O que é Bhakti Yoga: Seus tipos, benefícios e guia prático

Você gostaria de uma profissão onde você Cumpre seu Propósito de Vida, Clique aqui na Formação Completa em Reiki do Básico ao Avançado (Nível 1 ao 3B)

O que é Bhakti Yoga: O objetivo da vida humana é buscar a realização da verdade suprema e conectar-se com o divino. O Yoga visa primeiro nos trazer de volta à nossa verdadeira natureza que é a alma (Atma) e depois conectar a alma com o Divino (Paramata).

Existem vários caminhos para alcançar a união com o Divino, no entanto, a realidade última é apenas uma. Cada indivíduo é dotado com o mesmo conjunto de bens como corpo, mente, intelecto e coração. No entanto, cada ser humano tem traços de personalidade diferentes.

  • Alguns indivíduos são fisicamente e mentalmente muito ativos, enquanto outros são mais contemplativos.
  • Alguns indivíduos operam mais a partir do coração e são muito emocionais, enquanto outros seguem uma abordagem pragmática em relação à vida.

Portanto, existem vários caminhos de Yoga para cada tipo de personalidade, ou seja, quatro caminhos de yoga:

1) Karma Yoga – O caminho da ação (serviço altruísta)
2) Bhakti Yoga – O caminho do amor e da entrega
3) Jnana Yoga – O caminho do conhecimento
4) Raja Yoga – O caminho da mente e da meditação

As pessoas que são emocionais, amorosas e devocionais seguem principalmente o caminho do Bhakti Yoga. Então, primeiro, vamos saber o que é o Bhakti.

O que é Bhakti?

Quem Me oferece com devoção uma folha, uma flor, uma fruta ou um pouco de água – isso, tão devotado pelos puros de mente, eu aceito ~ Bhagavad Gita 9.26

O termo Bhakti se origina da palavra sânscrita “Bhaj”, que significa amor, apego, fé, devoção e oração.

Bhakti é uma emoção muito profunda e intensa de amor do devoto pelo Divino (energia Suprema). É a forma de amor mais pura, altruísta e mais bela onde o devoto se sente conectado com Deus em cada respiração.

Um devoto em Bhakti ama a Deus por amor sem qualquer medo e expectativas egoístas. Chama-se “ Parama Prem Rupa ”.

Bhakti Yoga: União Através do Amor

Já sabemos, o significado de yoga é união e Bhakti é simplesmente devoção ou amor a Deus. Assim, combinar esses dois termos pode dar uma imagem clara de Bhakti yoga.

Bhakti Yoga é um caminho espiritual para a libertação, unindo o Atman (verdadeiro eu) com o Brahman (verdadeira realidade) através do intenso amor por Deus. Envolve tornar o Divino o centro de todas as suas atividades mundanas. Através de todas essas atividades mundanas, o devoto constrói um relacionamento íntimo com Deus onde vê a manifestação divina em toda a criação.

O principal movimento bhakti desenvolvido na Índia antiga deu origem ao caminho do Bhakti yoga como uma forma de se libertar do ciclo de nascimento e morte. Vamos saber mais sobre isso na história do Bahkti yoga.

História do Bhakti Yoga

Bhakti Yoga é a forma mais antiga de Yoga com suas raízes nas antigas escrituras indianas como Shvetashvatara Upanishad, Bhagavad-Gita e Bhagavad-Purana. No entanto, foi somente após a composição do Bhagavad-Gita por volta de 500 aC que o Bhakti Yoga foi reconhecido como um dos caminhos para a liberação (Moksha).

No passado, o Bhakti Yoga foi o ponto focal do difundido movimento Bhakti iniciado por reformadores religiosos da Índia medieval (800-1700 aC) para reviver e reconceituar várias práticas religiosas associadas à adoração de Deus por hindus, muçulmanos e sikhs.

Os principais reformadores dos movimentos Bhakti foram Shankaracharya, Chaitanya Mahaprabhu, Namadeva, Tukaram e Jayadeva. Santos como Bhagat Namdev e Santo ‘Kabir Das’ foram os apoiadores deste movimento.

Principais reformas do movimento Bhakti:

  1. Abolição da adoração de ídolos
  2. Demolição de culto e ritualismo desnecessário
  3. Propagação da devoção baseada no amor
  4. Introdução do livre arbítrio para adorar a Deus de escolha (Ishta-devta-Rama, Krishna, Vishnu etc)
  5. A oposição de casta, preconceitos de gênero nos caminhos espirituais
  6. Pregando a unidade de Deus e a igualdade para todas as religiões.
  7. Introduzindo novos rituais de bhakti como Kirtan (no templo hindu), Qawaali (na Mesquita) e Gurubani (em Gurudwara).
  8. Propagação do canto para alcançar a liberação.

Todas as principais escrituras, como Bhagavad Gita, Bhagavata Purana e Padma Purana, foram propostas durante o movimento Bhakti.

Aqui descrevemos bhakti no contexto de várias tradições hindus que evoluíram no passado.

Bhakti no contexto de várias tradições hindus

Diferentes devotos seguem diferentes Deuses ou Deusas pessoais de acordo com a fé de cada um, como Krishna, Radha, Shiva, Vishnu, Saraswati, Durga e Sita.

Existem principalmente quatro tradições de ensino (denominações) ou seções devocionais no hinduísmo baseadas na adoração de diferentes divindades, como Vishnu, Shiva e Shakti.

  1. Vaishnavismo / Vaishnava Bhakti
  2. Shaivismo/Saiva Siddhanta
  3. Shaktismo / Shakti Bhakti
  4. Smartismo / Panchayatana puja

1. Vaishnavismo – Devoto de Vishnu

Os devotos do Vaishnavismo adoram o Deus Vishnu como o Deus Supremo. Eles também adoram as dez encarnações (Avatars) de Vishnu, das quais as duas mais reverenciadas são Krishna e Rama.

2. Shaivismo – Devoto de Shiva

Devotos do Shaivismo conhecidos como Shaivas ou Shaivities acreditam em Shiva como o Deus Supremo. Shaivites rezam várias formas de Shiva, como Natraja (Cosmic Dancer), linga (Imensurável) e muitos mais. Existem doze manifestações de Shiva.

3. Shaktismo – Devoto de Shakti

Devotos de Shakti (Devi) conhecidos como Shaktas adoram a Deusa Shakti em diferentes formas, como Kali, Lakshmi, Durga e Saraswati.

4. Smartismo – Devoto de Todos os Deuses

O ramo do hinduísmo trata todas as divindades da mesma forma é chamado de Smartismo. Esta tradição segue duas idéias de Deus (Brahman) que são o saguna Brahman e nirguna Brahman.

Sagun Brahman significa divino com atributos como forma, cor, tamanho e nirguna Brahman significa o Brahman sem atributos. A realidade última é o Nirguna Brahman; no entanto, Saguna Brahman é considerado um meio para atingir o divino supremo.

Um devoto pode se concentrar em qualquer divindade como Vishnu, Shiva, Surya no período de prática. Uma vez que o aspirante tenha alcançado um comando significativo em suas buscas espirituais, sua atenção eventualmente começará a se concentrar na verdadeira natureza da realidade última e ele alcançará a união com o Brahman.

De acordo com esta tradição hindu, os templos devem incluir todas as cinco divindades ( Panchodevata ) como uma manifestação pessoal (divina com forma saguna) do Absoluto, o Brahman (sem forma, nirguna).

Esta tradição trata todas as divindades como iguais e o devoto pode escolher qualquer divindade de acordo com sua fé. Também inclui outras divindades como Ganesha e Surya.

Tipos de Bhakti Yoga

Basicamente, os tipos de Bhakti yoga definem por quantos tipos se pode dedicar a Deus.

Assim, existem os seguintes 6 tipos de bhakti nos quais podemos classificar Bhakti yoga.

  1. Apara (inferior) e Para (superior) Bhakti
  2. Ragatmika (bhakti sem rituais) e Vidhi Bhakti (bhakti com rituais)
  3. Sakamya (devoção com desejos) e Nishkamya Bhakti (devoção altruísta)
  4. Vyabhicharini (devoção para ambos os apegos mundanos e Deus) e Avyabhicharini Bhakti (devoção somente para Deus)
  5. Mukhya (primário) e Gauna (secundário) Bhakti
  6. Bhakti sáttvica, rajásica e tamásica

1. Apara e Para Bhakti

Apara bhakti é a forma inferior de devoção onde o devoto adora apenas seu Deus favorito através de todos os rituais e cerimônias. Essa ideia de devoção é muito estreita, pois o devoto desconsidera todas as outras formas de Deus. Isso está enraizado nos desejos e no ego.

Para bhakti é a forma mais elevada de amor por Deus que é puro e sem desejos egoístas. Um devoto ama a Deus por amor e sempre quer servir ao Senhor sem nenhuma expectativa. Para bhakti reconhece a natureza transcendental de Deus.

2. Ragatmika bhakti e Vidhi Bhakti

Ragatmika bhakti é um fluxo livre de amor por Deus sem a observância de quaisquer rituais e cerimônias. Vidhi bhakti é a devoção que segue regras, rituais e cerimônias.

3. Sakamya e Nishkamya Bhakti

Sakamya bhakti envolve adorar a Deus para satisfazer desejos pessoais de saúde, riqueza e outros ganhos materiais. Deus concede todos os desejos se a devoção for intensa e as orações forem feitas com coração genuíno. No entanto, o devoto nunca obtém satisfação e liberação definitivas através de Sakamya bhakti porque sempre há um desejo egoísta e o amor por Deus não é incondicional.

Nishkamya Bhakti é a forma mais elevada de bhakti pela qual se deve aspirar. Aqui, os devotos amam a Deus com o coração mais puro, sem desejos e sentem sua presença em todos os momentos. A graça divina concede ao devoto e ele recebe todos os dons divinos (sabedoria, poder etc.) de Deus sem pedir nada.

4. Vyabhicharini e Avyabhicharini Bhakti

Em Vyabhicharini Bhakti, o amor do devoto é dividido entre família, bens materiais e Deus.
Em Avyabhicharini Bhakti, o devoto ama somente a Deus.

5. Mukhya e Gauna Bhakti

Em Mukhya (primário) bhakti, Deus é o aspecto primário da vida do devoto. E o amor do devoto por Deus é puro e espontâneo.
Guana (secundário) Bhakti é a devoção como um aspecto secundário da vida do devoto e ele ama a Deus de acordo com seus atributos ou Gunas.

6. Bhakti sáttvica, rajásica e tamásica

Sattvic Bhakti envolve devoção para agradar a Deus. O buscador apenas aspira a Deus e não deseja preocupações materialistas.
Rajasic Bhakti envolve devoção para buscar riquezas materiais.
Tamasic Bhakti envolve devoção para alcançar o sucesso por meios injustos.

Por exemplo, um ladrão orando a Deus para ter sucesso em um roubo.

Um devoto deve aspirar a progredir de formas inferiores para formas superiores de Bhakti (Para Bhakti), onde ele ama a Deus sem nenhum desejo.

Com base em diferentes tipos de Bhakti, também existem diferentes tipos de devotos ( Bhakt ).

Tipos de devoto (Bhakt) em Bhakti

Quatro tipos de homens começam a prestar serviço devocional a mim (Deus) – o angustiado, o curioso, o buscador de riqueza material e aquele que já realizou o conhecimento do Absoluto ~ Bhagavad Gita, capítulo 7

Uma analogia simples para entender os tipos de devoto é: 

Um rio dá água a todos, no entanto, a quantidade de água que você recebe depende da sua embarcação. Da mesma forma, Deus tem igual amor por todos os seres. No entanto, com base nos temperamentos únicos de todos os indivíduos, cada devoto tem uma experiência diferente do amor divino.

As pessoas se aproximam de Deus por diferentes razões. De acordo com o Bhagavad Gita, existem quatro tipos de devotos:

  1. Artha (o angustiado)
  2. Artharthi (o buscador da riqueza material)
  3. Jijnasu (o curioso)
  4. Jnani (o auto-realizado)

1. Devoto de Artha

Os devotos de Artha lembram-se de Deus para aliviar o sofrimento. Quando os problemas são resolvidos, esses devotos voltam novamente ao seu estado de dúvida sobre a existência de Deus.

2. Devoto de Artharthi

Os devotos de Artharthi querem coisas materiais como riqueza, família, fama de Deus. Sua devoção a Deus é para a realização de desejos e vontades.

3. Devoto de Jijnasu

Um jijnasu é curioso para saber sobre Deus através da investigação e estudo das escrituras.

4. Devoto Jnani

Jnani bhaktas são devotos auto-realizados que conhecem a verdade suprema da vida, ou seja, Deus (Brahman). Eles estão em contato com sua natureza divina e totalmente imersos no amor de Deus.

Como Bhakti/Amor se Desenvolve por Deus

A fé é o ponto de partida do amor e da devoção. Primeiro, um devoto sente fé absoluta em seu Deus. Então, o devoto sente intensa admiração e atração pelo Criador (Deus).

Ele é atraído cada vez mais para conhecer, adorar, orar e amar a Deus. Gradualmente, todos os seus desejos mundanos caem e ele sente contentamento e obstinação. Uma vez alcançado esse nível de devoção, o devoto vive cada momento de sua vida em memória de Deus.

No nível mais alto de Bhakti, todos os apegos do devoto com objetos mundanos desaparecem e ele se sente atraído apenas por Deus. Isso leva a um estado onde o devoto se sente um com Deus.

Existem 9 estágios em que a devoção (Bhakti) se desenvolve em Bhakti yoga em uma pessoa.

Processo de 9 estágios para desenvolver a devoção a Deus

  1. Shraddha – Fé
  2. Satsanga – Associado com devotos e pessoas espiritualmente avançadas
  3. Bhajana-kriya – Realizar e participar do serviço devocional
  4. Anartha-nivrttih – Liberte-se de desejos materiais indesejados
  5. Nishta – Estabilidade na prática devocional
  6. Ruchi – Desenvolva o gosto por bhakti
  7. Asakti – Desenvolver apego a Deus
  8. Bhava – Sente várias emoções de amor por Deus
  9. Prema – Amor puro por Krishna.

De acordo com Bhakti-rasamrta-sindhu, o processo de Bhakti Yoga é explicado abaixo:

Bhakti começa com o desejo de conhecer a Deus. No começo, deve haver  . Então um devoto começa a se associar com santos e sábios para avançar em sua jornada espiritual. Depois disso, um devoto é iniciado por um mestre espiritual sob cuja orientação ele realiza todo o serviço devocional. Através do serviço devocional, o coração do devoto é purificado e ele fica livre de desejos materiais desnecessários. Uma vez que um devoto se torna livre de desejos, sua atenção em Deus se torna constante, o que o ajuda a desenvolver ainda mais o gosto por ouvir e falar sobre Deus.

Gradualmente, o devoto se apega a Deus e começa a sentir diferentes tipos de emoções de amor por Deus. Este é o estágio preliminar do puro amor a Deus.
Finalmente, um devoto atinge o estágio final de Bhakti onde ele se sente um com o Divino. Este é o estágio de puro amor por Deus conhecido como Prema.

5 Emoções de Bhakti

Quando se trata de praticar Bhakti yoga, a primeira coisa que surge na mente são nossas emoções. Na devoção, uma pessoa tem os seguintes 5 tipos de emoções que desempenham um papel muito importante na prática de bhakti-yoga.

  1. Shanta – Emoção pacífica
  2. Dasya – Servo devoto
  3. Sakhya – Atitude de Amigo
  4. Vatsalya – Emoção maternal
  5. Madhurya – Emoção amada

Essas emoções ( bhavas ) representam diferentes atitudes mentais que um devoto pode tomar enquanto experimenta seu relacionamento com Deus. Um devoto pode amar a Deus como um amigo, um servo leal, uma mãe amorosa e uma amada.

Pratique Bhakti Yoga em qualquer emoção que se adeque ao seu temperamento.

1. Shanta Bhava

O devoto está calmo, equilibrado e pacífico. Ele não exibe muitas emoções, no entanto, seu coração está cheio de intensa devoção. Ele silenciosa e pacificamente ama a Deus com seu coração cheio de amor e alegria.

Exemplo: Bhishma. Todos os renunciantes têm Shanta Bhava.

2. Dasya Bhakta (Devoto)

Quando um devoto aspira servir a Deus de todo o coração com uma atitude de servo, isso é conhecido como Dasya Bhav.

Exemplo: Sri Hanuman costumava servir o Senhor Rama de todo o coração como um servo fiel. Ele encontrou alegria e bem-aventurança no serviço de seu Mestre. Na cidade sagrada de Ayodhya, a grande maioria das pessoas adora a Deus com dasya bhava. Seus nomes são como Ram Das, Siyaram Das.

3. Sakhya Bhava

Em Sakhya Bhava, o devoto ama a Deus como um amigo.
Este bhava é difícil de experimentar porque o devoto e Deus estão em igualdade de condições como amigos. Este bhava exige pureza, compreensão, abertura e coragem para experimentar um relacionamento de amizade profundamente íntima com Deus. Este Bhava pode ser alcançado apenas por pessoas que são muito maduras e desenvolvidas em Bhakti.

Exemplo: Relação entre Arjuna e o Senhor Krishna.

4. Vatsalya Bhava

O devoto ama a Deus como seu filhinho. O devoto perde todos os medos e desejos egoístas neste Bhava, pois uma mãe não pode ter medo de seu filho amoroso. Ela também não pode esperar nada de um filho pequeno.

Exemplo: o amor de Yashoda por seu filho, o pequeno Krishna.

5. Madhurya Bhava

Em Madhurya Bhav, o devoto compartilha um relacionamento do amante e do amado com Deus. Esta é a forma mais elevada de Bhakti. O devoto e Deus sentem-se um com o outro enquanto ainda estão separados. Madhurya Bhav é totalmente diferente do amor terreno, pois o primeiro é amor altruísta pelo Divino, enquanto o último é egoísta baseado nas necessidades do ego.

Exemplo: Lord Gauranga, Jayadeva, Mira, Andal e muitos mais.

Ao resumir todas as emoções no Bhakti Yoga, existem 9 maneiras de praticar o Bhakti Yoga para diferentes tipos de praticantes.

9 maneiras de praticar Bhakti Yoga

A devoção a Deus pode ser desenvolvida de nove maneiras diferentes. Um devoto pode escolher qualquer método do guia fornecido abaixo, que melhor lhe convier.

1. Sravana – Ouvindo as Histórias de Deus

Sarvana está ouvindo as histórias de Deus de homens eruditos e sábios. Quando um devoto fica absorto em ouvir histórias divinas, sua mente se funde com o pensamento da divindade e perde o encanto pelo mundo material. Um devoto deve sentar-se com professores eruditos e ouvir a pregação das escrituras.

Exemplo: Parikshit alcançou a liberação através deste modo de Bhakti.

2. Kirtana – Cantando/cantando Suas Glórias

Kirtana está cantando louvores a Deus com um coração puro. A mente do devoto está sempre inclinada a cantar as glórias de Deus e não tem interesse nas preocupações mundanas. Kirtana purifica o coração e dissolve o ego. Música devocional, dança, canto e leitura das escrituras fazem parte do Kirtana.

Exemplo: Sukadeva Goswami narrou o Bhagavatam para Maharaja Pariksit.

3. Smarana – Lembrança de Seu Nome e Presença

Smarana significa lembrar de Deus em todos os momentos. Cantar, ouvir histórias relacionadas a Deus, falar com Deus, ensinar outros sobre Deus, meditar sobre os atributos de Deus, etc., tudo faz parte da lembrança de Deus. A mente do devoto medita constantemente nas glórias de Deus, suas virtudes, Nomes e ele se absorve no amor a Deus.

Exemplo: Prahlada nunca esqueceu Krishna apesar de todas as torturas de seu pai.

4. Padsassevana – Serviço de Seus Pés

Pad  significa pés. Padasevana está servindo aos pés do Senhor. Padasevana pode ser feito apenas pela Deusa Lakshmi ou Parvati. Nenhum ser mortal recebe a fortuna de realizar esta forma de Bhakti, pois Deus não é visível aos olhos físicos. Um devoto pode servir aos pés do Senhor através da adoração dos ídolos nos templos ou da imagem mental de Deus.
Outra maneira de fazer Padasevana é servir aos doentes, necessitados e pobres. Ao servir a humanidade, um devoto presta serviço a Deus.

Exemplo: Deusa Laxmi serve aos pés do Senhor.

5. Archana – Adoração a Deus

Archana significa a adoração a Deus. A adoração pode ser feita através de uma imagem ou forma mental. Um devoto pode adorar com objetos externos como flores, velas, frutas ou simplesmente através de emoções internas profundas.

Um devoto atinge a forma mais elevada de adoração quando considera todas as criaturas como Deus e as serve como um gesto de serviço a Deus. Deus aparece em todas as formas. Servir aos pobres e adorar os santos purifica o coração através da entrega do ego e do amor a Deus.

Exemplo: O rei Prithu ofereceu todas as suas posses reais em pura devoção ao Senhor.

6. Vandana – Prostração ao Senhor

Através de orações e prostração a Deus, o ego se dissolve completamente, a Graça Divina desce sobre o devoto e o homem se torna Deus.

Exemplo: Akura estava profundamente imerso nas orações do Senhor Krishna durante sua jornada para Vrindavan.

O Bhagavata diz:

[alerta-sucesso]” O céu, ar, fogo, água, terra, estrelas, planetas, os pontos cardeais (direções), árvores, rios, mares e todos os seres vivos constituem o corpo de Sri Hari. O devoto deve se curvar diante de tudo em absoluta devoção, pensando que está se curvando diante do próprio Deus.”

O Senhor Krishna diz a Uddhava: “Não dando atenção àqueles que riem no ridículo, esquecendo o corpo e insensíveis à vergonha, deve-se prostrar e curvar-se a todos os seres, mesmo ao cachorro, ao jumento, ao Chandala e à vaca. Tudo sou eu, e nada é além de mim mesmo.”[/alert-success]

7. Dasya – Cultivando o Bhava de um servo de Deus

Um devoto ama a Deus como um servo fiel. Adorar os ídolos nos templos, limpar os templos, servir aos santos e devotos e servir aos doentes e pobres que são formas de Deus é parte de Dasya Bhakti.

Um dasya (servo) bhakt segue as escrituras e age de acordo com as instruções dos Vedas, considerando-as como palavras diretas de Deus. Ele está sempre envolvido em servir aos devotos, santos e sábios que têm conhecimento de Deus. Um dasya bhakt (devoto) aspira a estar sempre com Deus para que possa servi-lo de todo o coração, conquistar Sua Graça Divina e, assim, alcançar a liberação.

Exemplo: Hanuman, adorava o Senhor Rama como um servo amoroso. Ele cumpriria todos os seus comandos apesar de todas as dificuldades.

8. Sakhya – Cultivo do Amigo-Bhava

Sakhya-Bhava envolve devoção a Deus com o sentimento de um amigo. A relação do devoto com Deus tem a mesma dinâmica vivida nas amizades íntimas. O devoto compartilha um vínculo muito profundo e íntimo com Deus.

Exemplo: vínculo íntimo de amizade entre Arjuna e o Senhor Krishna.
Arjuna estava tão perto de Krishna que o Senhor se ofereceu para se tornar seu cocheiro e servir Arjuna e seus irmãos de várias maneiras.
“Oh, quão maravilhosa é a fortuna do povo de Vraja, do vaqueirinho Nanda cujo querido amigo é o perfeito e eterno Brahman da Bem-aventurança Absoluta!”. Bhagavatam

9) Atmanivedana – Entrega Completa do Ser

Aqui, o devoto entrega tudo a Deus, incluindo seu corpo, mente e alma. Ele se considera um instrumento nas mãos de Deus e, portanto, não há sentido de ser ou fazer. Tal devoto ama a Deus apenas por amor e não espera nada em troca, nem mesmo a liberação. Ele sente apenas a presença de Deus e sua amorosa Graça.

Exemplo: o rei Bali deu tudo, incluindo o corpo, a Sri Vamanadeva, mesmo quando seu mestre espiritual era contra.

Benefícios do Bhakti Yoga

Quando seguimos o caminho do karma yoga, ele desenvolve automaticamente a natureza carinhosa dentro de nós e com a natureza carinhosa, pode-se desfrutar dos frutos do Bhakti yoga.

1. Menos dependência do mundo externo

Um devoto é menos dependente do mundo externo – relacionamentos, situações, fama, dinheiro, etc. para amor e felicidade. Ele encontrou um oceano de paz e amor eternos por meio de sua devoção altruísta a Deus.

2. Remove todas as dúvidas e medos

Bhakti remove todos os medos dos devotos, até mesmo o medo da morte, pois um verdadeiro devoto apenas aspira pelo amor de Deus e não quer mais nada.

3. Cultiva a compaixão e o amor por todos

Um devoto tem igual amor por todos os seres, pois vê o Divino em todas as formas de criação. Todas as emoções negativas decorrentes de Dvesha (forte antipatia) evaporam. Ele não pode suportar negatividade para qualquer ser vivo, mesmo uma cobra venenosa. Ele manterá uma distância apropriada da fonte da dor, mas mentalmente manterá o amor por todos.

4. Proporciona estabilidade emocional e mental

Um devoto permanece neutro em meio às dificuldades da vida e vê as situações difíceis como parte do processo de crescimento espiritual. Um verdadeiro devoto vê todos os eventos da vida como drama e resultado de Prarabdha Karma (Karma de vida passada experimentado através da vida presente).

Assim, quando as coisas não saem conforme os planos e desejos, um devoto nunca perde sua estabilidade emocional. Não há sinais de raiva e explosão emocional dolorosa em um verdadeiro devoto. Ele respeita as opiniões dos outros como pontos de vista diferentes.

5. Dissolve o ego

Um verdadeiro devoto não tem apego e senso de propriedade pelas pessoas, posses nem mesmo seu corpo. O propósito de vida de um devoto é servir a Deus e ele se sente um instrumento nas mãos do Divino. Ele vive em um estado de entrega absoluta a Deus.

Um bhakti yogi realiza todo o karma mundano sem nenhum desejo, pois encontrou a felicidade eterna e a alegria do amor divino em seu coração. Ele está contente consigo mesmo e, portanto, não se distrai com o poder dos maias mundanos.

6. Fornecer a capacidade de discriminar

Um devoto desenvolve a habilidade de discriminar entre felicidade temporária (Maya) e alegria eterna (amor divino). Um devoto observa e passa por todas as facetas do mundo externo (prazer, dor, beleza, novidade etc) sem apego. Ele conhece a realidade em constante mudança da felicidade mundana. Portanto, um devoto sabe que o conhecimento da realidade última, Brahman, é a única segurança.

7. Purifica o coração

Um devoto nunca sente inveja de ver alguém mais abençoado do que ele, pois vê Deus em cada ser. Ele deseja o bem para todos.

8. Melhora a confiança

Um devoto está verdadeiramente confiante nele como ele é e ele nunca tenta agradar a ninguém. Ele é equânime em todas as situações e se dá bem com todos os tipos de pessoas e situações sem esforço.

Conclusão

O caminho do Bhakti yoga é o mais fácil entre os 4 caminhos do yoga, pois exige apenas a fé da pessoa para o divino e tudo o mais automaticamente começa a funcionar então. Dissolve as impurezas dos praticantes de Chitta e as substitui por amor pelo eu Divino.

Existem leituras sugeridas a seguir, se você quiser aprender mais sobre Bhakti yoga.

1. A prática de Bhakti Yoga por Sivananda
2. O Yoga da Devoção Espiritual: Uma Tradução Moderna dos Narada Bhakti Sutras por Prem Prakash
3. Bhakti-yoga por Swami Vivekananda
4. O Caminho do Amor Divino de Narada: Os Bhakti Sutras por Swami Prabhavananda
5. Bhakti e Filosofia por R. Singh
6. Bhakti-Yoga: O Yoga do Amor e Devoção por Swami Vivekananda
7. O Néctar da Devoção: A Ciência Completa de Bhakti-Yoga por Swami AC Bhaktivedanta e AC Bhaktivedanta Swami
8. Uma Série de Lições em Bhakti Yoga por Bhikshu

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
x