Os mudras

Tadagi Mudra: Significado, como fazer, contra-indicações, benefícios

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Tadagi   foi derivado do termo sânscrito ” tadaga, que significa “lago ou lagoa”. Ao praticar Tadagi mudra, o abdômen assume a forma de um pote, daí o nome.

Segurar este mudra envolve todo o movimento do corpo com concentração e prática de respiração, portanto, categorizado como um gesto postural também conhecido como kaya mudra.

Às vezes também é referido como o “gesto da lagoa” ou “gesto do lago”.

Técnica

A postura básica envolvida no Tadagi mudra é dandasana (postura do bastão), no entanto, o corpo neste mudra também compartilha uma grande semelhança com paschimottanasana.

Tadagi mudra envolve puxar o abdômen para dentro, moldando-o em forma de barril, em vez de descer até tocar a testa até os joelhos. Assim, também referida como a técnica do abdômen em barril.

A referência deste mudra é vista em antigos textos yogues como Hatha Yoga Pradipika, Gheranda Samhita e Shiva Samhita. Estes mostram seu significado ritualístico como mudra.

Como fazer Tadagi Mudra

  1. Sente-se esticando as pernas na frente com os pés ligeiramente afastados. 
  2. Mantenha a cabeça e a coluna eretas.
  3. Coloque as mãos nos joelhos, feche os olhos e relaxe.
  4. Incline-se para a frente para envolver os polegares, indicadores e dedos médios na parte externa dos pés.
  5. Arqueie levemente as costas levantando a cabeça e esticando o pescoço para trás.
  6. Agora traga o queixo para o peito enquanto expira.
  7. Segure a respiração e puxe os músculos abdominais para dentro para esvaziar o abdômen.
  8. Fique neste mudra moldando o abdômen em forma de tanque ou pote por 10-15 segundos.
  9. Em seguida, solte o abdômen de volta à posição normal.
  10. Lentamente, volte à postura sentada inicial.
  11. Levante o queixo do peito enquanto respira fundo.

Contra-indicações e precauções

  • Evite segurar Tadagi mudra durante a gravidez.
  • Pessoas que sofrem de hérnia ou prolapso não devem tentar este mudra.
  • Não exerça qualquer pressão sobre os pulmões enquanto prende a respiração no interior.
  • Mantenha o corpo relaxado, principalmente a região do tronco.
  • Você pode soltar os dedos dos pés entre as respirações para ajustar a prática deste mudra confortavelmente.

Duração e Pontos de Conscientização

  • Para obter o máximo de benefícios do Tadagi mudra, pratique pelo menos 3-5 rodadas.
  • Com o tempo, pode-se segurar o mudra por até três minutos.
  • Mantenha o foco enquanto respira e atraia sua atenção para o abdome e para o chakra Manipura (plexo solar).

Variação 

Existe uma versão um pouco mais fácil do Tadagi mudra disponível. Isso é realizado deitando-se na postura supina conhecida como sulabh tadagi mudra (fácil tadagi mudra).

Passos para realizar sulabh tadagi mudra (fácil tadagi mudra) ;

  • Deite-se de costas dobrando as pernas na altura dos joelhos.
  • Inspire profundamente e expire completamente.
  • Retenha a respiração do lado de fora (kumbhaka) e feche as narinas com a mão direita.
  • Expanda sua caixa torácica sugando a barriga para dentro. 
  • Segure o gesto o maior tempo possível.
  • Agora, relaxe a caixa torácica de volta ao normal e depois inspire.
  • Respire normalmente 3-7 vezes.

Benefícios do Tadagi Mudra

1. Tonifica o abdômen – Expandir, puxar e relaxar os músculos abdominais enquanto pratica Tadagi mudra melhora a circulação sanguínea no abdômen. Estimula os músculos abdominais e os órgãos internos. Assim, é benéfico para tonificar os músculos abdominais.

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2. Alivia o estresse físico – A execução deste mudra estimula o diafragma e os músculos do assoalho pélvico. Ele libera quaisquer tensões presas nesta área e proporciona efeitos de alívio.

3. Estimula o plexo visceral – Tadagi mudra é benéfico para alongar e estimular a região visceral. Isso proporciona efeitos tonificantes nos plexos nervosos na região visceral.

4. Ativa o chakra Manipura – O tronco do corpo sente a pressão enquanto Tadagi mudra alonga o diafragma e o assoalho pélvico. Isso ativa o centro de distribuição de energia, o plexo solar (Manipura chakra). Isso também eleva o nível de fluxo de prana.

5. Melhora a digestão – Tadagi mudra ajuda a aliviar todos os problemas relacionados ao estômago. Estimula sucos digestivos, enzimas e hormônios. Isso ajuda a facilitar a digestão que ajuda a eliminar os principais problemas de saúde.

6. Reduz a obesidade – As pessoas geralmente incluem tadagi mudra em sua rotina para se livrar do excesso de gordura e conseguir um corpo tonificado. Este mudra é útil para se livrar de uma barriga flácida e serve como uma panacéia para obter uma barriga lisa.

7. Melhora o sistema respiratório – Tadagi mudra é um kaya mudra que envolve técnicas de respiração consciente. É um exercício suave para os órgãos respiratórios, especialmente para os pulmões. Portanto, também melhora a eficiência do sistema respiratório.

Conclusão                                     

Pratique a postura Tadagi mudra e sua variação para melhorar a saúde, o físico e atrair a atenção inevitável dos outros.

Praticar este kaya mudra oferece benefícios incríveis para a saúde geral, especialmente visando o estômago, intestinos e pulmões.

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