Budismo

Treinamentos Cinco Mindfulness de Thich Nhat Hanh

Mindfulness de Thich Nhat Hanh (n. 1926) é um monge vietnamita, professor, autor e ativista da paz que vive e ensina no Ocidente desde os anos 1960. Seus livros, palestras e retiros trouxeram o dharma ao mundo, e sua influência no desenvolvimento do budismo no Ocidente é imensurável.

Nhat Hanh, chamado “Thay” (professor) por seus seguidores, é conhecido principalmente por sua devoção à plena atenção plena. Nos ensinamentos de Thay, é a prática da atenção plena que une as doutrinas do Buda em um caminho abrangente e interconectado.

Como ele escreveu em seu livro,  O Coração dos Ensinamentos do Buda”, “Quando a Atenção Certa está presente, as Quatro Nobres Verdades e os outros sete elementos do Caminho Óctuplo também estão presentes.”

Thay apresenta os elementos da prática budista através dos seus Cinco Treinos de Mindfulness, que são baseados nos cinco primeiros preceitos budistas.

Os Treinamentos da Consciência descrevem uma moralidade profunda que também pode ser seguida por não-budistas como diretrizes para uma vida pacífica. Aqui está uma breve explicação de cada um dos Treinamentos da Consciência.

O primeiro treinamento de atenção plena: reverência pela vida

“Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, estou comprometido em cultivar a percepção da interexistência e da compaixão e aprender maneiras de proteger as vidas das pessoas, animais, plantas e minerais.

Estou determinado a não matar, a não deixar outros matam e não apóiam qualquer ato de matar no mundo, no meu pensamento ou no meu modo de vida “.

O Primeiro Treinamento de Mindfulness é baseado no Primeiro Preceito, “abster-se de tirar a vida”. Ele também está ligado à Ação Correta. Agir “corretamente” no budismo é agir sem apego egoísta ao nosso trabalho. A ação “correta” surge da compaixão altruísta.

Então, comprometer-se a não matar não é embarcar numa cruzada justa para que todos se tornem veganos. Isso nos desafia a ir mais fundo, entender de onde vem o desejo de matar e ajudar os outros a entenderem também.

O Segundo Treino de Mindfulness: True Happiness

“Consciente do sofrimento causado pela exploração, injustiça social, roubo e opressão, estou comprometido em praticar a generosidade em meu pensamento, falar e agir.

Estou determinado a não roubar e não possuir nada que deva pertencer aos outros; e Eu compartilharei meu tempo, energia e recursos materiais com aqueles que estão em necessidade “.

Segundo Preceito é “abster-se de tomar aquilo que não é dado”. Este preceito é às vezes encurtado para “não matar” ou “praticar generosidade”.

Este treinamento nos chama a perceber que nosso apego, apego e acumulação vêm da ignorância de nossa verdadeira natureza. A prática da generosidade é importante para abrir nossos corações à compaixão.

O Terceiro Treinamento da Consciência: Amor Verdadeiro

“Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, tenho o compromisso de cultivar a responsabilidade e aprender maneiras de proteger a segurança e a integridade de indivíduos, casais, famílias e sociedade.

Saber que o desejo sexual não é amor e que a atividade sexual é motivada pelo desejo sempre me prejudica tanto quanto aos outros, estou determinado a não me envolver em relações sexuais sem amor verdadeiro e um compromisso profundo e duradouro dado a conhecer a minha família e amigos “.

Terceiro Preceito geralmente é traduzido como “abster-se da má conduta sexual” ou “não abusar do sexo”. A maioria das ordens de monásticos budistas é celibatária, mas o Terceiro Preceito encoraja os leigos a não causarem dano à sua conduta sexual. A sexualidade não faz mal quando vem do amor genuíno e da compaixão altruísta.

O quarto treino de atenção plena: fala afetuosa e escuta profunda

“Consciente do sofrimento causado pelo discurso descuidado e pela incapacidade de ouvir os outros, estou empenhado em cultivar a fala amorosa e a escuta compassiva para aliviar o sofrimento e promover a reconciliação e a paz em mim mesmo e entre outras pessoas, grupos étnicos e religiosos. e nações “.

O Quarto Preceito é “abster-se de falar incorretamente”. Às vezes, isso é encurtado para “não enganar” ou “praticar a veracidade”.

Em muitos de seus livros, Thay escreveu sobre a escuta profunda ou a escuta compassiva. A escuta profunda começa com deixar de lado seus próprios problemas, sua agenda, sua programação, suas necessidades e apenas ouvir o que os outros estão dizendo.

A audição profunda faz com que as barreiras entre o eu e o outro desapareçam. Então a sua resposta ao discurso dos outros será enraizada na compaixão e será mais genuinamente benéfica.

O Quinto Treinamento da Consciência: Nutrição e Cura

“Consciente do sofrimento causado pelo consumo descuidado, estou comprometido em cultivar uma boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação consciente, a bebida e o consumo.

Vou praticar profundamente como eu consumir os Quatro Tipos de Nutrientes, ou seja, alimentos comestíveis, impressões sensoriais, volição e consciência “.

O Quinto Preceito nos diz para manter nossas mentes claras e abster-se de intoxicantes. Isso expande esse preceito para uma prática consciente de comer, beber e consumir.

Ele ensina que o consumo consciente significa ingerir apenas itens que tragam paz, bem-estar e alegria ao corpo. Arriscar a saúde com o consumo descuidado é uma traição aos ancestrais, pais, sociedade e gerações futuras.

 

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