Yoga

Shavasana (postura do cadáver): significado, passos e benefícios

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Shavasana é uma postura yogue restauradora de nível iniciante. É praticado no final de uma sessão de ioga deitado na posição supina. Esta pose é bastante fácil de executar, mas requer uma mente focada para realizá-la com eficiência.

É realizado deitado no chão com as pernas esticadas e os braços ligeiramente afastados do corpo. O corpo é mantido relaxado seguido de uma respiração profunda rítmica.

Relaxa e rejuvenesce todos os músculos do corpo, bem como acalma o sistema nervoso. É uma ótima postura para alcançar a paz de espírito e aumentar os níveis de energia.

Significado e Significado

O nome ‘Shavasana‘ é uma palavra sânscrita formada por dois termos de raiz. “Shava” significa “cadáver” e “asana” é “pose”. O corpo é mantido imóvel enquanto mantém a pose como um cadáver, daí o nome.

Ao emular um cadáver como a qualidade dessa pose, também a chamou de Mrtasana em sânscrito.

A pose tem tudo a ver com trazer calma à mente por estar presente no momento. Também é realizado como uma sessão pós-yogue para relaxar os músculos do treino intenso.

Também é conhecido como postura do cadáver ou mritasana.

Guia prático de Shavasana

Precauções e Contra-indicações

  • Certifique-se de que o corpo permaneça imóvel, sem o menor movimento.
  • Evite inclinar a cabeça em direção a qualquer um dos ombros.
  • Não faça isso com um estado de espírito distraído ou perturbado, pode acabar causando dor de cabeça ou frustração.
  • Não pratique Shavasana nos últimos estágios da gravidez.
  • Se houver uma lesão nas costas, execute este asana com os joelhos dobrados e os pés no chão.

poses preparatórias

Shavasana é geralmente realizado após posturas dinâmicas de ioga, como saudação ao sol, após cada sessão de ioga. Pranayama também é geralmente realizado antes de Shavasana.

Como fazer Shavasana (passos)

  1. Deite-se em decúbito dorsal.
  2. Relaxando os ombros, afaste os braços 15 cm do corpo.
  3. Endireite os braços e deixe as palmas das mãos voltadas para cima com as pontas dos dedos curvadas.
  4. Afastando os pés ligeiramente, encontre sua pose confortável.
  5. Feche os olhos suavemente e relaxe todo o corpo.
  6. Mantendo o corpo imóvel continue respirando profundamente.
  7. Torne-se consciente e traga sua consciência para as partes do seu corpo, começando com o pé direito, movendo-se para o joelho direito e para toda a perna direita.
  8. Em seguida, repita o mesmo com a perna esquerda. Da mesma forma, movendo-se para cima em direção à sua cabeça.
  9. Inspire profundamente energizando o corpo e expire suavemente relaxando todo o corpo.
  10. Esteja presente no momento entregando o corpo ao chão e mantenha a postura por 10-20 minutos.
  11. Traga sua consciência para o seu corpo e os arredores.
  12. Mantendo os olhos fechados, role para a esquerda e fique lá por um minuto.
  13. Pressionando a palma da mão direita no chão, sente-se suavemente em uma pose fácil.
  14. Fique na posição sentada com os olhos fechados continue respirando profundamente.
  15. Quando se sentir satisfeito, abra suavemente os olhos.

Não adormeça ao tentar esta pose relaxante. Fique consciente enquanto descansa o corpo e a mente em Shavasana.

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Pose de Acompanhamento

  • Pose Fácil (Sukhasana)

Adereços e Modificações

  • Travesseiro/cobertor – Coloque um travesseiro ou cobertor dobrado sob a cabeça. Isso trará a cabeça alinhada com o corpo. Isso aliviará qualquer desconforto ao manter a postura.
  • Almofada – Mantendo a cabeça sobre o cobertor dobrado, enrole uma almofada atrás dos joelhos. Isso apoiará o joelho e relaxará ainda mais as costas em Shavasana.
  • Cadeira – Deite-se de costas mantendo os joelhos dobrados e o pé no chão. Coloque uma cadeira na frente de seus pés. Levante as pernas do chão. Coloque-os nas panturrilhas e calcanhares apoiados na cadeira. Isso proporciona mais relaxamento para as pernas em uma posição invertida.
  • Travesseiros para Shavasana deitado de lado – Deite-se de lado no chão, mantendo um travesseiro sob a cabeça. Coloque um travesseiro entre as pernas e entre os antebraços. As mãos estão unidas além do travesseiro de braço.

Variações

  • Variação Savasana pernas dobradas – Deite-se de costas mantendo as pernas dobradas sobre os joelhos. Os pés tocam o chão e os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima.
  • Variação Savasana Arms Up – Depois de vir para uma posição supina com as pernas retas ligeiramente separadas. Inspire e estenda as mãos acima da cabeça com as palmas voltadas para cima.
  • Savasana Hands Bent on the Side Variation – Deite-se de costas, traga os braços ao lado do corpo. A partir daí, dobrando os cotovelos, leve as mãos ao nível do ombro com as palmas voltadas para cima.
  • Advasana – Deite-se de bruços e levante os braços acima da cabeça com as palmas das mãos voltadas para o chão. Traga a testa para o chão e relaxe o corpo.
  • Mais uma variação de Shavasana pode ser realizada deitada de bruços. Traga as mãos para a frente mantendo os cotovelos flexionados para fora. Descanse a testa sobre as mãos e relaxe concentrando-se na respiração

Benefícios Shavasana

1. Relaxa o corpo

Shavasana relaxa os músculos do corpo inteiro. Esta postura é sobre estar atento e consciente da respiração. Ele rejuvenesce seu corpo trazendo oxigênio suficiente para os músculos e libera quaisquer tensões presas.

2. Acalma o sistema nervoso

Nesta postura, toda a coluna é mantida reta desde a coroa e relaxada. Devido ao relaxamento da coluna, juntamente com a respiração profunda, o sistema nervoso também relaxa e a mente fica calma.

É até terapêutico no estresse, depressão leve, ansiedade e insônia.

3. Reduz a pressão arterial

Além de relaxar o corpo e a mente, a pressão arterial também melhora. Mantenha o corpo longe do estresse e da fadiga, a pressão arterial também cai relaxando o coração.

4. Aumenta a concentração

Desde Shavasana traz o corpo para um estado meditativo profundo. Ele permite que o praticante se concentre em cada parte do corpo. Enriquece a mente e, em última análise, aumenta a memória e a concentração.

5. Aumenta o nível de energia

Esta postura pode ser realizada para recuperar energia instantaneamente se você estiver cansado ou estressado. Todo mundo está relaxado e a produtividade aumenta com o rejuvenescimento do corpo.

 

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