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Sitali Pranayama (Respiração de Resfriamento): Passos, Benefícios e Precauções

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No dia-a-dia, nosso corpo e mente ficam cansados ​​e precisam se refrescar e relaxar. Sitali Pranayama é a maneira de relaxar e resfriar o sistema corpo-mente através da respiração yogue.

Esta técnica de respiração é um dos ‘ 8 pranayamas clássicos ‘ mencionados no Hatha Yoga Pradipika, especialmente usado no yoga para umedecer seu sistema e reduzir quaisquer desequilíbrios nele.

A prática regular de Sitali Pranayama ajuda a expelir toxinas do corpo e a limpá-lo. Além disso, você sentirá uma redução na raiva presente em sua mente e corpo devido ao excesso de trabalho ou clima quente ou ambiente de trabalho quente (fábricas) instantaneamente pela prática de Sitali.

Significado de Sitali ou Sheetali

Sitali ou em hindi também escrito como Sheetali é derivado da palavra raiz ‘Folha’. O significado da palavra raiz sânscrita ‘ Folha ‘ é ‘frio’ ou ‘frígido’. Assim, o termo ‘Sheetal’ pode ser tratado como um substantivo que se traduz em ‘ Algo que tem efeito refrescante ou calmante ‘.

Além disso, o nome deste pranayama é chamado Sitali por causa do som sibilante ( Si …. Si ….) produzido através da língua instantaneamente proporciona frescor no palato superior e inferior ( Tali ) da boca.

Assim, o Sitali ou Sheetali Pranayama (significa controlar o Prana) refere-se a uma respiração que deixa seu Prana esfriar ao inspirar através da língua úmida e enrolada.

Passos para realizar Sitali Pranayama

Para praticar Sitali Pranayama, você precisa sentar-se confortavelmente em uma cadeira com a coluna e o pescoço em linha reta. Abra a boca fazendo um ‘O’ com a língua enrolada nas laterais e projete-a para fora. Inspire profundamente, feche a boca e expire lentamente pelo nariz.

A seguir estão os passos para realizar Sitali Pranayama no chão.

  • Sente-se na frente do tapete de ioga em qualquer postura meditativa como Padmasana, Sukhasana ou em Vajrasana com a cabeça, pescoço e coluna eretos em uma linha. Além disso, para tornar a prática mais eficaz, você pode fazer Gyan Mudra com as mãos.
  • Inspire profundamente 2-3 vezes com a boca aberta e expire pelo nariz para se preparar para a respiração sitali.
  • Traga sua língua para fora enquanto a enrola nas laterais em direção ao centro para formar uma forma de tubo.
  • Agora inspire através da língua em forma de tubo e no final da inspiração, abaixe o queixo até o peito em ‘Jalandhara Bandha’. Neste ponto, prenda a respiração por 6-8 segundos.
  • Antes de expirar, levante o queixo, retire a língua e feche a boca. Agora expire completamente pelas narinas. Isso completa um ciclo de respiração sitali .

Nota prática

Se você não conseguir enrolar a língua , aproxime a língua achatada da boca e, em seguida, aperte os lábios para fazer um pequeno “O” com a boca.

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A relação inalação vs. exalação deve ser de 4:6 no início. À medida que você se sentir mais confortável em reter a respiração por um período mais longo, estenda essa proporção para 4:8 ou 5:10 ou 6:12.

Continue fazendo Sitali Pranayama por 2-3 minutos, depois volte à respiração normal e faça 2-3 vezes novamente.

Se você é iniciante, no verão, você pode fazer essa respiração refrescante 5 vezes ao dia. Em seguida, aumente gradualmente para 10 vezes ao dia.

As pessoas que não são capazes de enrolar a língua em sitali pranayama podem praticar outro exercício de respiração que tenha o mesmo efeito que o sitali.

Benefícios do Sitali Pranayama

Sityali Pranayama oferece muitos benefícios devido ao seu efeito refrescante e calmante. Seu mecanismo de resfriamento é eficaz no equilíbrio do Kapha dosha desequilibrado do corpo.

  1. Uma pesquisa feito sobre o efeito de Sitali junto com sitkari pranayama nas ondas cerebrais mostrou queaumenta o poder das ondas alfa, delta e tetaediminui o poder das ondas beta.
    Onde as ondas alfa se dobram vistas principalmente nos cérebros calmos e quietos, as ondas beta observadas na mente cheias de medo e ansiedade.
  2. Alivia o stress e a ansiedade através do seu efeito calmante e relaxante.
  3. Também ajuda a reduzir a febre , diminuindo a temperatura corporal.
  4. Faça isso quando sentir calor durante o verão para se refrescar.
  5. Ajuda a acalmar a fome e a sede em uma situação de emergência.
  6. Suas repetições 3-4 vezes ao dia podem ajudar a reduzir a temperatura geral do corpo em 3 a 4% durante o verão.
  7. Também ajuda na redução da pressão arterial .
  8. Sitali Pranayama é muito útil para pessoas que sofrem de insônia. Sua prática regular ajudará a curá-los da insônia.
  9. É muito útil para pessoas que sofrem de um distúrbio do sono. Isso os ajuda a relaxar e dormir bem por até 8 horas à noite.

Este pranayama também ajuda a resolver o problema da queda de cabelo em geral e durante as monções. Sua prática regular restringe a queda de cabelo e promove o crescimento do cabelo em sua cabeça.

Precauções ao fazer Sitali

Você precisa saber o seguinte cauteloso ao fazer Sitali Pranayama.

  1. Para os resultados efetivos deste exercício de respiração, é preferível praticá-lo com o estômago vazio.
  2. Certifique-se de que suas costas e pescoço não estejam dobrados ou curvados, pois isso restringe o fluxo de Prana dentro do corpo sutil.
  3. Ao contrário de outros pranayamas, evite fazer Sitali Pranayama durante os invernos e climas frios extremos, pois isso pode induzir problemas respiratórios nos pulmões
  4. Aqueles que têm doenças cardíacas devem consultar um médico ou um instrutor de Yoga experiente antes de tentar fazer Sitali Pranayama.

Contra-indicações de Sitali Pranayama

Ao seguir condições médicas ou de saúde, evite fazer essa respiração refrescante.

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  1. Pessoas que lidam com pressão arterial regular, doenças crônicas como enxaqueca e constipação crônica não devem fazer isso.
  2. Pessoas que sofrem de asma, tosse, resfriado e congestão não devem fazê-lo, pois isso piorará ainda mais sua condição (já que inclui a inspiração de ar frio durante o exercício respiratório controlado).

Conclusão

Ao todo, Sitali Pranayama é um ótimo exercício de ioga que pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar para proporcionar alívio e relaxamento ao corpo e à mente. Também é útil na redução do calor corporal, febre; e proporciona alívio do estresse, raiva e ansiedade.

É um exercício de respiração que pode ser feito para acalmar a mente e dar um efeito calmante ao corpo durante o trabalho no escritório. Você também pode fazer isso em um intervalo de 10 a 15 minutos enquanto faz as tarefas domésticas em casa. Também ajuda a reduzir a raiva.

É gratuito e está disponível para todos. Pode-se fazê-lo assistindo a tutoriais e vídeos gratuitos disponíveis online.

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