Os mudras

Pushan Mudra (Gesto de Digestão): Procedimento, Variante, Benefícios

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Dê adeus a todas as suas doenças digestivas praticando Pushan mudra – Um simples yoga hasta mudra que invoca fogos digestivos internos.

Pushan mudra destina-se a derivar nutrição dos alimentos que comemos. Junto com isso, melhora e equilibra o sistema digestivo para facilitar a digestão.

Os benefícios aprimorados deste mudra são obtidos quando praticados com meditação com foco no padrão respiratório.

Além dos benefícios fisiológicos, este gesto de mão deixa benefícios energéticos e terapêuticos aos praticantes.

Significado de Pushan Mudra

O termo sânscrito “pushan” refere-se a “aquele que nutre”. Devido a isso, o mudra é dedicado ao Senhor Surya (o Sol), pois todo organismo na terra obtém energia e nutrição do Sol.

Segurar o Pushan mudra atiça o fogo digestivo interno para regular a nutrição e a energia dos alimentos, daí o nome.

Também é conhecido como o gesto de digestão ou gesto de nutrição.

Representação Simbólica

Ao contrário de outros mudras de mão, onde ambas as mãos são mantidas em uma posição semelhante, em Pushan mudra, ambas as mãos são mantidas em posições diferentes.

  • Os dedos da mão direita são mantidos em Vyan mudra (indicador e dedo médio tocando o polegar), que simboliza o recebimento ou a aceitação.
  • Os dedos da mão esquerda são mantidos em Apana mudra (dedo médio e anelar tocando o polegar), que simboliza o processo de eliminação do corpo.

Ao manter um equilíbrio entre ‘o que entra em nosso corpo, ou seja, os alimentos que comemos (aceitação)’ e ‘o que sai (processo de eliminação)’, Pushan mudra trabalha para uma melhor digestão. Sua eficácia de digestão é ainda maior quando após a refeição é praticado em Vajrasana.

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Além da digestão, esta variante específica de Pushan mudra gera calor no corpo e remove o excesso de água. Dessa forma, uma combinação da mão direita (aceitação) e da mão esquerda (eliminação) ativa o chakra Manipura e trata problemas de refluxo e arrotos .

Procedimento de Pushan Mudra

  • Sente-se em padmasana, virasana ou sukhasana com os olhos fechados.
  • Coloque as mãos nos joelhos com as palmas voltadas para cima.
  • Faça algumas respirações profundas estando atento.
  • Na mão direita – enrole o dedo indicador e médio para tocar suas pontas com a ponta do polegar. Estenda o anel e o dedo mindinho para fora. Chama-se Vyan mudra.
  • Na mão esquerda – enrole os dedos médio e anelar para tocá-los na ponta do polegar. Chama-se Apana mudra. Endireite os dedos indicador e mínimo apontando para fora.
  • Mantenha os dois dedos da mão na respectiva posição de mudra e concentre-se no chakra do umbigo.

Duração da prática

Normalmente, os mudras são praticados por uma duração efetiva de 45 minutos. No entanto, em uma sessão deve-se praticar Pushan mudra por pelo menos 10-15 minutos. Para seu uso eficaz, deve ser praticado 4 vezes ao dia.

Também é recomendado para ser praticado após uma refeição sentado em vajrasana.

Dicas para aprimorar a prática

  • Pratique este mudra durante as sessões meditativas.
  • Mantenha seu foco nos padrões de respiração segurando o mudra.
  • Mantendo os olhos fechados, imagine a cor laranja e concentre-se no chakra sacral.
  • Por último, mas não menos importante, você também pode cantar o mantra Bija, “vam” ( vahm ).

Variante Pushan Mudra

Existe uma variação de Pushan mudra especialmente para pessoas que sofrem de fraqueza. É praticado mantendo a mão direita em prana mudra e a esquerda em apana mudra.

Nesta variante de Pushan mudra, o gesto na mão esquerda permanece o mesmo descrito nas etapas acima (ou seja, gesto de Apana Mudra). Enquanto estiver na mão direita, dobre os dedos anelar e mindinho para unir suas pontas ao polegar. Mantenha os dedos restantes, ou seja, os dedos indicador e médio estendidos para fora.

Como o Prana mudra cuida do prana Vayu, que está associado à respiração, essa variante do Pushan mudra ajuda na respiração adequada e, portanto, tem um efeito notável no sistema nervoso.

Benefícios do Mudra Pushan

  1. Segurar Pushan mudra todos os dias por alguns minutos melhora consistentemente a digestão.
  2. Também é útil para manter o metabolismo do corpo.
  3. Proporciona relaxamento ao corpo.
  4. Ajuda na eliminação dos bloqueios energéticos e toxinas do corpo.
  5. Estimula os chakras do plexo solar (Manipura chakra) e Sacral (Swadhisthana).
  6. Relaxa e melhora a eficiência do fígado, estômago, pâncreas e vesícula biliar.
  7. Praticar este mudra junto com a segunda variante ativa o chakra da raiz ao redor da região pélvica. Essa energia dos músculos do assoalho pélvico sobe para atingir o cérebro e aumentar a atividade neural, beneficiando assim o cérebro.
  8. Este mudra ajuda a energizar o corpo e elevar o humor.
  9. Este mudra aumenta a memória e o poder de concentração.
  10. Como é praticado com respiração consciente, aumenta a capacidade pulmonar de absorver oxigênio e liberar dióxido de carbono. Portanto, melhora o sistema respiratório.
  11. Tem efeitos curativos sobre náuseas, flatulência, constipação, gases e acidez.

Conclusão

Este simples gesto de mão assimétrico influencia as três forças vitais do corpo, ou seja, Prana, Samana e Apana Vayu. Reflete o significado de Pushan Mudra.

Pratique Pushan mudra para viver a vida de forma ativa e saudável. Atua como uma panacéia para resolver todos os seus problemas digestivos, além de trazer vários benefícios físicos e mentais.

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Então, da próxima vez que você se sentar para meditar ou relaxar após uma refeição pesada, lembre-se de praticar Pushan mudra.

 

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