Os mudras

Kalesvara Mudra: Significado, como fazer, benefícios

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Kalesvara mudra é uma prática yogue que ajuda você a recuperar o controle total da direção da vida, controlando sua mente. Seja, eliminar vícios ou seguir em direção a uma atitude positiva tocando neste mudra é tudo o que você precisa em ambos os casos.

Kalesvara mudra é praticado juntando os dedos médios em suas pontas enquanto curva outros dedos em direção à palma. Por isso, é categorizado como um hasta mudra.

Significado

Em Kalesvara mudra, Kala significa “tempo” e Ishvara significa “Senhor” ou “Deus”. É nomeado após a divindade hindu Kalesvaram (sinônimo de Shiva) que governa ao longo do tempo.

Um dos principais benefícios de manter o Kalesvara mudra é livrar-se do hábito da procrastinação. Isso inculca o valor do tempo dentro do praticante, daí este nome.

Kalesvara mudra beneficia o praticante subjugando a mente que continua pulando como um macaco sobre os pensamentos ou oscilando entre o passado e o futuro. Portanto, também é conhecido como mudra para mente de macaco .

Como fazer Kalesvara Mudra

  • Sente-se em qualquer um de seus asanas meditativos desejáveis ​​como sukhasanavajrasana, etc.
  • Traga as mãos à sua frente com as palmas voltadas uma para a outra.
  • Junte as pontas de ambos os dedos médios projetando-se para cima.
  • Enrole os dedos indicador, anelar e mínimo para dentro, unindo a primeira e a segunda articulações.
  • Junte as pontas dos polegares apontando para baixo.
  • Uma forma de coração é assumida com os dedos indicadores curvados e polegares estendidos.
  • Desenhe os cotovelos para fora em direção aos respectivos lados.
  • Mantenha as mãos no nível do meio do peito com o polegar apontando para o esterno.
  • Faça respirações profundas e lentas 10 vezes, depois observe as respirações e aumente o intervalo entre a inspiração e a expiração.

Duração da prática

  • Pratique Kalesvara mudra por um mínimo de 5-10 minutos.
  • Um praticante avançado deve fazê-lo por 20 minutos.
  • Recomenda-se definir uma intenção antes de entrar neste mudra para inculcar um hábito desejável ou se livrar de um mau hábito.
  • Portanto, pratique-o por pelo menos 21 dias se você está perseguindo um bom hábito e para deixar um, a duração deve ser de 41 dias.

Nota prática:

  • Você pode manter a base das palmas unidas ou distantes.
  • Algumas fontes também mencionam a posição da mão em Kalesvara mudra de uma forma que os dedos médios unidos ficam entre as sobrancelhas.
  • Tente segurar este mudra enquanto pratica a meditação visualizando a manifestação da intenção definida enquanto inspira e expira.

Como funciona o Kalesvara mudra?

Kalesvara mudra é feito com respiração profunda consciente. Ajuda a abrir os canais de energia entupidos para o cérebro. Isso traz clareza de mente e permite a capacidade de contemplar.

Ao trazer clareza à mente, a avalanche de pensamentos perturbadores é mitigada em maior medida. Isso ocorre porque o cérebro leva mais tempo antes de alternar entre os pensamentos que ajudam a resolver vários problemas psicológicos.

Benefícios do Kalesvara mudra

1. Traz serenidade – Kalesvara mudra ajuda a acalmar o cérebro sempre funcional e contemplativo. Isso é benéfico para experimentar um estado de espírito pacífico e relaxa o sistema nervoso.

2. Estimula o Chakra Ajna – Este mudra ativa o chakra do terceiro olho (Ajna) regulando o fluxo de prana nos canais de energia. Ele aumenta as habilidades intuitivas dentro do praticante e elimina a névoa da ilusão.

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3. Desenvolve a adaptabilidade – Praticar Kalesvara mudra ajuda a se acostumar com uma mudança para um eu melhor. Este benefício é duplo, pois pode ser usado para adotar um bom hábito, bem como deixar um traço negativo.

4. Traz controle sobre os sentidos – Kalesvara mudra é conhecido por permitir que o praticante tome decisões sábias, melhorando a capacidade de contemplação. Isso ajuda a lidar sempre que o praticante tenta controlar os desejos e vícios desnecessários ou prejudiciais.

5. Melhora o poder de concentração – Uma vez que este mudra beneficia o sistema nervoso e aumenta a capacidade do cérebro, melhora a sua capacidade de concentração. Devido à concentração aprimorada, melhora a retenção de memória.

6. Resolve problemas psicológicos – Praticar Kalesvara mudra tem efeitos curativos em distúrbios psicológicos. Alivia os níveis de ansiedade, alivia o estresse e a depressão.

Conclusão

Como seres humanos, todos nós somos exemplos perfeitos de imperfeições. Embora não seja possível viver uma vida onde você não tente erros, pense demais e encontre problemas.

No entanto, esses traços humanos inevitáveis ​​dão uma razão e oportunidade para se tornar uma versão melhor de si mesmo.

Kalesvara mudra é um gesto de ajuda para você se mover nesta jornada de auto-aperfeiçoamento. Adote essa prática em suas sessões meditativas com consistência e fé para obter benefícios observáveis.

 

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