Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

A Vida de Sariputra, Discípulo do Buda – O início da vida de Sariputra

A Vida de Sariputra, Discípulo do Buda – O início da vida de Sariputra

Sariputra (também escrito Sariputta ou Shariputra) foi um dos principais discípulos do Buda histórico. De acordo com a tradição Theravada, Sariputra percebeu a iluminação e tornou-se um arhat ainda jovem.

Dizia-se que ele perdia apenas para o Buda em sua capacidade de ensinar. Ele é creditado com o domínio e codificação dos ensinamentos do Buda Abhidharma, que se tornou a terceira “cesta” do Tripitika.

O início da vida de Sariputra

Segundo a tradição budista, Sariputra nasceu em uma família brâmane, possivelmente perto de Nalanda, no moderno estado indiano de Bahir. Ele originalmente recebeu o nome Upatissa. Ele nasceu no mesmo dia que outro discípulo importante, Mahamaudgayalyana (sânscrito), ou Maha Moggalana (Pali), e os dois eram amigos de seus jovens.

Quando jovens, Sariputra e Mahamaudgayalyana juraram realizar a iluminação e se tornaram ascetas juntos. Um dia eles conheceram um dos primeiros discípulos do Buddha, Asvajit (Assaji in Pali). Sariputtra ficou impressionado com a serenidade de Asvajit e pediu ensino. Asvajit disse:

” De todas aquelas coisas que de uma causa surgem,
Tathagata a causa disso tem contado;
E como elas deixam de ser, isso também ele diz,
Esta é a doutrina do Grande Recluso.”

Com essas palavras, Sariputra teve o primeiro insight sobre a iluminação, e ele e Mahamaudgayalyana procuraram o Buda para ensinar mais.

Discípulo do Buda

De acordo com os textos de Pali, apenas duas semanas depois de se tornar um monge do Buda, Sariputtra recebeu a tarefa de abanar o Buda ao proferir um sermão.

Enquanto Sariputra ouvia atentamente as palavras do Buda, ele percebeu uma grande iluminação e tornou-se um arhat. Até então, Mahamaudgayalyana também havia percebido a iluminação.

Sariputra e Mahamaudgayalyana eram amigos pelo resto de suas vidas, compartilhando suas experiências e percepções. Sariputra fez outros amigos na sangha, em particular, Ananda, a atendente de longa data do Buda.

Sariputra tinha um espírito generoso e nunca passou uma oportunidade de ajudar outro a perceber a iluminação. Se isso significasse franqueza, apontando falhas, ele não hesitou em fazê-lo. No entanto, suas intenções eram altruístas e ele não criticou os outros em outras para se fortalecer.

Ele também ajudou incansavelmente outros monges e até mesmo limpou depois deles. Ele visitou os doentes e cuidou do mais jovem e mais velho da sangha.

Alguns dos sermões de Sariputra estão registrados no Sutta-pitika do Pali Tipitika. Por exemplo, no Maha-hatthipadopama Sutta (O Grande Simulador da Pegada do Elefante; Majjhima Nikaya 28), Sariputtra falou da Origem Dependente e da natureza efêmera dos fenômenos e do eu. Quando a verdade disto é percebida, ele disse, não há nada que possa causar uma aflição.

“Agora, se outras pessoas insultarem, difamarem, exasperarem e perseguirem um monge [que tenha discernido isso], ele perceberá que” Um sentimento doloroso, nascido do contato com os ouvidos, surgiu dentro de mim.

E isso é dependente, não independente. Depende do contato. E ele vê que o contato é inconstante, o sentimento é inconstante, a percepção é inconstante, a consciência é inconstante, sua mente, com a propriedade [da terra] como seu objeto / suporte, cresce, confiante, firme e liberada ”.

Abhidharma, ou cesta de ensinamentos especiais

O Abhidharma (ou Abhidhamma) Pitaka é a terceira cesta do Tripitaka, que significa “três cestas”. O Abhidharma é uma análise dos fenômenos psicológicos, físicos e espirituais.

De acordo com a tradição budista, o Buda pregou o Abhidharma em um reino de deus. Quando retornou ao mundo humano, o Buda explicou a essência do Abhidharma a Sariputra, que o dominou e codificou em sua forma final. Veja mais: Mudras o Poder Oculto em Suas Mãos

No entanto, estudiosos, hoje acreditam que o Abhidharma foi escrito no terceiro século aC, dois séculos depois que o Buda e seus discípulos passaram para o Parinirvana.

Última Tarefa de Sariputra

Quando Sariputra soube que ele morreria logo, ele deixou a Sangha e foi para casa, para sua terra natal, para sua mãe. Ele agradeceu a ela por tudo que ela tinha feito por ele. A presença de seu filho deu à mãe uma visão de abertura e a colocou no caminho para a iluminação.

Sariputra morreu no quarto em que nasceu. Seu grande amigo Mahamaudgayalyana, viajando para outro lugar, também morreu em pouco tempo. Não muito tempo depois, o Buda também morreu.

Sariputra no Mahayana Sutras

Os Mahayana Sutras são escrituras do budismo Mahayana. A maioria foi escrita entre 100 aC e 500 dC, embora alguns possam ter sido escritos depois disso. Os autores são desconhecidos. Sariputra, como personagem literário, aparece em vários deles.

Veja mais: Mudras o Poder Oculto em Suas Mãos

Sariputra representa a tradição “Hinayana” em muitos desses sutras. No Sutra do Coração, por exemplo, o Bodhisattva Avalokiteshvara explica sunyata a Sariputtra. No Sutra Vimalakirti, Sariputra se vê trocando de corpo por uma deusa. A deusa estava fazendo questão de que gênero não importa no Nirvana.

No Sutra de Lótus, no entanto, o Buda prediz que um dia Sariputra se tornaria um Buda.



Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.