Origens

Iluminação e Nirvana – Você pode ter um sem o outro?

As pessoas freqüentemente se perguntam se a iluminação e o nirvana são uma e a mesma ou duas coisas separadas.

Em outras palavras, se alguém realiza a iluminação, entra no nirvana imediatamente ou há algum tempo de atraso? Uma pessoa iluminada tem que esperar até morrer antes de entrar no nirvana?

É um pouco arriscado falar sobre iluminação e nirvana, porque essas coisas estão fora de nossas experiências “padrão” e do escopo do pensamento conceitual. Alguns dirão que falar sobre essas coisas as distorce. Por favor, mantenha isso em mente.

Também é o caso de que as duas principais escolas de budismo, Theravada e Mahayana, não explicam iluminação e nirvana exatamente da mesma maneira. Antes de encontrarmos uma resposta para nossa pergunta, precisamos esclarecer os termos.

O que é iluminação?

A única resposta verdadeira para a pergunta ” O que é iluminação? ” É realizar a iluminação. Além disso, precisamos apresentar respostas provisórias.

A palavra inglesa iluminação às vezes se refere a intelecto e razão elevados. Esse tipo de iluminação é uma qualidade que pode ser cultivada ou possuída. Mas a iluminação no sentido budista não é uma qualidade, e ninguém pode possuí-la. Isso só pode ser realizado.

Os budistas originais usavam a palavra bodhi, que significa “despertado”. A palavra Buda é derivada de bodhi e significa “o desperto”. Ser iluminado é despertar para uma realidade que já está presente, mas que a maioria de nós não percebe.

E desculpe desapontá-lo, mas a iluminação não se resume a ser “extasiada”.

No budismo theravada, a iluminação está associada à perfeição da sabedoria discernente nas Quatro Nobres Verdades, que provocam a cessação do dukkha (sofrimento; estresse; insatisfação).

No budismo mahayana – incluindo tradições que praticam o vajrayana – a iluminação é a realização do sunyata – o ensino de que todos os fenômenos são vazios de auto-essência – e a interexistência de todos os seres. Alguns sutras Mahayana enfatizam que a iluminação é a natureza fundamental de todos os seres.

O que é o Nirvana?

O Buda disse a seus monges que o nirvana não pode ser imaginado e, portanto, não faz sentido especular como é. Mesmo assim, é uma palavra que os budistas usam, por isso precisa de algum tipo de definição.

O Nirvana não é um lugar, mas um estado de ser além da existência e da não existência. Os primeiros sutras falam do nirvana como “libertação” e “desatamento”, significando não estar mais vinculado ao ciclo de nascimento e morte.

Agora vamos voltar à nossa pergunta original. Iluminação e nirvana são a mesma coisa? A resposta é, geralmente não. Mas talvez as vezes.

O budismo Theravada reconhece dois tipos de nirvana (ou nibbana em Pali). Um ser iluminado desfruta de uma espécie de nirvana provisório, ou “nirvana com restos”.

Ele ou ela ainda está ciente do prazer e da dor, mas não está ligado a eles. O indivíduo iluminado entra no parinirvana, ou nirvana completo, na morte. Em Theravada, então, a iluminação é mencionada como a porta do nirvana, mas não o próprio nirvana.

Mahayana enfatiza o ideal do bodhisattva, o ser iluminado que promete não entrar no nirvana até que todos os seres sejam iluminados. Isso sugere que a iluminação e o nirvana são separados.

No entanto, Mahayana também ensina que o nirvana não é separado do samsara, a roda do nascimento e da morte. Quando deixamos de criar samsara com nossas mentes, o nirvana aparece naturalmente. O nirvana é a verdadeira natureza purificada do samsara. 

No Mahayana, pensar em termos de “igual” ou “diferente” quase sempre coloca você em apuros. Alguns mestres falaram do nirvana como algo que pode ser introduzido após a iluminação, mas talvez essas palavras não devam ser interpretadas literalmente.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.