Os mudras

Ashwini Mudra: Benefícios, Passos e Mais

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No yoga, quando falamos de Kundalini, a atenção automaticamente vai para o assoalho pélvico. O períneo é o local exato da pelve onde essa energia fica inativa. Ashwini mudra é uma prática fácil que funciona para estimular essa energia inativa.

Como funciona?

Ashwini, tendo termo raiz ‘ Ashwa’, é a transliteração sânscrita de ‘cavalo’. Um cavalo é um animal poderoso em termos de força, por quê?

O cavalo geralmente contrai os músculos anais após a evacuação das fezes e muitas outras vezes em um dia. Isso faz com que um cavalo segure e puxe a energia para cima em vez de fluir para baixo. Usando essa mesma analogia, Ashwini mudra funciona.

Ashwini mudra é um tipo de Mana Mudra onde contraímos o músculo do esfíncter anal ritmicamente para fortalecer os órgãos pélvicos (bexiga, útero e colo do útero, vagina e reto). Ao contrário da maioria dos hasta mudras, neste mudra, não há envolvimento ativo das mãos ou dedos.

A ação de contração do músculo do esfíncter anal em Ashwini mudra inverte a direção do fluxo de energia. É o mesmo que exercer pressão na extremidade inferior de um cano para puxar a água para cima.

Portanto, a energia que normalmente flui para baixo e para fora do corpo agora começa a fluir para os órgãos internos. Quando Apana Vayu encheu com toda a capacidade nos órgãos inferiores, a pressão se desenvolveu na parte inferior do Sushmana Nadi, o que faz com que o Prana comece a fluir através dele. O fluxo livre de obstáculos de Prana através de Sushmana Nadi torna a pessoa iluminada e é o sinal da kundalini desperta.

Passos Ashwini Mudra

  • Venha em uma pose meditativa sentada como a pose de lótus, a pose fácil ou a pose do raio e respire fundo algumas vezes para encher o estômago. Outras posturas podem ser adotadas para Ashwini mudra que une os quadris, como o cão virado para cima .
  • Para começar, inspire completamente e prenda a respiração, depois contraia os músculos do esfíncter anal.

A contração do músculo do esfíncter anal parecerá que você está segurando o cocô (mas não realmente segurando aqui).

  • Agora, enquanto você contrai os músculos do esfíncter anal, aplique um pouco mais de pressão de dentro do ânus para levantar esse sistema de músculos.
    Aqui você deve ser capaz de sentir os músculos sendo puxados para longe do chão. Normalmente, a ação de contração e elevação ocorre simultaneamente.
  • Contraia e puxe o músculo dessa maneira por 5 segundos e depois solte a pressão.
  • Novamente contraia, puxe para cima e solte lentamente. Faça isso por 10 a 15 rodadas no início.
  • Na conclusão, primeiro solte a postura sentada e depois saia da postura lentamente.

Ashwini Mudra com Pranayama e Bandha

Praticantes avançados também podem incorporar Pranayamabandhas e outros mudras com este mudra.

  • Inspire, prenda a respiração, abaixe o queixo até o peito e faça a trava de garganta.
  • Dentro de sua boca, toque a ponta da língua no palato. Também é chamado de Kechari mudra.
  • Agora execute o Ashwini mudra, contraia o músculo do esfíncter anal e puxe-o para cima. Segure por 5 segundos e depois solte.
  • Para sair da pose, primeiro solte a trava do queixo, depois espalhe a língua e relaxe lentamente o músculo do esfíncter anal.

A perfeição neste mudra é considerada quando você sente uma onda trêmula induzida de baixo para cima. Isso mostra que você estimulou com sucesso o Prana com essa prática.

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Ashwini mudra também pode ser feito em uma pose de ioga invertida como salamba Sarvangasana (suporte de ombro apoiado). Do suporte de ombro apoiado, dobre os joelhos e solte-o para a frente, depois execute o Ashwini mudra da mesma maneira descrita anteriormente.

Benefícios Ashwini Mudra

  1. A prática de Ashwini mudra permite que você controle conscientemente sua atividade inconsciente do corpo e, portanto, você controle melhor seu sistema nervoso autônomo.
  2. A incontinência urinária , um problema comum em mulheres, e enurese em crianças ou anoitecer podem ser prevenidas fazendo Ashwini mudra diariamente. Fortalece os músculos fracos do assoalho pélvico.
  3. Exercício eficaz no caso de pilhas (hemorróidas). Aumenta a circulação sanguínea no ânus e trata quaisquer veias inchadas na parte mais baixa do reto. Para pacientes com pilhas, Ashwini mudra deve ser realizado em uma pose invertida para obter alívio da irritação das pilhas.
  4. Ajuda na regulação da glândula da próstata e evita quaisquer sintomas de problemas de próstata. A próstata é uma pequena glândula nos homens que ajuda a produzir sêmen.
  5. No caso da síndrome do intestino irritável (SII), Ashwini mudra é muito útil, especialmente quando feito em Vajrasana. Trata problemas comuns como dor no estômago, gases, diarréia e constipação.
  6. Como Ashwini mudra cura quase todos os problemas relacionados com a barriga e uma barriga saudável é considerada a resposta da pele brilhante. Portanto, Ashwini mudra traz um brilho à sua pele .
  7. Para diminuir muito o desejo sexual, este mudra deve ser praticado regularmente. Além disso, em homens com disfunções sexuais, Ashwini mudra provou ser um remédio útil.
  8. Nos benefícios espirituais, Ashwini mudra purifica os Nadis (canais de energia) que ajudam no despertar da energia kundalini.
  9. Após e antes da gravidez, Ashwini mudra pode ser realizado para fortalecer o músculo do assoalho pélvico que dá suporte ao peso crescente do feto.
  10. Em Ashwini mudra, o sangue estagnado das pernas, coxa ou abdômen é puxado para o coração, na purificação do qual o coração bombeia sangue fresco para essas partes do corpo.

Precauções e Contra-indicações

  • As mulheres grávidas devem evitar prender a respiração durante esta prática ou é melhor fazê-lo sob o acompanhamento pessoal de um especialista.
  • Não aconselho este mudra se tiver uma cirurgia abdominal recente.
  • Não segure ou contraia o músculo do ânus quando sentir que o intestino está cheio de fezes ou gases.
  • Ashwini mudra não é recomendado durante a caminhada. Fora isso, pode ser feito sentado, deitado ou em qualquer posição em pé.

Diferença entre Moola Bandha e Ashwini Mudra

O procedimento de Moola bandha (bloqueio de raiz) e o envolvimento muscular são muito semelhantes ao Ashwini mudra, mas na verdade, Ashwini mudra é apenas um exercício preparatório de moola bandha. Você pode entender assim:

  • Enquanto no Ashwini mudra envolvemos uma área maior dos músculos da pelve, no moola bandha nos concentramos em uma pequena área dos músculos pélvicos que precisam ser contraídos apenas. Obviamente, focar em uma pequena área de músculos precisa de muita consciência da área da pelve, então dominamos Ashwini mudra antes de praticar moola bandha.
  • Outra grande diferença é que, em uma prática de bandha (bloqueio), nossa intenção é bloquear a energia em uma determinada parte do corpo (aqui no chakra raiz) enquanto os mudras criam um circuito que flui a energia para fazer a limpeza.
  • Enquanto Ashwini mudra é um processo dinâmico de contração e liberação de costas, em moola bandha, mais ênfase é dada à contração para manter os músculos.

Fora isso, no Vajroli mudra, a contração da área genital é feita no lugar do esfíncter anal.

Palavras finais

Ashwini mudra – o gesto do cavalo é um exercício poderoso para muitas doenças relacionadas ao baixo-ventre. É muito simples de executar e qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode fazer este mudra.

 

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