Os mudras

Vipareeta Karani Asana – Pose Invertida

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Vipareeta Karani Asana ou a pose invertida, vem da palavra sânscrita – ‘Vipareeta’ significa ‘invertido’ e ‘karani’ significa ‘fazer’. Vipareeta karani asana é um dos mais simples dos asanas invertidos e, portanto, fácil de executar.

Aqueles que têm dificuldade em fazer as posturas invertidas difíceis como sirsana (postura da cabeça) e sarvangasana (postura do ombro) podem obter benefícios semelhantes fazendo vipareeta karani asana. Este asana também é a pose básica para o Vipareeta Karani Mudra. Portanto, a pose final para o mudra e o asana é a mesma.

Asanas invertidas como vipareeta karani asana têm um efeito especial no corpo humano. Normalmente, todos os órgãos são puxados para baixo devido à força gravitacional.

Ao realizar asanas invertidos, você está tentando reverter esse efeito. Isso pode ter vários benefícios para a saúde, especialmente para aqueles que sofrem de hemorróidas e hidrocele.

No entanto, é bom consultar um instrutor de ioga qualificado e seu médico antes de tentar asanas invertidos por razões terapêuticas. Aqueles que sofrem de pressão alta, problemas no pescoço, problemas cardíacos, inflamação do baço ou fígado, não devem fazer poses invertidas sem o consentimento do médico.

Como fazer Vipareeta Karani Asana (Pose Invertida)?

  1. Comece com a posição supina, deitado de costas de forma relaxada. Deixe as mãos repousarem no chão ao lado do corpo e respire normalmente.
  2. Tente levantar as pernas lentamente até que as pernas estejam quase 90 graus em relação ao chão.
  3. Agora coloque as mãos sob a parte inferior das costas na altura da cintura. Use as mãos e os cotovelos como apoio para levantar ainda mais o corpo.
  4. A respiração deve ser mantida dentro quando você está elevando o corpo para a posição vertical
  5. Use o apoio das mãos para elevar ainda mais o tronco, até que todo o tronco esteja cerca de 45 graus em relação ao solo e a perna fique na vertical. Nesta fase, o peso do corpo repousa sobre os ombros. Mãos e cotovelos permanecem como suportes para apoiar e equilibrar o corpo.
  6. Na pose final, as pernas estão a 90 graus em relação ao chão e o tronco a cerca de 45 graus em relação ao chão.
  7. Permaneça nesta posição de acordo com o seu conforto. Para benefícios para a saúde, 3 a 5 minutos todos os dias são suficientes. Embora os praticantes possam ir até 15 minutos para benefícios espirituais.
  8. Respire normalmente enquanto mantém a posição elevada constante.
  9. Ao liberar a posição, a respiração é mantida dentro e o corpo é lentamente trazido para a posição supina.
  10. Depois de realizar vipareeta karani asana, geralmente um contra asana como matyasana, ushtrasana ou supta vajrasana é realizado pela metade da duração.

Benefícios da Vipareeta Karani Asana

  1. Mesmo que a pressão do queixo não seja feita em vipareeta karani asana, há definitivamente um aumento do fluxo de sangue para a região do pescoço e as glândulas tireoides. Estimula as glândulas tireoides. É bom para quem sofre de hipotireoidismo. A glândula tireóide também controla a eficácia de outros hormônios. Isso ajudará a equilibrar as funções de outras glândulas endócrinas.
  2. Isso também ativa o centro espiritual na região do pescoço chamado vishuddhi chakra, que está intimamente associado às glândulas tireoides e à saúde geral.
  3. A postura invertida alivia o peso gravitacional de muitos órgãos e ajuda em hemorroidas, hidrocele e certos tipos de hérnia.
  4. Tonifica a coluna, o pescoço, os intestinos e outros órgãos do abdômen.
  5. Pode ajudar a reduzir a gordura ao redor da região da cintura.
  6. Vipareeta karani asana é usado em kriya yoga como uma das poses para realizar a respiração espinhal.
  7. Para aqueles que não podem realizar posturas invertidas avançadas como Sirsana (o apoio da cabeça) ou sarvangasana (o apoio do ombro), este asana é uma benção, pois oferece a maioria dos benefícios dos outros asanas invertidos.

 

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