Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Samsara: A condição de sofrimento e renascimento infinito no budismo

Samsara: A condição de sofrimento e renascimento infinito no budismo

No budismo, o samsara é frequentemente definido como o ciclo interminável de nascimento, morte e renascimento. Ou você pode entendê-lo como o mundo do sofrimento e da insatisfação (dukkha), o oposto do nirvana, que é a condição de se libertar do sofrimento e do ciclo de renascimento.

Em termos literais, a palavra sânscrita samsara  significa “fluir” ou “passar”. É ilustrado pela Roda da Vida  e explicado pelos Doze Links da Origem Dependente.
Pode ser entendido como o estado de estar preso pela ganância, ódio e ignorância – ou como um véu de ilusão que esconde a verdadeira realidade.

Na filosofia budista tradicional, estamos presos no samsara através de uma vida após outra até o momento em que encontramos o despertar através da iluminação.

No entanto, a melhor definição de samsara e uma com aplicabilidade mais moderna pode ser do monge e professor Theravada Thanissaro Bhikkhu:

“Em vez de um lugar, é um processo: a tendência de continuar criando mundos e depois se movendo para eles.” E note que esta criação e mudança não acontecem apenas uma vez, no nascimento. Estamos fazendo isso o tempo todo “.

Criando Mundos?

Nós não estamos apenas criando mundos; nós também estamos nos criando. Nós, seres, somos todos processos de fenômenos físicos e mentais.

O Buda ensinou que o que pensamos ser nosso “eu” permanente – nosso ego, autoconsciência e personalidade – não é fundamentalmente real, mas está sendo continuamente regenerado com base em condições e escolhas prévias.

De momento a momento, nossos corpos, sensações, conceituações, idéias e crenças e consciência trabalham juntos para criar a ilusão de um “eu” permanente e distinto.

Além disso, em grande medida, nossa realidade “externa” é uma projeção de nossa realidade “interna”. O que consideramos ser realidade é sempre constituído em grande parte de nossas experiências subjetivas do mundo.

De certa forma, cada um de nós está vivendo em um mundo diferente que criamos com nossos pensamentos e percepções.

Podemos pensar no renascimento, então, como algo que acontece de uma vida a outra e também algo que acontece momento a momento.

No budismo, o renascimento ou a reencarnação não é a transmigração de uma alma individual para um corpo recém-nascido (como se acredita no hinduísmo), mas mais como as condições cármicas e os efeitos de uma vida que avança para novas vidas.

Com esse tipo de compreensão, podemos interpretar esse modelo para significar que “renascemos” psicologicamente muitas vezes em nossas vidas.

Da mesma forma, podemos pensar nos Seis Reinos como lugares em que podemos ser “renascidos” em todos os momentos. No decorrer de um dia, podemos passar por todos eles. Nesse sentido mais moderno, os seis reinos podem ser considerados por estados psicológicos.

O ponto importante é que viver no samsara é um processo – é algo que todos estamos fazendo agora, não apenas algo que faremos no começo de uma vida futura. Como nós paramos?

Libertação do Samsara

Isso nos leva às quatro nobres verdades. Basicamente, as verdades nos dizem que:

  • 1: Estamos criando nosso próprio (samsara)
  • 2: Como estamos criando o (samsara)
  • 3. Que podemos parar de criar o (samsara)
  • 4: O caminho para parar é seguindo o Caminho Óctuplo.

O processo de habitar no samsara é descrito pelos Doze Links da Origem Dependente. Nós vemos que o primeiro elo é avidya, ignorância.

Esta é a ignorância do ensinamento do Buda sobre as Quatro Nobres Verdades e também a ignorância de quem realmente somos. Isso leva ao segundo elo, samskara, que contém as sementes do karma. E assim por diante.

Podemos pensar nesta cadeia de ciclo como algo que acontece no começo de cada nova vida. Mas por uma leitura psicológica mais moderna, também é algo que estamos fazendo o tempo todo. Tornar-se consciente disso é o primeiro passo para a libertação.

Samsara e Nirvana

O samsara é contrastado com o nirvana. O Nirvana não é um lugar, mas um estado que não é nem ser nem ser.

O budismo theravada entende o samsara e o nirvana como opostos.

No  Budismo Mahayana, no entanto, com seu foco na natureza búdica inerente, tanto o samsara quanto o nirvana são vistos como manifestações naturais da clareza vazia da mente. Quando deixamos de criar o samsara, o nirvana aparece naturalmente; O nirvana, então, pode ser visto como a verdadeira natureza purificada do samsara.

No entanto, você entende, a mensagem é que, embora a infelicidade do samsara seja a nossa sorte na vida, é possível entender as razões para isso e os métodos para escapar dela.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.