Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Tomando Refúgio: Tornando-se um budista – O significado de tomar refúgio

Tomando Refúgio: Tornando-se um budista – O significado de tomar refúgio

Tomando Refúgio: Tornar-se um budista é refugiar-se nas Três Jóias, também chamadas os Três Tesouros. As Três Jóias são o Buda, o Dharma e a Sangha.

A cerimônia formal de Ti Samana Gamana (Pali), ou “tomar os três refúgios”, é realizada em quase todas as escolas do budismo. No entanto, qualquer um que sinceramente queira seguir o caminho do Buda pode começar esse compromisso recitando estas linhas:

Eu me refugio no Buda.

Eu me refugio no Dharma.
Eu me refugio na Sangha.

A palavra inglesa refúgio refere-se a um lugar de abrigo e proteção contra o perigo. Que perigo? Buscamos abrigo das paixões que nos empurram ao redor, de nos sentirmos angustiados e quebrantados, da dor e do sofrimento, do medo da morte. Buscamos abrigo da roda do samsara, o ciclo de morte e renascimento.

Tomando Refúgio

O significado de se refugiar nas Três Jóias é explicado de forma um pouco diferente pelas várias escolas do budismo. O professor Theravada Bhikkhu Bodhi disse:

“O ensinamento do Buda pode ser pensado como um tipo de construção com base própria, histórias, escadas e teto. Como qualquer outro edifício, o ensino também tem uma porta e, para entrar, temos que entrar por esse caminho.

A porta de entrada para o ensinamento do Buda é a busca de refúgio para a Jóia Tríplice – isto é, para o Buda como o professor totalmente iluminado, para o Dhamma como a verdade ensinada por ele, e para a Sangha como a comunidade de seus nobres discípulos “.

Em seu livro Tomando o caminho do Zen, o professor zen Robert Aitken escreveu que se refugiava nas Três Jóias mais de um voto do que de uma oração. As palavras Pali originais das três linhas “eu tomo refúgio”, traduzidas literalmente, dizem: “Eu me comprometerei a encontrar meu lar no Buda”, e depois o Dharma e a Sangha. Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

“A implicação é que, ao encontrar meu lar no Buda, no Dharma e na Sangha, posso me libertar do condicionamento cego e realizar a verdadeira natureza”, escreve Aitken.

Sem magia

Tomar os refúgios não convocará espíritos sobrenaturais para salvá-lo. O poder do voto vem da sua própria sinceridade e compromisso. Robert Thurman, um budista tibetano e professor de estudos budistas indo-tibetanos na Universidade de Columbia, disse sobre as Três Jóias,

“Lembre-se que o despertar, a libertação do sofrimento, a salvação, se você quiser, a libertação, a onisciência, o estado búdico, tudo vem do seu próprio entendimento, sua compreensão da sua própria realidade. Não pode vir apenas da bênção do outro, de algum poder mágico, de algum tipo de truque secreto, ou de participação em um grupo “.

Ch’an Mestre Sheng-Yen disse: “As verdadeiras Três Jóias, em essência, não são nada além da natureza iluminada de Buda que já está dentro de você.”

“Refugiando-se no Buda, aprendemos a transformar a raiva em compaixão; refugiando-nos no Dharma, aprendemos a transformar a ilusão em sabedoria; refugiando-nos na Sanga, aprendemos a transformar o desejo em generosidade.” (Pinho Vermelho, O Sutra do Coração: O Ventre dos Budas , p. 132)

Eu tomo refúgio no Buda

Quando dizemos “o Buda” muitas vezes estamos falando do  Buda histórico, o homem que viveu há 26 séculos e cujos ensinamentos formam a base do budismo. Mas o Buda ensinou seus discípulos que ele não era um deus, mas um homem. Como podemos nos refugiar nele?

Bikkhu Bodhi escreveu que refugiar-se no Buda não é apenas refugiar-se em sua particularidade concreta.

“… Quando nos refugiamos no Buda, recorremos a ele como a suprema personificação da pureza, sabedoria e compaixão, o professor inigualável que pode nos guiar para a segurança do perigoso oceano do samsara.”

No  Budismo Mahayana, enquanto “Buda” pode se referir ao  Buda histórico, chamado  Buda Shakyamuni, “Buda” também se refere à “natureza búdica”, a natureza absoluta e incondicionada de todas as coisas. Enquanto “Buda” pode ser uma pessoa que despertou para a iluminação, “Buda” também pode se referir à própria iluminação (bodhi).

Robert Thurman disse que nos refugiamos no Buda como a personificação do professor. “Nós nos voltamos para o ensino da realidade da bem-aventurança, o ensino do método de alcançar a felicidade de qualquer forma que venha a nós, seja como cristianismo, seja humanismo, seja como hinduísmo, sufismo ou budismo.

A forma não importa. O professor é Buda para nós, aquele que pode apontar o caminho para a nossa própria realidade para nós. Ele poderia ser um cientista; ela poderia ser uma professora religiosa. ”

O professor zen Robert Aitken disse sobre a Primeira Joia:

“Isso se refere, é claro, a Shakyamuni, o Iluminado, mas também tem um significado muito mais amplo. Ele inclui personagens mitológicos que precederam Sakyamuni e dezenas de figuras arquetípicas no panteão budista.

Ele inclui todos os  grandes mestres de nossa linhagem. .. mas também todos que perceberam a sua natureza – todos os monges, monjas e leigos na história budista que abalaram a árvore da vida e da morte.uma dimensão mais profunda e mais comum, todos nós somos Buda Nós ainda não percebemos isso, mas isso não nega o fato. “

Eu tomo refúgio no Dharma

Como “Buda”, a palavra  Dharma  pode apontar vários significados. Por exemplo, refere-se aos ensinamentos do Buda e também à lei do  karma e do renascimento. Às vezes também é usado para se referir a regras éticas e a objetos ou pensamentos mentais.

No budismo theravada, o dharma (ou dhamma em Pali) é um termo para os fatores da existência ou as condições transitórias que causam a criação dos fenômenos.

No Mahayana, a palavra é usada às vezes para significar “manifestação da realidade” ou “fenômeno”. Esse sentido pode ser encontrado no Sutra do Coração, que se refere ao vazio ou ao vazio ( shunyata ) de todos os dharmas. Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Bikkhu Bodhi disse que existem  dois níveis de dharma. Um é o ensinamento do Buda, conforme expresso nos sutras e outros discursos articulados. O outro é o caminho budista e o objetivo, que é o Nirvana.

Robert Thurman disse:

“O Dharma é a nossa própria realidade que procuramos compreender plenamente, para nos abrirmos completamente. Dharma, portanto, também consiste naqueles métodos e no ensino daqueles métodos que são as artes e ciências que nos permitem abrir-nos.

As práticas que nós fazer, o que nos abrirá, que seguem aqueles ensinamentos, que os implementam em nossas vidas, em nossa prática e em nosso desempenho, que implantam essas artes: eles também são o Dharma “.

Estudar os ensinamentos do Buda – uma definição de  dharma – é importante, mas  refugiar-se no Dharma  é muito mais do que apenas confiar e aceitar os ensinamentos.

Também está confiando em sua prática do budismo, seja meditação regular ou cânticos regulares. É sobre confiar na atenção plena, no momento presente, bem aqui, não acreditar em algo distante.

Eu tomo refúgio na Sangha

Sangha é outra palavra com múltiplos significados. Na maioria das vezes, refere-se às ordens monásticas e aos órgãos institucionais do budismo. No entanto, também é freqüentemente usado de maneira semelhante a como alguns cristãos ocidentais usam “igreja”. Uma sangha pode ser um grupo particular de budistas, leigos ou monásticos, que praticam juntos. Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Ou pode significar todos os budistas em todos os lugares.

A importância da sangha não pode ser superestimada. Tentar alcançar a iluminação por si mesmo e apenas por si mesmo é como tentar subir a montanha durante um deslizamento de terra. Abrir-se para os outros, apoiando e sendo apoiado, é fundamental para afrouxar os grilhões do ego e do egoísmo.

Especialmente no Ocidente, as pessoas que vêm ao budismo muitas vezes o fazem porque estão feridas e confusas. Então eles vão para um centro de dharma e encontram outras pessoas que estão feridas e confusas. Estranhamente, isso parece irritar algumas pessoas. Eles querem ser os únicos que machucam; todo mundo deveria ser legal e sem dor e apoio.

O falecido Chogyam Trungpa disse que se refugiava na Sangha,

“A Sangha é a comunidade de pessoas que têm o perfeito direito de cortar suas viagens e alimentar você com sua sabedoria, bem como o perfeito direito de demonstrar sua própria neurose e ser visto através de você.

A companhia dentro da Sangha é uma tipo de amizade limpa – sem expectativa, sem demanda, mas ao mesmo tempo, cumprindo “.

Ao nos refugiarmos na Sangha, nos tornamos o refúgio. Este é o caminho dos Budas.






Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.