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Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Meditação

Zazen: Introdução à Meditação Zen – Ainda o corpo, ainda a mente

Zazen: Introdução à Meditação Zen – Ainda o corpo, ainda a mente

Você pode saber que existem duas escolas primárias do Zen japonês, chamadas Soto e Rinzai. O Rinzai Zen está associado à contemplação koan formal, enquanto a prática da meditação Soto é chamada shikantaza – “apenas sentado”.

Se você já estudou formalmente em uma dessas escolas, essa distinção será muito importante. No entanto, a lição inicial de “introdução à meditação Zen” (ou zazen) é a mesma, não importa se o professor é Soto ou Rinzai. Pense neste artigo como uma anotação para essa lição.

Zen – O básico: Sentado

Se você assistir a uma aula de “introdução à meditação Zen”, poderá perceber que a maior parte da aula envolve o que fazer com seu corpo.

Você será apresentado a um travesseiro quadrado chamado zabutan, sobre o qual se senta um travesseiro redondo chamado zafu. Você será mostrado uma pequena engenhoca chamada um banco seiza.

Você pode encontrar instruções para usar essas coisas em muitos sites, como estas Instruções Zazen do Zen Mountain Monastery. Olhe atentamente para as fotografias, anotando as posições das pernas sugeridas.

Tendo participado de várias aulas de “introdução ao zazen”, notei que os novatos tendem a reagir a essas instruções de duas maneiras.

Alguns parecem confusos por que o instrutor gasta tanto tempo com esse material periférico sobre as pernas, em vez de explicar o que fazer com a cabeça.

Eu também ouvi reclamações de que as instruções do zazen são irremediavelmente anais. Por que não sentar do jeito que queremos?

Vários pontos. Em um cenário zen formal, a pessoa fica absolutamente parada, geralmente por “períodos de sessão” de cerca de 35 minutos.

Absolutamente ainda é absolutamente ainda. Idealmente, uma fotografia de tempo de exposição de um período de meditação não terá borrões.

Por quê? Você está sentado para aquietar a mente, mas corpo e mente são um só. Quando o corpo se move, a mente se move. Também é essencial que a coluna esteja reta.

Isso não só permite que os órgãos internos funcionem corretamente, mas também faz uma enorme diferença na experiência de meditação em geral. Sua parte inferior do corpo precisa estar posicionada para suportar isso.

O desafio aqui é que sentar absolutamente ainda pode ser extremamente doloroso. As posições de assento “aprovadas” são, em parte, projetadas para permitir que você se sente com esforço mínimo, especialmente nas suas costas.

Tente sentar-se absolutamente imóvel por 35 minutos em uma posição “ruim”, e você entenderá. Você provavelmente também precisará de um bloco de gelo e alguns analgésicos.

Um ponto que nem sempre aparece é que você quer se transformar em um tripé. Sua bunda no zafu (ou banco seiza) é uma perna do tripé, e seus joelhos são as outras duas pernas.

Sim, você precisará do zafu, ou algo parecido; a bunda precisa ser levantada do chão. Empurre os quadris para trás e encontre o ponto ideal onde o seu bumbum encontra o zafu que deixa sua espinha reta sem que você tenha que forçá-la a ser reta.

Agora, se seus joelhos não estão plantados no chão, apoiando você, mas em vez disso são mais altos que seus tornozelos, você está em apuros.

O padrão de pernas cruzadas sentado para os ocidentais, como nesta foto (desculpe, Tia Yoga), puxa sua coluna para uma pequena curva que é inaceitável para o zazen.

Prática Corporal

Então, o que acontece com a sua cabeça? Isso é importante também, mas o zazen não é algo que você faz apenas na sua cabeça. É uma prática de corpo e mente.

Um de meus professores sempre nos lembrava que o zazen é uma prática corporal, como dançar ou caminhar. Se a sua experiência de zazen permanecer trancada no seu crânio, você não está fazendo certo.

Meu primeiro professor zen ensinou-nos a descansar nossa consciência no hara, que é um ponto a uma ou duas polegadas abaixo do naval.

Minha segunda professora discordou e achou melhor se sentar na consciência pura do corpo e da mente. Estou inclinado a pensar que o foco do hara é melhor para iniciantes, porque o ajuda a “sair da sua cabeça” e a se tornar mais consciente do seu corpo.

O oficial Zen Hand Mudra é mostrado na fotografia, mais ou menos. Eu não estou totalmente feliz com a fotografia, porque as articulações de ambas as mãos devem estar alinhadas, mas essa é a foto mais próxima que eu encontrei.

O mudra é mantido logo abaixo do naval, sobre o hara. Eu achei útil às vezes concentrar minha consciência dentro daquele espaço oval nas mãos.

Não feche seus olhos! A sério. Mantenha os olhos abertos, mas não necessariamente olhe para nada. Descanse o olhar em uma parede em branco ou no chão. Pessoas míopes podem remover seus óculos e aproveitar o borrão.

Essas instruções do corpo são importantes. Novamente, o zazen não é algo que você faz na sua cabeça. O corpo todo fica zazen – pés, ombros, lóbulos das orelhas, toda a assembléia. Todo zazen.

Seja a respiração

Então você está lá, seu corpo inferior trabalhando como uma base de tripé para sua coluna reta e parte superior do corpo; suas mãos estão no mudra universal; sua cabeça está reta, com o queixo um pouco para baixo, de modo que a parte mais larga do crânio esteja apontada para o teto.

(Coloque suas mãos em sua cabeça agora para sentir o que eu estou falando.) Sua mandíbula está relaxada, e sua língua está descansando no céu da boca. Observe o resto do seu corpo para ter certeza de que você não está ficando tenso em algum lugar.

Respire naturalmente do diafragma em vez do peito. Deixe seu corpo respirar, mas preste atenção à respiração; como se sente em sua garganta, como ela move sua barriga. Concentre-se nisso. Seja a respiração.

Você pode ser instruído a contar as respirações de um a dez, o que é mais difícil do que parece. Quando você perceber que perdeu a conta, volte para uma.

Quando os pensamentos surgirem, simplesmente os reconheça e deixe-os ir. Você não está tentando parar seus pensamentos; apenas não os persiga nem se identifique com eles. Pense nos pensamentos como as secreções naturais do cérebro. Eles vêm e vão, como sua respiração.

Se você está sentado em casa, sugiro usar um temporizador para se sentar por um período fixo de tempo todos os dias, como cinco a dez minutos. Se você é novo nisso e sente necessidade de mais orientação e suporte, confira o Treeleaf Zendo online.

 

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