Yoga

Nauli Kriya: Como fazer, precauções e benefícios

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Nauli Kriya é um dos Shatkarma mencionados no antigo texto iogue, Hatha Yoga Pradipika. Shatkarma é basicamente seis técnicas de purificação yogues. Outras cinco técnicas que combinam Shatkarma são:

  1. Dhauti – Lavagem do tubo de alimentação
  2. Neti – Limpeza das cavidades nasais
  3. Kapalbhati – Purificação do cérebro frontal
  4. Trataka – Exercício de fortalecimento dos olhos
  5. Basti – Lavagem do intestino grosso

A prática regular dessas técnicas purifica o corpo por dentro. Torna o pranayama e a meditação mais fáceis e eficazes, pois prepara o corpo e a mente para ficarem alertas e livres da fadiga.

Significado do “Nauli Kriya”

O termo sânscrito Nauli é composto de duas palavras-raiz “ Nau ” e “ li ”. Nau significa “barco” e li “agarrar-se”.

É então juntado com o termo “kriya”. Kriya é uma ação ou grupo de ações e esforços para alcançar um objetivo ou alvo específico. Pode ser uma série de eventos realizados sistematicamente.

Por exemplo; Yoga Asana é uma parte do kriya, pois são realizadas séries de asanas para alcançar a estabilidade do corpo e da mente.

Significado: Ao se referir a esses termos, em nauli kriya, os músculos abdominais se agarram à parede abdominal enquanto estão em movimento contínuo, como um barco fluindo nas ondas do oceano.

Nauli também é referido como “ lauliki karma ” nas escrituras sânscritas. A palavra lauliki significa “mover-se para cá e dar o dízimo” ou “rolar e agitar”, que é exatamente o que essa técnica faz. Ele rola, gira e agita todo o abdômen e os músculos e nervos associados.

O que exatamente é Nauli Kriya?

Nauli Kriya é uma técnica de limpeza que envolve os órgãos e músculos abdominais movendo-se lateral e verticalmente em um movimento ondulatório. É bem ilustrado como um processo de movimento para cima e para baixo de um barco em um mar tempestuoso.

No Nauli Kriya, os músculos abdominais especialmente “rectus abdominis (músculo abdominal) ” é usado para massagear e estimular os órgãos digestivos, por exemplo, estômago, fígado, baço, bexiga urinária, pâncreas, vesícula biliar e intestino grosso e delgado, agitando os músculos do abdômen.

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Os músculos do abdome são projetados para frente e depois contraídos continuamente. Essa agitação resulta em um movimento ondulatório no abdômen, chamado nauli kriya.

Ajuda o corpo a aumentar o “fogo gástrico” ou “fogo corporal” e a eliminar toxinas do trato digestivo e tonificar os músculos centrais.

Chakra Envolvido em Nauli

Todos os kriyas yogues afetam os Chakras em nosso corpo de uma certa maneira, como se diz que Kapalbhati kriya chave no despertar do chakra do terceiro olho , que é a porta da intuição em uma pessoa.

Com a ajuda do nauli kriya, uma pessoa pode estimular o chakra do umbigo ( manipura chakra ).

O chakra Manipura é o depósito da energia vital presente no corpo humano, ou seja, Prana. A ativação deste chakra ajuda a obter clarividência, organiza a mente, aumenta o metabolismo e fortalece o sistema imunológico.

O que fazer antes de executar o Nauli Kriya?

Nauli é uma prática de yoga de nível avançado. Antes de realizá-lo, a pessoa deve ter domínio sobre a prática de Bandha (fechaduras corporais).

O principal bandha usado no Nauli kriya é “ Uddiyana bandha ”, ou seja, bloqueio abdominal ou “ Jalandhara Bandha ”, ou seja, bloqueio da garganta.

1. Pratique Uddiyana Bandha – A Trava Abdominal

Esta é a técnica de levantar os músculos abdominais e, em seguida, bloqueá-lo na posição levantada.

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Para realizar Uddiyana bandha,

  • No final da expiração, chupe a parede abdominal para dentro e para cima.
  • Enquanto mantém a sucção da parede abdominal, prenda a respiração.

Ele estica o diafragma e o leva para a posição mais alta possível, o que eventualmente trava o diafragma perto da junção entre o abdômen e o tórax. Chama-se Uddiyana bandha, o bloqueio abdominal.

O Uddiyana Bandha, juntamente com suas variações, é praticado bem antes de realizar diferentes práticas de yoga, por exemplo, Nauli Kriya.

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Então, o que Uddiyana Bandha realmente faz?

Em Uddiyana Bandha,

  • Os órgãos do abdome são levados a uma posição mais alta do que o normal no tronco, sugando-o e prendendo a respiração. (Isso cria um vácuo parcial na cavidade torácica.)
  • Este vácuo puxa o sangue da cavidade abdominal para o peito e para o coração. Melhora a circulação para os músculos abdominais.
  • Além disso, como o abdômen está bloqueado em um nível mais alto, a pressão nos capilares e veias diminui, o que facilita o fluxo sanguíneo e a troca de fluidos.

2. Pratique Jalandhar Bandha – A Trava da Garganta

Isso também é conhecido como trava de queixo. Para executar Jalandhar Bandha,

A prática de jalandhar bandha é sugerida antes de praticar nauli kriya, pois cria flexibilidade nos músculos abdominais. Além disso, essa flexibilidade torna mais fácil rolar os músculos abdominais na prática de nauli.

3. Pratique Agnisara Kriya

Agni significa “fogo” e Sara significa “lavar” então literalmente significa purificar a energia do fogo localizada no centro do umbigo.

Agnisara é um tipo de dhauti kriya (lavagem abdominal), em que a parede abdominal é rapidamente expandida e contraída em um intervalo de tempo muito curto. O exercício estimula o sistema imunológico, aumenta o poder de digestão e calor no corpo.

Antes de iniciar a prática intensa de Nauli Kriya, sugere-se dominar o Agnisara Kriya. Ajuda a lavar o fogo dentro do corpo. Ele usa a energia interna do corpo para fornecer vitalidade.

Para realizá-lo,

  • Fique em pé com as pernas ligeiramente afastadas, inspire profundamente pelo nariz e expire totalmente pela boca enquanto se inclina levemente para a frente e dobra os joelhos.
  • Descanse em ambas as mãos enquanto o coloca sobre as coxas. As costas devem estar retas, a cabeça ereta, permitindo que os músculos abdominais relaxem.
  • Agora desenhe o umbigo para dentro e para cima de volta para a coluna.
  • Segure o umbigo por um momento e então comece a contração e expansão do abdômen rapidamente 10-15 vezes enquanto retém a respiração.

Expire antes que se torne muito desconfortável. Esta é uma rodada, complete 3 rodadas. É muito comum no início os músculos abdominais se cansarem rapidamente, este é um sinal certo de que você tem a energia fraca do fogo.

Tipos de Nauli Kriya

Nauli é basicamente categorizado em 3 tipos com base na posição da contração do músculo abdominal.

  1. Vama Nauli: a contração do lado esquerdo dos músculos abdominais.
  2. Dakshina Nauli: a contração do lado direito dos músculos abdominais.
  3. Madhya Nauli: a contração de ambos os lados dos músculos abdominais.

Como fazer Nauli Kriya

Nauli é a prática de contrair e isolar os músculos retos abdominais.

Os músculos retos do abdome (abs) são dois longos músculos verticais situados em ambos os lados da linha média do abdome. Vai do diafragma ao osso púbico. No nauli kriya, basicamente esses músculos são manipulados.

Para Realizá-lo, siga os seguintes passos.

  1. Fique em pé com os pés a cerca de 1-1,5 metros de distância.
  2. Inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca, esvaziando os pulmões o máximo possível.
  3. Dobre ligeiramente os joelhos e incline-se para a frente, colocando as palmas das mãos nas coxas logo acima dos joelhos. Polegar apontando para dentro e os dedos de descanso apontam para fora das coxas para fazer um aperto firme.
  4. Os braços devem permanecer retos enquanto o peso da parte superior do corpo repousa confortavelmente nas mãos acima dos joelhos.
  5. Execute jalandhara bandha mantendo a retenção da respiração externa ou Bahir kumbhaka .
  6. Em seguida, execute Uddiyana bandha sugando a parte inferior do abdome para dentro e para cima.
  7. Mantenha os olhos abertos e observe o abdômen.
  8. Agora levante a mão direita e esquerda ligeiramente do joelho, uma por uma.

Depois disso, siga as etapas para Vama e Dakshina Nauli separadamente abaixo.

1. Como fazer Vama Nauli

Siga as etapas de 1 a 7. Depois disso, siga as etapas a seguir.

Para Realizar Vama Nauli,

  1. Levante a mão direita ligeiramente do joelho para que o peso da parte superior do corpo seja transferido para a mão esquerda e da mão esquerda para o joelho esquerdo.
    NOTA: Não incline o corpo para o lado esquerdo enquanto transfere o peso sobre a mão esquerda.
  2. Essa ação de transferir peso sobre a mão esquerda para o joelho isolaria automaticamente os músculos retos abdominais esquerdos (abdômen esquerdo) .
    NOTA: O isolamento dos músculos abdominais esquerdos é ilustrado com uma cavidade no lado direito e uma saliência muscular no lado esquerdo.
  3. Mantenha a mesma posição dos músculos por alguns segundos. Chama-se Vama nauli.
  4. Agora solte o Uddiyana bandha primeiro e depois o Jalandhar bandha levantando a cabeça lentamente. Em seguida, fique na posição vertical, respire fundo algumas vezes antes da próxima rodada.

2. Como fazer Dakshina Nauli

Depois de completar o Vama nauli, isole os músculos retos abdominais direitos (abdômen direito) . Chama-se Dakshina Nauli.

Os passos para realizar dakshina nauli são exatamente opostos aos passos para realizar o Vama nauli. Aqui o peso é transferido sobre a mão direita, o que faz protrusão muscular no lado direito e cavidade no lado esquerdo.

3. Como fazer Madhya Nauli

Em Madhya nauli, basicamente você tem que contrair ambos (esquerdo e direito) reto abdominal (músculos abdominais) até a linha central do umbigo.

Para realizá-lo, novamente os passos 1 a 7 (descritos em “como realizar nauli”) são os mesmos. Depois disso siga os seguintes passos.

  1. Venha na posição de Vama ou Dakshina Nauli. Digamos que você esteja começando com Vama nauli.
  2. Agora comece a rolar o músculo abdominal esquerdo (que na verdade estava isolado do lado esquerdo até agora) para o lado direito, mas antes de atingir o lado oposto, segure-o no meio.
  3. O rolamento dos músculos abdominais é conseguido deslocando o peso gradualmente do lado esquerdo para o lado direito.
  4. Depois de rolar os músculos isolados esquerdos para o centro, você pode ver que ambos os lados do centro teriam cavidade e saliência muscular no centro. É a posição Madhya Nauli .
  5. Mantenha essa posição por alguns segundos. Em seguida, solte o Uddiyana bandha e Jalandhar bandha um por um.

Rolar os músculos abdominais para madhya nauli precisa de tempo para aperfeiçoar, então no começo, tente apenas com vama ou dakshina nauli.

4. Rotação ou agitação abdominal em Nauli

Depois de dominar os estágios acima mencionados de Madhya, Vama e Dakshina nauli, o procedimento de agitar ou girar o abdome deve ser tentado.

  1. Pratique Vama nauli no lado esquerdo, depois gire os músculos para a direita, praticando Dakshina nauli, e de volta para a esquerda, vama nauli.
  2. Continue girando os músculos de um lado para o outro. Esse processo é conhecido como churn.
  3. Comece praticando 3 rotações consecutivas, depois solte a contração abdominal.
  4. Em seguida, comece com Dakshina nauli primeiro, desta vez girando os músculos da direita para a esquerda, depois da esquerda para a direita, três vezes consecutivas.
  5. Finalmente, execute Madhya nauli, isolando os músculos no centro.
  6. Levante a cabeça e volte para a posição vertical. Inspire lenta e profundamente, permitindo que o abdômen se expanda.
  7. Isso marca o fim de uma rodada e pode ser continuado depois de relaxar na posição vertical até que o batimento cardíaco volte ao normal.

Nota prática

  1. A prática de agnisara kriya e uddiyana bandha deve ser dominada antes de iniciar a prática de Nauli kriya.
  2. Quando o nauli kriya for aperfeiçoado na posição de pé, pode ser praticado em siddha yoni asana.

Tempo para praticar e duração do Nauli

O nauli deve ser praticado apenas quando o estômago estiver completamente vazio, pelo menos 5 a 6 horas após as refeições, se a prática do estômago vazio não for possível.
A melhor hora para praticar é no início da manhã, antes de qualquer comida ou bebida ser ingerida.

  1. Um iniciante deve começar com Vama e Dakshina nauli um após o outro. No início, 3 voltas de cada lado.
  2. Após 2 semanas de prática de Vama e Dakshina nauli, um iniciante pode começar com cinco rodadas de Madhya Nauli e trabalhar até 10 rodadas em uma semana.
  3. Então pode-se iniciar a agitação ou rotação abdominal com 5-10 rodadas e aumentar lentamente até 25 rotações durante um período de meses.

Como você é aconselhado a evitar o esforço, é melhor aumentar as rodadas lentamente com a prática, à medida que mais controle é obtido sobre os músculos com o tempo.

Benefícios do Nauli

  1. Nauli Kriya massageia e tonifica toda a área abdominal, incluindo os músculos, nervos, intestinos, órgãos reprodutivos, urinários e excretores.
  2. É um exercício dos órgãos internos, como o estômago, fígado, baço, bexiga urinária, pâncreas, vesícula biliar e intestino grosso e delgado.
  3. Ajuda o corpo a aumentar o fogo gástrico e eliminar materiais tóxicos do trato digestivo.
  4. Este kriya gera calor no corpo e estimula o apetite, digestão, assimilação, absorção e excreção. Nauli também considerou a prática panaceia para perder a gordura da barriga ou perda de peso, pois atua diretamente na gordura extra presente nos músculos abdominais.
  5. Nauli constrói a força do núcleo, pois se concentra no músculo “rectus abdominis”, que é responsável pelos seis pacotes .
  6. Ativa o chakra Manipura, “o depósito de prana” e melhora a eficiência mental.
  7. Nauli Kriya também é útil para fortalecer o sistema imunológico.
  8. Nauli Kriya lhe dá poder e vigor ao harmonizar o fluxo de energia no corpo.

Um estudo relataram que os kriyas yogues, como nauli kriya ou agnisara kriya, são úteis no tratamento dadoença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Precauções

  1. Nauli Kriya é uma técnica sensível e só deve ser realizada sob um guia ou professor adequado.
  2. Se você sentir qualquer dor ou desconforto no abdômen durante o nauli kriya, você deve parar o kriya imediatamente. Com mais consciência e menos força controlada, tente novamente no dia seguinte.

Contra-indicações

  1. O Nauli Kriya não deve ser tentado por pessoas que sofrem de doenças cardíacas, hipertensão, hérnia, pressão alta, dor abdominal, cálculos biliares, úlcera péptica aguda, constipação.
  2. Nauli Kriya deve ser evitado no pós-operatório, especialmente após cirurgia abdominal.
  3. A mulher grávida não deve praticar ou tentar fazer nauli kriya.

Conclusão

Yoga é uma antiga ciência da medicina alternativa que visa muito especificamente os aspectos preventivos de uma doença. Também é eficaz na cura de doenças quando usado como adjuvante à prática básica da medicina. Nauli Kriya é um dos kriyas yogues mais importantes que se enquadram no shatkarma.

Assim, a prática regular de Nauli Kriya melhora a digestão e evita o distúrbio que surge na região abdominal.

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Se você é iniciante na prática de Nauli ou planeja fazê-lo em sua próxima sessão de ioga. Faça isso sob a orientação de um especialista. Deixe seu comentário abaixo sobre sua experiência de Nauli.

 

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