Filosofia

Raja Yoga – O Caminho Real do Yoga

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Raja Yoga – Embora o yoga seja frequentemente visto como uma forma de exercício através do qual se pode alcançar o bem-estar espiritual e mental, algumas formas de yoga concentram-se em práticas mentais.

Os quatro caminhos do yoga compreendem práticas que levarão o praticante no caminho da auto-realização e conduzem a Moksha (salvação). Cada um desses quatro caminhos está intimamente interligado.

Neste artigo, um desses quatro caminhos, Raja Yoga, será detalhado.

O que é Raja Yoga?

A palavra sânscrita raja significa rei ou real. É o Rei dos Yogas. Raja yoga se concentra em alcançar a iluminação através da meditação e da energia. Nesta forma de yoga, o yogi se senta em uma pose meditativa e silencia sua mente restringindo os pensamentos rebeldes e, eventualmente, entra em um estado sem pensamentos.

Swami Swatmarma em Hatha Yoga Pradipika diz que o objetivo do Hatha Yoga (forma física de yoga) é atingir Raja Yoga. Isso significa que os asanas e pranayamas que praticamos têm o propósito final de construir uma base para a prática de raja yoga.

Raja Yoga segue uma filosofia dualista de diferenciar o eu da realidade absoluta, no entanto, eventualmente, faz com que o yogi tome o caminho da auto-realização.

Trabalhando através da mente, a prática de Raja Yoga abre caminho para disciplina, autocontrole, concentração, paz mental e alegria interior. É uma forma única de yoga onde não é necessário seguir nenhum mantra ou ritual e pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar.

O Raja Yoga foi popularizado por Swami Vivekananda, que o colocou em pé de igualdade com os Yoga Sutras de Patanjali. É digno de nota mencionar aqui que Raja Yoga foi mencionado no Bhagavad Gita como um dos caminhos para a iluminação, mas foi usado como outro nome para a iluminação.

Mas ao longo do tempo, com os esforços de alguns estudiosos notáveis, Raja Yoga obteve reconhecimento como um caminho separado e agora é contado como um dos 4 caminhos do yoga.

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Existe uma diferença entre Ashtanga Yoga e Raja Yoga?

Idealmente, não há diferença entre Ashtanga Yoga e Raja Yoga e eles podem ser usados ​​de forma intercambiável. O conceito de Raja Yoga segue os princípios do yoga de oito membros ou Ashtanga Yoga que foi compilado por Patanjali. Ao praticar o yoga de oito membros, o praticante pode alcançar o estado iluminado de consciência ou samadhi .

A seguir estão os oito membros do Raja Yoga:

  1. Yamas (autocontrole ou restrições) – ahimsa (não-violência), satya (veracidade) , asteya (não roubar), brahmacharya (castidade) e aparigraha (não possessividade).
  2. Niyamas (disciplina ou observância) – saucha (pureza), santosha (contentamento), tapas (autodisciplina), svadhyaya (autoestudo), ishvarapranidhana (devoção ou entrega).
  3. Asana (posturas físicas ou exercícios)
  4. Pranayama (exercício de respiração controlada)
  5. Pratyahara (sentir a retirada de objetos externos)
  6. Dharana (concentração)
  7. Dhyana (meditação)
  8. Samadhi (realização completa ou superconsciência)

Esta abordagem de oito membros é um método sistemático para encontrar a libertação de todos os sofrimentos.

Raja Yoga como o Yoga da Mente

Raja yoga está principalmente preocupado em seguir um caminho de autodisciplina e prática. Assim como um rei age de forma independente, com autoconfiança e segurança, da mesma forma, praticar Raja Yoga tornará o praticante autônomo, independente e destemido.

Este antigo sistema de meditação nos ajuda a alcançar um estado mais elevado de consciência, trazendo de volta o estado de paz interior e revivendo as boas qualidades e virtudes dentro de nós. Você está adotando métodos para controlar sua mente e abri-la para encontrar autoconsciência, paz verdadeira e felicidade.

Com uma mente calma e controlada, você terá um bom relacionamento, fará as coisas certas e se concentrará em corrigir a si mesmo e não aos outros; promover o bem-estar mental saudável. Seu corpo relaxará automaticamente e seu foco estará na mente e não na matéria. Você verá uma mudança na maneira como se vê e terá uma compreensão profunda da conexão entre o Ser e o Poder Supremo.

Os 5 estágios da mente

Como o Raja Yoga envolve o uso da mente, praticar a concentração unidirecionada ( Dharna ) é uma premissa essencial antes de iniciar a meditação do Raja Yoga. Manter um pensamento por um período mais longo não apenas fortalecerá a mente, mas também a tornará unidirecionada. Quanto menos pensamentos, mais paz você terá.

No yoga sutra de Patanjali, diz-se que a mente se move por 5 estados em geral. Estes são;

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  1. Kshipta – a mente está em um estado disperso
  2. Mudha – o estado de espírito embotado e esquecido
  3. Vikshipta – concentrado, mas um estado de espírito levemente disperso
  4. Ekagra – a prática prolongada torna a mente unidirecionada; estado de espírito focado ou meditativo
  5. Niruddha – estado mental totalmente controlado

Esses 5 estágios são chamados de Chitta Bhumis. Diz-se que a mente acontece no yoga apenas no estado de Ekagra e Niruddha .

Como praticar a Meditação Raja Yoga?

A meditação Raja Yoga não é muito diferente de qualquer outro estilo de meditação. Você medita com os olhos abertos enquanto envolve sua mente para experimentar paz interior e liberdade. A técnica única de meditação Raja Yoga tornará sua mente sua melhor amiga, mudará seu ponto de vista e ajudará você a conectar melhor seu ‘eu’ ao poder superior.

Aqui estão os passos da Meditação Raja Yoga.

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1. Localize um espaço tranquilo

A meditação é melhor feita em um ambiente calmo e pacífico. Pode ser um cômodo da sua casa, seu jardim ou seu quintal, um lugar sem distrações será benéfico. Além disso, é recomendável praticar a meditação ao amanhecer, quando o barulho é menor e o ar é fresco. A paz e tranquilidade irá ajudá-lo durante todo o dia.

2. Sente-se em uma posição confortável

Uma posição onde você pode relaxar e por mais tempo é de extrema importância. Se você se sentir desconfortável, sua prática de meditação será prejudicada com frequência e sua mente não conseguirá se concentrar. Sentar-se com as pernas cruzadas no chão é a melhor maneira de entrar em um estado meditativo.

Você também pode usar um cobertor enrolado ou uma almofada para apoiar sua postura ou, se necessário, sentar em uma cadeira. O objetivo final é sentir-se estável e confortável para continuar a meditação sem inquietação constante.

3. Traga sua mente para o presente

Enquanto a maioria das meditações é feita com os olhos fechados, Raja Yoga instrui você a abrir os olhos e se concentrar em um ponto focal. Você pode se concentrar em um vaso, um suporte de caneta, uma flor, um fio de grama, um desenho na parede ou a chama de uma vela. Ao se concentrar, você lentamente poderá retirar seus sentidos de tudo ao seu redor. Você estará focando no seu ritmo respiratório ou no ponto focal escolhido.

4. Canalize seus pensamentos

Quando você está construindo sua concentração, você terá vários pensamentos correndo em sua mente, o que é um processo natural do cérebro. Você não deve se esforçar para refletir sobre eles, mas reconhecê-los e deixá-los passar. Cada vez que um pensamento surgir, deixe-o passar e volte ao seu ponto de foco. Aqui, paciência é a chave!

5. Escolha um pensamento positivo

Na miríade de pensamentos que estão surgindo, você precisa criar um pensamento pacífico no qual possa meditar. O pensamento pode estar relacionado a uma situação que você está enfrentando atualmente ou a um pensamento geral que incutirá positividade. Por exemplo ‘Eu sou uma alma pacífica’, ‘Eu não vou deixar minha preocupação me controlar’ ou ‘Eu estou feliz com minha vida’ etc.

Você começará lentamente a perceber que esse pensamento está fazendo você se sentir revigorado e irradiando por todo o seu ser. Em última análise, conduzirá ao caminho da compreensão e da realização. Você ainda pode enfrentar o ataque de alguns pensamentos perturbadores, mas deve deixá-los passar e continuar meditando em seu pensamento positivo.

6. Mantenha a sensação de paz

Depois de terminar a meditação, mantenha a sensação de paz que você ganhou com o pensamento positivo. Ao passar o dia com essa tranquilidade, você achará fácil superar qualquer situação ou desafio. E se em algum momento você sentir que está perdendo seu estado de paz, tire algum tempo para meditar novamente em um pensamento positivo.

Você pode começar praticando esta técnica de meditação por pelo menos 20 minutos por dia. No entanto, esse prazo não significa que você deve se apressar com isso. A meditação é muito subjetiva e pessoas diferentes levarão um tempo diferente para se ajustar. Tenha paciência para construir sua força mental.

Benefícios da Meditação Raja Yoga

1. Reduz o estresse e a ansiedade

Outras formas de yoga lidam principalmente com exercícios de respiração controlada para melhor bem-estar mental, enquanto Raja Yoga lida com gerenciamento e controle da mente. Quando a mente está em um estado de calma, você estará no melhor controle de suas emoções e pensamentos. Você será capaz de controlar sua explosão e reação em situações estressantes.

2. Diminui hábitos negativos

A meditação Raja Yoga invoca qualidades positivas como felicidade, felicidade, conhecimento, paz, amor, calma e poder. A positividade encorajará a mente a pensar na direção certa e removerá pensamentos e padrões negativos de dentro. Com tudo indo na direção certa, os hábitos negativos serão automaticamente erradicados de sua vida.

3. A mente fica clara e focada

Ao praticar a meditação Raja Yoga, você deve deixar de lado os pensamentos que distraem e encorajar a sentar-se em silêncio. Ao remover a desordem na mente, você pode ter clareza mental e se tornar mais focado na vida. Também ajuda a encontrar a razão e o propósito da vida.

4. Aumento da memória e concentração

Quando você permanece no presente, está essencialmente ajudando a melhorar sua memória e concentração. A meditação Raja Yoga encoraja você a permanecer no presente praticando a meditação de olhos abertos e concentrando-se em um ponto específico. A concentração da mente ajuda a agregar valor ao trabalho e nos proporciona um resultado melhor.

5. Melhor qualidade do sono

Você tende a perder o sono quando sua mente está um caos ou está enfrentando ansiedade ou estresse. Através da meditação Raja Yoga, você está treinando sua mente para pensar positivamente e se concentrar nos pensamentos certos. Isso ajuda a acalmar sua mente e limpar pensamentos negativos e melhorar a qualidade do sono.

Conclusão

Com a ajuda do Raja Yoga, você aprenderá a apreciar o silêncio e aprenderá a viver com respeito, dignidade e confiança. Embora seja uma forma complexa de yoga, em sua essência é uma forma de união da mente-corpo-alma. É um lembrete de que somos um com o Poder Supremo e Raja Yoga é o caminho para purificar nossa mente e alma para trazer à tona a beleza e a divindade do Ser.

 

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