Yoga

O que são Bandhas: Tipos, Importância no Yoga e Benefícios

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No yoga, o estudo do corpo e da mente se baseia no conceito de energia que está em nosso corpo na forma de Prana Shakti. O objetivo inicial de toda prática de yoga é obter controle sobre este Prana Shakti e é aqui que precisamos de algumas práticas chamadas Bandhas.

Você deve conhecer a Lei da Conservação de Energia. Diz que a energia não pode ser criada nem destruída. Ele só pode ser transferido de um formulário para outro. A mesma coisa é explicada no Yoga. Diz que nossa energia vital ( Prana) é transferida para a natureza.

Agora, como maximizar a conservação de energia dentro do corpo?

Hatha yoga ensinou isso na forma de Bandhas que redireciona a energia de volta ao nosso corpo.

O que são bandhas?

Bandhas no yoga é uma arte de bloquear certas áreas do corpo para que possamos manipular a energia que circula em torno dessas áreas específicas. A manipulação de energia dentro do corpo só se torna possível pelo fluxo de prana (energia vital).

O objetivo de um yogi ao realizar bandhas é bloquear a energia dentro do canal central de energia (Sushumna Nadi), que não é considerado nenhum caminho de obstáculo para o fluxo de energia .

Nos bandhas, contraímos alguns músculos específicos do corpo. Isso é feito prendendo a respiração por um tempo, para ligar a energia prana dentro de nós. Existem três principais BandhasJalandhara, Uddiyana e Moola Bandha, que bloqueiam a energia na garganta, abdômen e pélvis.

No Hatha Yoga, os Bandhas são praticados para amarrar nossa Chitta (mente em linguagem comum), o que eventualmente ajuda a pessoa a entrar no caminho espiritual.

Bandha na  verdade significa bloqueio

Bandha é uma palavra sânscrita , que significa ‘travar ou ‘ligar’. Como a prática de Bandha bloqueia ou liga o prana em certas partes do corpo, portanto, seu nome é Bandha. O significado de Bandha pode ser definido como:

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As práticas yogues que levam à ativação de energia em certas partes específicas do corpo, com a ajuda da contração de algumas fibras musculares, aceleram as funções de todos os órgãos ligados a essa área.

Importância dos Bandhas no Yoga

Nós liberamos o Prana através de certas portas (aberturas) dentro de nosso corpo. Essas portas são raiz/ moola  (região pélvica) ,  umbigo (região abdominal) e  garganta.

Agora, aqui vemos a importância dos Bandhas, o que eles realmente fazem:

  • Os bandhas trancam essas portas para que a energia prânica não vaze desnecessariamente na atmosfera.
  • Normalmente, algumas áreas do nosso corpo são ricas em energia e algumas são privadas de energia. Em áreas ricas em energia, o Prana fica preso pela tensão muscular. Bandhas redireciona essa energia presa para as regiões carentes de energia.
  • Bandhas são ótimas ferramentas para obter controle sobre diferentes koshas do corpo, primeiro por meios físicos, depois apenas com o pensamento mental.
  • Como os bandhas são muito úteis na estimulação dos chakras, portanto, os Yogis realizam Bandhas para o despertar da Kundalini.

Tipos de bandhas

Comumente, ouvimos sobre apenas quatro tipos de bandhas de Yoga, mas existem seis tipos de bandhas em Hatha Yoga, 2 menores, 3 maiores e 1 maha bandha.

1. Bandhas Menores

Estes são realizados bloqueando nossa área de mãos e pés.

  1. Hasta Bandha – Fechaduras de mão
  2. Pada Bandha – Fechaduras nos pés

2. Principais Bandhas

Estes são realizados bloqueando os músculos próximos à pelve, abdômen e garganta, respectivamente.

  1. Mula Bandha
  2. Uddiyana Bandha
  3. Jalandhara Bandha

3. Maha Bandha

Este bloqueio corporal é quando todos os 3 principais bandhas são realizados juntos, chamados Maha Bandha. 

1. Hasta Bandha

Como o nome sugere, Hasta Bandha significa “fechadura de mão”. Este bandha prende o prana na mão e nos braços. Além disso, este Bandha desperta os canais de energia do braço.

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Hasta bandha constrói força para o Yoga Asana, como Downward Dog ou handstand.

Como fazer

  • Coloque as duas mãos no tapete de Yoga e abra todos os dedos.
  • Comece a trazer algum peso para as mãos.
  • Pressione fortemente a parte de baixo dos nós dos dedos no tapete. Além disso, pressione as pontas dos dedos e a borda interna do polegar no tapete. Traga toda a pressão nessas áreas da mão.
  • Deixe as curas das mãos leves. Você os sentirá levantados e haverá sucção no centro da palma da mão.

Benefícios

  • Alivia a dor ou desconforto no pulso ao realizar uma parada de mão, pose de mesa ou pose de cachorro para baixo.
  • Aumenta a força e até mesmo o fluxo de prana nos braços.

2. Pada Bandha

A palavra Pada significa literalmente pé. Pada bandha bloqueia a energia em nossos pés e ativa os arcos dos pés. Este bandha proporciona estabilidade e equilíbrio na prática do Yoga.

Essa trava nos liga com a energia da Terra e ajuda a canalizar o prana dos pés. Apoia a elevação das articulações nas pernas e na área pélvica.

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Como fazer

  • Coloque os pés em um tapete de ioga.
  • Agora, levante todos os dedos dos pés e espalhe-os.

Há três arcos em nossos pés. Um do dedão do pé ao dedinho do pé , segundo, do dedinho do pé ao tornozelo, e terceiro, do tornozelo ao dedão do pé . Esses arcos formam um triângulo e são.

  • Agora, tente distribuir seu peso uniformemente entre os 3 arcos do pé.
  • Você também pode colocar uma bola sob o pé.

Benefícios

  • Suporta elevação nos joelhos e pélvis
  • Conecta o corpo de Yogi com a terra.
  • Proporciona equilíbrio e centralidade na prática de Yoga.
  • Tonifica os órgãos da parte inferior do corpo.

Estes eram os bandhas menores do Hatha Yoga. Agora, vamos em direção aos Três principais Bandhas

3. Moola Bandha

Moola Bandha significa literalmente ‘bloqueio de raiz’. Este bandha bloqueia a energia na região pélvica do corpo. Este bloqueio inclui a contração dos músculos perineais para bloquear a energia na região pélvica.

Benefícios

  • Aumenta os poderes de concentração e força emocional.
  • Fortalece o assoalho pélvico.
  • Ajuda a limpar o corpo.
  • Melhora a saúde sexual de homens e mulheres, ambos.
  • Proporciona alívio de tensões mentais, emoções negativas e fobias.
  • Estimula o chakra Mooldhara e auxilia no despertar da Kundalini.

4. Uddiyana Bandha

Uddiyana bandha é uma trava de levantamento do abdômen que trava o Prana  na região do abdômen. Neste bandha, desenhamos a parte do umbigo (abdômen) para dentro e para cima.

Benefícios

  • Fortalece os músculos abdominais e o diafragma.
  • Faz-nos sentir e parecer mais jovens, revigorados e cheios de energia.
  • Ajuda a estimular o Manipura Chakra (Chakra do Coração).
  • Aumenta a consciência superior dentro de nós.

5. Jalandhara Bandha

Jalandhar bandha também é conhecido como ‘Chin Lock’ ou ‘Throat Lock’. Este bandha bloqueia o prana na região da garganta.

Benefícios

  • Auxilia no processo de excreção do corpo
  • Melhora o metabolismo e a circulação sanguínea no corpo.
  • aumenta o poder de concentração e acalma a mente.
  • Reduz a ansiedade, raiva e estresse.
  • Ajuda em uma voz clara e doce.
  • Estimula o chakra Vishuddhi (Chakra da Garganta).

Agora vamos explorar a combinação desses três principais bandhas, Maha Bandha

6. Maha Bandha

Quando combinamos três bandhas principais , formamos o Maha bandha . No Maha Bandha, realizamos Jalandhara, Uddiyana e Jalandhara Bandha juntos para obter o máximo de benefícios desses três bandhas.

Benefícios

  • Mantém a saúde cardiovascular.
  • Dá alívio de uma variedade de dores de cabeça, distúrbios do humor e distúrbios do sono.
  • Fortalece o sistema imunológico e o metabolismo.
  • Ajuda na melhor digestão, respiração e extração de resíduos do corpo.
  • Nos torna mais concentrados e alertas.
  • Ajuda no despertar da Kundalini estimulando o Chakra Mooladhara (raiz), Manipura (coração) e Vishuddhi (garganta).

A Sequência de Bandha

Quando falamos sobre o bandha, uma coisa em que nos prendemos comumente é a sequência do bandha. Em outras palavras, qual bandha devemos praticar primeiro?

A sequência deve ser: primeiro, Moola Bandha, depois Uddiyana Bandha e depois Jalandhara Bandha e por último o Maha Bandha.

1. Ist Bandha – Tranque a área da pelve

Começar os bandhas do Moola Bandha é sempre o melhor. Nos aspectos yóguicos, os bandhas são realizados para o despertar da Kundalini . A Kundalini está na raiz da coluna. Ele é liberado bloqueando a energia do prana na raiz da coluna e estimulando o Mooladhara Chakra.

Entre todos os Bandhas, Moola Bandha é o primeiro Bandha a liberar a energia Kundalini para fluir através do Sushumna nadi . Portanto, a prática do bandha deve começar a partir do Moola Bandha.

Além disso, todos os Nadis começam na área Moola/raiz da coluna. Portanto, começar com Moola Bandha estimula esses Nadis  a carregar o prana.

2. II Bandha – Trancar a área do abdômen

Depois de Moola Bandha, deve-se praticar o Uddiyana Bandha.

A energia Kundalini flui em uma direção ascendente. Ele flui da raiz da coluna até a cabeça. Uma vez que liberamos a energia da kundalini para fluir pela coluna, ela atinge a parte do abdômen.

Para eliminar os obstáculos no caminho da energia Kundalini na região do abdome, bloqueamos o prana nessa parte. Isso estimula o Chakra Manipura. Este processo é feito praticando Uddiyana Bandha. É por isso que Moola Bandha é seguido por Uddiyana Bandha.

3. III Bandha – Tranque a Área da Garganta

Uma vez que a energia Kundalini passa pelo abdômen, ela flui em direção à cabeça através da garganta. Assim, para limpar seu caminho na região da garganta, prendemos o Prana na região da garganta. Isso estimula o Vishuddhi Chakra com Jalandhara Bandha. Portanto, a prática de Badha é completada com Jalandhara Bandha.

Quando todas essas práticas são dominadas, realizamos todas essas práticas juntos em Maha Bandha como o último passo dos Bandhas.

Conexão entre Mudras e Bandhas

Yoga mudras e bandhas são muitas vezes tomados juntos, pois trabalham em um nível mais profundo. Estes funcionam em um nível mais sutil do que pranayama e asanaAmbos trabalham na limpeza da mente e na cura do corpo em um nível sutil.

Mudra usa algum movimento ou postura corporal particular para redirecionar a energia prana para um chakra. Os órgãos conectados a essa área específica do Chakra ganham efeito do mudra. Bandha usa a contração de músculos e órgãos que redirecionam a energia para qualquer chakra em particular  e ajuda os órgãos dessa área a funcionar bem.

Inicialmente, não temos controle sobre nosso corpo interior. Por exemplo, não podemos controlar o fluxo de sangue ou o fluxo de calor dentro de nós, etc. Mudras e Bandhas nos dão controle sobre nosso corpo interior. Essas atividades nos dão o poder de controlar e curar nossos corpos sutis.

Incorporando a Respiração em Bandhas

A respiração é uma parte essencial da prática do Bandha. Exercícios de respiração antes do Bandha permitem que o Prana flua por todo o corpo. Prana é controlado por inspirações e expirações. Prana governa a energia em todos os exercícios físicos e mentais. Enquanto pratica bandha, a prática de respiração (prender a respiração) ajuda a completar a trava.

Na verdade, a combinação da respiração com a palavra interna/contração dos músculos forma um Bandha. Bandhas em conjunto com pranayama dão os melhores resultados.

Bandha inclui tanto Antar Kumbhaka (retenção de inalação) e Bahya Kumbhaka (retenção de exalação). Sem retenção da respiração (Kumbhaka), nenhum bandha ou nenhum bloqueio pode ser realizado.

Assim, Bandha tem uma relação mais profunda com a respiração.

Benefícios das Bandhas

  • Ativa todos os órgãos da área, onde o Bandha é aplicado.
  • Estimula todas as glândulas do sistema endócrino.
  • Acalma o cérebro e fortalece nossas emoções.
  • Mantém a coluna saudável.
  • Fortalece o sistema nervoso autônomo e sistema nervoso parassimpático.
  • Ajuda no Despertar da Kundalini
  • Estimula Mooladhara (raiz), Manipura (coração) e Vishuddhi (garganta) Chakra.
  • Ajuda a purificar o corpo e a mente.

Palavras conclusivas

Desde que nascemos, temos consciência apenas do nosso corpo físico. Mas, há muito mais do que o corpo físico. Sabemos apenas algumas coisas sobre nosso corpo sutil, nossa alma. Bandha é uma compreensão mais profunda de nossas almas. Estes estimulam o Prana e os Chakras.

Bandhas são uma bênção do Hatha Yoga para nós. Aquele que domina esta técnica de Yoga, domina sua alma. Os resultados do Bandha não acontecem da noite para o dia. Eles demoram um pouco para mostrar seu resultado. Você só precisa ser paciente. Você obterá os resultados desejados, não imediatamente, mas definitivamente.

 

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