Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Nirvana: Liberdade do Sofrimento e Renascimento no Budismo

Nirvana: Liberdade do Sofrimento e Renascimento no Budismo

A palavra nirvana é tão prevalente para os falantes de inglês que seu verdadeiro significado é muitas vezes perdido. A palavra foi adotada para significar “felicidade” ou “tranquilidade”.

O Nirvana também é o nome de uma famosa banda grunge americana, assim como de muitos produtos de consumo, desde água mineral até perfumes. Mas o que é isso, realmente? E como isso se encaixa no budismo?

O significado do nirvana

Na definição espiritual, o nirvana (ou nibbana em Pali) é uma antiga palavra sânscrita que significa algo como “extinguir”, com a conotação de extinguir uma chama.

Esse significado mais literal fez com que muitos ocidentais assumissem que o objetivo do budismo é se obliterar. Mas isso não é nada do que é o budismo, ou nirvana. A libertação realmente implica a extinção da condição do samsara, o sofrimento de dukkha.

Samsara é geralmente definido como o ciclo de nascimento, morte e renascimento, embora no budismo isso não seja o mesmo que o renascimento de almas discretas, como é no hinduísmo, mas sim um renascimento de tendências kármicas. Também se diz que o Nirvana é a liberação deste ciclo e de dukkha, o estresse / dor / insatisfação da vida.

Em seu primeiro sermão após sua iluminação, o Buda pregou as Quatro Nobres Verdades. Basicamente, as verdades explicam porque a vida nos estressa e nos decepciona. O Buda também nos deu o remédio e o caminho para a liberação, que é o Caminho Óctuplo.

O budismo, portanto, não é tanto um sistema de crenças, mas uma prática que nos permite parar de lutar.

Nirvana não é um lugar

Então, uma vez liberados, o que acontece depois? As várias escolas do budismo entendem o nivana de maneiras diferentes, mas geralmente concordam que o nivana não é um lugar.

É mais como um estado de existência. No entanto, o Buda também disse que qualquer coisa que possamos dizer ou imaginar sobre o nirvana estará errada, porque é completamente diferente da nossa existência comum.

O Nirvana está além do espaço, do tempo e da definição e, portanto, a linguagem é, por definição, inadequada para discuti-lo. Só pode ser experimentado.

Muitas escrituras e comentários falam de entrar no nirvana, mas (estritamente falando), o nivana não pode ser inserido da mesma forma que entramos em uma sala ou da maneira que imaginamos entrando no céu. O estudioso Theravadin Thanissaro Bhikkhu disse:

“… nem o samsara nem o nirvana são um lugar. O samsara é um processo de criação de lugares, mesmo de mundos inteiros (isso se chama devir) e depois vagando através deles (isso é chamado nascimento). Nirvana é o fim desse processo. “

Claro, muitas gerações de budistas ter imaginado nirvana para ser um lugar, porque as limitações da linguagem nos dar nenhuma outra maneira de falar sobre esse estado de ser. Há também uma antiga crença popular de que é preciso renascer como homem para entrar no nirvana.

O Buda histórico nunca disse tal coisa, mas a crença popular se refletiu em alguns dos sutras Mahayana. Essa noção foi muito enfaticamente rejeitada no Sutra Vimalakirti, no entanto, em que fica claro que tanto as mulheres como os leigos podem se tornar iluminados e experimentar o nirvana.

Nibbana no budismo theravada

Budismo Theravada descreve dois tipos de nirvana– ou Nibbana, como Theravadins costumam usar a palavra Pali.

O primeiro é “Nibbana com restos”. Isso é comparado às brasas que permanecem aquecidas depois que as chamas foram apagadas, e descreve um ser vivo iluminado, ou arahant. O arahant ainda está consciente do prazer e da dor, mas ele não está mais ligado a eles.

O segundo tipo é parinibbana, que é o nibbana final ou completo que é “introduzido” na morte. Agora as brasas são legais. O Buda ensinou que esse estado não é existência – porque aquilo que se pode dizer que existe é limitado no tempo e no espaço – nem a inexistência.

Esse aparente paradoxo reflete a dificuldade que surge quando a linguagem ordinária tenta descrever um estado de ser indescritível.

Nirvana no budismo Mahayana

Uma das características distintivas do Budismo Mahayana é o voto de bodhisattva. Os Budistas Mahayana são dedicados à iluminação final de todos os seres e assim escolhem permanecer no mundo em assistência aos outros, em vez de seguirem para a iluminação individual.

Em pelo menos algumas escolas de Mahayana, porque tudo existe, o nirvana “individual” não é sequer considerado. Essas escolas de budismo têm muito a ver com viver neste mundo, não abandoná-lo.

Algumas escolas do Budismo Mahayana também incluem ensinamentos que o samsara e o nirvana não são realmente separados. Um ser que tenha percebido ou percebido o vazio dos fenômenos perceberá que o nirvana e o samsara não são opostos, mas, ao contrário, permeiam completamente um ao outro.

Uma vez que a nossa verdade inerente é a Natureza de Buda, tanto o nivana como o samsara são manifestações naturais da inerente clareza vazia da nossa mente, e o nirvana pode ser visto como a natureza purificada e verdadeira do samsara. Para mais sobre este ponto, veja também ” O Sutra de Lótus” e ” As duas verdades “.




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.