Ganesha Mudra: Yoga Gesto de Removedor de Obstáculos

Você gostaria de uma profissão onde você Cumpre seu Propósito de Vida, Clique aqui na Formação Completa em Reiki do Básico ao Avançado (Nível 1 ao 3B)

Ganesha Mudra, o Deus com cabeça de elefante no hinduísmo, é adorado no início de um evento auspicioso e antes de adorar qualquer outro Deus. Existem várias razões por trás dessa auspiciosidade que nos leva a adorar Ganesha de maneiras distintas.

Uma entre várias maneiras, Ganesha mudra praticava ioga para mostrar gratidão ao Senhor Ganesha, envolvendo todos os 20 dedos ou 5 elementos do nosso corpo.

Ganesha é chamado Vighnaharta, Vighna significa ‘Problema’ e Harta significa ‘Destruidor’ ou ‘Removedor’. Assim, Ganesha mudra nos ensina como podemos mergulhar para obter força e coragem para resolver qualquer problema.

Se você deseja trazer harmonia em todos os aspectos da vida, todos os seus obstáculos podem ser eliminados por este simples yoga mudra.

Ganesha Mudra: Unindo Coração e Corpo Físico

Ganesha mudra é um gesto feito com as duas mãos para fortalecer o coração, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Neste mudra, quando ambas as mãos estão juntas no nível do peito, mostra o ponto de encontro da força física e do coração.

De mãos dadas em Ganesha mudra dá:

  • Uma sensação de segurança
  • Conforto e tranquilidade para o coração.
  • Além disso, estimula o amor, a compaixão e a coragem; dando uma sensação calorosa de alegria interior

Este é um dos melhores mudras calmantes, especialmente quando praticado durante a meditação. Acalmar a mente na meditação, juntamente com a consciência centrada no coração, reduz a chance de doenças cardíacas.

Pela prática de Ganesha Mudra, dizemos a nós mesmos,

Eu sou a consciência interior, identifico-me com a força vital universal interior, e isso é tudo o que importa.

Desta forma, nós realmente construímos autoconfiança e vitalidade, o que eventualmente nos ajuda a aproveitar nossa força ilimitada para remover todos os obstáculos de nossa vida.

Mudras: a Sabedoria do Yoga na Ponta dos Dedos

Removedor de Obstáculos

Ganesha mudra é dito ser o removedor de todos os obstáculos. É por causa de seu trabalho no coração.

O coração é um dos centros místicos do nosso corpo que pode fazer maravilhas por nós.

Em Ganesha mudra, quando colocamos as mãos na frente do coração, nosso foco, tanto físico quanto mental, vem no centro do coração. Pode ser denominado como a abertura do chakra do coração.

É considerado, quando a intenção de fazer algum trabalho deriva de coração e mente abertos (também chamado de Sankalpa ), é aceito pelo divino. Sankalpa é sobre uma firme determinação de alcançar um objetivo específico que no hinduísmo é levado à frente do Senhor Ganesha.

Pela prática de Ganesha mudra, esforços físicos são feitos para separar os músculos do peito, o que abre o bloqueio do coração. Este mecanismo de mudra nos ajuda a manter o Sankalpa que eventualmente remove nossos obstáculos.

Guia de apresentação de Ganesha Mudra

Em primeiro lugar, arranje um lugar aberto e calmo. Comece sentado em uma postura confortável, como Sukhasana (pose fácil) , Padmasana (pose de lótus). Relaxe seu corpo e prepare-se para o Ganesha Mudra

  • Junte as palmas das mãos para fazer Anjali Mudra.
  • Segure a mão esquerda antes do peito com a palma voltada para fora e dobre os dedos
  • Agora segure a mão esquerda com a mão direita com a palma voltada para dentro.
  • Veja que ambas as mãos estão entrelaçadas. Dedos dobrados são enganchados e travados.
  • Inspire profundamente e ao expirar afaste vigorosamente as mãos sem soltar o aperto.
  • Sinta o alongamento ao longo de seus ombros e peito.
  • Inspire e solte a tensão.
  • Repita 6 vezes todo o processo
  • Agora inverta as posições das mãos e repita o exercício 6 vezes.

Você pode praticar este mudra por 15 minutos a meia hora diariamente para obter melhores resultados.

Equipamento Adicional

Se você quiser adicionar algum canto de mantra enquanto as mãos em Ganesha mudra, então cantar Ganesha Mantra é melhor para centrar os pensamentos. Cantar também pode dar poder ao chakra da garganta.

Cada vez que você segura o mudra, cante

Om Gan Ganapataye Namah

Ganapataye é outro nome de Lord Ganesha e Namah significa ‘Eu me curvo a você em gratidão’.

Visualizar o alegre Lord Ganesha sorrindo enquanto faz este mudra pode ajudar a atrair positividade e remover o obstáculo. Deixe a Lei da Atração trabalhar para você!

Afirmação

A afirmação é um processo de repetição de uma afirmação positiva com o movimento cíclico. Pode-se praticar a afirmação ao fazer mudras e meditação.

Em Ganesha Mudra, use a seguinte afirmação:

  • Enquanto traz as mãos na posição de fecho em Ganesha mudra, diga – “Estou feliz e cheio de vida”.
  • Ao afastar as mãos uma da outra diga – “Eu tenho um corpo saudável. Estou cheio de energia”
  • Enquanto inspira profundamente, diga – “Meu coração está cheio de amor. Eu sou Amor.”

Benefícios do Ganesha Mudra

O praticante testemunhará os seguintes benefícios quando começar a praticar Ganesha mudra regularmente durante um período de tempo.

1. Fortalecimento do Anahata Chakra

A prática de Ganesha Mudra dá força ao coração, enchendo-o de amor, alegria e coragem. Ajuda o praticante a se aceitar do jeito que é, o que o enche de autoconfiança.

A sensação de calor que é estimulada ao apertar as mãos é um ponto de abertura do chakra do coração. A abertura do chakra do coração torna a pessoa mais compassiva, o que a ajuda a ser mais humilde e grata pela vida.

2. Aumento da capacidade dos pulmões e tórax

Em Ganesha Mudra, o praticante está exalando e inalando enquanto se concentra na postura correta. Isso torna os pulmões e o tórax livres de toxicidade.

Ganesha Mudra ajuda pacientes asmáticos a melhorar. As pessoas que sofrem de asma devem praticar Ganesha Mudra diariamente.

3. Aumento da força da parte superior do corpo

Enquanto pratica Ganesha Mudra, você puxa as mãos cruzadas na direção oposta, mantendo uma boa postura do pescoço e da parte superior do corpo. Sente-se o alongamento da parte superior do corpo, braços e pescoço, que constrói os músculos da parte superior do corpo, dando força aos braços e costas.

4. Melhoria da Dor Cervical

Devido ao alongamento dos músculos do peito, ombros e braços, observa-se uma melhora significativa na dor no pescoço e espondilite quando se pratica essa posição regularmente.

5. Melhor metabolismo e digestão

Ganesha Mudra estimula um dos mais importantes dos 5 elementos, ou seja, o elemento Fogo. Assim, ao estimular o elemento fogo, também ajuda a ativar o Manipura Chakra e, portanto, o fogo da barriga. Isso ajuda na melhor secreção de sucos digestivos.

6. Aumente a autoconfiança

Realizar Ganesha Mudra traz melhora na autoconfiança e melhora a saúde mental. Este mudra que representa o sempre alegre Senhor Ganesha traz a efervescência da alegria interior fazendo com que o coração e o corpo se alinhem um com o outro.

Faz o coração sentir amor e compaixão por si mesmo e pelos outros. Ajuda a pessoa a alcançar a paz interior trazendo calma e evoca o amor próprio, que por sua vez traz um impulso na autoconfiança e na cura interior.

7. Melhoria na saúde geral

Como Ganesha Mudra conecta o corpo e o coração, isso é importante para alcançar uma boa saúde geral. Na prática regular, observa-se uma melhora geral na saúde mental e física.

Precauções – Pontos a ter em mente

Para obter os melhores resultados ao praticar o Ganesha Mudra, você pode ser cauteloso, tenha em mente os seguintes pontos:

  1. Use roupas folgadas e confortáveis. Roupas de algodão são aconselháveis!
  2. Como você estará sentado em uma postura meditativa, tente desligar seus telefones celulares ou qualquer outro aparelho elétrico. Manter o telefone no modo vibrador não ajuda, pois ele ainda pode vibrar e causar distúrbios e atrapalhar sua concentração.
  3. Se você tem unhas compridas , por favor, tome cuidado para não causar dor apertando o aperto de suas mãos travadas que causa dor ao pressionar suas unhas compridas.
  4. Não force o pescoço enquanto empurra a cabeça para a frente.
  5. Ao realizar o Ganesha Mudra, respire fundo e solte a respiração lentamente. Isso trará paz e calma ao seu corpo e mente.
  6. Embora seja aconselhável fazer este mudra de estômago vazio, mas se você estiver fazendo este mudra depois de consumir alimentos, por favor, mantenha uma hora de intervalo após consumir alimentos.
  7. Depois de fazer Ganesha Mudra, por favor, fique em silêncio por um tempo.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
x