Budismo

Sambhogakaya – Saiba mais sobre o corpo da felicidade de um Buda

No Budismo Mahayana, de acordo com a doutrina do trikaya, um Buda tem três corpos, chamados de dharmakaya, sambhogakaya e nirmanakaya. Muito simplesmente, o dharmakaya é o corpo do absoluto, além da existência e da não-existência.

nirmanakaya é o corpo físico que vive e morre; o Buda histórico era um buda nirmanakaya. E o sambogakaya pode ser pensado como uma interface entre os outros dois corpos.

O Sambogakaya é o corpo de prazer ou o corpo que experimenta os frutos da prática budista e a felicidade da iluminação.

Alguns professores comparam dharmakaya a vapor ou atmosfera, sambhogakaya a nuvens e nirmanakaya a chuva. As nuvens são uma manifestação da atmosfera que permite a chuva.

Sambhogakaya – Budas como objetos de devoção

Budas descritos como seres transcendentes e idealizados na arte Mahayana são quase sempre budas sambhogakaya. O corpo nirmanakaya é um corpo terreno que vive e morre, e o corpo dharmakaya é sem forma e sem distinção – nada a ver. Um sambhogakaya buddha é iluminado e purificado de impurezas, mas ele permanece distinto.

Amitabha Buddha é um sambhogakaya buddha, por exemplo. Vairocana é o Buda que representa o dharmakaya, mas quando ele aparece em uma forma distinta ele é um sambhogakaya buddha.

Muitos dos Budas mencionados em Mahayana Sutras são sambhogakaya buddhas. Quando o Sutra de Lótus cita “o Buda”, por exemplo, está se referindo à forma sambhogakaya do Buda Sakyamuni, o Buda da era atual. Sabemos disso a partir da descrição no primeiro capítulo do Sutra de Lótus.

“Do tufo de pêlos brancos entre as sobrancelhas, um dos traços característicos, o Buda emitiu um raio de luz, iluminando dezoito mil mundos a leste, de modo que não havia lugar algum que não alcançasse, até o purgatório mais baixo e até Akanishtha, o mais alto céu “.

Samghogakaya buddhas são descritos nos sutras como aparecendo em reinos celestes ou Terras Puras, muitas vezes acompanhados por hospedeiros de bodhisattvas e outros seres iluminados. O professor de Kagyu Traleg Rinpoche explicou:

“Diz-se que o Sambhogakaya não se manifesta em nenhum tipo de localização espacial ou física, mas em um lugar que não é realmente um lugar; um lugar do nada chamado Akanishtha ou wok ngun em tibetano.

Wok mi significa” não embaixo ” que Akanishtha, porque é um campo do nada, é tudo abrangente. Em última análise, wok-ngun se refere ao vazio, ou sunyata“.

Esses budas são “reais”? Da maioria das perspectivas Mahayana, somente o corpo dharmakaya é inteiramente “real”. Os corpos samghogakaya e nirmanakaya são apenas aparências ou emanações do dharmakaya.

Possivelmente porque manifestam em Terras Puras, os budas sambhogakaya são descritos como pregando o dharma a outros seres celestes. Sua forma sutil aparece apenas para aqueles prontos para vê-lo.

No tantra tibetano, o sambogakaya é também o discurso de um Buda ou a manifestação do Buda no som.

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.