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Murcha Pranayama: Passos, Benefícios e Precauções

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Murcha Pranayama: Moorcha respiração/pranayama é um dos 8 tipos de pranayama . Esta arte de respirar requer um período de inalação lenta seguido por uma pausa completa prolongada ou retenção da respiração. O queixo fica travado até você sentir desmaio.

Fechar as passagens com Jalandhar bandha firmemente no final de Puraka, e expelir o ar lentamente é chamado de Moorcha por causar desmaio na mente e dar conforto. ~ Hatha Yoga Pradipika, capítulo 2, versículo 69

O significado de Murcha

O significado literal do termo sânscrito ‘Murcha’ ou às vezes também escrito como ‘Moorcha’ é desmaio . O mecanismo de retenção dessa respiração provoca a sensação de tontura no praticante, por isso também é conhecido como ‘ respiração desmaiada ‘.

A respiração Mucha ( Pranayama ) torna a mente desprovida de sentidos para aquele momento (ao realizá-la) e dá a sensação de tontura à pessoa. Ele desmaia a mente e proporciona conforto.

Passos para realizar Murcha Pranayama

Siga estes passos simples para realizar o pranayama Murcha.

Posturas Sentadas e Alinhamento Corporal

  1. Sente-se em qualquer postura meditativa como pose de lótus (padmasana) ou pose fácil (Siddhasana).
  2. Relaxe todo o corpo, mãos apoiadas nos joelhos e alinhe os ombros. Mantenha a mente calma, mas alerta.
  3. Alinhe a cabeça e a coluna em uma linha reta.
  4. Lentamente, traga sua atenção para a respiração até que ela se torne lenta e profunda.

Incline a cabeça para trás e inspire

  1. Adquira ‘khechari mudra ‘ e comece a inspirar lentamente pelas duas narinas.
  2. Gentilmente incline a cabeça ligeiramente para trás e acompanhe com a respiração Ujjayi.
  3. Adquira ‘Shambhavi Mudra’ trazendo seu olhar para o centro das sobrancelhas.
  4. Mantenha os braços retos, trave os cotovelos e pressione os joelhos com as mãos.

Faça a retenção interna da respiração durante toda a inspiração.

Abaixe a cabeça e segure a respiração

  1. Retenha a respiração e execute Jalandhar bandha, trazendo o queixo contra o peito.
  2. Lentamente, comece a exalar a respiração retida quando sentir a tontura extrema.

É uma rodada de murcha pranayama. Repita da mesma maneira após o relaxamento.

Relaxe na posição vertical

  1. Feche os olhos e traga a cabeça de volta à posição vertical lentamente.
  2. Mantenha os olhos fechados e tente relaxar o corpo.
  3. Você experimentará a tranquilidade na mente e no corpo. Essa leveza é a abordagem para o desmaio.

Nota prática:

  • A retenção interna da respiração é a essência principal da respiração murcha. Então, desenvolva sua capacidade de prender a respiração por um período mais longo.
  • A retenção da respiração induz um estado de vazio agindo diretamente sobre a mente.
  • A pressão nos vasos sanguíneos do pescoço causa flutuações na pressão dentro da cavidade craniana e resulta em tontura.
  • A compressão dos seios carotídeos é responsável por alterar o tônus ​​do sistema nervoso autônomo e induz a sensação de desmaio.

Duração

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Pratique até começar a sentir uma sensação de desmaio. A duração do Kumbhaka (retenção da respiração) é muito importante. Enquanto você puder prender a respiração, melhor será.

Uma inspiração e uma expiração fazem um ciclo. Repita até sentir desmaio. Deve ser realizado após os asanas e antes da meditação.

É muito útil e proporciona benefícios adicionais quando praticado antes de dormir.

Consciência

É muito importante saber como e para onde direcionar sua consciência enquanto realiza murcha pranayama.

  • Consciência Física: traga sua consciência para a respiração. Preste atenção ao movimento da cabeça e também ao centro das sobrancelhas.
  • Consciência Espiritual: há um vazio atrás do centro da sobrancelha chamado ‘ chidaksha ‘. Direcione sua consciência para este vazio.

Benefícios do Murcha Pranayama

Uma das causas comuns de estresse é a atração pelo mundo exterior. Nós, seres humanos, somos tão afugentados pelo prazer do meio externo que nos esquecemos de viajar para dentro. A felicidade terrena é transitória e dependente. Olhar para dentro e permanecer nesse mundo onde a felicidade é absoluta e o estado de espírito é indestrutível leva você à eternidade.

  1. Essa respiração proporciona tranquilidade mental e uma sensação de euforia.
  2. Aumenta a eficiência mental, fornecendo energia e removendo distrações.
  3. A respiração desmaiada dá uma experiência feliz onde a mente fica livre de emoções negativas, por exemplo, frustração, raiva, ansiedade, ciúme, etc.
  4. Eleva o nível de prana energizando o ida e pingala Nadis (canais nas costas) e Sushumna (o canal central)
  5. Ajuda a criar um estado de inconsciência onde sua mente está calma e o corpo relaxado, mas você está alerta. Isso é conhecido como um estado de ‘inconsciência consciente’ .
  6. Traz estabilidade e contentamento, infundindo alegria e felicidade.
  7. Como é praticado com Jalandhar Bandhaexerce pressão sobre o seio carotídeo, o que reduz a pressão arterial
  8. Reduz as gorduras do corpo, eficaz na cura de dores de cabeça e fraqueza muscular.
  9. A sensação de tontura ou desmaio prova ser um complemento eficaz antes da meditação .

Precauções

Como esta técnica de respiração compreende a leve sensação de desmaio, é muito necessário realizá-la corretamente com certas medidas.

Este pranayama não deve ser praticado por todos. Muitas vezes requer a orientação de um professor competente.

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  • As pessoas que têm transtorno mental devem evitar a respiração Murcha.
  • Os casos de pressão alta (hipertensão) ou pressão baixa (hipotensão) devem se abster desta técnica de respiração.
  • Os cardiopatas devem fazê-lo sob a formação de um professor.
  • Se a pessoa ficar totalmente desmaiada ou inconsciente, interrompa imediatamente.

Murcha Pranayama não deve ser praticado após as refeições , e deve haver um intervalo mínimo de 3-4 horas. A comida no estômago exerce pressão sobre o diafragma e pulmões e, portanto, tem um efeito negativo.

Contra-indicações

  • Pressão alta
  • Pressão sanguínea baixa
  • Epilepsia
  • Distúrbios cerebrais, por exemplo, aneurisma
  • Doenças cardíacas como aterosclerose
  • Glaucoma

Conclusão

Pranayama é uma das práticas yogues mais importantes e proporciona diferentes respostas no sistema nervoso cardiovascular e autônomo. Moorcha pranayama atua como a ponte entre a mente e o corpo. Não só equilibra a arte de respirar, mas também proporciona calma e paz à mente.

Quando a mente fica sem pensamentos, um estado de relaxamento é alcançado. O praticante se sente leve e essa felicidade o faz sentir como se estivesse flutuando. Ele está longe dos assuntos mundanos e começa a viajar para dentro. Apesar de estar estressado pelo “samsara”, ele inicia sua jornada para “Ananda” que está dentro e, atraindo sua mente para dentro, ele alcança esse prazer supremo.

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