Yoga

Dhyana Explicado – O Último Estágio Meditativo

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Dhyana Explicado – Imagine-se admirando uma cachoeira muito bonita. Você está observando cada pequeno detalhe da água que flui, sua cor, espuma branca sólida, som estimulante do coração enquanto ela corre em direção ao chão, reunindo cada característica em sua mente enquanto você adora sua presença.

Aqui, você está tão concentrado em admirar esses aspectos de uma linda cachoeira que esquece o ambiente ao seu redor. Você está tão perdido na cachoeira que se sente desconectado de suas condições materiais ou consciência física.

Este é exatamente o estado de Dhyana – um estágio de concentração mais profunda em que sua consciência está fluindo apenas em direção ao único objeto de percepção. Você está absolutamente absorto em seu estado atual de que a realidade externa é falsa. O que existe é apenas esse fluxo de pura consciência entre você e a bela cachoeira.

O que é Dhyana?

A palavra Dhyana é geralmente traduzida como meditação. Muitas vezes é usado para significar concentração ou foco. Mas o significado da palavra está nos conceitos mais profundos. Em sânscrito, Dhyana é dividido em dhi, que significa mente e yana, que significa fluir ou se mover.

Assim, uma explicação da palavra Dhyana pode vir como ‘o estado mental de fluxo ininterrupto’. Aqui, o fluxo é em direção ao objeto ou ideia da meditação. O estado Dhyana, portanto, é um estado de fluxo ininterrupto em conexão com o objeto sobre o qual a pessoa está meditando.

Assim como a própria palavra fluxo caracteriza continuidade e estabilidade, o mesmo acontece com o estado de Dhyana. A pessoa fica absorta na conexão que forma com o objeto de meditação e perde sua sensação sensorial.

Mais uma maneira de explicar Dhyana vem da palavra raiz ‘ Dhyayi’, que significa ‘pensar em’. Nesse sentido, Dhyana é o estado de espírito que requer pensamento mental profundo ou concentração. No entanto, devemos ter em mente que este nível de profundidade mental só pode ser alcançado através de intensas práticas elementais.

O 7º membro do yoga

Maharshi Patanjali descreve Dhyana como o sétimo membro do Yoga. É o penúltimo estágio para alcançar o Samadhi; o estado mais elevado do yoga. Os primeiros seis membros atuam como a prática essencial que cultiva a consciência para alcançar o estado de Dhyana.

Em suma, Dhyana não pode ser alcançado como um exercício autônomo. Ela só pode vir quando é apoiada pela prática profunda dos 6 membros anteriores.

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  1. Yamas – O primeiro membro é a prática de 5 disciplinas sociais para desenvolver uma atitude positiva em relação às coisas ao nosso redor.
  2. Niyamas – O segundo membro é a prática de 5 disciplinas pessoais.
  3. Asana – O terceiro membro é a prática de cultivar a consciência do corpo.
  4. Pranayama – O quarto membro é a prática de controlar parcialmente a mente através da respiração.
  5. Pratyahara – O quinto membro é a prática de interiorizar a consciência para se concentrar no eu interior.
  6. Dharana – O sexto membro é o exercício para desenvolver a concentração.

Observe como cada membro anterior está nos direcionando um passo mais perto de Dhyana.

Dhyana de acordo com Patanjali

Os Yogasutras descrevem Dhyana como “ Tatra Pratyaya Ekatanata Dhyanam” significa onde há uma base de contemplação contínua e ininterrupta, é o estágio de Dhyana. ‘Lá’ é indicado como um lugar, objeto ou ideia de meditação.

Pode assim ser elaborado como um fluxo contínuo da mente em direção ao objeto da meditação. Como resultado desse fluxo, forma-se uma conexão entre o meditador e o objeto da meditação.

Quando esta ligação ininterrupta é formada entre ambos, o meditador perde o contato com os aspectos sensoriais. A única parte ativa que permanece é sua mente. E a atividade mental que ocorre na mente do meditador está apenas em conexão com o objeto sobre o qual ele está meditando.

Dhyana se acumula quando um meditador progride nos estágios anteriores do Yoga. Depois de regular o corpo, a respiração, os sentidos e praticar a concentração, ele atinge um estado de níveis mais profundos de meditação onde está conectado ao objeto e nada mais.

Nesse estado, o meditador está absolutamente imerso no próprio processo de meditação, de modo que não pode ver a si mesmo e o objeto separadamente.

O Fluxo de Dharana para Dhyana

A transição de Dharana para Dhyana é muito sutil, mas atua como uma importante mudança de perspectiva e prática.

Dharana é o ato de focalizar um objeto, ideia ou pensamento; chama-se foco ativo onde colocamos esforço mental para manter nossa atenção não dispersa. Não podemos manter o foco sem dispersão por mais tempo quando há esforço trabalhando no processo.

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Quando somos capazes de manter a mente por mais tempo, ou quando Dharana é mantido por mais tempo, de maneira contínua sem qualquer interrupção, esse estado de espírito é chamado de Dhyana.

Devemos entender isso, Dharana é o ato de focar e Dhyana é um estado de espírito que descobrimos pela prática consistente de concentração.

Quando lhe pedem para se concentrar em sua respiração, você luta com muitas coisas. Você pode sentir frio ou sua mente pode vagar. Você tem que trazer a mente de volta ao foco em um ponto que é a sua respiração. Este é o estágio de Dharana, onde sua mente está concentrada na atenção.

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Quando esta atenção é estabelecida sem qualquer distração, o meditador transita para o estágio Dhyana. Ele experimenta Dhyana quando a mente vagueia por lugar nenhum ou é perturbada por nada e um fluxo contínuo é estabelecido entre o objeto e ele mesmo.

Em Dhyana, a pessoa perde todos os seus apegos e rompe suas conexões com o mundo sensorial do passado e do presente. Em todos os estágios meditativos anteriores, como Dharana, a pessoa parece transcender a si mesma para estágios cada vez mais elevados e parecer sem vida. Enquanto em Dhyana, diz-se que a pessoa está ciente, não de seus sentidos, mas apenas de seu estado atual de ser.

Como praticar Dhyana?

Um fator que devemos ter em mente é que Dhyana é o sétimo membro do Ashtanga Yoga e para o mesmo, uma pessoa que busca a iluminação através do Yoga é obrigada a ter cumprido as etapas anteriores.

O estágio de Dhyana pode ser alcançado quando a pessoa está realizando todos os Yamas, Niyamas, praticando regularmente Asanas, Pranayama e Pratyahara.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode praticar Dhyana;

1. Observe sua respiração

Concentrar-se em sua respiração é o fator chave para praticar Dhyana. O exercício de respiração é a prática essencial que você deve realizar se deseja alcançar a estabilidade do corpo e a calma da mente. Observar a respiração significa respirar profundamente enquanto concentra sua mente apenas na inspiração e na expiração.

Para dhyana yoga, você pode fazer exercícios de respiração de yoga lentos e profundos, como respiração de narinas alternadas (Anulom-Vilom) e Bhramari Pranayama. Ao fazer esses pranayamas, primeiro conecte-se com os ciclos naturais de sua respiração e traga sua consciência para isso. Em seguida, mude lentamente o padrão de respiração para um pranayama específico.

2. Pratique Vairagya ( desapego)

Dhyana é dito ser a prática de Vairagya (desapego). Quando a pessoa se senta para Dhyana, ela é obrigada a se sentir desapegada não apenas de seus sentidos, mas também de suas memórias e pertencimento.

Realizar trataka ou exercício de olhar para as chamas é uma boa maneira se você quiser mergulhar no Dhyana. Reflete a transição da pessoa de Dharana para Dhyana. Olhar profundamente para a chama desenvolve intensa concentração e atua como base para Dhyana.

Os benefícios desses exercícios são que eles o ajudarão a obter controle sobre sua mente inquieta e pensativa. Eles também irão apoiá-lo a trazer seu foco para um lugar e formar uma conexão com aquele lugar. Como resultado, você se encontra mais equilibrado, tanto física quanto mentalmente.

3. Mantenha posturas físicas estáveis

Você deve permanecer firme ou manter sua postura meditativa por um longo tempo quando estiver realizando Dhyana. As posturas meditativas requerem quietude como também explicado por Patanjali como Sthiram Sukham Aasanam. Isso significa que é preciso manter a estabilidade para obter os melhores benefícios das posturas. Isso acontece quando você pratica o estágio de Asana honestamente.

Realizar diferentes asanas, especialmente os asanas de equilíbrio como Vrikshasana (postura da árvore), Utkatasana (pose da cadeira), Tadasana (pose da montanha) e posturas meditativas como Padmasana (pose de lótus), Ardhapadmasana (pose de meio lótus), Vajrasana (pose do raio) irá melhorar sua firmeza.

As práticas de quietude do corpo e da mente, refletidas no estágio de Asana e Pranayama, garantem sua estabilidade no estágio de Dhyana.

4. Pratique a quietude

Dhyana é o nível mais profundo de meditação onde você está ciente apenas do seu estado de ser. Experimentar tal consciência requer uma quietude incrível. Assim, é importante ficar quieto, fechar os olhos e contemplar sua jornada yogue.

Pranayama ajuda você nisso. Além disso, para ficar parado, é importante retirar-se dos sentidos e voltar sua atenção para dentro. Portanto, Pratyahara é necessário.

5. Paciência e Prática

O estado de Dhyana não deve ser mal interpretado em termos de sua ocorrência. Ele não vem imediatamente assim que você fecha os olhos. Como vimos anteriormente, requer muita prática dos seis primeiros membros do Yoga, ou seja, Yamas, Niyamas, Asanas, Pranayama, Pratyahara e Dharana.

Podem surgir muitos problemas quando nos sentamos na resolução para Dhyana. Mas uma pessoa deve superá-los com paciência e continuar a praticar Dhyana. Se você está desesperado para alcançar o estado, isso só o colocará de volta no início da escada. Sem forçar a mente, alcançar o estado de conexão estável entre você e seu objeto de motivação é Dhyana.

Portanto, paciência e prática são os fatores-chave se você quiser que Dhyana seja uma parte regular de sua rotina yogue.

Benefícios da prática de Dhyana

Como em qualquer prática de meditação profunda, Dhyana oferece uma ampla gama de benefícios mentais e físicos. A primeira coisa que Dhyana faz por nós é a expansão da consciência. Ele constrói nossa autoconsciência até o ponto em que nos tornamos conscientes de nosso estado atual em sua totalidade.

A prática regular de Dhyana yoga tem seus efeitos em manter nossos níveis de estresse sob controle. À medida que a respiração se torna mais lenta, a mente também mantém o equilíbrio e evita acelerações desnecessárias. Assim, Dhyana é uma prática sugerida para quem tem ansiedade e tensão excessivas.

Ajuda a se livrar do comportamento impulsivo, pensamentos e emoções indesejados. Além disso, trata problemas de sono como insônia.

Quando você está quieto por dentro, você desenvolve uma tendência a ter empatia e amar mais os outros. Dhyana ajuda a construir relacionamentos sociais e espirituais.

Existem alguns benefícios fisiológicos de Dhyana também. A prática contínua leva à manutenção da homeostase natural do corpo. Ao realizar Dhyana regular, o corpo aprende a acalmar seus sistemas mais cedo após um evento estressante. Quando a tendência do corpo para esfriar aumenta, a homeostase é mantida.

A prática de Dhyana pode aliviar dores de cabeça, dores musculares e articulares. É recomendado para pessoas que sofrem de dor crônica. Diz-se que a percepção da dor depende em grande parte do estado de espírito da pessoa. Dhyana equilibra a mente expandindo seu propósito. Assim, a pessoa se sente aliviada dos problemas sensoriais.

À medida que a prática de Dhyana se torna regular, a pessoa compreende a diferença entre o mundo que vê e o mundo que tem dentro de si. Essa percepção o ajuda a estar mais atento ao que realmente importa, desvinculando-se do mundo material.

Pensamentos finais

Os pré-requisitos de Dhyana são os seis primeiros membros do Yoga e o clímax de Dhyana é Samadhi. Eventualmente, quando a pessoa está estabilizada em Dhyana, ela está pronta para conhecer a realidade além de seu mundo sensorial. Quando os níveis mais profundos de consciência são revelados, a pessoa cria o cenário para a auto-absorção.

Dhyana não apenas o tornará mais consciente de seu próprio eu verdadeiro, mas também criará uma base para a absorção na Realidade Suprema. Para chegar a este estágio, começar é importante. Começar sua jornada yogue por esses membros do Yoga é um objetivo desafiador, mas que vale a pena alcançar.

 

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