Yoga Sutras de Patanjali: Quem foi Patanjali e 4 capítulos de YSP

Você gostaria de uma profissão onde você Cumpre seu Propósito de Vida, Clique aqui na Formação Completa em Reiki do Básico ao Avançado (Nível 1 ao 3B)

Se você está procurando aprender a verdadeira essência do yoga, além do yoga asana, Pranayama e outras práticas , “ Yoga Sutras de Patanjali (YSP) ” é uma chave mestra que você deve conhecer.

em outras palavras, YSP é uma coleção de todos os conhecimentos, práticas, guias e obstáculos que ocorrem no caminho do yoga, descritos na forma de Sutra há cerca de 2.500 anos.

Mas não é surpreendente como alguém escreveu um texto filosófico tão profundo em uma história tão longa?

Como o yoga evoluiu e qual era seu propósito no início da civilização não estaria claro até hoje, se Patanjali não tivesse sintetizado o conhecimento oral dos rishis e resumos das escrituras nos ‘ Yoga Sutras’ .

Neste guia abrangente, elaborei como Patanjali nasceu na terra e que acontecimentos o fizeram escrever o texto mais autêntico de yoga. Depois disso, há uma visão geral de 4 capítulos do Yoga Sutra nos quais descrevi o que há em cada sutra.

Portanto, antes de começarmos a elaborar o que são os ‘Yoga Sutras’, vamos conhecer Patanjali.

Quem foi Patanjali?

Patanjali era como outro sábio da Índia antiga por sua vida, mas por seu trabalho, ele era um grande psicólogo, um grande doutor em medicina e um gramático. Assim, Patanjali é creditado com três áreas principais de conhecimento.

  • Como um grande psicólogo , ele transmitiu conhecimentos de yoga para purificar a mente .
  • Como um grande doutor em medicina , ele nos deu a ciência do Ayurveda para purificar o corpo .
  • E como gramático , Patanjali desenvolveu Mahabhashya para purificar a fala .

Muitos seguidores recitam 108 nomes de Patanjali para obter suas bênçãos na jornada do yoga. Mas geralmente, para saudar Patanjali, costumamos usar essa invocação no início de uma aula de ioga.

Os Yoga Sutras de Patanjali: Texto clássico fundamental do sistema filosófico do Yoga, Volume 1

Invocação ao sábio Patanjali

Yogena cittasya padena vacam, Malam sarirasya cha vaidyakena.

Yopakarottam pravaram muninam, Patanjalim pranjaliranato’smi..

” Com as mãos postas, eu respeitosamente me curvo a Patanjali ( Patanjalim pranjaliranato’smi ), que é o maior entre os sábios ( pravaram muninam ), nos deu a ciência do yoga para purificar nossa Chitta (mente), nos deu gramática para usar palavras, & Ayurveda, para remover as impurezas do nosso corpo.”

Patanjali também é conhecido por outros nomes – Gonardiya ou  Gonikaputra (filho de Gonika Yogini). O significado literal por trás do nome ‘ Patanjali’ na verdade levanta a história do nascimento de Patanjali.

Diz-se que, no momento de seu nascimento, ele caiu do céu ( Pata significa queda) e suas mãos estavam na posição dobrada ( Anjali – um de yoga mudra ). Foi assim que surgiu o nome Patanjali.

História do sábio Patanjali

Não há evidências claras sobre quando Patanjali nasceu, mas a maioria dos estudiosos acredita que ele viveu por volta dos séculos II e IV d.C. (cerca de 2500 anos atrás).

Embora a história do yoga remonta a 5000 anos atrás e o yoga sutra, como um dos textos proeminentes do yoga, desenvolveu-se 2500 anos depois. Denota que o sistema de yoga já foi desenvolvido muito antes de Patanjali existir.

Textos religiosos hindus, conhecidos como Puranas descrevem histórias mitológicas dos deuses específicos. A história do nascimento do sábio Patanjali também é mencionada nos Puranas.

NOTA: Essas histórias estão passando por eras, então não há evidências ou fatos por trás dos eventos reais mencionados nelas.

História mitológica por trás de Patanjali: Nascimento como uma cobra

A história de Patanjali começa com a serpente serva do deus hindu Vishnu, conhecida como Sheshanaga. Sheshanaga  é a cobra de mil cabeças sobre a qual o Senhor Vishnu geralmente repousa.

1. Dança de Shiva e ganho de peso de Vishnu

Uma vez Lord Shiva, também conhecido como Natraja (senhor da dança) estava dançando. A glória de sua dança era tão de tirar o fôlego que Vishnu não resistiu e seu corpo começou a vibrar. O corpo vibratório de Vishnu o tornou pesado o suficiente para incomodar Sheshanaga. 

Após a conclusão da dança de Shiva, o peso de Vishnu instantaneamente volta ao normal. Com isso, a cobra perguntou ao senhor Vishnu:

O que foi que faz com que seu ganho de peso instantaneamente?

Então o Senhor Vishnu lhe contou sobre a dança de Shiva, na qual Sheshanaga expressou seu desejo de aprender a mesma dança para agradar seu senhor, ou seja, Vishnu. Com isso, Vishnu ficou impressionado com sua devoção e previu que o próprio Shiva o abençoaria para encarnar na terra, onde ele aprenderia essa arte.

2. A encarnação de Sheshanaga  como Patanjali

Como foi dito, Shiva abençoou Sheshanaga  para nascer na terra e ele nasceu de uma yogini chamada Gonika .

Gonika estava fazendo penitência para ter um filho, a quem ela pudesse transferir todo o seu conhecimento e sabedoria. Como oferenda de sua austeridade, ela meditou sobre o Sol, o único Deus terrestre visível.

Com os olhos fechados, ela juntou a mão e quando abriu os olhos, ela se surpreendeu com uma pequena serpente se movendo em suas mãos.

Ela ficou ainda mais surpresa quando esta pequena serpente, em poucos momentos, assumiu uma forma semi-humana e com as mãos cruzadas , implorou que ela o aceitasse como seu filho. A seu pedido, Gonika o aceitou como seu filho.

Gonika  nomeou seu filho Patanjali, pois Pata significa “cair do céu” e Anjali se referiu a um gesto de mão (mão juntando-se a Namastê) que ele fez quando chegou às mãos dela.

É assim que Patanjali nasce na terra.

Então sua mãe, Gonika, começou a lhe ensinar todo o conhecimento e compreensão que ela adquiriu através do yoga.

Como os “Yoga Sutras” surgiram?

Quando Patanjali completou todas as lições de ioga e conhecimento de sua mãe, ele pensou que deveria transmitir esse conhecimento para o melhoramento das pessoas e da sociedade.

Há outra história mitológica por trás de como os ensinamentos de Patanjali como Yoga Sutras surgiram.

1. A Lição de 1000 Discípulos e 1 Guru

Patanjali decidiu que vai transmitir o conhecimento do yoga para as 1000 pessoas em um salão onde ele ficará atrás de uma cortina e outras pessoas estarão do outro lado da tela. Essas 1.000 pessoas se tornaram os primeiros 1.000 discípulos de Patanjali.

Ele restringe todos os seus 1.000 discípulos a não se concentrarem no que está acontecendo por trás da tela (em vez disso, se concentrarem apenas em sua voz) e não deixarem o salão até que seu ensino termine. Mas de alguma forma, eles quebram essa regra feita por Patanjali.

Quando Patanjali começou a transmitir conhecimento de yoga para 1000 alunos e cada um deles estava absorvendo esse conhecimento com total atenção. Isso estava acontecendo quando um aluno entre 1000 deixou a sala por algum tempo, por algum motivo.

Enquanto isso, outro aluno estava muito curioso para saber o que está acontecendo por trás da tela, então ele olhou para trás da tela. Ao fazer isso, todos os 999 alunos presentes no salão queimados em cinzas por quebrar a regra. Patanjali ficou muito triste com isso.

Então, no mesmo momento, o aluno que havia deixado a sala por um tempo voltou. Ele ficou apavorado ao ver todos transformados em cinzas. Ele implorou a Patanjali que o perdoasse por quebrar a regra.

2. Maldição de Patanjali para seus discípulos

Patanjali sentiu-se um pouco bem por pelo menos um de seus discípulos estar vivo. Mas porque os alunos tinham quebrado a disciplina (ou regras) de alguma forma, ele esmagou todos eles para se tornarem Brahmarakshas (fantasma pendurado em uma árvore) e disse:

Você só pode se libertar da minha maldição quando for capaz de ensinar a uma pessoa todo o conhecimento yogue que lhe dei.

Por muitos anos, Brahmarakshas ( fantasma pendurado no topo de uma árvore) não conseguiram encontrar um candidato válido que fosse digno o suficiente para obter o conhecimento do yoga. Brahmarakshas pediram a todos que passavam para aprender Yoga, mas ninguém mostrou interesse em aprender yoga com um fantasma.

Então Patanjali, por compaixão, mostrou misericórdia pelos Brahmarakshas e foi até ele para aprender o conhecimento yogue. Desta forma, Patanjali tornou-se discípulo do discípulo para libertá-los de sua própria maldição.

3. A Origem do “Yoga Sutra”

Agora, Patanjali, como discípulo, começou a aprender o conhecimento yogue do Brahmarakshyasa. Enquanto aprendia, Patanjali escreveu todo o conhecimento de yoga que estava recebendo de seu Guru ( Brahrakshyasa ) na forma de fórmulas em folhas de palmeira.

Basicamente, essas fórmulas eram a breve citação da longa explicação dos versos que hoje é conhecida como sutras.

Desta forma, Patanjali escreveu todo o conhecimento do yoga em Sutras em folhas de palmeira e coletivamente é (todos os sutras) conhecido como Yoga Sutras de Patanjali (YSP).

Isso foi tudo sobre a origem mítica de Patanjali e Yoga Sutras. Esculturas e Puranas só vêm com uma história, sem explicação, mas as respostas estão sempre escondidas na história. Nós apenas temos que relacioná-los com a coisa certa.

Vamos explorar algumas respostas que podem ter surgido em sua mente durante a leitura da história.

Pergunta 1: Por que Patanjali estava sentado atrás da tela? Por que ele não permite que ninguém o veja atrás da tela?

Talvez com tudo isso, Patanjali estava tentando indicar que não importa quem é o professor ou quem está ensinando. A única coisa que importa é o conhecimento, se você o está tirando de um empacotador ou de um professor altamente treinado.

Talvez esta seja a razão pela qual Patanjali espalhou todo o seu conhecimento por trás da tela sem proferir uma única palavra da boca, sem deixar ninguém saber quem ele realmente é.

Pergunta 2: Por que os discípulos de Patanjali se transformaram em cinzas e foram esmagados por ele?

A razão simples para isso pode ser porque eles quebraram a regra. Em segundo lugar, por sua maldição, Patanjali pode estar mostrando que a ioga é a disciplina firme que deve ser aprendida sob algumas regras. Para aprender yoga, você precisa controlar todos os seus desejos e ter disciplina.

Yoga Sutras de Patanjali (YSP)

No hinduísmo, o sistema yogue é uma das seis filosofias ( Shad-Darshans ) que orienta uma pessoa paramokshaou libração através do conceito de mente e consciência.

Para cada sistema de filosofia, há um texto autoritário e um Sutrakara (sábio por trás do texto autoritário).

Yoga Sutras de Patanjali (YSP) é um texto oficial de “ Yoga Darshan ”, que é uma coleção de 196 sutras (versos codificados). Cada um desses 196 sutras funciona como um fio que combina um aspecto da vida com o superior e, finalmente, leva ao moksha.

Outro nome pelo qual Patanjali Yoga Sutra é conhecido Pātañjalayogaśāstra  , ou seja, O Tratado sobre Yoga de acordo com Patañjali.

O que realmente significa ‘Sutra’ em YSP

Sutra é um termo que é usado em várias tradições para denotar os ensinamentos dos mestres espirituais. Na literatura sânscrita (em que YSP está escrito), a tradução literal do termo Sutra é Aforismo.

De acordo com seu dicionário:

Um aforismo é um breve ditado ou frase que expressa uma opinião ou faz uma declaração de sabedoria sem a linguagem florida de um provérbio.

Uma analogia comum – “Sutra” de YSP pode ser comparado a uma fórmula matemática . Assim como uma fórmula matemática é uma forma curta, definitiva e descritiva, mas breve de grande expressão, da mesma forma, o Sutra de YSP foi escrito em uma forma curta de aforismos que são facilmente memoráveis. Pode-se elaborá-lo de acordo com sua compreensão, uma vez que o significado do Sutra é conhecido.

Sadhguru explica o termo ‘Sutra‘ do YSP na forma de “Thread”.

Assim como um fio é a base de uma guirlanda, não importa que tipo de flores, miçangas ou diamantes você adicione a ele, o fio é a entidade mais significativa, mas a beleza de uma guirlanda é por causa de flores, miçangas ou diamantes , não por causa do fio.

Da mesma forma, o Sutra em YSP é a base do conhecimento. Mas até que você não saiba como aplicar esse conhecimento em sua vida, é como uma guirlanda vazia ou uma guirlanda só com linha.

4 Capítulos de Yoga Sutras

Patanjali dividiu todo o conhecimento do yoga em 4 capítulos de “Yoga Sutras”, em sânscrito, é conhecido como 4 Pada. Esses 4 capítulos foram elaborados de forma sistemática que facilita a compreensão mesmo por um iniciante em yoga.

Aqui está uma visão geral dos Yoga Sutras de Patanjali em 4 capítulos simples.

1º Capítulo: “Samadhi Pada” Explica o que é Yoga!

Em ’51 Sutras’ do primeiro capítulo do Yoga Sutra, Patanjali explicou o que realmente é o yoga! Como o yoga é, em última análise, a culminação do Samadhi, este capítulo chamou Samadhi Pada. Patanjali começou com esses sutras para iluminar a alma interior do Sadhaka (buscador).

  • Sutra 1,1 a 1,4 pontos em torno da definição de yoga em termos de purificação mental.
  • O Sutra 1.5 a 1.11  fala sobre cinco flutuações mentais que o yoga diminui.
  • Sutra 1.12 a 1.16  explicando como alcançar o estado de yoga trazendo equilíbrio em persistência e serenidade
  • Sutra 1.17 a 1.18  define o conceito de samadhi e samskara (resultado do nosso Karma) em vários níveis
  • O Sutra 1.19 a 1.22 descreve os tipos de buscadores e papéis de devoção, vontade e memória na jornada do yoga.
  • Sutra 1.23 a 1.29 explicando a natureza e importância de Ishvara (Deus) e OM (som sagrado) como um símbolo de Deus.
  • O Sutra 1.30 a 1.32  aponta 9 obstáculos enfrentados por um buscador na jornada do yoga.
  • O Sutra 1.33 a 1.39 descreve os métodos para lidar com esses obstáculos .
  • Sutra 1.40 a 1.51 Uma vez que Chitta se estabilize dos obstáculos, esses sutras levam o buscador à experiência mais elevada através de diferentes Samadhi.

2º Capítulo: “Sadhana Pada” Explica os Passos para a União

O segundo capítulo do Patanjali Yoga Sutra contém 55 sutras que são sobre todas as instruções e diretrizes que devemos seguir ao praticar yoga. Sadhna Pada descreve o Kriya Yoga (yoga de ação) e Ashtanga Yoga (yoga de oito membros).

  • Sutra 2.1 a 2.2 é uma introdução ao Kriya Yoga
  • Sutra 2.3 a 2.9 fala sobre as cinco aflições psicológicas (cinco Kleshas)
  • O Sutra 2.10 a 2.11 explica como eliminar Klesha (fardo espiritual) .
  • Sutra 2.12 a 2.16 descreve a causa e origem de Klesha e como está relacionado com Karma (nossas ações ou feitos) e Vritti
  • O Sutra 2.17 a 2.26 conta como é tratado o Klesha, a causa do sofrimento.
  • O Sutra 2.27 a 2.29  é uma introdução aos Oito membros do yoga (Ashtanga Yoga).
  • O Sutra 2.30 a 2.45  é uma explicação detalhada de Yama e Niyama.
  • O Sutra 2.46 a 2.48 descreve Asana.
  • O Sutra 2.49 a 2.52 conta o conceito de Pranayama.
  • O Sutra 2.53 a 2.55 explica o que é Dharana.

3º Capítulo: “Vibhuti Pada” explica os poderes do Yoga

Vibhuti Pada é a coleção de 56 sutras que conta os benefícios que se pode adquirir pelo Yoga. A palavra Vibhuti é uma palavra sânscrita para ‘poder’ ou ‘manifestação’. Como este capítulo conta os poderes que podem ser adquiridos pelo yoga, este capítulo é chamado de Vibhuti Pada. Este capítulo começa contando o resto dos três membros do yoga.

  • O Sutra 3.1 a 3.3 conta os três últimos membros do yoga, Dharana, Dhyana e Samadhi, respectivamente.
  • Sutra 3.4 a 3.9 explica o que é Samyama  (manter juntos).
  • Endereços do Sutra 3.10 a 3.16 para Parinama (transformação) e seus tipos.
  • O Sutra 3.17 a 3.49 é sobre os Siddhis (poderes) que o Yoga nos fornece.
  • Sutra 3.50 a 3.56 é  introduzido com o Kaivalya (libertação)

4º Capítulo: “Kaivalya Pada” explica o conceito de libertação

O quarto ou último capítulo do Patanjali yoga sutra é uma coleção de 34 sutras que conta o resultado final do yoga ou o conceito de liberdade. O significado literal da palavra sânscrita Kailavya é ‘ isolamento ‘ ou ‘ desapego ‘.

Este capítulo gira em torno do isolamento ou liberação da alma da armadilha do mundo físico, por isso é chamado Kailavya Pada.

  • Sutra 4.1 a 4.3  diz as maneiras de alcançar Siddhi (cumprimento, realização)
  • O Sutra 4.4 a 4.6  aborda o poder e a habilidade de Chitta.
  • O Sutra 4.7 a 4.8 fala sobre ações e Karma (nossas ações ou feitos).
  • O Sutra 4.9 a 4.11  explica o que são desejos e suas consequências.
  • O Sutra 4.12 a 4.14 fala sobre os Tri-Gunas.
  • O Sutra 4.15 a 4.28 descreve o método para remover todos os obstáculos no caminho para a liberação.
  • O Sutra 4.29 a 4.33  explica todas as mudanças após atingir o estágio de liberação.
  • O Sutra 4.34  conta o sentimento de Kaivalyam (libertação).

Palavras conclusivas

Os Yoga Sutras e a história de Patanjali são sobre disciplina. Yoga requer disciplina. Não há necessidade de disciplina quando se trata de nossa alegria e felicidade. Não exigimos disciplina para fazer algo que nos dê alegria e relaxamento.

Sempre que sentimos o sol batendo forte, vamos para a sombra. Direito? Isso não é porque existe alguma regra para ir à sombra enquanto o sol bate, fazemos isso porque nos dá alegria e relaxamento.

Na verdade, precisamos de disciplina quando fazemos algo menos atraente, algo que não gostamos muito de fazer, mas o resultado é bom para nós. Gostar muito de comer fast food não é bom para a saúde, mas a gente gosta. Portanto, temos que manter a disciplina para não comer muito fast food, para nos mantermos saudáveis.

Assim, para obter o resultado desejado do yoga, deve-se realizá-lo com disciplina.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
x