Bhastrika Pranayama – Um Guia Definitivo para Respirar Foles

Bhastrika Pranayama é uma das principais práticas respiratórias descritas no antigo texto Yoga Hatha Yoga Pradipika. A respiração de foleira, como se chama em inglês, limpa a mente e elimina bloqueios prânicos, permitindo uma vida espiritual convincente.

Além disso, tem também alguns benefícios físicos e psicológicos. Acompanhe-nos enquanto o guiamos através deste poderoso método de respiração.

Benefícios de Bhastrika Pranayama

Em palavras simples, Respiração de foleiras é uma prática dinâmica com inalações e exalações contundentes, rápidas e sem estresse. Muitos professores se referem ao processo como uma combinação de Ujjayi e Kapalbhati.

As inalações são longas e profundas como Ujjayi, e as exalações são poderosas. O abdômen move-se na caixa torácica com as respirações externas. Esses movimentos poderosos desencadeiam uma melhor circulação sanguínea e desintoxicação, aumentando assim a saúde geral.

Os benefícios físicos desta técnica de respiração incluem:

  • Desintoxicação de sangue
  • Melhor metabolismo
  • Massagem e estimulação dos órgãos viscerais
  • Facilitando problemas digestivos, incluindo constipação
  • Reduzindo a inflamação
  • Sistema digestivo tonificado
  • Promovendo a queima da gordura da barriga
  • Reduzindo os níveis de dióxido de carbono no sangue
  • Alívio da acumulação de fleuma do baú
  • Melhora o apetite

A respiração abaixo oferece os seguintes benefícios emocionais e psicológicos.

  • Menos estresse
  • Melhor paz e tranquilidade
  • Foco e concentração aprimorados

Bhramari Pranayama também ajuda você a aliviar seu estresse.

Em um nível espiritual, essa respiração

  • Elimina os blocos dos nadis, preparando o cenário para uma meditação mais profunda
  • Básicos para Muladhara (Raiz), Svadhisthana (Sacral) e Manipura (Plexo solar) chakras
  • Ajuda a liberar e deixar ir coisas que não servem o bem mais alto de uma pessoa
  • Inculca um senso de autoconfiança

Antes de vermos como praticar respiração de foleiro, vejamos as principais diferenças entre Kapalbhati e Bhastrika Pranayama.

Diferenças entre Kapalbhati e Bhastrika Pranayama

Embora muitos professores e praticantes tendam a usar esses termos de forma intercambiável, eles são diferentes.

Kapalbhati, essencialmente, é exalações vigorosas. As inalações são passivas neste Pranayama. Bhastrika incorpora fortes inalações e exalações.

Na verdade, a técnica de respiração anterior é parte do último. Em ambos os casos, o corpo permanece relaxado. Não há força ou tensão envolvida.

De acordo com vários textos de ioga, Kapalbhati é uma prática de limpeza Shatkarama, enquanto Bhastrika é um Pranayama.

Em suma, a diferença fundamental reside no estilo de respiração e expiração. Depois de dominar o mesmo, você poderá praticar ambos com facilidade.

Como fazer Bhastrika Pranayama?

Existem muitas variações deste sistema de respiração. Embora o básico compreenda apenas inalações e exalações usando ambas as narinas, pode-se praticá-lo com uma narina de cada vez. Profissionais avançados podem experimentar com Antar Khumbaka ou retenção de respiração e Bahir Khumbaka ou suspensão de respiração.

Dicas

Não aumentar a velocidade das inalações e exalações durante os primeiros dias da prática. Uma vez acostumados, sinta-se livre para aumentar a velocidade. Mas, ao mesmo tempo, certifique-se de que as inalações e exalações são iguais. A respiração deve ser rítmica.

Não sujete o abdômen eo diafragma.

Pessoas com hipertensão devem evitar essa prática.

Não pratique a técnica de respiração se houver antecedentes de asma ou problemas cardíacos ou febre.

Restringir a prática durante a gravidez e a menstruação.

Evite a prática se houver uma hernia ou diastásia recti ou qualquer queixa gastrointestinal significativa.

Descansa as costas contra uma parede para suportar as costas e evitar espasmos durante a prática.

Não pratique o Pranayama com o estômago cheio. Certifique-se de que haja pelo menos uma diferença de três horas entre as refeições e a prática.

Bhastrika, o Pranayama com narinas alternativas

Sente-se em uma confortável postura sentada, de preferência Sukhasana. Se o praticante estiver sentado na cadeira, ele / ela deve assegurar-se de que a coluna está na posição vertical e reta.

Descanse a palma dos joelhos, as palmas voltadas para o teto. Deixe as dicas de índice e polegar estarem em contato.

Feche os olhos e relaxe todo o corpo fazendo algumas respirações profundas, dentro e fora do nariz.

Feche a narina direita com o polegar direito.

Inalar e expirar vigorosamente através da narina esquerda dez vezes, batendo o abdômen como mencionado na técnica básica.

Abra a narina direita e tome três rodadas de inalações profundas e exalações.

Agora feche a narina esquerda usando o dedo indicador direito e repita o mesmo processo dez vezes.

Abra a narina esquerda e complete através de rondas de respiração profunda com ambas as narinas.

Agora, pratique a técnica de respiração Bellow Básico 10 vezes. Acompanhe com a respiração profunda.

Esta é uma rodada. Pratique até cinco dessas rodadas.

Aprofundando Bhasktrika com Bandhas

Bandhas são ótimas adições a qualquer prática de Pranayama. Isso ajuda o praticante a avançar através de níveis espirituais mais fáceis. Pode-se praticar Jalandhara Bandha e Moola Bandha [o queixo e as fechaduras das raízes, respectivamente] com os métodos avançados mencionados acima.

Para Bellow Respirar com retenção de respiração, execute o Jalandhara Bandha e Moola Bandha depois de manter a respiração no final de cada rodada.

Da mesma forma, para respirar com respiração com suspensão de respiração, pratique o Bandhas após suspender a respiração no final de cada rodada.

Nota: Nunca tente praticar Bandhas antes de dominar a Retenção e Suspensão da Respiração. Evite a prática se houver alguma condição médica.

Seja extremamente cuidadoso ao praticar Bhastrika Pranayama, pois ele gera calor corporal intenso.

É aconselhável praticá-lo durante os madrugadores antes do nascer do sol para colher os benefícios.

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