contraído e elevado em direção à coluna.

Em sânscrito, Moola (ou Mula ) significa raiz, origem ou fundamento básico e Bandha significa TrancaComo este bandha está relacionado ao chakra Muladhara, também é conhecido como ‘bloqueio de raiz’ ou ‘bloqueio perineal’ .

Praticar o Moola Bandha ativa a coluna e contrai os músculos no nível físico. Ao praticá-lo regularmente, ocorre uma contração no músculo do colo do útero na mulher e no corpo perineal no homem. O colo do útero e o corpo perineal nos ajudam a conhecer ou localizar o centro psíquico do chakra Muladhara.

Moola Bandha não se destina apenas à contração do colo do útero ou dos corpos perineais. O principal objetivo deste bandha é bloquear o Muladhara Chakra. O Chakra Muladhara é o Chakra inicial que ajuda no despertar da Kundalini. Portanto, bloquear este chakra significa bloquear a energia que é exercida pelo Muladhara Chakra para que ajude no despertar da Kundalini.

Mula Bandha pode ser feito em vários níveis. Níveis físicos e psíquicos.

A importância de Moola Bandha

Moola Bandha é uma importante atividade yogue que também podemos chamar de bloqueio de energia. Este Bandha ajuda a controlar as ações impulsivas dos hormônios pélvicos inferiores, portanto, estimula todos os órgãos internos. Ajuda a curar doenças relacionadas ao baixo-ventre, como problemas digestivos e distúrbios sexuais.

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Nosso corpo está tendo uma interconexão com nossa mente. Daí Moola Bandha cria uma profunda sensação de relaxamento mental. Moola Bandha é muito benéfico para os pacientes de depressão, neurose, algumas fobias, mania e histeria.

Este Bandha é muito eficaz na Mania e depressão. Ajuda a proporcionar harmonia ao hormônio sexual, aos órgãos e à mente. Moola bandha tem um poderoso efeito prânico sobre a psicologia de um ser humano.

Por isso, também ajuda a despertar Brahma Granthi (Nó psíquico em Mooladhara Chakra), permite que o prana flua através de Sushumna Nadi.

Como Praticar Mula Bandha

Para executar Moola Bandha, você precisa trazer sua consciência para a região do períneo e levantá-la para cima e soltá-la em relação às respirações. períneo está localizado entre os órgãos genitais e o ânus.

As etapas a seguir explicando como você pode praticar Moola Bandha:

Degraus

  • Em primeiro lugar, sente-se em um asana de ioga. O melhor e mais preferido asana é Siddhasana porque neste asana você pode pressionar o calcanhar contra a região pélvica ou a região de Mooldhara.

Você ainda pode fazê-lo em Vajrasana, Sukhasana, Guptasana ou Girkhasana. A primeira coisa que você precisa fazer é se sentir confortável com o asana de yoga em que está sentado.

  • Agora respire fundo algumas vezes, para relaxar. Quando estiver relaxado, vá para o próximo passo.

Estágio 1

  • Contraia sua região perineal/vaginal em direção à coluna com a inspiração e solte-a com a expiração.
  • Enquanto isso, levante todo o assoalho pélvico e solte.
  • Faça isso devagar e sem problemas. Repita o quanto puder.

Estágio 2

  • Nesta fase, você deve se concentrar nos músculos do períneo e separá-los do resto dos músculos da região pélvica.
  • Agora, contraia apenas os músculos do períneo lentamente e segure-os por alguns segundos e depois solte-os lentamente. Esta é a região de Mooldhara.
  • Respire naturalmente, você pode realizá-lo pelo tempo que desejar.

Lembre-se, nesta fase, você deve contrair apenas a região do períneo, em vez de toda a região do períneo.

Estágio 3

  • Esta é a fase final do Moola Bandha. Nesta fase, inspire profundamente e prenda a respiração. Enquanto isso, contraia os músculos perineais lentamente e segure-os firmemente por um tempo.
  • Segure essa contração enquanto puder prender a respiração confortavelmente e solte a contração com a respiração.
  • Em seguida, faça algumas respirações normais e relaxe.
  • Agora, repita esse processo o máximo que puder.

O principal é a contração dos músculos do períneo. A contração pode parecer a condição em que você precisa fazer xixi muito mal, mas você está segurando. Em condições como segurar a urina ou forçar-se a urinar, você usa esses músculos.

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No início, você pode tentar isso por um tempo, mas depois de alguma prática, você pode aumentar o tempo gradualmente.

Os Aspectos Anatômicos e Fisiológicos do Mula Bandha

Como há uma diferença anatômica entre o sexo masculino e feminino, seus métodos também são diferentes.

Se um homem está praticando o moola bandha, ele precisa colocar o calcanhar contra o períneo, atrás do escroto e na frente do ânus. Uma coisa é comum nas mulheres, ou seja, coloque o calcanhar no períneo, pressionado contra a vagina externa.

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Embora machos e fêmeas tenham formação sexual diferente, a estrutura muscular básica da parte inferior da pelve é a mesma para machos e fêmeas. A vagina ocupa aproximadamente a mesma área que a raiz do pênis. As conexões hormonais e neurológicas são as mesmas para ambos os sexos.

Variações

Muitos dos yogues adicionaram variações com outras práticas de yoga. Essas variações não são apenas atraentes de se ver, mas todas essas variações também têm efeitos adversos sobre o corpo. O mesmo que Moola bandha tem seus benefícios, mas se isso colaborar com asanas ou Pranayamas, dará enormes efeitos. Aqui estão algumas variações de Moola Bandha.

Moola Bandha com Pranayama

Quando Moola Bandha se apresenta com o Pranayama, dá o máximo de benefícios. Como o pranayama regula o fluxo de prana dentro dos corpos sutis, enquanto Bandha direciona o prana para o caminho certo. Bandha ajuda a reter a energia prânica sem nenhum desperdício.

Quando Moola Bandha colabora com Pranayama durante a inspiração, o Apana Vayu se move para cima e o Prana se move para baixo durante a expiração. No momento da colisão de Apana Vayu e Prana, a retenção da respiração ocorre com impaciência.

Pode-se realizar este bandha com Nadi Shodhana. Esta variação desenvolve a inspiração (movimento ascendente de Apana Vayu), exalação (movimento descendente de Prana), Retenção (colisão de Prana e Apana Vayu). Este desenvolvimento da respiração leva ao fluxo consciente de Prana dentro do corpo sutil.

Pode-se desfrutar da bem-aventurança criada pela colisão do Apana Vayu e Prana enquanto a pratica com Nadi Shodhana. Se alguém se tornar o mestre desta prática, será muito fácil ativar seu Mooldhara Chakra (O Chakra Raiz).

Benefícios do Moola Bandha

Moola Bandha vem com muitos benefícios no estado físico e espiritual. Aqui estão alguns benefícios do Mool Bandha

  • Estimula o Sistema Nervoso

O períneo é o local de onde nosso sistema nervoso começa. É uma junção de todos os nervos. No Moola Bandha, o períneo é contraído e estimula o sistema nervoso para um melhor funcionamento. Esta estimulação acalma nossa mente que aumenta nossas forças emocionais e psicológicas. Obtemos alívio de fobias e emoções negativas. Também melhora o poder de concentração.

  • Ajuda no Despertar da Kundalini

O Chakra Muladhara está localizado na região do Períneo. Moola Bandha ativa o fluxo de Prana e Apana Vayu nesta região. Assim, ajuda na estimulação do Muladhara/Chakra Raiz.

energia kundalini encontra-se no primeiro chakra (Muladhara Chakra). Como Moola Bandha estimula o Chakra Muladhara , estimula a energia deste chakra, a energia da kundalini também.

Junto com isso, três nadis principais ( Ida, Pingala e Shushmna ) começam na região do períneo e depois passam por todos os chakras. Nadis carrega a energia kundalini e a flui através de todos os chakras. Moola Bandha ajuda a estimular esses nadis e ajuda no despertar da kundalini.

  • Ajuda a limpar o corpo

Moola Bandha estimula o fluxo de Apana Vayu no corpo. Basicamente Apana Vayu é principalmente ativo na região pélvica e inferior do abdômen e direciona o processo de eliminação (excreção, micção e mensuração). Assim, ajuda na limpeza do corpo.

 Alguns outros benefícios para a saúde

Moola Bandha fortalece os músculos do assoalho pélvico. Ele protege os músculos da parte inferior das costas, dá suporte à coluna e torna o asana muito confortável.

Moola bandha também tem um bom efeito na saúde sexual de homens e mulheres. Previne a ejaculação precoce e outros distúrbios sexuais. Tem um efeito calmante sobre a dor e distúrbios nos ciclos de mensuração em mulheres.

Mool Bandha proporciona harmonia aos órgãos sexuais e hormônios que ajudam a obter alívio de uma ampla gama de estresses mentais.

Pesquisa diz que a prática de Moola Bandha tem um efeito surpreendente noprolapso de órgãos pélvicos de grau leveem mulheres.

 

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