Karma Yoga – O Yoga da Ação

Você gostaria de uma profissão onde você Cumpre seu Propósito de Vida, Clique aqui na Formação Completa em Reiki do Básico ao Avançado (Nível 1 ao 3B)

Karma Yoga – Quando você pensa em ioga, sempre pode surgir a imagem de uma pessoa realizando várias poses, apoiadas por exercícios de respiração, mudras e meditação. Mas e se você conhecer um yoga que não envolva nada do que foi dito acima?

Um yoga onde você só tem que fazer as tarefas diárias, como varrer, aspirar, lavar pratos, alimentar animais de estimação, etc. Além disso, também consiste em sua atividade mental, pensamento, imaginação.

Isso é o que o Karma Yoga implica.

Ao realizar a ação correta com a atitude correta e entregar os resultados ao poder supremo, você está praticando karma yoga.

O que é Karma Yoga?

A palavra Karma é derivada da palavra raiz sânscrita “ kru ”, que significa “realizar uma atividade” ou simplesmente “movimento”. Assim, em um sentido mais amplo, cada atividade (física ou mental) que você realiza em sua vida está sob karma.

Karma Yoga é a arte de realizar ações de forma altruísta e sem qualquer expectativa de resultados. É chamado de “Yoga da Ação”.

No Hindusim, quatro caminhos são definidos para a obtenção da libertação espiritual.

  1. Karma Yoga (Caminho de ação)
  2. Jnana yoga (caminho da sabedoria)
  3. Bhakti yoga (caminho da devoção)
  4. Raja Yoga (caminho real da meditação)

Desses quatro caminhos, o karma yoga enfatiza o ‘trabalho altruísta’ de acordo com o dharma (dever moral), não nas consequências dos resultados. Um karma yogi trata o ‘trabalho (karma)’ como uma oração onde ele não se apega aos frutos ou consequências pessoais do karma. Essa intenção de karma purifica o coração e a mente, o que ajuda a preparar o Ser para atingir a iluminação.

A filosofia do Karma Yoga foi lindamente exposta no Bhagavad Gita, onde foi dito que o Karma Yoga é uma das maneiras práticas de alcançar a auto-realização e a liberação do sofrimento.

É da natureza humana esperar resultados de cada trabalho ou ação que realizamos regularmente. Esse desejo de expectativa nos liga ao mundo. No entanto, quando estamos realizando o trabalho desinteressadamente, com desapego ao resultado, estamos realmente seguindo o caminho do Karma Yoga.

Estaremos atuando como instrumento para cumprir o plano de Deus e realizando nossas ações como um serviço à sociedade. Estaremos no caminho para nos libertar de nossas dívidas cármicas.

Quem é um Karma Yoga?

Um Karma yoga é aquele que visa se libertar da escravidão do karma. Quando esta cadeia de carma é quebrada, ele também é liberado do ciclo de nascimento e morte. Em palavras simples, quando alguém realiza karma desinteressadamente no caminho de Deus, eles são chamados de Karma Yoga.

Um karma yoga tem as seguintes características:

  • Eles não possuem ego, ganância, raiva e luxúria.
  • Eles nunca esperarão qualquer resultado de seu trabalho.
  • Eles nunca devem cumprir um dever por aplausos, elogios, admiração, nome e fama, ou gratidão.
  • Eles devem ser humildes com caráter impecável.
  • Suas palavras não devem conter nenhuma dureza e devem ser destemidas.
  • Eles devem possuir um grande coração, ser tolerantes, misericordiosos e solidários com os outros.
  • Eles devem levar uma vida simples e ter uma mente calma e equilibrada.
  • A felicidade deles virá da felicidade dos outros. Eles devem olhar para todos igualmente.
  • Eles devem ser capazes de se adaptar ao comportamento, ambiente e modo de vida dos outros.
  • Independentemente de cor, casta, credo, religião, status, etc. eles devem poder se misturar com todos.
  • Eles devem acreditar nas palavras das escrituras, nos ensinamentos de seu guru, Deus, e em si mesmos.

Houve alguns grandes iogues do Karma que trabalharam desinteressadamente e ao mesmo tempo levaram uma vida extremamente simples. Apesar de terem recebido nome e fama por seu trabalho, não era sua intenção e tinham um coração puro.

Mahatma Gandhi foi um desses karma yogis, que trabalhou pela liberdade da Índia. Ele desistiu de sua vida pessoal e trabalhou incansavelmente para o bem-estar da Índia. Ele era um homem humilde que usava roupas simples e falava com gentileza.

Outro exemplo maravilhoso de karma yogi é Madre Teresa. Ela veio de uma terra estrangeira e se estabeleceu na Índia. Ela ficou arrasada com a situação dos pobres e dedicou sua vida a ajudá-los de qualquer maneira que pudesse. Ela sempre permaneceu fiel ao seu dever, usava um simples saree branco e azul, permaneceu humilde e nunca falou mal dos outros.

Talvez o maior karma yogi de todos tenha sido o próprio Senhor Krishna, que pregou o Bhagavad Gita para o bem-estar da sociedade. Ele era a manifestação do carma. De Rei de Dwarka a cocheiro de Arjuna, ele desempenhou seus deveres com o melhor de suas habilidades.

Quando ele era amigo de Sudama , ele permaneceu humilde e leal, ele nunca impediu seu trabalho como vaqueiro, ele libertou as escravas de Narakasura (um demônio), nunca exibiu sua riqueza. Há uma tonelada de histórias que mostrarão que ele foi e continuará sendo o verdadeiro exemplo de um karma yogi.

As Leis do Carma

Karma yoga é baseado no fato das leis do karma. Se você é um crente de uma religião em particular ou um não crente, você deve ter a crença de que cada ação que você faz volta para você de alguma forma. Se você fizer um bom karma, receberá seus méritos mais cedo ou mais tarde e o mesmo é verdade vice-versa.

Esta causa e afeta o relacionamento nada mais é do que a lei do carma. Existem 12 leis universais que podem ajudá-lo a saber como funciona o carma. Estes são:

  1. A Grande Lei de Causas e Afetos – A lei básica de vocês colherá o que plantarem. Em um contexto geral, o carma está sempre associado a essa lei.
  2. A Lei da Criação – Você precisa agir para criar algo para si e para os outros, em vez de esperar que isso aconteça.
  3. A Lei da Humildade – Seja humilde o suficiente para aceitar que sua realidade atual é o resultado de suas ações passadas.
  4. A Lei do Crescimento – A caridade começa em casa. Se você quer mudar o mundo, primeiro trabalhe em mudar a si mesmo.
  5. A Lei da Responsabilidade – Assuma a responsabilidade por suas ações. O que quer que aconteça em sua vida é por causa das escolhas passadas que você fez.
  6. A Lei da Conexão – Seu passado, presente e futuro estão sempre conectados. A ação que você realizou no passado e realizará no presente moldará seu futuro.
  7. A Lei do Foco – Em vez de multitarefa, concentre-se em uma coisa de cada vez para obter melhores resultados.
  8. A Lei de Dar e Hospitalidade – Pratique o que você prega! Suas ações irão retratar suas crenças.
  9. A Lei do Aqui e Agora – O que quer que tenha acontecido no passado, não faz sentido ficar pensando nisso. Viva o presente para criar novas experiências e sonhos.
  10. A Lei da Mudança – Aprenda com suas experiências para impedir que o ciclo da história se repita.
  11. A Lei da Paciência e Recompensa – Tenha paciência para saber o resultado de seus atos cármicos. Tudo leva tempo.
  12. A Lei do Significado e da Inspiração – Mesmo a menor contribuição que você faz ao mundo pode ser de grande importância e inspiração para os outros. Lembre-se desta lei como um impulsionador de motivação e moral.

O que é Karma Yoga no Bhagavad Gita?

Karma yoga é ilustrado no capítulo três do Bhagavad Gita.

Krishna introduziu o conceito de karma yoga quando Arjuna está em sua carruagem tendo o dilema de lutar na grande guerra do Mahabharat e perguntou o certo e o errado de ir contra sua família.

Krishna responde:

NA Karmaṇām Anārambhān Naiṣhkarmyaṁ Puruṣho ‘śhnute Na Cha
Sannyasanād Eva Siddhiṁ Samadhigachchhati Nai
Kaśhchit Kṣhaṇam API Jātu tiṣhṭhatyakarma-kṛit
Karryate Hyavaśhaḥ Karma Sarvaḥ Prakṛiti-Jair Guṇaiḥ

Tradução – Uma pessoa não atinge a liberdade de ação por abstenção de ação; nem alcança a realização meramente através da renúncia.

Porque ninguém fica nem por um momento sem trabalhar. Pois todos são obrigados a trabalhar sob compulsão pelos gunas nascidos da Natureza.

Assim, não há ninguém nesta terra que não esteja fazendo uma ação. Mesmo quando você está pensando, você está realizando uma ação. Se seus pensamentos são puros e você realiza o serviço de seu coração, você será capaz de alcançar moksha .

Bhagavad Gita 3.4

Em outro verso, Krishna afirma,

tasmād asaktaḥ satataṁ
kāryaṁ karma samācara
asakto hy ācaran karma
param apnoti pūruṣaḥ

Tradução – Portanto, sem se apegar aos resultados das atividades, deve-se agir como uma questão de dever, pois trabalhando sem apego alcança-se o Supremo.

Bhagavad Gita 3.19

A essência do karma yoga de acordo com o Bhagavad Gita pode ser resumida da seguinte forma:

  • Karma yoga é serviço altruísta ou serviço realizado no interesse de servir a Deus.
  • Deus nos usa como seus instrumentos para realizar a ação, então deve-se servir o resultado da ação somente a Deus.
  • Deus é o centro da vida de um karma yogi e suas ações são um caminho para se unificar com Deus.
  • Se você realizar carma com abnegação, acumulará méritos.
  • O ser humano não fica parado, então é impossível para ele ficar longe da impureza. Pode-se alcançar a liberação se entregar o resultado de seu serviço a Deus.
  • Abraçar tudo o que vem em seu caminho é o caminho do Karma Yoga.

Princípios do Karma Yoga

O conceito de Karma Yoga pode ser explicado nos princípios-chave descritos abaixo:

1. Atitude Correta

Sua atitude ao fazer um trabalho é o que determina se o trabalho é libertador ou obrigatório. Se o trabalho que você está fazendo exige muito esforço, isso é obrigatório para você. Ao passo que, se o trabalho for feito com amor, você estará praticando karma yoga em seu verdadeiro sentido e se libertando do débito cármico. Seu trabalho deve ser uma forma de adoração.

Como Swami Sivananda disse: “Dê suas mãos para trabalhar e mantenha sua mente fixa nos Pés de Lótus do Senhor”.

2. Motivo Certo

Além disso, a intenção por trás de seu trabalho também decide se você está acumulando seu carma ou removendo-o. Se você está fazendo algo com a intenção de obter um resultado ou benefício favorável, você será contado entre as pessoas egoístas.

Se sua intenção for pura e altruísta, você será capaz de se entregar ao caminho da divindade. A intenção ou motivo é o fator decisivo que aumenta nossa dívida cármica ou nos libera dela.

3. Cumpra seu dever

Com a atitude correta e a motivação correta em nosso coração, devemos cumprir nosso dever desinteressadamente. O dever tem duas conotações aqui.

O dever em relação ao Karma Yoga é o Dharma ou retidão. Outro entendimento é que quanto ao meio ambiente, o dever que pode ser realizado em determinado momento é o melhor que podemos fazer.

Seja qual for o caso, você deve ter em mente que cumprir seu dever libertará sua alma da dívida cármica e o não cumprimento o vinculará. Nada é pequeno ou indigno no caminho da conquista de Deus e da libertação.

4. Faça o seu melhor

Qualquer que seja o dever que você desempenhe, você deve sempre se esforçar para dar o seu melhor. Quando você tem a intenção e a atitude corretas, suas ações também retratam a alegria que você sente ao cumprir seu dever. Se você sente que pode ter um desempenho melhor ou usar maneiras melhores, use-as para se libertar da escravidão.

Nunca se detenha do medo do julgamento ou da crítica.

Você pode sentir que ninguém está observando, mas sua dívida de carma estará se acumulando em retrospectiva se você for desleixado ou cumprir o dever com motivos egoístas. Faça seu trabalho de uma maneira que você espalhe o máximo de felicidade e bondade e o mínimo de tristeza ou mal. Somente se você adquirir méritos poderá pregar o mesmo.

De acordo com Swami Sivananda, “Você pode elevar os outros somente se você se elevou. Um prisioneiro não pode libertar outros prisioneiros”.

5. Desista dos Resultados

Para se tornar altruísta, você não deve anexar a expectativa de um resultado favorável a qualquer trabalho que faça. Seu desapego da ação, pensando em si mesmo como instrumento de Deus, fará com que você adquira méritos e o alivie do vínculo.

Uma vez que você esteja desapegado dos resultados do trabalho, você nunca julgará um trabalho em termos de inferioridade ou superioridade. Lembre-se de que seu carma está sempre funcionando.

Você precisa perceber o fato de que o poder supremo é o fazedor e o ator. Para os humanos, são apenas suas Gunas ou qualidades que estão tocando. Faça o seu trabalho apenas por causa do trabalho e deixe de lado o resultado.

6. Sirva a Deus ou ao Ser em Todos

A percepção de que todos nós somos iguais e fomos criados por um poder supremo é extremamente importante. Essa percepção fará com que você veja todos com olhos iguais e tenha a mesma quantidade de amor por todos eles.

Entenda que é nosso dever servir a todos igualmente, pois todos estamos vinculados a uma fonte. Suas ações devem retratar humildade e humildade em relação ao seu dever. Mesmo que seu dever para com alguém possa parecer insignificante, mas pode criar um enorme impacto em suas vidas. Portanto, esteja pronto para atender qualquer pessoa em qualquer lugar.

7. Siga a Disciplina do Trabalho

Qualquer que seja o trabalho ou dever que você esteja desempenhando, você deve fazê-lo com entusiasmo e sinceridade. Entenda os requisitos subjacentes de cada trabalho (desde idade, habilidades, tempo até energia e vontade emocional e física) e execute-os com suas melhores intenções. Não se esqueça que cada trabalho lhe ensina algo novo, então esteja pronto para ser um estudante em qualquer fase de sua vida.

Diferença entre Karma Yoga e Kriya Yoga

Uma outra forma familiar de yoga chamada kriya yoga às vezes é comparada com karma yoga. Kriya yoga é o conceito que veio dos Yoga Sutras de Patanjali, enquanto a maioria das referências ao Karma Yoga veio do Bhagavad Gita.

Para postular o Kriya Yoga, Patanjali tomou como referência os princípios do Karma Yoga, portanto, pode-se dizer que o Kriya Yoga é um subconjunto do Karma Yoga.

A palavra Kriya se traduz em “ação ritual”, portanto, Kriya Yoga também é conhecido como Yoga da Ação Ritual. Karma significa “ação” ou “dever” e também é chamado de Yoga da Ação ou dever.

Através do Karma Yoga, você pode se conectar com o divino pela ação e serviço desapegado do ego. Em Kriya Yoga, você se unifica com o divino através da austeridade, auto-indagação e dedicação de suas obras a Deus.

Kriya Yoga envolve o yogi praticando pranayama, mudra e cantando para alcançar a iluminação. No Karma Yoga, atividades diárias como ir ao trabalho, cozinhar, lavar a louça, levar as crianças à escola e até escovar os dentes podem fazer parte dessa prática de yoga. As ações devem ser feitas sem a expectativa de resultados favoráveis.

Como praticar karma yoga?

Praticar Karma Yoga não deve ser confundido com apenas prestar serviço aos outros nem deve ser confundido com serviço social.

Para entender como praticar karma yoga, dê uma olhada em algumas maneiras simples que você pode absorver no seu dia-a-dia.

1. O autoatendimento é o melhor serviço

Sempre se diz que a mudança começa em casa. Se você quer mudar o mundo, comece mudando a si mesmo. Faça cada tarefa com plena consciência e você encontrará maneiras e meios de mudar a maneira como vive.

Mesmo se você estiver fazendo tarefas domésticas ou relacionadas ao trabalho, faça a jornada para se nutrir e nutrir. No entanto, nunca seja crítico consigo mesmo. Se você não estiver saudável na mente e no corpo, não poderá ajudar os outros.

2. Apreciar e respeitar a natureza

Não são apenas os humanos que você deve respeitar e apreciar. A natureza que o cerca também deve ser levada em consideração. Essa natureza nos foi concedida por Deus e torna-se nosso dever protegê-la e conservá-la.

A menor das ações, como fechar a torneira enquanto escova, pode ser significativa na economia de água. Da mesma forma, respeite o que está ao seu redor e nunca tome como garantido. Preste gratidão à natureza por nos sustentar, fornecendo-nos nossa linha de vida – oxigênio.

3. Faça uma contribuição como ser humano

A palavra contribuição não inclui apenas uma contribuição monetária ou voluntariado do seu tempo. Você também pode contribuir sendo um ouvinte ou apenas estando presente para alguém com dor ou angústia. Compartilhe a felicidade de alguém e comemore seu sucesso.

Ajude um animal de rua ferido ou uma pessoa cega a atravessar a rua. Se vir um idoso com dificuldades, apresente-se ao seu serviço. Basta ser humano para outros humanos, animais e natureza.

4. Seja compassivo

Cada pessoa tem algumas lutas em suas vidas ou está sofrendo de algumas doenças. E quando sua vida é cheia de lutas, é natural que o comportamento das pessoas também mude. Tornam-se rudes e zangados.

Se você se deparar com essas pessoas, nunca responda a elas de maneira negativa. Você nunca sabe o que a outra pessoa está passando. Tente entender sua situação e ofereça conforto. Um sorriso pode ajudar muito a aliviar o estresse de alguém.

5. Realize seu trabalho como uma forma de meditação

Quando meditamos, estamos apenas focados na ação da meditação. Removemos todos os tipos de distrações para acalmar nossas mentes. De maneira semelhante, se você estiver executando uma tarefa, mergulhe sua mente nela.

Se estiver cozinhando, não faça planos para o dia seguinte, não pense em um incidente passado ou imagine o resultado de sua comida. Basta estar presente no momento e aproveitar o processo de cozimento. Depois de construir esse hábito, será fácil se desapegar dos resultados de seu dever.

6. Tenha sempre uma atitude positiva

Escusado será dizer que as pessoas sempre se sentem atraídas por uma pessoa que tem uma atitude positiva em relação a si mesma e à vida em geral. Você pode animar as pessoas que estão tendo um dia ruim ou agradecer se alguém fez algo por você. Assim como um sorriso ou uma risada, é contagiante. Lembre-se de que ser positivo também lhe trará alegria e felicidade genuína.

Conclusão

Karma yoga é a devoção altruísta a Deus através de suas ações. Realize cada ação com um coração e mente puros para que você possa espalhar alguma positividade e provocar uma mudança. Se você está se esforçando ou se estressando com seu dever, precisa refletir sobre si mesmo e perguntar: sou um Karma Yogi no verdadeiro sentido?

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
x