Os mudras

Maha Mudra: Como fazer, trabalhar, benefícios e muito mais

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Maha Mudra, muitas vezes escrito como Mahamudra, é uma prática avançada do Hatha Yoga em que todos os três bandhas Jalandhara, Uddiyana e Mula aplicados ao mesmo tempo.

Iogues antigos costumavam fazer isso para criar uma onda de energia prânica dentro do corpo para o despertar da kundalini.

Ao contrário de outros mudras no yoga que são principalmente práticas baseadas na mão, Maha Mudra é um tipo de Bandha Mudra (gesto de bloqueio). Neste tipo de mudra, a abertura superior e inferior do tronco é travada ou selada pela aplicação de Bandhas para que nenhuma energia prânica possa ser liberada do corpo.

Mahamudra: Grande Atitude Psíquica ou Grande Gesto

Mahamudra é traduzido como grande selo ou grande atitude psíquica ou grande gesto. É chamado assim porque é realizado como a combinação de muitas práticas de ioga e, portanto, combina os benefícios de muitas práticas individuais.

Em Maha Mudra,

  • No primeiro passo, um asana é realizado em que um pé é pressionado contra o períneo
  • O tronco é dobrado para a frente
  • Em seguida, com a retenção da respiração interna Antar Kumbhka ) Mula bandha é aplicado
  • Então, o Uddiyana bandha é aplicado
  • Então, trazendo o queixo ao peito, Jalandhar bandha é aplicado
  • Finalmente, no final do Jalandhar bandha, Shambhavi mudra é realizado para aprofundar o processo Mahamudra.

Como você pode ver, existem quase todas as práticas, incluindo combinações de Asana, Pranayama, Bandha e Mudra no processo Mahamudra. Isso torna isso uma grande atitude psíquica ou um grande gesto no yoga. No entanto, às vezes é referido Mahamudra asana, como uma pose.

Maha mudra com dez outros mudras em Hatha Yoga Pradipika (tratado de Hatha Yoga) é dito para destruir a velhice e a morte.

Mahamudra mahabandho mahavedhascha khechari
Uddiyanam mulabandhas cha bandho jalandharabhidhah

Karani viparitakhya vajroli saktichalanam
Idam hi mudradasakam jaramarananasanam.


Maha Mudra, Maha Bandha, Maha Vedha, Khechari, Uddiyana, Moola Bandha, Jalandhara Bandha, Viparita Karani Mudra, Vajroli e Shakti Chalana, verdadeiramente estes são os dez mudras que destroem a velhice e a morte.

– Hatha Yoga Pradipika 3.6 e 3.7

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Como fazer Maha Mudra (Passos)

  1. Comece sentando-se em dandasana. Estenda as pernas retas na frente.
  2. Coloque as duas mãos no chão ao seu lado e endireite a coluna.
  3. Inspire profundamente e dobre gradualmente o pé esquerdo, puxando o calcanhar esquerdo em direção ao períneo.
  4. Expire e gire o joelho esquerdo para tocar o chão.
  5. Inspire tirando as mãos do chão e estique-as acima da cabeça.
  6. Expire inclinando-se para frente para agarrar o dedão do pé direito esticado, mantendo a coluna reta e a cabeça ereta.
  7. Inspire suavemente e leve a cabeça até a clavícula e fixe os olhos no centro das sobrancelhas.
  8. Permaneça na postura segurando a respiração por 8 a 10 segundos.
  9. Ao prender a respiração, traga sua consciência para os bandhas. Pratique o Mula bandha pela contração do osso púbico e do cóccix. Então, o Uddiyana bandha prendendo a respiração e puxando o umbigo profundamente.
  10. Não deixar o ar escapar dos pulmões contrai os músculos da garganta e exercita Jalandhara bandha.
  11. Expire e solte os bandhas na ordem inversa.
  12. Inspire, levante a cabeça e suba esticando os braços acima da cabeça.
  13. Ao expirar, leve as mãos ao chão.
  14. Inspire e estique a perna esquerda. Descanse em dandasna por algumas respirações.
  15. Repita a prática dobrando o pé direito.

Como funciona o Maha Mudra?

Criar pressão na parte inferior da coluna (onde a Kundalini está em estado adormecido) e então bombear essa energia por vários meios é o mecanismo de trabalho do maha mudra.

Na prática do maha mudra,

  • O períneo, que é o local do potente sexual e próximo ao chakra Muladhara, é pressionado com o calcanhar. Isso estimula a energia kundalini no chakra da raiz.
  • No próximo passo, fechamos a abertura superior (garganta) alcançando Jalandhar bandha e agora ainda mais pressão é exercida sobre a energia kundalini na parte inferior.
  • Então Uddiyana bandha é aplicado dobrando a parede do abdômen para dentro da coluna e para cima em direção ao diafragma. Este processo cria um tubo de sucção imaginário para a energia da kundalini subir.

Agora a energia kundalini em vez de viajar de Ida e Pingala Nadi entra no Sushumna (a passagem do meio) porque é um caminho curto e reto para o fluxo de energia.

Quando a kundalini começa a fluir através de Sushumna Nadi, ela começa a perfurar os chakras um por um e finalmente atinge o chakra do terceiro olho. Neste ponto da etapa final do Maha Mudra, Shambhavi mudra é aplicado para se concentrar entre as sobrancelhas, na energia Kundalini.

Desta forma, o Maha mudra auxilia no despertar da Kundalini e com isso, muitos siddhis chegam a um yogi.

Precauções e Contra-indicações

  • Pratique maha mudra somente se você tiver experiência em shambhavi mudrakhechari mudramoola bandha e kumbhaka.
  • Evite praticá-lo nos verões quentes, pois gera calor no corpo.
  • Mahamudra só deve ser praticado após a sessão de asana e pranayama e antes da sessão de meditação.
  • Sempre complete o processo Mahamudra praticando-o nos lados esquerdo e direito.
  • Evite maha mudra durante a gravidez ou menstruação.
  • Não o faça em caso de distúrbios oculares como glaucoma.
  • Pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas devem evitá-lo.
  • Evite-o se houver uma inflamação nas costas ou nos músculos abdominais.

poses preparatórias

  • Pose do dedão do pé (Padangusthasana) 
  • Supta Padangusthasana (Postura da mão reclinada no dedão do pé)
  • Pose do Guerreiro (Virabhadrasana I)
  • Utthita Parsvakonasana (postura do ângulo lateral estendido)
  • Postura de torção reclinada (Jathara Parivartanasana)

poses de acompanhamento

  • Grande Gesto Perfurante (Maha bheda mudra)
  • Vencer a Kundalini (Tadan Kriya)
  • Curvatura para a frente sentada (Paschimottanasana)
  • Pose da Ponte (Dvipada Pitham)

Modificações e acessórios

  1. Almofada/cobertor- Pratique maha mudra sentando-se em uma almofada, ou dobre um cobertor e sente-se na borda para realizar o mudra. Isso aliviará a tensão nas costas.
  2. Cinta de ioga – Prenda uma cinta de ioga na bola dos pés esticados. Em vez de segurar o dedo do pé, você pode pegar a alça para deslizar facilmente no mudra com a coluna reta.
  3. Bloqueio – Coloque um bloco/almofada/cobertor sob o joelho dobrado para praticar maha mudra. Isso ajudará na prática se o joelho estiver doendo.

Benefícios Maha Mudra

Em Hatha Yoga Pradipika, Maha Mudra é dito ser o destruidor de todos os 5 kleshas – que são as causas do sofrimento no mundo mortal.

Aqui estão alguns benefícios físicos que se pode experimentar na prática regular de Maha mudra.

1. Fortalecimento muscular

Maha mudra exercita os músculos do ombro, parte superior das costas, nádegas, coxas e pernas. Também contrai e expande os músculos abdominais. Portanto, proporciona músculos mais fortes e flexíveis ao praticante.

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2. Previne a indigestão

Massageia os órgãos abdominais que ativam o sistema digestivo. Eventualmente ajuda na secreção de sucos digestivos e enzimas. Ajuda na melhor digestão também mantém o praticante longe de constipação ou outros distúrbios digestivos.

3. Melhora o sistema endócrino

Mahamudra estimula os órgãos internos como o fígado, pâncreas, rins, vesícula biliar, etc. Segurar Mahamudra asana por mais tempo é realmente útil para doenças do baço e aumento da próstata.

Em poucas palavras, ativa a secreção de hormônios em um nível adequado, regulando o sistema endócrino.

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4. Aumenta a imunidade

A estimulação dos órgãos internos também inclui o baço. Com sua estimulação, o sistema imunológico do corpo também é ativado. Ajuda a prevenir a entrada de doenças no corpo.

5. Melhora a saúde reprodutiva

O sistema reprodutivo também recebe benefícios do maha mudra. À medida que o calcanhar é pressionado contra o períneo, os órgãos reprodutivos são ativados.

Também alivia a dor menstrual ou qualquer problema de saúde relacionado ao ovário ou útero.

6. Melhora o sistema respiratório

O gesto envolve os passos que expandem a capacidade pulmonar. Aumenta a eficiência dos pulmões para armazenar oxigênio e, portanto, melhora o sistema respiratório.

Qualquer doença respiratória como tuberculose, asma, bronquite pode ser curada por maha mudra.

7. Aumenta a autoconfiança

Todos os três bandhas , Mula (bloqueio da raiz), Uddiyana (bloqueio abdominal) e Jalandhara (bloqueio da garganta) são estimulados pelo maha mudra. Envolve prender a respiração que exercita todos os bandhas. Proporciona diversos benefícios ao organismo.

Beneficiando as madeixas, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do cérebro, o que aumenta a consciência e a confiança.

8. Promove a saúde mental

Além de manter a saúde física, relaxa a mente aliviando o estresse e trazendo calma. Maha mudra ajuda a limpar bloqueios mentais, previne pensamentos negativos, melhora a memória e a concentração.

Mantém o equilíbrio entre os sistemas nervoso simpático e parassimpático.

9. Benefício espiritual

Ele fornece controle sobre a energia sexual e ativa a kundalini. Ele espalha a energia por todo o sistema de chakras. Ajuda a ganhar espiritualidade.

Maha mudra relaxa a mente e traz maior consciência. Prepara o yogi para a meditação.

Palavras finais

Maha Mudra é uma dessas práticas de yoga que literalmente lhe dá todos os benefícios possíveis do yoga, apenas por uma prática de Maha mudra. Nos textos antigos, é mencionado para manter sua prática em segredo e não divulgada a ninguém, porque deve ser praticada somente após obter um certo nível de proficiência em práticas iogues simples.

 

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