Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Renascimento e Reencarnação no Budismo

Renascimento e Reencarnação no Budismo

Renascimento e Reencarnação no Budismo – Você ficaria surpreso ao saber que a reencarnação não é um ensinamento budista? “Reencarnação” normalmente é entendida como a transmigração de uma alma para outro corpo após a morte. Não existe tal ensinamento no budismo – um fato que surpreende muitas pessoas, até mesmo alguns budistas.

Uma das doutrinas mais fundamentais do budismo é anatta, ou anatman – sem alma ou não . Não existe uma essência permanente de um eu individual que sobreviva à morte, e assim o budismo não acredita em reencarnação no sentido tradicional, tal como a forma como é entendida no hinduísmo.

No entanto, os budistas falam frequentemente de “renascimento”. Se não há alma ou eu permanente, o que é isso “renascer”?

O que é o ego?

O Buda ensinou que o que pensamos como nosso “eu” – nosso ego, autoconsciência e personalidade – é uma criação dos skandhas. Muito simplesmente, nossos corpos, sensações físicas e emocionais, conceituações, idéias e crenças e consciência trabalham juntos para criar a ilusão de um “eu” permanente e característico.

O Buda disse: “Oh, Bhikshu, todo momento você nasce, decai e morre.” Ele quis dizer que, a cada momento, a ilusão do “eu” se renova. Não só nada é transferido de uma vida para outra; nada é transportado de um momento para o outro.

Isso não quer dizer que “nós” não existimos – mas que não existe um “eu” permanente e imutável, mas sim que somos redefinidos a cada momento por condições inconstantes e inconstantes. Sofrimento e insatisfação ocorrem quando nos apegamos ao desejo de um eu imutável e permanente que é impossível e ilusório.

E a liberação desse sofrimento não requer mais apego à ilusão.

Essas ideias formam o núcleo das   Três Marcas da Existência: anicca (impermanência), dukkha (sofrimento) e anatta ( ausência de ego). O Buda ensinou que todos os fenômenos, inclusive os seres, estão em constante estado de fluxo – sempre mudando, sempre se tornando, sempre morrendo, e essa recusa em aceitar essa verdade, especialmente a ilusão do ego, leva ao sofrimento.

Este, em poucas palavras, é o núcleo da crença e prática budista.

O que é o renascimento, se não o eu?

Em seu livro O que o Buda ensinou (1959), o estudioso Theravada Walpola Rahula perguntou:

“Se podemos entender que nesta vida podemos continuar sem uma substância permanente e imutável como o Eu ou a Alma, por que não podemos entender que essas próprias forças podem continuar sem um Eu ou Alma atrás delas após o não funcionamento do corpo? ?

“Quando este corpo físico não é mais capaz de funcionar, as energias não morrem com ele, mas continuar a tomar alguma outra forma ou formulário, que chamamos de uma outra vida….

As energias físicas e mentais que constituem o assim chamado ser têm dentro de si o poder de assumir uma nova forma, e crescem gradualmente e reúnem força ao máximo. “

O famoso professor tibetano Chogyam Trunpa Rinpoche observou certa vez que o que renasce é a nossa neurose – nossos hábitos de sofrimento e insatisfação. E o professor zen John Daido Loori disse:

“… a experiência do Buda era que quando você vai além dos skandhas, além dos agregados, o que resta é nada. O eu é uma idéia, uma construção mental.

Essa não é apenas a experiência do Buda, mas a experiência de cada budista realizado. homem e mulher de 2.500 anos atrás até os dias atuais … Sendo assim, o que é que morre?

Não há dúvida de que quando este corpo físico não é mais capaz de funcionar, as energias dentro dele, os átomos e moléculas são Não morram com ela, assumem outra forma, outra forma, podem chamar isso de outra vida, mas como não há substância permanente e imutável, nada passa de um momento para o outro. Permanente ou imutável pode passar ou transmigrar de uma vida para outra, pois nascer e morrer continua ininterrupto, mas muda a cada momento.”

Momento de Pensamento para Momento de Pensamento

Os professores nos dizem que nosso senso de “eu” nada mais é do que uma série de momentos de pensamento. Cada momento-pensamento condiciona o próximo momento de pensamento.

Da mesma forma, o último momento de pensamento de uma vida condiciona o primeiro momento de pensamento de outra vida, que é a continuação de uma série. “A pessoa que morre aqui e renasce em outro lugar não é a mesma pessoa nem outra”, escreveu Walpola Rahula.

Isso não é fácil de entender e não pode ser totalmente compreendido apenas com o intelecto. Por essa razão, muitas escolas de budismo enfatizam uma prática de meditação que possibilita uma percepção íntima da ilusão de si mesmo, levando, em última instância, à liberação dessa ilusão.

Karma e Renascimento

A força que impulsiona essa continuidade é conhecida como karma. O karma é outro conceito asiático que os ocidentais (e também muitos orientais) mal entendem.

Karma não é destino, mas ação e reação simples, causa e efeito.

Muito simplesmente, o budismo ensina que karma significa “ação volitiva”. Qualquer pensamento, palavra ou ação condicionada pelo desejo, ódio, paixão e ilusão, cria karma. Quando os efeitos do karma atingem as vidas, o karma traz o renascimento.

A Persistência da Crença na Reencarnação

Não há dúvida de que muitos budistas, do Oriente e do Ocidente, continuam acreditando na reencarnação individual. Parábolas dos sutras e “auxiliares de ensino”, como a Roda da Vida Tibetana, tendem a reforçar essa crença.

O Rev. Takashi Tsuji, um sacerdote Jodo Shinshu, escreveu sobre a crença na reencarnação:

“Diz-se que o Buda deixou 84.000 ensinamentos; a figura simbólica representa as diferentes origens características, gostos, etc. das pessoas.

O Buda ensinou de acordo com a capacidade mental e espiritual de cada indivíduo. Para as pessoas simples aldeia que vivem durante o Na época do Buda, a doutrina da reencarnação era uma poderosa lição moral.

O medo do nascimento no mundo animal deve ter assustado muitas pessoas de agirem como animais nesta vida.Se aceitarmos este ensinamento literalmente hoje, estamos confusos porque não podemos entendê-lo. racionalmente.

“… Uma parábola, quando tomada literalmente, não faz sentido para a mente moderna. Portanto, devemos aprender a diferenciar as parábolas e os mitos da atualidade “.

Qual é o ponto?

As pessoas frequentemente recorrem à religião para doutrinas que fornecem respostas simples para perguntas difíceis. O budismo não funciona dessa maneira.

Apenas acreditar em alguma doutrina sobre reencarnação ou renascimento não tem propósito. O budismo é uma prática que permite experimentar a ilusão como ilusão e a realidade como realidade. Quando a ilusão é experimentada como ilusão, somos liberados.




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.