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Meditação

Meditação diária – Como meditar diariamente

Meditação diária – Como meditar diariamente

O hábito da meditação é uma das coisas mais poderosas que já aprendi. Surpreendentemente, também é um dos hábitos mais simples de fazer a meditação diária – você pode fazê-lo em qualquer lugar, a qualquer momento, e sempre terá benefícios imediatos.
Quantos hábitos você pode dizer sobre isso?

Enquanto muitas pessoas pensam na meditação diária como algo que você pode fazer com um professor, em um Centro Zen, pode ser tão simples como prestar atenção à sua respiração enquanto está sentado no seu carro ou no trem, ou sentado no café ou em seu escritório, ou ao caminhar ou tomar banho.

Pode demorar apenas um ou dois minutos se estiver ocupado. Não há desculpa para não fazê-lo, quando você simplifica o hábito de meditação. [Leia mais: Meditação espiritual

Por que meditação diária?

Por que criar uma pequena prática diária de meditação? Há inúmeros motivos, mas aqui estão alguns dos meus favoritos:

Ele alivia o estresse e ajuda você a relaxar.

Quando você realiza a atenção plena, você pode realizá-la para a vida cotidiana.

A atenção plena ajuda você a saborear a vida, mudar os hábitos, viver de forma simples e devagar, estar presente em tudo o que você faz.

A meditação diária mostrou ter benefícios mentais, como foco melhorado, felicidade, memória, autocontrole, desempenho acadêmico e muito mais.

Algumas pesquisas sobre meditação diária indicaram que pode ter outros benefícios para a saúde, incluindo melhora do metabolismo, frequência cardíaca, respiração, pressão arterial e muito mais.

Na verdade, alguns dos melhores benefícios da meditação são difíceis de definir – você começa a entender-se melhor, por exemplo, e faz um nível de autoconsciência que nunca teve antes.

Mais simplesmente, sentado por apenas alguns minutos de meditação é um oásis de calma e relaxamento que raramente encontramos em nossas vidas nos dias de hoje. E isso, em si mesmo, é suficiente.

Veja mais: Melhor meditação guiada que você precisará para uma vida cumprida!

Como fazer meditação diária

Há muitas e muitas maneiras de meditar. Mas nossa preocupação não é encontrar uma forma perfeita de meditação – é formar o hábito diário da meditação. E assim nosso método será o mais simples possível.

1. Comece apenas 2 minutos por dia.

Comece simplesmente se você quiser que o hábito se mantenha. Você pode fazê-lo por 5 minutos se você se sentir bem, mas tudo o que você está cometendo é de 2 minutos por dia.

2. Escolha uma hora e um gatilho.

Não é uma hora exata do dia, mas uma hora geral, como manhã quando você acorda, ou durante a hora do almoço. O gatilho deve ser algo que você já faz regularmente, como beber sua primeira xícara de café, escovar os dentes, almoçar ou chegar em casa do trabalho.

3. Encontre um local tranquilo.

Às vezes, o amanhecer é melhor, antes que outros em sua casa possam estar acordados e fazer muito barulho. Outros podem encontrar um lugar em um parque ou na praia ou algum outro ambiente reconfortante. Na verdade, não importa onde – desde que você possa se sentar sem ser incomodado por alguns minutos. Algumas pessoas caminhando pelo seu banco do parque estão bem.

4. Sente-se confortavelmente.

Não se preocupe muito com o que você sente, o que você usa, o que você sente, etc. Eu, pessoalmente, gosto de me sentar em um travesseiro no chão, com as costas apoiadas contra uma parede, porque sou muito inflexível.

Outros que podem sentar-se com as pernas cruzadas confortavelmente podem fazer isso em vez disso. Outros ainda podem sentar em uma cadeira ou sofá se sentar no chão é desconfortável. Os praticantes do Zen usam frequentemente um zafu, uma almofada redonda cheia de kapok ou trigo mourisco.

Não saia e compre um se você ainda não possui um. Qualquer almofada ou travesseiro vai fazer, e algumas pessoas podem sentar-se em um andar descontraído confortavelmente.

5. Comece com apenas 2 minutos.

Isso é realmente importante. A maioria das pessoas pensa que pode meditar por 15-30 minutos, e eles podem. Mas isso não é uma prova de quão forte você está em permanecer na meditação – estamos tentando formar um hábito mais duradouro.

E para fazer isso, queremos começar com apenas dois minutos. Você vai achar muito mais fácil começar assim, e formar um hábito com um pequeno começo, como este, é um método muito mais provável de ter sucesso.

Você pode expandir para 5-7 minutos, se você pode fazê-lo por 7 dias consecutivos, então 10 minutos, se você pode fazê-lo por 14 dias consecutivos, então 15 minutos, se você consegue manter-se por 21 dias consecutivos e 20 se você puder faça um mês inteiro. [Leia: Meditação para iniciantes

6. Concentre-se na respiração.

Ao respirar, siga sua respiração através de suas narinas, depois em sua garganta, depois em seus pulmões e barriga. Sente-se em linha reta, mantenha os olhos abertos, mas olhe para o chão e com um foco suave. Se você quer fechar os olhos, está bem.

Ao expirar, siga sua respiração de volta ao mundo. Se isso ajudar, conte … uma respiração, duas respiração, três respirações, quatro respiram … quando chegarem às 10, comece de novo. Se você perder o controle, comece de novo.

Se você achar sua mente vagando (e você será), apenas preste atenção à sua mente vagando, então leve-a suavemente de volta ao seu sopro. Repita este processo durante os poucos minutos que medita. Você não será muito bom no primeiro, provavelmente, mas você melhorará com a prática.

E é isso. É uma prática muito simples, mas você quer fazê-lo por 2 minutos, todos os dias, após o mesmo gatilho a cada dia. Faça isso por um mês e você terá um hábito de meditação diária.

Veja mais: Como controlar o corpo as emoções e os pensamentos.

Expandindo sua prática

Sentar e prestar atenção à sua respiração é realmente uma prática de atenção plena. É uma maneira de se treinar para concentrar sua atenção. Depois de ter praticado um pouco enquanto está sentado em um espaço calmo, você pode expandir sua prática de atenção plena:

Quando você sentir estresse, tome um minuto para prestar atenção à sua respiração e volte sua mente para o momento presente.

Tente dar uma volta e, em vez de pensar sobre coisas que você precisa fazer mais tarde, preste atenção em sua respiração, as sensações do seu corpo, as coisas ao seu redor.

Quando você come, apenas coma, e concentre sua atenção nos alimentos, nos seus sentimentos enquanto come, nas sensações.

Experimente um ritual de chá atento, onde você concentra sua atenção em seus movimentos enquanto prepara o chá, no chá enquanto cheira e prova, em sua respiração enquanto passa pelo ritual.

Lave seus pratos e varrem seu chão com atenção.

Isso, é claro, é apenas um começo. Há muitas maneiras de praticar atenção plena, inclusive com outras pessoas, enquanto você trabalha, e assim por diante.

Veja tam bem: Serenamente – Meditação diária – O guia dos seis passos






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