Os mudras

Prana Mudra: Como fazer, benefícios, efeitos colaterais e precauções

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Prana é a única fonte de vitalidade dentro de nós, por isso é chamado de força vital. Para invocar esta energia vital, Prana mudra é um simples gesto de mão que combina a energia do dedo mínimo e do dedo anelar com a energia do fogo do polegar.

Este mudra é muito eficaz quando você está com pouca energia ou bocejo excessivo, diminuindo sua produtividade durante o horário de trabalho.

Segurar os dedos na posição do prana mudra é a melhor maneira de colocar o Prana em ação e garantir seu fluxo suave. Uma vez que o Prana começa a fluir suavemente, o nível de energia do corpo é recarregado automaticamente e você se sente instantaneamente enérgico.

Introdução

Prana Mudra é realizado juntando a ponta do dedo mínimo e anelar com o polegar, mantendo os outros dois dedos retos em repouso. Este mudra está associado ao elemento ar, pois o assento Prana Vayu é considerado o coração.

Esta posição dos dedos no prana mudra impacta diretamente;

  • O fluxo da respiração e a frequência cardíaca
  • Sistema circulatório
  • Temperatura corporal
  • O sistema nervoso, para evoca um sentimento de aterramento

Além disso, olhos, pele e outras entradas sensoriais também contêm Prana Vayu, portanto, Prana mudra transmite ‘Pran (força vital)’ a esses órgãos.

Prana mudra dá uma sensação de calma no corpo e na mente, também é conhecido como paz mudra ou Shanti mudra .

Quando pela prática do prana mudra, o prana começa a fluir sem obstrução, então o yogi se torna consciente dos fluxos sutis do corpo. Desenvolve a consciência dos nadis e chakras.

Prana Mudra e Cinco Elementos

Uma proporção equilibrada de 5 elementos do corpo é necessária para um corpo saudável. No Prana Mudra, água, terra e fogo são combinados para ativar a shakti prânica.

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  • O dedo mindinho representa o elemento água mostra a fluidez
  • O dedo anelar representa o elemento terra mostra estabilidade
  • E o polegar representa o elemento fogo mostra vigor e tem poder de transformação

No prana mudra, as qualidades dos elementos terra e água são colocadas juntas e quando se combina com o elemento fogo, dá origem ao prana shakti. Este prana shakti se manifesta na forma da qualidade combinada de água, terra e fogo, ou seja, melhor circulação, estrutura e vitalidade.

Prana mudra também é conhecido como Kapha Karak mudra porque aumenta o humor Kapha do corpo. No Ayurveda, o elemento terra e água faz Kapha dosha. Esses 2 mesmos elementos são combinados em Prana mudra, daí este nome alternativo.

Por outro lado, quando o elemento fogo entra em contato com a água, equilibra o fogo excessivo ou Pitta dosha ou Jathragnée. Desta forma, Prana Mudra também é conhecido como Pitta Nashak Mudra.

Como fazer Prana Mudra

  1. Sente-se em uma postura meditativa confortável, ou seja, Padmasana, Siddhasana, Vajrasana ou Sukhasana.
  2. Feche suavemente os olhos e respire profundamente por algumas rodadas. Concentre-se no ar que entra e sai pelas narinas.
  3. Junte os dedos mínimo e anelar de ambas as mãos e dobre-os em direção ao polegar. Pressione suavemente as pontas dos dedos contra a ponta do polegar.
  4. Mantenha os dois dedos restantes, ou seja, o indicador e o meio retos e levemente esticados.
  5. Segure os dedos das duas mãos nesta posição sem nenhum movimento por pelo menos 15 a 20 minutos.
  6. Solte o mudra esticando suavemente os dedos em linha reta e descanse na postura sentada.

Siga as seguintes instruções para prana mudra com respiração pranayama.

Prana Mudra em Pranayama

Além de praticar o prana mudra em uma simples posição sentada, pode ser praticado na consciência da respiração guiada para elevar o nível do prana nos chakras superiores. Chama-se prática de prana mudra pranayama.

  1. Comece com ambas as mãos na posição de Prana mudra.
  2. Sem forçar os músculos do peito, inspire e expire profundamente por algumas rodadas. No final da expiração completa, execute o Mula Bandha concentrando-se no chakra da raiz.
  3. Tente manter o ar do lado de fora enquanto estiver confortável e então solte lentamente o Mula bandha.
  4. Agora, comece suavemente a inspirar o mais profundamente possível enquanto expande o peito para deixar os pulmões cheios de ar fresco.
  5. Coordene seu movimento de inalação abdominal com o levantamento das mãos em [prana mudra] lentamente da rótula até a região do umbigo. Com este movimento das mãos, visualize o fluxo de prana do chakra Muladhara para o chakra Manipura.
  6. Na próxima inspiração, expanda ainda mais o peito com movimentos ascendentes das mãos até chegarem à frente do centro do peito. Aqui tente sentir o fluxo de prana Vayu do Chakra Manipura para o Chakra do Coração.
  7. Agora puxe mais ar para o peito, elevando o ombro e as clavículas na próxima inspiração. Ao levantar os ombros, sinta que o prana está se movendo do Chakra do Coração para o Chakra da Garganta, seguido pelo Chakra Ajna e finalmente alcançando o Chakra Sahasrara.
  8. Concentre-se no Chakra Sahasrara e com os olhos fechados, visualize a luz pura eliminando do topo da cabeça. Fique neste estágio enquanto estiver confortável com a respiração presa por dentro e então comece a expirar suavemente. (mantendo os lábios fechados).

Esta prática de prana mudra com consciência e concentração da respiração utiliza a postura física completa, por isso é chamada de kaya mudra (gesto postural) em vez de apenas um simples hasta mudra.

Tempo e duração ideais

O prana mudra deve ser realizado de estômago vazio na hora do nascer do sol de frente para o sol.

Na sequência de meditação asana-pranayama, deve ser praticada após completar asana e pranayama. Pouco antes de sentar-se tranquilamente em meditação, o prana mudra deve ser realizado para garantir um nível equilibrado de Prana durante toda a sessão.

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Prana mudra pode ser praticado por um período mínimo de 15 minutos a um máximo de 45 minutos. Embora não haja limitação de quanto tempo você deve praticar um mudra.
Pode ser praticado diariamente e dá os melhores resultados quando realizado durante outras práticas de yoga.

Benefícios do Prana Mudra

  • Ativa a energia prânica – Prana mudra é praticado para a invocação da energia prânica e usado para despertar o prana shakti adormecido (poder da respiração) de um indivíduo.
  • Remédio para pressão baixa – Prana é a força da vida e praticar prana mudra ajuda a aliviar a pressão baixa, pois aumenta o fluxo sanguíneo.
  • Previne a queda do cabelo e fortalece a raiz do cabelo – As raízes do cabelo enfraquecem pelo lago do elemento terra em nosso corpo. Prana mudra equilibra esta insuficiência do elemento terra e desta forma fortalece as raízes do cabelo.
  • Aumentar a eficiência pulmonar – Prana mudra é uma ajuda para aumentar a eficiência dos pulmões, pois está relacionado aos exercícios respiratórios.
  • Manejo da tuberculose – Este mudra ajuda você a superar a tuberculose e previne sua ocorrência.
  • Controla o bocejo excessivo – Se alguém boceja tanto devido à falta de energia e deficiência de oxigênio no corpo, então o prana mudra pode fazer maravilhas por isso.
  • Remove a letargia – Uma sensação de baixa energia pode ser totalmente removida praticando este mudra, pois está diretamente relacionado à ativação do mooladhara.
  • Controla o metabolismo – Este mudra mantém o metabolismo ótimo do corpo e também pode ser praticado para problemas relacionados à tireóide.
  • Aumenta a Imunidade – Prana mudra ajuda a impulsionar o seu sistema imunológico, que é responsável pela luta contra doenças, infecções e patógenos.
  • Supere os pensamentos negativos – Se sua mente está presa na gaiola de pensamentos negativos, então o prana mudra é a solução definitiva para se livrar dessa negatividade e pensamentos negativos.
  • Prana mudra para fraqueza – É benéfico para superar a fraqueza no corpo. As pessoas que praticam prana mudra duas vezes ao dia, ou seja, na hora do nascer e do pôr do sol, seu corpo se mantém carregado durante todo o dia até dormir. Além disso, também aumenta a força do corpo.
  • Acalma a mente e o corpo – Prana mudra acalma a mente e dá uma sensação de paz, pois controla o metabolismo alto, a pressão arterial e alivia o humor, e torna a pessoa mais estável em termos de espiritualidade.

Efeitos colaterais

No entanto, o Prana mudra é benéfico em todos os sentidos, mas praticá-lo excessivamente e na hora errada pode trazer os seguintes efeitos;

  • Aumenta a obesidade – Ayurveda fala sobre três Prakriti – Vatta, Pitta e Kapha. Prana mudra aumenta o elemento Kapha e desacelera o elemento fogo, o que pode resultar em aumento do peso corporal se praticado por longos períodos de uma só vez.
  • Evite praticar após o pôr-do-sol – Praticar prana mudra à noite pode causar falta de sono, pois desencadeia todas as atividades metabólicas do corpo e a noite é a hora de encerrar os processos. Portanto, não é recomendado praticá-lo à noite.

Precauções

  • Se você estiver praticando pela primeira vez, não segure as mãos neste mudra por mais tempo em uma sessão.
  • Ao praticá-lo com pranayama (regulação da respiração), tome cuidado para não forçar os pulmões.
  • Usar roupas folgadas será eficaz no Prana mudra com pranayama.

 

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