Os mudras

Viparita Karani Mudra (Asana): Passos, benefícios, pose de pernas na parede

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Se virmos os textos tradicionais de yoga, Viparita Karani é descrito como um tipo de Kaya yoga mudra. Ao contrário dos simples mudras de mão do yoga, no Kaya mudra, todo o corpo com a prática de respiração e concentração é combinado para realizar um mudra. A posição do corpo em Viparita Karani mudra é semelhante a outras poses de ioga invertidas, como Sarvangasana (posição de ombros) e Sirsasana (cabeça). Muitas vezes também é referido como Viparita Karani Asana.

Muitos efeitos físicos de Viparita Karani foram observados por iogues, incluindo antienvelhecimento, alívio da constipação, aumento do apetite, circulação sanguínea fresca e brilho no rosto.

Significado de Viparita Karani

Este termo sânscrito Viparita significa “Reverso” e Karani significa “Ação para realizar um trabalho”. Resumindo o significado dos termos raiz, Viparita Karani significa a “Ação de reverter”.

Por meio da ação reversa, aqui em Viparita Karani Mudra, o fluxo de energia é revertido; energia na forma Soma (fluido).

Em Viparita Karani Mudra, a posição natural do corpo ereto é trazida para uma posição invertida, onde as costas são apoiadas com as mãos em um ângulo de 60 graus. Esta posição de ‘cabeça para baixo e pernas para cima’ permite que os fluidos fluam de volta para a cabeça de onde realmente se originaram.

Diferença entre Viparita Karani e Sarvangasana

Deve-se notar aqui, Viparita Karani é um processo de reversão de fluxo, não apenas uma postura de inversão como Sarvangasana. Inversão significa “oposto ao fluxo” enquanto que inverter o fluxo significa “voltar à origem”.

Isso mostra que Viparita Karani segue claramente o mecanismo do mudra. Como qualquer outro mudras, ele cria um loop de energia no corpo, revertendo o fluxo de fluidos de volta à cabeça, interrompendo a dissipação de energia.

Viparita Karani

  • Em Viparita Karani, as costas não são totalmente retas. É inclinado em um ângulo de 45 a 60 graus.
  • Aqui, a flexibilidade no ângulo das costas mantém os músculos da garganta relaxados – permitindo que a energia se mova para o chakra Bindu na cabeça.
  • Viparita Karani também chamada de meio ombro já que o ombro não suporta tanta pressão aqui.

Sarvangasana

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada
  • Em Sarvangasana, as costas e as pernas estão a 90 graus do chão.
  • O ângulo acentuado cria pressão ao redor dos músculos da garganta – portanto, restrinja o fluxo de energia apenas para o chakra da garganta.
  • Sarvangasana é um suporte de ombro, pois quase todo o peso corporal vai para os ombros.

Guia Prático de Viparita Karani

Siga os pontos abaixo para praticar com segurança Viparita Karani e suas pernas na variação da parede.

Precauções e Contra-indicações

  • Antes de executar Viparita Karani, certifique-se de que seus intestinos estão vazios . Especialmente quando você tem constipação, faça laghoo shankha prakshalana antes disso.
  • Essa postura de inversão deve ser evitada quando se tem pressão alta, problemas cardíacos e distúrbios da tireoide .
  • Se você fizer Viparita Karani por um período prolongado, mantenha um intervalo de 6 horas entre a prática e sua refeição .
  • Saia da pose lentamente se sentir a cabeça pesada.

Siga o procedimento abaixo para realizar Viparita Karani mudra;

Como fazer Viparita Karani (Passos)

  • Venha sobre o seu tapete ou sobre uma superfície plana e deite-se de costas. Traga as mãos descansando ao lado dos quadris.
  • Levante lentamente as pernas dobrando-se a partir do nível do quadril, continue levantando até que as pernas não fiquem perpendiculares ao chão.
  • Agora empurre as mãos sob a parte inferior das costas (no nível da cintura) e segure a cintura pelas costas para apoiá-la.
  • Inspire gradualmente, segure a respiração e com as mãos apoiadas, levante as pernas e abaixe as costas ainda mais para cima.
  • Use o apoio dos cotovelos e das mãos juntos para levantar a região lombar, incluindo todo o tronco. Seu tronco deve estar em um ângulo de aproximadamente 45 graus do chão.
  • Uma vez que o tronco esteja fixo, estique as pernas no ar para que ele volte a 90 graus do chão.
  • Na posição final, seu peso corporal invertido deve ser transferido para os ombros.
  • Se puder, inclua a respiração Ujjayi e o khechari mudra nesta posição final. A cada inspiração, concentre-se no chakra Manipura e, no final da inspiração, traga sua consciência para a garganta, o chakra Vishudhi.

Mantenha a pose de acordo com o seu conforto. Mínimo de 3 minutos é suficiente para iniciantes, enquanto iogues avançados podem segurá-lo por 3 horas (somente sob a orientação de um guru).

Lançamento

  • Em primeiro lugar, abaixe as costas lentamente e retire o apoio da mão das costas.
  • Descanse as palmas das mãos no chão.
  • Em seguida, abaixe as pernas até o chão sem dobrá-las.

Variação

Viparita Karani asana realmente se torna uma pose restauradora suave quando realizada em sua variação.

Pernas na parede é uma variação muito comum. É um método muito favorável para iniciantes que não conseguem segurar Viparita Karani por alguns minutos. Veja como realizá-lo;

Pernas na parede

Nas pernas na parede, você precisará de um cobertor dobrado ou um travesseiro para apoiar as costas.

  • Para começar, coloque o suporte a alguns centímetros da parede. Sente-se de lado com as pernas estendidas no espaço entre o suporte e a parede.
  • Com a expiração, vire as pernas para cima na parede e descanse os ombros e a cabeça no chão. Ajuste seu scrum no chão (para frente e para trás) para que os quadris fiquem diretamente sob as pernas levantadas.
  • Ajuste ainda mais o tronco supino no chão para que o cobertor ou travesseiro dobrado apoie a parte inferior das costas.
  • A parte de trás das pernas deve estar completamente apoiada na parede.
  • As mãos podem ser apoiadas de lado ou simplesmente colocadas no abdômen.

Melhor época para executar Viparita Karani

Como outras poses de ioga do tipo invertido, é melhor praticar Viparita Karani pela manhã depois de evacuar as entranhas e tomar banho. Durante o dia, as atividades metabólicas e outras do corpo já estão no auge. Nesta condição, reverter o fluxo natural do corpo trará mais efeitos nocivos do que qualquer benefício.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

No entanto, pode fazê-lo à tarde, após 3 horas de uma refeição normal. Além disso, deve começar após 10 minutos de descanso Shavasana.

Aplicações terapêuticas

Viparita Karani tem muitas aplicações terapêuticas devido ao seu processo de inversão e reversão de fluxo.

No kriya yoga, é explicado; o envelhecimento é o resultado do fluxo descendente de néctar (fluido) de Bindu (na cabeça) para Manipura Chakra (no umbigo). Viparita Karani reverte esse fluxo de néctar de volta ao Bindu, portanto, funciona como exercício antienvelhecimento.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada
  • Viparita Karani aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro tão eficaz no tratamento da insuficiência cerebral e demência senil .
  • Cura hemorroidas, varizes e um certo tipo de hérnia.
  • Em Hatha Yoga Pradipika (3.82), é dito; “Após seis meses de prática, os cabelos grisalhos e as rugas tornam-se imperceptíveis . Aquele que pratica Viparita Karani por três horas vence a morte.”
  • No entanto, os professores modernos também sugerem que a Viparita Karani pode ser praticada para superar a síndrome pré-menstrual, menopausa, cólicas menstruais. e insônia.
  • a pressão exercida em torno dos músculos da garganta neste mudra estimula a glândula tireóide. Reequilibra as funções da tireóide hipoativa .

Benefícios Viparita Karani

  • A variação ‘Legs up the wall’ de Viparita Karani relaxa os músculos da parte inferior do corpo e libera a tensão dos pés e pernas apertados.
  • Ativa o chakra da garganta, que lhe dá a capacidade de se expressar melhor, suas emoções e criatividade.
  • Aumenta as secreções de sucos digestivos para o processo de digestão. Um aumento no apetite também pode ser experimentado.
  • Aumenta o metabolismo nas células do corpo resulta em uma redução da gordura ao redor da cintura em pessoas obesas.
  • quando a cabeça vira de cabeça para baixo, o fluido celular acumulado nas partes inferiores do corpo entra na circulação.
  • Restaura o tônus ​​vascular e a elasticidade que previne a aterosclerose (uma condição de acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias).
  • Útil para aliviar a dor nas costas leve.
  • Dá um alongamento suave para a parte de trás do pescoço, pernas, tronco frontal e pélvis.
  • Um estudo sugere poses de inversão como Viparita Karanifortalece o músculo cardíaco, resultando em melhor circulação e menor possibilidade de doenças cardíacas.
Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x