Os mudras

Garuda Mudra (Gesto da Águia): Significado, Como Fazer, Benefícios

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Garuda Mudra é nomeado após o rei dos pássaros águia. Eagle é conhecido por sua disciplina e liberdade, então este mudra traz essas qualidades para os praticantes.

Além disso, este mudra alimentará energia e inspiração dentro de você. É especialmente destinado a equilibrar o ar ou Vata dosha no corpo. A deficiência de Vata faz você se sentir letárgico, letárgico e irritável.

Para realizar garuda mudra, entrelace os polegares com os dedos estendidos e abra a palma da mão em sua direção. Este gesto de mão pode ser observado enquanto pratica garudasana (pose da águia). O corpo fica revitalizado e o fluxo sanguíneo é ativado mantendo as mãos nessa posição.

Para entender melhor o garuda mudra, suas precauções e benefícios, continue lendo mais.

Significado e Funcionamento

“Garuda” é o termo sânscrito para “águia” e “mudra” refere-se a “gesto”. As palmas abertas com dedos estendidos lembram Garuda (águia), o rei dos pássaros e do vento, daí o nome Garuda mudra.

Neste mudra, quando ambos os polegares estão entrelaçados, pode ser considerado como a união das energias elementares do polegar. O polegar representa o elemento fogo, então o Garuda mudra estimula o elemento fogo (Agni) no corpo que aquece e lubrifica o ar seco. Isso elimina os fluidos corporais estagnados equilibrando o elemento fogo.

É praticado em combinação com sessões de meditação ou pranayama. Por isso, às vezes também chamado de Garuda mudra pranayama. Também é conhecido pelo nome inglês Eagle pose.

Representação simbólica

Na mitologia hindu, Garuda é considerado o monte do Senhor Vishnu, o Deus da preservação. É um pássaro poderoso que é o rei dos pássaros e do vento.

Este mudra é chamado assim, mantendo a natureza feroz, disciplinada e comprometida de Garuda em mente que se desenvolve no praticante.

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Além disso, Garuda tem grandes asas que usam para explorar o céu sem limites e exibir sua liberdade. Da mesma forma, as mãos enquanto seguram garuda mudra imitam a grande extensão das asas da águia e representam a liberdade interior.

Como fazer Garuda mudra

  1. Sente-se em uma postura confortável como padmasanavajrasana, etc.
  2. Passe as mãos com as palmas voltadas para cima nas coxas ou joelhos.
  3. Feche os olhos e respire fundo algumas vezes.
  4. Agora, sobreponha o pulso direito sobre o esquerdo, estendendo os dedos de ambas as mãos.
  5. Entrelace ambos os polegares enganchando o polegar direito na junta da esquerda.
  6. Coloque as mãos com os polegares entrelaçados no abdome menor com as palmas voltadas para você e fique lá por 10 respirações.
  7. Aumentando o nível coloque as mãos mais perto do umbigo e novamente faça 10 respirações profundas.
  8. Em seguida, coloque as mãos na boca do estômago novamente por 10 respirações profundas.
  9. Melhore a prática cantando “OM” para manter a mente focada na prática.

Duração da prática

  • Como qualquer outro mudra, praticar garuda mudra nas primeiras horas da manhã é benéfico.
  • No entanto, você pode praticá-lo a qualquer momento, sempre que puder cantar ou sentar para respirar com atenção.
  • Você deve praticar este mudra três vezes por pelo menos cinco minutos ou 15 minutos em um trecho por dia.
  • Somente os pacientes com pressão alta devem praticá-la com moderação.
  • Você também pode praticar Garuda mudra em pé em tadasana ou sentado em uma cadeira.

Benefícios do Garuda Mudra

A prática de Garuda mudra ajuda a se livrar de espasmos musculares, tensão, cólicas menstruais e dores de estômago. Ao envolver ambas as mãos, equilibra o Vata entre os dois lados do corpo.

Além disso, alguns dos benefícios derivados do Garuda mudra são apresentados abaixo:

  1. Garuda mudra é a prática mais fácil para inculcar o destemor e o sentimento de deixar ir.
  2. Ele equilibra todos os elementos e enfatiza principalmente o elemento ar (Vayu), portanto, cura o dosha Vayu.
  3. Praticar Garuda mudra também é benéfico para o sistema digestivo, pois aumenta a energia do fogo para digerir os alimentos facilmente.
  4. É útil para se livrar da letargia e da fadiga, energizando o corpo e melhorando o funcionamento do Apana Vayu.
  5. Ao estimular a liberação de Apana Vayu, isso age como um gesto calmante para a mente. Assim, ajuda a curar o estresse e a ansiedade e traz calma.
  6. Garuda mudra estimula o elemento fogo (ar) que aquece e lubrifica o ar seco. Assim, ele remove fluidos corporais estagnados.
  7. Pacientes com câncer podem obter os maiores benefícios do Garuda mudra para manter a drenagem linfática e estimular o sistema linfático.
  8. Segurar Garuda mudra também regula a circulação sanguínea do corpo.
  9. Conforme descrito nas instruções, as mãos no Garuda mudra são colocadas em três regiões diferentes. Portanto, melhora a eficiência dos principais órgãos do corpo, viz. rins, pulmões, coração e estômago.
  10. Cura todas as doenças respiratórias.
  11. Garuda mudra também é benéfico para construir uma forte imunidade.
  12. É uma ação terapêutica sobre as dores da menstruação e problemas relacionados à próstata.

Os iogues praticam Garuda mudra em um sadhana de estágio superior para remover toxinas físicas e mentais quando realizado junto com pranayama. Assim auxilia a função do chakra da garganta (Vishuddha), ou seja, o processo de desintoxicação. Por isso, também é conhecido como Garuda mudra chakra.

Conclusão

Garuda mudra é uma solução para todos os problemas de saúde. Além de seus inúmeros benefícios físicos e mentais, também eleva seus traços emocionais, aprimorando as práticas meditativas.

Então, da próxima vez que você se sentir deprimido, estressado ou cansado, escolha Garuda mudra como um resgate instantâneo.

 

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