Yoga

O que é Yin Yoga? Guia definitivo de benefícios e prática para começar!

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O conceito de Yin Yoga vem ganhando popularidade devido à sua natureza relaxante. Devido à sua natureza passiva, os músculos são usados ​​minimamente e são suavemente engajados ao praticar os diferentes asanas do Yin Yoga.

A natureza relaxante deste estilo de ioga, juntamente com as posturas de longa data e movimentos suaves, tornaram-no popular nas agendas agitadas e ocupadas de hoje. As posturas ajudam na criação da consciência da respiração, o que facilita a mente, reduzindo o estresse e a tensão e aumentando a atenção plena.

Continue lendo este artigo para descobrir os fundamentos do yin yoga, sua origem, os benefícios, para quem é melhor e dicas para começar.

O que é Yin Yoga?

Yin Yoga é um estilo meditativo de yoga lento e de ritmo constante que se concentra nos tecidos conjuntivos. Em vez de envolver ativamente os músculos, relaxa-os através de posturas passivas e sentadas. As poses são mantidas por mais tempo do que outros estilos de ioga. 

Yin yoga é bom para equilibrar o sistema nervoso e proporcionar relaxamento profundo ao tecido conjuntivo (também conhecido como tecidos yin – ligamentos, tendões e fáscia) para melhor circulação e flexibilidade das articulações.

Assim como na meditação, seu foco está na quietude e na entrega, em vez de aperfeiçoar uma postura ou construir força muscular. É uma forma extremamente eficaz de yoga que ajudará a encontrar uma liberação da tensão acumulada dos desafios do dia-a-dia.

Os asanas de aterramento e nutrição do yin yoga podem ser extremamente eficazes para as articulações e a fáscia (tecidos conjuntivos ao redor das articulações). Os movimentos propositadamente lentos deixam seu corpo e mente quietos, profundamente relaxados e permanecem no presente.

Origem do Yin Yoga

Ao contrário dos outros estilos de yoga que têm suas origens na Índia, o Yin Yoga se inspira nas práticas taoístas chinesas. Também chamado de Yoga Taoísta ou Tao Yin, as posturas neste para foram mantidas por um período mais longo, como também encontraram seu caminho no treinamento de Kung Fu.

Na década de 1970, Paulie Zink introduziu o conceito de alongamento de técnicas de artes marciais para o mundo ocidental. No entanto, o Yin Yoga foi popularizado por um dos alunos de Zink, Paul Grilley, no ocidente. Ele modificou a prática do yin yoga combinando princípios do taoísta Yin, Hatha Yoga e os meridianos da medicina tradicional chinesa.

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Grilley, que é um entusiasta de ioga, meditação e artes marciais, junto com sua aluna “Sarah Powers”, cunhou o termo Yin Yoga. Eles são considerados um dos melhores professores de Yin Yoga do mundo, cujos esforços tornaram esse estilo de yoga acessível tanto para iniciantes quanto para especialistas.

Yin Yoga vs. Yoga Restaurativo

Muitas vezes há um equívoco de que yin yoga e yoga restaurador são a mesma coisa. Embora possa haver algumas semelhanças, a essência de ambos é completamente diferente.

Yin yoga é principalmente focado no alongamento, fortalecimento e alongamento dos tecidos conjuntivos e músculos, enquanto o yoga restaurador é praticado principalmente para curar lesões e liberar a tensão do corpo e da mente.

Enquanto ambos os estilos de yoga usam adereços, o yin yoga usa adereços como suporte para o aprofundamento ou suavização do alongamento. A ioga restaurativa usa mais adereços do que a ioga yin para deixá-lo em um estado mais relaxado, para que os músculos lesionados possam ser movidos lentamente.

Comparado ao yin yoga, onde as poses são mantidas por 3-5 minutos, as poses de yoga restaurativas são mantidas por 5-10 minutos.

Yin yoga trabalha na ativação dos músculos para provocar uma mudança em um corpo já saudável para melhorar o desempenho, enquanto o yoga restaurador é mais sobre apoiar o processo de cura de um corpo ferido.

O conceito de Yin e Yang

É impossível não falar de yang quando se fala de yin, pois eles andam de mãos dadas. Embora apresentem uma diferença gritante das forças da natureza, são quase como o conceito de Ida Nadi (lua) e Pingala Nadi (sol) do Hatha Yoga.

Yin representa a natureza passiva, estável, gentil, fria, lenta e suave. A lua, a noite, a feminilidade, a água também estão associadas ao Yin. Suas características opostas, como rápido, ativo, mutável, em movimento, quente representam o Yang. Yang também está associado ao masculino, dia, luz e calor.

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Comparado aos aspectos corporais, seus tecidos conjuntivos, como tendões, ligamentos e fáscias, são Yin, enquanto o sangue e os músculos móveis são Yang.

Embora sejam opostos completos, eles não podem sobreviver por conta própria. De acordo com os princípios taoístas, tudo na natureza tem as qualidades de Yin e Yang, o que é necessário para criar um equilíbrio. Elas não podem ser classificadas como “boas ou ruins”, mas são forças complementares que trabalham juntas.

Da mesma forma, no yoga, você também verá que alguns asanas e estilos são mais passivos e suaves por natureza em comparação com outros ativos e dinâmicos (Vinyasa, ashtanga, power yoga, hot yoga, etc). Alguns trabalham para restaurar a calma da mente, enquanto outros se concentram na geração de calor interno.

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Yin yoga é um estilo de yoga calmante, relaxante e suave que enfatiza o cultivo da consciência da energia yin no corpo e na mente.

Para quem o Yin Yoga é melhor? E quem não deve praticar?

Yin yoga é o estilo de yoga ideal para qualquer pessoa, desde iniciantes em yoga até experientes. No entanto, é melhor para indivíduos que geralmente estão com pressa, têm energia superestimulada que inconstante a mente e os torna agressivos.

Para esses tipos de pessoas, o yin yoga é o mais recomendado;

  • Pessoas que querem equilibrar treinos intensos,
  • Pessoas em ambiente de trabalho intensivo ou que mantêm os pés muito ativos
  • Quer acalmar a mente,
  • Delicie-se com a prática de ioga reflexiva,
  • Quer fugir do estilo de vida agitado e ter um pouco de paz.

No entanto, também deve-se notar que, assim como outros tipos de yoga, existem exceções. Se você tem uma condição médica séria, é melhor consultar seu instrutor ou um especialista em ioga yin primeiro.

Mulheres grávidas devem ter o pleno consentimento de seus médicos antes de iniciar o Yin Yoga. Eles devem discutir a amplitude de movimentos que podem realizar e se concentrar mais em se beneficiar mental e energeticamente.

Para pessoas com baixa densidade óssea (osteopenia) ou osteoporose, é melhor praticar yin yoga com cautela. Converse com seu instrutor e veja como você pode modificar certos asanas que não causam nenhuma lesão ou desconforto, principalmente na coluna. 

Além disso, pessoas com traumas passados, depressão clínica e ansiedade severa devem primeiro consultar seu médico ou terapeuta e superar a gravidade. Às vezes, emoções reprimidas podem fazer mais mal do que bem.

O que esperar na aula de Yin Yoga?

Antes de começar a procurar uma aula para experimentar o Yin Yoga pela primeira vez, é melhor ter uma ideia do que normalmente acontece em uma aula de Yin Yoga.

Uma aula de ioga yin geralmente começa com uma respiração profunda e lenta, para relaxar o corpo e a mente. Ele será seguido pela realização de poses como pose de borboleta, pose de criança, straddle, etc. A maioria das sessões de yin yoga para iniciantes terá pelo menos 5 a 6 poses, pois você manterá cada pose por um longo tempo.

As poses Yin são principalmente passivas e são realizadas em uma posição sentada ou reclinada, portanto, é recomendável que você se sente em um tapete de ioga e mantenha seus adereços prontos ao lado.

Essas poses se concentram em estimular e alongar os tecidos conjuntivos das partes inferiores do corpo, como quadris, pelve, parte interna das coxas e parte inferior da coluna.

Em cada pose, você também será guiado para se sentir confortável pelo uso de adereços como blocos, cobertores, almofadas, sacos de areia, almofadas, etc. Usar os adereços também ajudará você a alcançar o alongamento profundo sem sobrecarregar os tecidos conjuntivos.

Embora o tempo ideal para manter as posturas Yin seja de 3 a 5 minutos, no entanto, os iniciantes têm a liberdade de facilitar sua postura mais cedo em caso de desconforto. A ideia por trás de qualquer aula de yin yoga é relaxar e alongar a fáscia para ganhar força interior. Como no yin yoga, não usamos nosso corpo para fazer uma pose; usamos a pose para entrar em nosso corpo.

Não se preocupe, você poderá manter a postura por mais tempo com prática regular e orientação!

“Não usamos nosso corpo para fazer pose; usamos a pose para entrar em nosso corpo.”

– Halina Rozensztrauch, (SYT Yoga Alliance)


Uma experiência comum que a maioria dos iniciantes enfrenta na prática de yin yoga é o desconforto em manter as posturas. Este é um teste de sua força mental e física para manter a postura e ficar parado apesar de pequenas dores ou tensão. Dê ao seu corpo um espaço para se abrir e convide você a ir mais fundo. Depois de manter uma postura por 1 minuto ou mais, os músculos começam a se soltar e podemos alcançar maior profundidade.

No entanto, isso não significa que você não expresse seus sentimentos se achar que não pode ir mais longe. Sempre ouça o corpo e respeite seus pedidos.

Após a aula, você pode se sentir hidratado, menos rígido e livre de dores e desconforto acumulado. Será como se você tivesse acabado de sair de uma massagem profunda. A massagista pressionou alguns pontos do seu corpo que se sentiam desconfortáveis, o que era necessário para libertá-lo das tensões e do estresse que seu corpo mantinha.

Você sentirá que uma carga pesada foi retirada de você!

Certifique-se de que você não tenha nada extenuante agendado imediatamente após uma aula de Yin Yoga. Sua mente estará em um estado profundamente relaxado e você pode parecer um pouco ‘espaçoso’ ou ‘fora de si’. Você precisa dar tempo a si mesmo para entrar no limbo da vida real.

Benefícios do Yin Yoga 

1. Reduz a rigidez e alonga os tecidos conjuntivos

A fáscia tende a ficar rígida quando é menos usada devido à postura incorreta, envelhecimento ou lesão. Ele liga esses tecidos que podem resultar em dor. 

A retenção prolongada de poses de Yin Yoga ajuda a quebrar as ligações dos tecidos, revitalizando, estimulando, alongando e flexibilizando. Quando sua fáscia é estimulada, ela remove os bloqueios que restringem o fluxo de energia. A leve pressão sobre esses tecidos aumenta sua amplitude de movimento e melhora a circulação. 

2. Melhora o fluxo de sangue e oxigênio no corpo

Como já foi dito acima, uma fáscia não utilizada pode resultar em dor desnecessária além de mobilidade limitada. Essa adesão também resulta na restrição do fluxo sanguíneo para essas áreas. Portanto, entrar em poses profundas e relaxantes de Yin Yoga removerá a adesão e melhorará a circulação sanguínea.

Além disso, as respirações profundas que você faz com o diafragma expandem seus pulmões, o que ajudará a aumentar o fluxo de oxigênio para os pulmões e para todo o corpo. O aumento do fluxo de sangue e oxigênio no corpo ajuda no fluxo livre de energia prana.

3. Ajuda a desestressar acalmando nossas mentes

Os desafios da vida diária podem sugar a vida de você e dar-lhe toneladas de tensão. Praticar Yin Yoga é uma das melhores maneiras de acalmar sua mente e fugir de todas as formas de estresse e ansiedade. O movimento lento e suave das poses de Yin yoga é uma ótima maneira de desacelerar sua mente enquanto se concentra na respiração.

Isso também ajuda a trazer consciência para o seu corpo e sentir as sensações do alongamento. Você voltará facilmente à sua vida agitada com uma mentalidade clara e estará pronto para enfrentar quaisquer desafios.

4. Melhora a perseverança e a força interior

Você já sabe que o Yin Yoga não se preocupa com a construção de força muscular. Você pode, no entanto, melhorar sua força interior e resiliência. Quando você está realizando as poses, um dos fundamentos é ficar parado e respirar profundamente. Ficar parado aumentará sua paciência e a respiração o ajudará a lidar com o desconforto que pode surgir durante a prática.

Através da prática do Yin Yoga, você aprende o poder de se render e encontrar a quietude da mente. Isso se manifesta em seu comportamento, tornando-o gentil, paciente e não reativo às situações. 

5. Entra no sistema nervoso parassimpático

O Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) é responsável por colocar seu corpo no modo de rotina regular depois de ter experimentado uma situação estressante. É responsável pelo modo ‘descanso e digestão’. 

A respiração profunda da barriga ajuda a ativar o SNP, pois reduz o estresse, a pressão arterial, regula o sono, auxilia a digestão, aumenta a imunidade, equilibra os hormônios, etc. seu corpo ativou seu PNS.

Quanto mais fundo você se aprofundar na prática de Yin Yoga, mais seu corpo relaxará ao desacelerar automaticamente sua respiração. Aqui, seus órgãos começarão a funcionar corretamente em suas funções, como digestão, reparo, cura, etc.

6. Nos prepara para a meditação

Ao criar uma oportunidade de quietude na mente, você também está estabelecendo uma precedência para a meditação. Com isso, você limpa sua mente para encontrar seu verdadeiro eu e remover toda a desordem. A respiração invoca quietude, não apenas fisicamente, mas também em seu reino mental. Ele define o caminho para entrar em um modo meditativo. 

Ao induzir equilíbrio e sentimentos de plenitude, melhora sua saúde e cria um equilíbrio em seu corpo e mente. Se você está tendo problemas com a meditação, o yin yoga pode lhe dar benefícios semelhantes.

Dicas e fatores a serem considerados para a prática de Yin Yoga

Idealmente, o melhor momento para praticar yin yoga é quando você quer aumentar gradualmente o ritmo do seu corpo para um treino intenso (como em um treino matinal) ou desacelerar os mecanismos do corpo e da mente para obter um relaxamento profundo (como yoga antes de dormir para melhor dorme). Tanto pela manhã quanto pela noite, o yin yoga pode ser praticado.

Não há nenhum tipo de estúdio específico necessário para yin yoga, ao contrário das aulas de hot yoga, não requer uma sala aquecida.  

Você não gera muito calor interno no yin yoga, portanto, use algumas camadas de roupa.

Você estará segurando as poses por pelo menos 3-5 minutos. Com a prática regular, você pode manter a postura por mais tempo.

Todas as poses são sentadas ou reclinadas para deixá-lo o mais relaxado possível. 

Você estará usando adereços para apoiar seus músculos para relaxar. Quanto mais apoio, mais os músculos liberam sua tensão. Por exemplo, um cobertor enrolado para apoiar seus quadris para poses sentadas como a borboleta ou um bloco ou livro sob os joelhos para dobras para a frente.

Evite qualquer agitação. Tire um tempo para mergulhar na pose e ficar parado.

Não se esforce ao ponto de correr o risco de se machucar. Conhecido como “desconforto confortável”, o praticante deve se esforçar ao ponto de sentir sensações profundas. Você precisa se mover lenta e suavemente em cada pose para alongar os ligamentos e a fáscia.

Concentre-se em sua respiração, respirações profundas do diafragma ajudarão a melhorar sua postura. Ao inspirar, sinta o estômago e as costelas se expandindo e, ao expirar, empurre o umbigo para a coluna.

Em posturas sentadas, certifique-se de evitar curvar-se. Quando você mantém as costas retas, está permitindo que a energia do prana corra livremente.

Conclusão  

Yin Yoga é uma forma única de yoga que se concentra no autocuidado e na desaceleração. Dá-lhe a oportunidade de dar um passo para trás da agitação da sua vida e refletir para dentro. As poses refletem a entrega de si mesmo, o que requer uma força mental significativa.

Mesmo que não envolva o típico treino muscular que faz você suar, o Yin Yoga é uma maneira maravilhosa de fugir da vida caótica e encontrar um pouco de paz dentro de si mesmo.

 

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