Yoga

Vyana e Udana Vayu: funções, sinais de desequilíbrio e como equilibrar

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

O último dos subtipos do Prana é o vyana e o udana vayu. Onde o vyana vayu é responsável pela circulação, o udana vayu cuida da livre expressão e crescimento, tanto mental quanto físico. 

Cada um desses vayus de uma forma ou de outra apoia os outros 3 vayus – prana, samana e apana vayu. Prana vayu é o mais fundamental de todos os vayus que é a força da energia vital, o apana vayu elimina as toxinas em nosso corpo e mente e o samana vayu traz as energias do prana e apana vayu para se unirem no centro do umbigo.

Na série de 5 Prana vayus deste artigo, veremos como vyana e udana vayu servem a um propósito importante.

Vyana Vayu

A palavra sânscrita vyana significa “mover-se para fora”, assim este vayu se move do centro do corpo para outras partes, incluindo o cérebro. Está ligado ao elemento água e também possui suas características.  

Assim como a fluidez da água, o vyana vayu não tem uma localização específica. É, em seu verdadeiro sentido, onipresente. É o ar onipresente.

A conexão com todo o corpo é estabelecida através dos vários canais de energia, especificamente 72.000, ou Nadis. Assim, o movimento do prana shakti é possível através do vyana vayu. 

Vyana Vayu, como já dito acima, é responsável pela circulação. O termo circulação refere-se à circulação de sangue e nutrientes feita pelos múltiplos nervos, sinais e impulsos feitos pelo sistema nervoso e movimento de vários fluidos através do sistema linfático.

Tudo isso possibilita que os músculos e articulações se movam sem problemas e estimula o fluxo de pensamentos e emoções no cérebro.

O chakra associado ao vyana vayu é o Chakra Sacral ou o Svadisthana . Mantém o fluxo criativo de um indivíduo, o equilíbrio emocional e os sentimentos de desejo.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Udana Vayu

O udana vayu é o “ar ascendente” ou o “ar que leva para cima”. O movimento ascendente nos mantém de pé, nos faz ficar em pé. Ele suporta o movimento do prana dos chakras inferiores para os superiores. Movendo-se pelos chakras, udana também ajuda a despertar a kundalini shakti.

Diz-se que a localização de Udana vayu está entre o coração e a cabeça, portanto, também significa o movimento do plano inferior para a consciência superior. 

A garganta ou Vishuddha Chakra é a sede de expressão do udana vayu. Por isso, também governa a capacidade de expressar livremente seus sentimentos, opiniões, pensamentos e emoções.

Além disso, estimula o chakra Ajna que nos torna determinados, confiantes e melhora os sentimentos de entusiasmo e força de vontade. Essas características combinadas nos ajudam a crescer física, mental e espiritualmente.

O elemento espaço ou éter está conectado com o udana vayu, o que faz sentido à medida que o movimento do vayu vai em direção à cabeça. Os chakras da cabeça são responsáveis ​​pela calma, quietude, conexão com a espiritualidade e o cosmos e paz interior.

Sua conexão física com as glândulas tireóide e paratireóide mantém o funcionamento saudável do sistema metabólico e nervoso.

Funções de Vyana Vayu

A circulação é a principal função do vyana vayu. Ajuda na circulação de nutrientes, água e sangue para as várias partes do corpo. Essa circulação é sustentada pela contração e expansão do coração.

O bombeamento do coração também é governado pelo vyana vayu. Os movimentos involuntários ajudam a limpar o sangue e fornecem sangue fresco ao corpo. Ajuda cada órgão a trabalhar em seu nível ideal. 

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Além disso, o movimento das articulações e dos músculos também é uma das principais funções do vyana vayu. Junto com o prana vayu, o vyana vayu é responsável por andar, correr, mover os membros para baixo e para cima, bocejar, piscar as pálpebras ou qualquer movimento em geral.

A flexão e a extensão da coluna também estão dentro do alcance do vyana vayu.

Como o metabolismo também está sendo controlado pelo vyana vayu, o processo de eliminação de toxinas do corpo torna-se outra função importante. No entanto, nisso, o samana e o apana vayu fornecem seu apoio.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

A segregação de alimentos digeríveis e indigestos, produção de suor e eliminação de resíduos (através da urina ou defecação) é possível através de vyana vayu.

Funções de Udana Vayu

O udana vayu trabalha em conjunto e coordenação com os outros vayus para trazer à tona o melhor que sua mente e seu corpo têm a oferecer.

Se olharmos para a função do udana vayu como autônomo, ele ajuda na fala, articulação, pronúncia, modulação da voz e capacidade de cantar. Estimula a garganta e o nariz a produzir as palavras. Com uma pequena ajuda de prana e samana vayu, ele cria a energia para falar. Também estimula a alma, a mente e o intelecto a produzir palavras.

A energia, força, resistência para realizar qualquer atividade e imunidade são o resultado do udana vayu trabalhando o prana e o vyana vayu. Essa energia é dada pelo funcionamento saudável do coração, que fornece nutrientes e sangue, e dos pulmões, que fornecem oxigênio ao sangue. 

O udana vayu também se alinha com o kapha e pitta dosha para fornecer imunidade e energia.

Na frente mental, memória, processamento, produção de informações e funcionamento geral da mente também são feitos pelo udana vayu. É o prana vayu que governa a maioria das atividades e funcionamento da mente, no entanto, o suprimento de oxigênio e sangue é realizado pelo udana vayu.

Sinais de desequilíbrios em Vyana Vayu

Como vyana vayu está presente em todo o corpo, qualquer distúrbio em qualquer parte do corpo pode ser a causa de uma viciação. Algo tão simples como a febre também é um dos sintomas de um vyana vayu desequilibrado.

Abaixo estão alguns sinais comuns de um vyana vayu perturbado

  • Má circulação, estimulação nervosa perturbada 
  • Perda do sentido do paladar
  • Distúrbios da pele, poros da pele bloqueados
  • Falta de coordenação, tremores, perda de mobilidade
  • Anorexia, ataque cardíaco devido a artérias bloqueadas
  • Desnutrição 
  • Incapacidade de alcançar as pessoas 
  • Mente errática e desordenada
  • Sentimentos de separação e alienação 
  • Baixa energia, sistema imunológico comprometido

Sinais de desequilíbrios em Udana Vayu

A maioria dos sintomas está relacionada a problemas físicos com a garganta e a boca. E como é um vayu em movimento ascendente, também surgirão questões relacionadas à saúde mental. Muitos desses sinais podem ser vistos na lista abaixo:

  • Dificuldades de fala, falta de auto-expressão 
  • Doenças da garganta, gagueira, rouquidão 
  • Falta de ar, asma, enfisema  
  • Movimento descoordenado, perda de equilíbrio
  • Depressão, mentalidade negativa
  • Memória fraca, incapacidade de pensar com clareza 
  • Falta de criatividade, direção, objetivos, força de vontade, entusiasmo
  • Ineficiência no trabalho físico e mental
  • Esquecimento
  • Falta de autoestima

Equilibrando Vyana e Udana Vayus

Estar ciente dos problemas e identificar rapidamente a fonte ajudará a equilibrar os vayus imediatamente. A outra maneira é seguir um estilo de vida que promova o funcionamento saudável do vyana e do udana vayu. Você estará mitigando o risco de contrair doenças ou doenças no futuro.

E não há melhor abordagem holística do que praticar yoga, pranayama e mudra. Essas práticas não se concentram apenas no corpo físico, mas também em todos os detalhes dos quais podemos não estar cientes.

1. Yoga Asanas

Vyana Vayu

Devido à natureza de vyana vayu, praticar vinyasa como a Saudação ao Sol será extremamente benéfico. Ele irá promover a circulação de sangue e oxigênio por todo o corpo de forma equilibrada.  

Mesmo as posturas de pé e de equilíbrio, que envolvem a estimulação de todo o corpo, trarão consciência ao vyana vayu. Todas as poses da série Warrior, pose de triângulo, pose de águia, pose de meia lua e pose de cadeira são algumas das poses que você pode praticar. 

Udana Vayu

Para udana vayu, concentre-se na prática de asanas de ioga que incorporam a abertura do pescoço e do ombro e também se concentrem na colocação da cabeça.

Ombro, Suporte de cabeça, postura do arado, postura do peixe, postura da ponte, postura do leão, postura das pernas na parede, etc, podem ser praticados para promover e equilibrar o fluxo de udana vayu.

2. Pranayama

Vyana Vayu 

Anulom-Vilom , Nadi Shodhana (Respiração das Narinas Alternadas) e Kumbhaka (Retenção da Respiração) são dois pranayamas extremamente benéficos que podem ajudar a equilibrar o vyana vayu. Como não só fortalecerá os pulmões, mas também estimulará as funções cerebrais.

Udana Vayu

Simhasana (Respiração do Leão), Ujjayi Pranayama (Respiração Vitoriosa) e Bhramari Pranayama (Respiração de Abelha) estimularão o nariz, ouvidos, garganta e boca. Nesses pranayamas, você faz um som distinto que estimulará a garganta física. No plano energético, ativará também o terceiro olho e o chakra da garganta.

3. Mudra

O mudra para cada um desses vayus deve ser praticado por 15 minutos 3 vezes ao dia ou por 45 minutos seguidos. Assim que os sinais de desequilíbrio forem aliviados, você deve parar de praticar o mudra, pois pode levar a um efeito adverso em qualquer um dos 5 elementos.

Vyana Vayu

Os sintomas de desequilíbrio também podem ocorrer devido à estagnação ou a um vyana vayu hiperativo. Para equilibrá-lo, você pode praticar o Vyana Mudra enquanto pratica a meditação. Para praticar este mudra, leve as pontas dos dedos indicador e médio para tocar a ponta do polegar como se estivesse beliscando algo.

Este mudra ajuda na circulação sanguínea, aumenta o entusiasmo, reduz a fadiga e melhora a saúde do coração. Também estabelece uma conexão com o chakra sacral. 

Udana Vayu

Para o udana vayu, praticar o Udana Mudra provará ser eficaz. Este mudra hast é praticado juntando as pontas do dedo indicador, médio e anelar com a ponta do polegar. A prática regular do mudra aumentará o fluxo na cavidade torácica, garganta e cérebro, melhorará as cordas vocais, melhorará a memória, a criatividade e aliviará os problemas respiratórios.

Enquanto medita, você pode usar o Jalandhara Bandha ou o bloqueio da garganta. E cantar um mantra, como bija mantra do chakra da garganta HAM ou OM, aumentará o poder do mudra e estimulará o terceiro olho e o chakra da garganta.

Conclusão

Ao trazer a consciência para os vayus, você está refletindo sobre as necessidades da mente e do corpo em um nível mais profundo. Uma vez que você compreenda as nuances de trabalho de cada um dos vayus, você encontrará todas as respostas para seus problemas dentro de você. 

Depois de construir uma conexão com cada um dos vayus, com a ajuda de ioga, pranayama e meditação, será mais fácil controlar sua mente e seu corpo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x