Yoga

Shakti Yoga: A prática para despertar o poder de Shakti dentro de você

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As poses de ioga são conhecidas por abordar muitos sistemas mentais, físicos e biológicos proeminentes em seu corpo. Esses benefícios do yoga geram sua força, resistência, concentração e flexibilidade. Mas Shakti Yoga aborda as energias existenciais dentro de você que impactam seus traços psico-comportamentais. 

Shakti yoga é um estilo único de yoga que enfatiza o fluxo suave entre as poses para abraçar a energia divina que reside em cada um de nós.

O conceito de Shakti yoga é baseado nessa ideia muito conceitual de Shakti. Shakti yoga está estabelecendo um fluxo (que em si é um traço feminino, em oposição a rígido/estático) na rotina de yoga. O fluxo na prática de shakti yoga pode ser introduzido de duas maneiras;

  • Modificar o movimento estático das poses de ioga para uma forma de fluxo livre.
  • Sequenciar as poses de uma maneira que possa acomodar uma transição suave e fluida.

Exercícios de respiração e cantos de mantras, juntamente com a atenção plena, são o núcleo da shakti yoga. À medida que você faz a transição entre as poses, você pronuncia continuamente palavras sagradas e se concentra em sua respiração. Embora o Shakti yoga englobe muitas poses de yoga, a saudação ao sol, ou Surya Namaskar, é a sequência fundamental.

O objetivo da shakti yoga é aumentar sua energia prânica (vitalidade) para que você possa sentir o divino dentro de si e se conectar com essa energia.

O conceito de Shiva e Shakti

A energia masculina, também conhecida como Shiva, é responsável pela análise lógica e raciocínio, disciplina, confiança, objetividade, força de vontade, sobrevivência, limite, afirmação e afins.

Enquanto a Shakti se refere à energia feminina e à deusa hindu que é a fonte de energia criativa no universo. É a energia (ou combinação de energias) responsável pela criação, expressão, compaixão, intuição, sensação, liberdade, fluxo, bondade, aceitação, sacrifício, reflexão e perdão.

Este contraste dos traços mentais-comportamentais de shiva e shakti é representado por diferentes conceitos em diferentes sistemas de crenças. O Yin e Yang, depois o cérebro esquerdo e o cérebro direito, Ida e Pingala Nadi são exemplos que representam o contraste feminino-masculino.

A shakti yoga é apenas para mulheres?

Como o termo Shakti se refere à energia feminina e, na mitologia hindu, a divindade da deusa, as pessoas geralmente atribuem uma especificação de gênero à shakti yoga. Então vamos esclarecer essa confusão de uma vez por todas. Shakti yoga não é apenas para mulheres, mas para ambos os sexos. 

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É um erro comum confundir as energias feminina e masculina, com o gênero feminino e masculino. Mas, na realidade, ambos os sexos têm ambas as energias. E shakti yoga lhe dá a capacidade de estabelecer uma conexão equilibrada com ambas as energias, que contribuem para um ser bem-sucedido.

Shakti yoga irá ajudá-lo a explorar sua energia feminina e estabelecer uma conexão consciente com ela. Este estabelecimento da conexão é muito necessário para as pessoas que são governadas principalmente por sua energia masculina.

O que compõe a prática de shakti yoga?

Shakti yoga é um yoga de improvisação de fluxo livre. Esta forma de yoga combina movimento livre e movimentos de dança, para improvisar a estrutura e a sequência do yoga.

A técnica de Shakti yoga é muito parecida com vinyasa yoga e Tai Chi. Ele pega as formas posturais centrais do yoga e as une em um fluxo e ritmo, que forma um movimento bem sequenciado e contínuo.

Shakti yoga enfatiza muito a experiência pessoal. Isso significa que, na shakti yoga, você não seguirá um conjunto estrito de instruções. Em vez disso, você assumirá a liderança de sua conveniência física e humor e, consequentemente, deixará seu corpo fluir em um movimento que pareça restaurador e construtivo.

Observe que o fluxo de Shakti Yoga é tal que o ajuda a explorar apenas o lado feminino de sua força vital. Assim, praticar esta forma irá ajudá-lo especificamente a trabalhar em seus traços femininos, como criação, compaixão e expressão.

As características comuns

Shakti Yoga geralmente inclui o Hatha Yoga e Ashtanga Yoga Asanas normais. Embora o Shakti yoga possa ser mesclado com outras formas como power, rocket e hot yoga.

Estas são as características específicas que fazem uma sequência de yoga, uma sequência de Shakti yoga.

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  • As retenções estáticas são modificadas com movimentos rítmicos sutis.
  • A ordem das poses na sequência tem grande importância
  • Todas as poses, do início ao fim, estão amarradas. Você se move de uma pose para outra por meio de um fluxo de transição contínuo.
  • A sincronização da respiração com o movimento é muito importante.
  • As poses podem ser modificadas da maneira que seu corpo e mente acharem adequado.
  • Inclui movimentos livres contemporâneos e movimentos de dança para improvisação e transição.
  • As transições e modificações nunca são forçadas, mas são naturais para o praticante.
  • Toda a sessão de prática está em um fluxo contínuo.
  • Shakti yoga tem a sincronização máxima mente-corpo-energia.

Benefícios do Shakti Yoga

Em nosso estilo de vida repetitivo e monótono, o Shakti Yoga pode trazer uma mudança refrescante. O fluxo de shakti pode ajudar a explorar as inclinações físicas, não o nosso corpo, e aprender novas formas de expressão. É também uma ferramenta útil exemplar para aliviar o estresse e restaurar o vigor de nossa mente e corpo.

Nossa vida profissional e o estresse comercial regular colocam nossas mentes em uma estrutura mecânica, distanciando-nos da essência feminina de nossa força vital. Shakti yoga reinventa a conexão com nosso espírito feminino, desencadeando uma sensação de criação, compaixão, expressão e liberdade.

Shakti yoga em geral (focando apenas na forma de fluxo livre) é altamente recomendado para diferentes benefícios físicos, mentais e comportamentais:

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  • Melhora da circulação sanguínea
  • Respiração eficiente
  • Funcionamento nervoso altamente aprimorado
  • Melhora do equilíbrio e flexibilidade muscular
  • Perda de peso e controle nutricional
  • Calma de mente
  • Desenvolva um senso inato de ritmo
  • Saldo extraordinário
  • Respiração sincronizada e movimento do corpo
  • Melhor controle musculoesquelético em movimento
  • Aumento da intuição e compaixão
  • Adquira um senso de expressão física eficiente

Como funciona?

Enquanto os apoios estáticos normais do yoga ativam pontos de pressão específicos, o movimento Shakti promove o fluxo de energia através dos portais de pressão.

A sequência de Yoga Shakti se concentra mais em sua flexibilidade muscular, equilíbrio, agilidade e destreza. Esses recursos musculoesqueléticos ajudarão você a evitar lesões durante movimentos rápidos e extenuantes.

O movimento fluido desta forma de yoga também tem um potente efeito estabilizador no fluxo sanguíneo. Shakti yoga promove sangue eficiente para todas as partes do corpo, para uma nutrição adequada.

Shakti yoga também coloca ênfase nos padrões de respiração. Ele garante que seu fluxo e movimento sejam efetivamente sincronizados com seu padrão de respiração. Isso ajuda seus músculos a receber níveis adequados de oxigênio para realizar as tarefas que deveriam.

Finalmente, o fluxo sincronizado beneficia diretamente o sistema nervoso. Shakti yoga tem benefícios monumentais para o seu sistema nervoso que eventualmente geram influências psico-comportamentais.

Esses benefícios colaboram para desenvolver estímulos neuroendócrinos que estimulam comportamentos de expressão, compaixão, criação e todos os outros traços femininos.

Uma sequência suave de shakti yoga

A sequência Shakti pode incluir diferentes níveis de yoga iniciante, intermediário e avançado. Você obviamente estará selecionando poses mais específicas para suas necessidades.

Você pode verificar a seguinte sequência de exemplo.

  • Fique em pose de montanha.
    • Mantenha a coluna ereta, estufe o peito
    • Lentamente, levante as mãos pelas laterais do corpo e levante-as diretamente acima da cabeça.
    • Você pode juntar as mãos e arquear suavemente para trás a partir do quadril.
  • Agora, lentamente, mantendo a parte superior do corpo reta, incline-se para a frente.
    • Segure o chão e quebre levemente os joelhos e mexa o corpo/torso para soltar a tensão.
  • Segurando o chão, faça uma investida, com a perna direita dobrada para a frente e a perna esquerda esticada para trás.
    • Coloque o joelho direito no chão, sente-se equilibrando-se no calcanhar direito e levante as mãos do chão.
    • Levante as mãos lentamente do chão pelas laterais do corpo e levante-as acima da cabeça, e junte-se a elas em Anjali Mudra.
    • Arqueie as costas para alongar os quadris.
  • Solte o arco, segure o chão com as mãos e deslize para a pose de pombo.
    • Agora levante a cabeça e vire a parte superior do corpo para a esquerda, estique a mão esquerda na linha da perna esquerda e vire a cabeça em direção ao ombro esquerdo.
    • Retorne lentamente à investida inicial 
  • Traga a perna esquerda para a frente e volte para a curva para a frente.
    • Mais uma vez, repita a estocada para o alongamento do pombo, mas desta vez com a perna esquerda dobrada para frente e a perna direita esticada para trás.
    • Volte novamente para a curva para a frente.
  • Agora estique as duas pernas para trás e abaixe os joelhos e os dedos dos pés no chão.
    • Delicadamente, toque o queixo e o peito no chão também, com as mãos tocando o chão nas laterais do peito.
    • Sua pélvis deve ser levantada do chão, com as nádegas no ar.
    • Permaneça nessa postura por algumas respirações, enquanto levanta os dedos dos pés e balança a parte inferior das pernas para frente e para trás, puxando-as em direção às coxas e afastando-as.
  • A partir desta postura, entre na postura da cobra.
  • Da postura da cobra, suba para o cão virado para cima e de volta para o cão virado para baixo.
  • Do cão virado para baixo, abaixe os joelhos e entre na pose da vaca-gato.
    • Na pose da vaca-gato, estenda as mãos e as pernas alternadas para fora.
  • Deslize para a pose da criança do Gato-Vaca e depois para o filhote estendido.
  • Retorne à pose da criança e, da pose da criança, sente-se na pose do raio.
    • Adicione movimentos de mão e Anjali Mudra acima da cabeça, enquanto estiver na pose do raio.
    • Você pode até adicionar torções de meio torso, como o meio-senhor da pose de peixe, enquanto está sentado na pose de raio.
  • Recline-se de volta para a pose de herói reclinado.
  • Gentilmente destrave suas pernas para ir para Savasana.
    • Deitado em decúbito dorsal, faça algumas rodadas de torções em decúbito dorsal.
  • Siga-o com a pose da ponte e volte a deitar em decúbito dorsal.
  • Descanse um pouco na pose de ângulo reclinado.
  • Em seguida, levante o corpo até o suporte do ombro.
    • Enquanto estiver no ombro, abra as pernas para os lados e para frente e para trás.
  • Abaixe as pernas para a postura do arado, dobre os joelhos e traga-os pelos lados das orelhas.
  • Coloque as pernas de volta no ombro no suporte do ombro e solte para Savasana.
  • Descanse em Savasana por algum tempo e termine sua sequência.

Como se conectar com sua shakti?

Por que envolver essas práticas, você pode perguntar. A resposta é simples. Se você tivesse os benefícios médios do yoga em mente, então você seguiria um estilo convencional de yoga, como o hatha yoga.

Se você está procurando por Shakti yoga, claramente você tem alguns requisitos específicos. Talvez algo como melhorar sua expressão física, flexibilidade fluida e uma abordagem mental mais orientada para a intuição e a compaixão. 

A construção do Shakti yoga é tal que sua prática o ajudará a se conectar com suas energias femininas, sua Shakti. Mas a ioga por si só não será suficiente. Para realmente despertar a poderosa Shakti dentro de você, você deve complementar seus esforços de ioga com certos hábitos de vida.

1. Aumente sua capacidade de receber

Receber é uma prática importante que ajuda você a se conectar com sua energia feminina. Receber abre as portas para a compaixão, aceitação e perdão. 

Em uma conversa, preste mais atenção em ouvir, em vez de expor seu ponto de vista. Não seja rude quando as pessoas se aproximarem de você, seja mais acolhedor. Abaixe seu orgulho e receba confortavelmente a ajuda de outras pessoas. Em suma, seja mais perceptivo em relação a diferentes tipos de palavras, ações e pensamentos dos outros.

2. Faça aulas de dança

A dança é uma forma forte de expressão física, alguns diriam que é a mais forte. Assim, ter aulas de dança vai soltar você e deixá-lo confortável com seu corpo.

Isso aumentará sua capacidade de se expressar fisicamente e beneficiará diretamente a prática de Shakti Yoga. Shakti yoga muitas vezes usa muitos passos de dança para improvisar as poses. Assim, a dança e o Shakti Yoga se complementam muito bem.

3. Envolva-se em atividades criativas

A força da criação é frequentemente considerada a mais poderosa de todas as características femininas divinas. Uma vez que você possa desbloquear sua energia criativa, ela criará um efeito cascata em sua mente-corpo, estimulando também outros traços femininos.

As atividades criativas podem incluir uma grande variedade de coisas, desde escrever, pintar, fazer artesanato, desenhar até cozinhar, tricotar e bordar. Basicamente, qualquer atividade que cria algo é criativa. Atividades masculinas típicas como construir prédios, forjar utensílios de metal e construir móveis também são atividades criativas.

4. Envolva-se em atividade espontânea

Estar completamente preso dentro dos limites de uma rotina é uma coisa tipicamente masculina. Se essa natureza se tornar continuamente permanente em sua vida, as energias femininas perderão sua potência em você. De vez em quando ouse abandonar sua rotina e simplesmente pular espontaneamente em alguma atividade impraticável.

5. Contribuir dentro de suas possibilidades para os desprivilegiados

Saiba que a contribuição é maior que o sucesso. Se você recebeu certos benefícios da sociedade e da natureza, você também tem a responsabilidade de contribuir com algo em troca. É uma obrigação moral de nós humanos, pelo menos deveria ser.

A contribuição lhe ensinará os traços femininos de sacrificar, prover e nutrir. Você não precisa contribuir com algo monumental. Você não está conduzindo uma campanha de relações públicas, mas o desenvolvimento pessoal. Então, algo como cozinhar um jantar nutritivo para um grupo de moradores de rua deve ser suficiente. Afinal, o que pode ser mais nutritivo do que alimentar!

6. Interaja com a natureza

Chamamos natureza, mãe natureza, porque ela constantemente nos protege, nos fornece e nos nutre. E quando ultrapassamos nossos limites não deixa de nos punir. Existe um imenso grau de energia feminina dentro da natureza e, portanto, interagir com ela de qualquer forma despertará sua Shakti. Pode ser jardinagem ou pode ser uma campanha de limpeza do ambiente.

Pensamentos finais

Shakti yoga não é necessariamente uma forma difícil de yoga. Requer nada mais do que força e flexibilidade médias. No entanto, ainda não pode ser considerado como um estilo de yoga para iniciantes. Há três coisas que você absolutamente deve saber antes de considerar fazer uma aula de Shakti yoga.

Os pré-requisitos do Shakti Yoga são construídos no fato de que você precisa improvisar no tatame. A improvisação pode variar de sutil a elaborada.

No entanto, como qualquer improvisação, no Shakti Yoga também, você deve ter uma compreensão completa das teorias básicas dos asanas. O conhecimento de teorias básicas será fundamental para mantê-lo fora de perigo enquanto improvisa.

Além disso, você também deve estar em sintonia com sua capacidade física. Você deve saber como seu corpo se sente em diferentes poses, alongamentos e torções. Isso ajudará você a obter um fluxo contínuo e sem lesões. Finalmente, para trazer movimento no tapete, você deve ter aderência e equilíbrio adequados.

 

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