Os mudras

Maha Bandha – O Grande Bloqueio

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Maha Bandha ou o Grande Bloqueio combina todos os três principais Bandhas ou bloqueios praticados pelos yogis – Moola BandhaUddiyana Bandha e Jalandhara BandhaMaha em sânscrito significa ‘grande’ ou ‘supremo’ e Bandha significa uma fechadura.

Maha Bandha significa a grande fechadura e é mencionado nos textos yogues Hatha Yoga Pradeepika , Gheranda Samhita e Siva Samhita.

Diz-se que Maha Bandha ativa o prana shakti, ajudando assim o despertar de Kundalini Shakti na base da coluna.Maha Bandha também é chamado de tri-bandha ou fechadura tripla, pois envolve todas as três fechaduras principais.

Maha Bandha é categorizado como um Mudra ou gesto yogue em ambos os textos clássicos Hatha Yoga Pradeepika e Gheranda Samhita.

Como um Mudra , ajuda a canalizar a energia prânica de uma certa maneira. Mas a terminologia Bandha se refere mais ao bloqueio de energia que ele cria.

Por favor, note que a prática do Maha Bandha é descrita de forma diferente no Hatha Yoga Pradeepika e no Gheranda Samhita. A descrição neste artigo é baseada em como é praticado nos dias modernos usando as três fechaduras básicas.

A prática do Maha Bandha deve ser realizada somente depois de dominar as três travas – Moola Bandha (Trava da Raiz), Uddiyana Bandha (Trava Abdominal) e Jalandhara Bandha (Trava do Queixo) separadamente. Primeiro pratique todos os três bandhas separadamente, então integre todos eles juntos para fazer o Maha Bandha .

Maha Bandha não deve ser praticado por pessoas que sofrem de problemas de pressão arterial, doenças cardíacas, úlcera de estômago ou intestino, acidente vascular cerebral, paralisia e hérnia. Também as mulheres grávidas devem evitar esta prática. Maha Bandha deve ser praticado sob a orientação de um instrutor de ioga experiente depois de ter dominado os três bloqueios básicos.

Como fazer Maha Bandha (O Grande Bloqueio)?

  1. Sente-se em uma postura meditativa confortável, de preferência Padmasana ou Siddhasana. Se você tiver dificuldade em sentar nesses asanas, sente-se em qualquer pose fácil de pernas cruzadas, como meia postura de lótus ( Ardha Padmasana ), Sukhasana ou Swastikasana . Mantenha a coluna ereta. Respire normalmente e relaxe todo o corpo.
  2. Mantenha as palmas das mãos sobre os joelhos e feche os olhos.
  3. Respire fundo e depois expire completamente. Simultaneamente, execute Jalandhara bandha (a trava do queixo), depois Uddiyana Bandha (a trava abdominal) e, em seguida, o Moola Bandha (a trava da raiz) nessa ordem. Retenha a respiração do lado de fora.
  4. Reter a respiração lá fora é chamado de Bahir Kumbhaka . Retenha a respiração do lado de fora enquanto estiver confortável. Durante a retenção, a consciência pode ser mantida em qualquer um dos três chakras – Mooladhara chakra , Manipuraka chakra e Vishuddhi chakra . Você também pode girar a consciência entre esses três chakras.
  5. Para liberar o Maha Bandha , primeiro solte o Moola Bandha (trava da raiz), depois o Uddiyana Bandha (trava abdominal) e finalmente o Jalandhara Bandha (trava do queixo) nessa ordem.
  6. Esta é uma rodada de Maha Bandha . Repita o processo quantas vezes você se sentir confortável. Descanse bastante após cada rodada, fazendo uma respiração relaxada até estar pronto para a próxima rodada.

Benefícios do Maha Bandha (O Grande Bloqueio)

  1. Maha Bandha dá os benefícios combinados de todos os três bandhas básicos – Moola bandha , Uddiyana bandha e Jalandhara bandha .
  2. Também ativa os três chakras – Mooladhara Chakra , Manipuraka Chakra e Vishuddhi Chakra .
  3. Ativa as glândulas pineais e, portanto, regula todas as glândulas endócrinas.
  4. Ele rejuvenesce as células em todo o corpo e, portanto, ajuda como um mecanismo antienvelhecimento.
  5. Durante os estágios iniciais, há desconforto para reter a respiração. Mas com a prática, a respiração pode ser mantida por longos períodos. Quando o bloqueio é liberado, há uma sensação geral de bem-estar e felicidade. A mente se acalma e há experiência de um estado de paz. Ele remove as aflições da mente como raiva e luxúria.
  6. Maha Bandha é praticado por yogis para atingir um estado mental pacífico e introvertido antes de iniciar a prática da meditação.
  7. A prática de Maha bandha puxa a energia prânica para cima. O apana vayu é puxado para cima e se funde com o prana vayu na região abdominal, que é a sede do samana vayu. Isso desperta o Prana Shakti que traz níveis elevados de consciência. Com a prática, também ajudará no despertar da Kundalini Shakti que repousa na base da coluna.
  8. Tanto o Gheranda Samhita quanto o Hatha Yoga Pradeepika descrevem Maha Bandha como o conquistador da velhice e da morte. Além disso, todos os desejos do yogi são satisfeitos praticando este Bandha.

Maha Bandha é uma prática avançada e deve ser aprendida sob a orientação de um especialista. Não deve haver nenhuma tensão enquanto prende a respiração do lado de fora. Se houver algum desconforto, solte a trava e respire normalmente.

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Os praticantes avançados podem prender a respiração ao ar livre por um período prolongado de tempo. Inicialmente comece com apenas alguns segundos. Aumente gradualmente até chegar a um minuto de retenção externa.

Para aumentar o período de retenção, a consciência pode ser praticada em qualquer um dos três chakras – Mooladhara , Manipuraka ou Vishuddhi . Manter a consciência em qualquer um dos chakras.

Cante ‘Om’ mentalmente enquanto mantém a consciência. Você pode contar o número de ‘Om’s cantados. Ao aumentar gradualmente a contagem, você pode aumentar a duração da retenção.

Outro método é a rotação da consciência nos três chakras. Primeiro, leve sua consciência ao Mooladhara Chakra e cante ‘Om’ mentalmente. Então vá para Manipuraka Chakrae cante ‘Om’ mentalmente.

Finalmente, leve sua consciência para Vishuddhi Chakra e cante ‘Om’ mentalmente. Esta é uma rotação da consciência. Repita este processo por quantas vezes, contanto que você possa reter a respiração confortavelmente.

Usando esta técnica, pode-se aumentar gradualmente a retenção de ar. O iogue avançado pode reter a respiração do lado de fora por até dois ou três minutos. Durante este processo, é preciso a orientação de um Guru experiente para evitar qualquer dano devido à prática imprópria.

Maha Bandha é uma boa prática para prepará-lo para práticas superiores de meditação e Samadhi.

 

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