Rahula – Filho e Discípulo do Senhor Buda

Você gostaria de uma profissão onde você Cumpre seu Propósito de Vida, Clique aqui na Formação Completa em Reiki do Básico ao Avançado (Nível 1 ao 3B)

Rahula era o filho e um dos dez Grandes Discípulos do Senhor Buda. Rahula também foi chamado de “Rahula The Lucky”.

Rahula era o único filho biológico de Siddhartha Gautama e da Rainha Yasodhara. De acordo com  a tradição budista, Rahula era muito jovem quando o príncipe Siddhartha decidiu viver uma vida de asceta e tentou encontrar o verdadeiro significado da vida e do ciclo do Samsara.

Mais tarde  , Rahula  tornou  -se monge budista e alcançou  a Iluminação. Segundo a lenda, Rahula  era chamado de “  Rahula, o sortudo  ” por seus amigos, pois era filho do  Senhor Buda  e alcançou  a Iluminação . Rahula foi considerado um dos dez Grandes Discípulos do Senhor BudaRahula  morreu jovem antes da  partida do Senhor Buda .

Antes de deixar a vida da realeza para encontrar o Iluminismo, o príncipe Siddhartha  chamou  Rahula  de ” grilhão “, já que Rahula  poderia amarrar o príncipe a  Yasodhara e interromper sua busca para encontrar a verdade sendo a  Roda da Vida. Algumas pessoas dos tempos modernos acusaram  o Senhor Buda  de ser um “ pai caloteiro ” desde que ele deixou  Rahula  quando era muito jovem.

História

Acreditava-se que o nascimento de  Rahula  foi o fator chave que alimentou  a decisão do príncipe Sidarta de  deixar o palácio, bem como a vida real e encontrar o significado da vida, morte, dor, velhice e viver uma vida ascética. Rahula  era filho do príncipe Siddhartha e Yasodhara e neto do rei Suddhodhana, rei Shakyan de  Kapilvastu, Lumbini.

Na noite em que o  príncipe Siddhartha escolheu a vida ascética, o príncipe espiou o quarto real para olhar para sua esposa e filho pela última vez, mas o rosto de Rahula estava escondido pelo braço de Yasodhara.

Após 9 anos, o Senhor Buda retornou ao seu local de nascimento, Kapilvastu. Quando ele chegou ao reino, Yasodhara levou Rahula ao Senhor Buda  e informou Rahula que ele era filho do Senhor Buda.

Yasodhara instruiu  Rahula  a pedir a herança a seu pai para que ele pudesse se tornar o rei após a morte de seu avô, o  rei Suddhodhana. Mais tarde, Rahula seguiu o Senhor Buda pedindo-lhe a herança.

Mas  o Senhor Buda  decidiu que Rahula herdaria sua Iluminação e conhecimento da vida e do Dharma. Ele pediu ao Venerável Sariputra  para se juntar a Rahula na ordem da Sangha. Ele escolheu Sariputra  para ser  o instrutor  de Rahula e Moggallana  como seu professor.

Rahula como monge budista

Depois  que Rahula  se juntou à Ordem, ele recebeu e não mostrou favoritismo pelo  Senhor Buda e foi ordenado a seguir a mesma regra que outros monges. O Senhor Buda  às vezes ensinava  Rahula sozinho.

Rahula  era um aluno muito atencioso e estava sempre ansioso para ouvir as palavras de  conhecimento  de seu professor. Assim, o Senhor Buda  disse a todos os seus discípulos que Rahula era o mais ansioso pelo treinamento.

Quando o rei Suddhodhana ouviu que seu neto se tornou o discípulo do Senhor Buda, acusou o Senhor Buda  de que Rahula foi levado sem sua permissão. Foi quando o Senhor Buda  estabeleceu uma regra de que o consentimento dos pais era necessário antes que alguém pudesse ser ordenado na Ordem da Sangha.

Um dia,  Rahula  desorientou uma pessoa que busca o  Buda . Quando  Buda  ouviu falar de   tal comportamento  de Rahula , Buda  pensou que deveria ensinar  Rahula  como seu pai e professor. A conversa do  Senhor Buda  e  Rahula  foi registrada no texto do  Ambalatthika-rahulovada Sutta no Pali Tripitaka.

Buda  chamou  Rahula  para que pudesse discutir o  dharma  de tal forma que  Rahula  pudesse entender e lembrar. Satisfeito  Rahula  lavou  os pés de Buda  com água em uma bacia.

“Rahula, você vê esse pouco de água que sobrou?”

“Sim senhor.”

“Isso é quão pouco monge há em alguém que não sente vergonha de contar uma mentira.”

Quando a água restante foi jogada fora, o Buda disse: “Rahula, você vê como esse pouco de água é jogado fora?”

“Sim senhor.”

“Rahula, o que quer que haja de monge em qualquer um que não sinta vergonha de contar uma mentira é jogado fora desse jeito.”

O Budha virou a concha de água de cabeça para baixo e disse a Rahula: “Você vê como esta concha de água está virada de cabeça para baixo?”

“Sim senhor.”

“Rahula, o que quer que haja de monge em qualquer um que não sinta vergonha de contar uma mentira é virado de cabeça para baixo assim.”

Então o Buda virou a concha de água para cima. “Rahula, você vê o quão vazio e oco é esta concha de água?”

“Sim senhor.”

“Rahula, o que quer que haja de monge em qualquer um que não sinta vergonha de contar uma mentira deliberada é vazio e vazio assim.”

Depois de ouvir tal conhecimento do  Senhor Buda, Rahula  aprendeu a purificar suas ações e tentou considerar as consequências de sua ação.

Mais tarde, Buda ensinou  a Rahula sobre o caminho da meditação. Aos 18 anos,  Rahula  alcançou a Iluminação. De acordo com  a tradição budista,  Rahula  morreu jovem, após atingir a  Iluminação. O Grande Imperador Maurya e seguidor de Buda,  Ashoka, o Grande ,  construiu uma stupa em homenagem a Rahulas.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo