Yoga

Vajrasana – Pose da ioga após uma refeição pesada

Vajrasana – Pose da ioga após uma refeição pesada

Vajrasana ou Diamond Pose ajuda a aliviar a tensão (entre outros benefícios). Existem 3 variantes, incluindo Supta Vajrasana e Laghu Vajrasana. Vajrasana é composto de duas palavras: “vajra” e “asana”. Vajra significa “raio” ou “diamante”, e asana significa “postura”.

Se você olhar para um yogi por trás enquanto estiver praticando o Vajrasana, você perceberá que sua silhueta parece um diamante.

Como fazer Vajrasana

Fique em posição quadrúplicada em sua esteira. Punha sob os ombros e os joelhos sob os quadris.

Junte suas pernas e incline-se para trás para ficar de joelhos, com as costas totalmente esticadas. O único contato com sua esteira é as pernas, desde os joelhos até o pênalti de cada perna.

Sente-se em seus calcanhares, sempre com as costas retas. Assim, os glúteos estão em contato com os calcanhares e as coxas e os gêmeos tocam.

Coloque as mãos nos joelhos. Tente chegar com a cabeça tão alta quanto possível. Isso esticará suas costas. Cabeça reta.

Você pode fechar os olhos ou olhar para frente.

Concentre-se em sua respiração, que tem que ser lenta, conseguindo respirar completamente nos pulmões e também expirar lentamente.

Segure em Vajrasana por 3 ciclos de respiração do qual fazemos habitualmente, 5-10-10 (inalar-suportar-exalar). Se você tiver problemas para fazê-los, eles são 4-8-8 (inspire sempre no meio do tempo que seguramos e expulsamos o ar).

Supta Vajrasana

– Como você pode ver na foto, as pernas estão na mesma posição que na pose de diamante normalO único que muda é que você está inclinado para trás até que você fique com a cabeça na sua esteira.

– Existem várias possibilidades quanto à posição dos braços.

O Supta Vajrasana ou Supine Diamond Pose (“supta” significa “deitar, deitar”) é o mais importante dos três. É muito semelhante ao Supta Virasana, variante da Virasana.

Laghu Vajrasana

Laghu Vajrasana é menos conhecido do que a variante anterior. O nome traduzido para o inglês é Small Diamond Posture, pois “laghu” significa “pequeno, fácil, de pequena quantidade”.

– Fique de joelhos na sua esteira. Apoie as mãos na cintura, colocando os polegares na parte inferior das costas e os outros quatro nos lados do corpo.

– Lentamente, puxe para trás a cabeça e volte. Você deve dobrá-lo, não apenas jogá-lo de volta. Ele desenha o baú e arcos suas costas.

– Quando você não vai mais longe, coloque suas mãos nos tornozelos. Este asana é bastante parecido com o Camel Posture.

– Pegue o corpo de volta, para o qual você precisará do trabalho dos isquiotibiais e glúteos. Continue indo até você descansar a cabeça no tapete.

– Depois de duas ou três respirações (que não precisam ser profundas, uma vez que custa estar nessa posição), o corpo sobe, os isquiotibiais, as nádegas e os abdominais novamente.

Paripurna Vajrasana

Paripurna Vajrasana é uma variante rara. Nas outras variantes e na parte principal as pernas estão juntas, mas nisto não, o que nos faz lembrar as Virasana.

O que acontece é que na Virasana os pés tocam o tapete com o peito do pé e, no Paripurna Varasana, é com o interior do pé.

O Vajrasana traz um trecho dos músculos das pernas, cujos efeitos são muito positivos.

Entre esses efeitos, é aliviar e prevenir a dor da ciática – dor nas pernas. Em grande medida, a dor ciática ocorre porque os isquiotibiais (na parte de trás das coxas) não podem esticar muito, aumentando a tensão na parte inferior das costas.

Você pode usar a respiração yogica ou Pranayama.

Através do descanso e da respiração, você pode chegar ao estado certo para praticar a meditação. Na verdade, é amplamente utilizado por budistas e muçulmanos em orações.

A pose de diamante também acalma a mente. Você também pode usar Dhyana Mudra.

Precauções

Seus joelhos podem doer.

Não aguente demais em pose de diamantes se você não estiver acostumado .

Qualquer variante poderia piorar a situação se você tiver dor nas costas.

O Supta Vajrasana pode machucar as pernas (especialmente no quadríceps) se você não se esquentou ou não tem prática em Vajrasana normal.

Laghu Vajrasana exige muitos dos seus isquiotibiais, especialmente para levantar o corpo quando terminar, então, se você tiver desconforto muscular, não faça isso.

A pose do diamante não é uma posição difícil na minha opinião, então a ajuda não é necessária. No entanto, suas duas versões Supta e Laghu podem custar-lhe mais:

Para o Supta Vajrasana, você pode usar um  bloco  dos usados ​​no Yoga para aperfeiçoar a postura, que Iyengar recomendou. Claro, você também pode usar a versão Laghu.

Mesmo se você usar um bloco para apoiá-lo, será muito difícil fazer o Laghu Vajrasana se você não o fez antes. Aqueles que o fizeram aprenderam com a ajuda de um parceiro, praticando Yoga como um casal.

Cada vez que você pratica Diamond Pose, você não só recebe os efeitos positivos acima, mas também todos os benefícios do Yoga, pois praticar qualquer postura é bom para todo o seu ser (corpo, mente e espírito).

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