Budismo

Tathagata: Aquele que é assim ido – Um título alternativo para um Buda

A palavra sânscrita / pali Tathagata geralmente é traduzida como “aquele que foi assim”. Ou é “aquele que veio assim”. O Tathagata é um título para um buda, alguém que realizou a iluminação.

Significado de Tathagata

Olhando para as palavras-raiz: Tatha pode ser traduzido como “assim”, “tal”, “assim” ou “desta maneira”. Ágata é “veio” ou “chegou”. Ou a raiz pode ser gata , que “se foi”. Não está claro qual palavra raiz é pretendida – chegou ou foi embora – mas um argumento pode ser feito para qualquer um.

Pessoas que gostam da tradução do Tathagata “Assim Foi” entendem que significa alguém que foi além da existência comum e não retornará. “Assim vem” pode se referir a alguém que está apresentando iluminação no mundo.

Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Outras das muitas representações do título incluem “Aquele que se tornou perfeito” e “Aquele que descobriu a verdade”.

Nos sutras, o Tathagata é um título que o próprio Buda usa quando fala de si mesmo ou dos budas em geral. Às vezes, quando um texto refere-se ao Tathagata, está referenciando o Buda histórico. Mas isso nem sempre é verdade, então preste atenção ao contexto.

A explicação do Buda

Por que o Buda se chamava Tathagata? No Pali Sutta-pitaka, em Itivuttaka § 112 (Khuddaka Nikaya), o Buda forneceu quatro razões para o título de Tathagata.

Primeiro, tudo neste mundo, “tudo o que é visto, ouvido, sentido, cognido, alcançado, buscado e refletido pela mente”, é totalmente compreendido por um Tathagata.

Segundo, a partir do momento em que um ser realiza a completa iluminação até que ele passe para o Nirvana, não deixando vestígios para trás, o que ele ensina é simplesmente ( tatha ) e não o contrário.

Terceiro, o que ele faz é na maneira de ( tatha ) o que ele ensina. Da mesma forma, o que ele ensina é o que ele faz.

Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Quarto, entre todos os outros seres neste mundo, um Tatagata é o conquistador, inatingível, que tudo vê, e o manejador do poder.

Por estas razões, o Buda disse, ele é chamado o Tathagata.

No budismo Mahayana

Budistas Mahayana conectam o Tatagata com a doutrina da talidade ou tathata. Tathata é uma palavra usada para “realidade” ou como as coisas realmente são.

Como a verdadeira natureza da realidade não pode ser conceituada ou explicada com palavras, “talidade” é um termo deliberadamente vago para nos impedir de conceituá-la.

Às vezes é compreendido em Mahayana que a aparência das coisas no mundo fenomenal são manifestações de tathata. A palavra tathata às vezes é usada de forma intercambiável com sunyata ou vazio.

O Tathata seria a forma positiva do vazio – as coisas são vazias de essência própria, mas estão “cheias” da própria realidade, da essência. Uma maneira de pensar no Tathagata-Buddha, então, seria como uma manifestação de tal coisa.

Leia: Natureza de Buda a natureza fundamental de todos os seres

Como utilizado nas Sutras Prajnaparamita, Tathagata é a inerente suchness da nossa existência; a base do ser; o dharmakaya;  Natureza de Buda.

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.