Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Escrituras budistas – Compreensão das Escrituras Budistas

Escrituras budistas – Compreensão das Escrituras Budistas

Entendendo a Variedade Perplexa das Escrituras Budistas – Existe uma Bíblia budista? Não exatamente. O budismo tem um grande número de escrituras, mas poucos textos são aceitos como autênticos e autoritários por todas as escolas do budismo.

Há uma outra razão pela qual não há Bíblia Budista. Muitas religiões consideram suas escrituras a palavra revelada de Deus ou deuses. No budismo, no entanto, entende-se que as escrituras são ensinamentos do Buda histórico – que não era um deus – ou de outros mestres iluminados.

Os ensinamentos nas escrituras budistas são instruções para a prática, ou como perceber a iluminação para si mesmo. O importante é entender e praticar o que os textos estão ensinando, e não apenas “acreditar” neles.

Tipos de escrituras budistas

Muitas escrituras são chamadas de “sutras” em sânscrito ou “sutta” em pali. A palavra sutra ou sutta significa “fio”. A palavra “sutra” no título de um texto indica que o trabalho é um sermão do Buda ou de um dos seus maiores discípulos. No entanto, como explicarei mais adiante, muitos sutras provavelmente têm outras origens.

Sutras vêm em vários tamanhos. Alguns são de comprimento de livro, alguns são apenas algumas linhas. Ninguém parece disposto a adivinhar quantos sutras pode haver se você empilhou cada indivíduo de cada cânone e coleção em uma pilha. Muito.

Nem todas as escrituras são sutras. Além dos sutras, há também comentários, regras para monges e monjas, fábulas sobre a vida do Buda e muitos outros tipos de textos também considerados “escrituras”.

Cânones Theravada e Mahayana

Cerca de dois milênios atrás, o budismo se dividiu em duas grandes escolas, chamadas hoje de Theravada e Mahayana. As escrituras budistas estão associadas a uma ou outra, divididas em cânones Theravada e Mahayana.

Os theravadins não consideram as escrituras Mahayana autênticas. Os budistas Mahayana, em geral, consideram o cânon Theravada autêntico, mas em alguns casos, os budistas Mahayana acham que algumas de suas escrituras substituíram o cânon Theravada em autoridade.

Ou, eles estão usando versões diferentes da versão que o Theravada usa.

Escrituras Budistas Theravada

As escrituras da escola Theravada são coletadas em uma obra chamada Pali Tipitaka ou Cânone Pali. A palavra Pali Tipitaka significa “três cestas”, que indica que o Tipitaka é dividido em três partes, e cada parte é uma coleção de obras. As três seções são a cesta de sutras (Sutta-pitaka), a cesta de disciplina (Vinaya-pitaka) e a cesta de ensinamentos especiais (Abhidhamma-pitaka).

O Sutta-pitaka e o Vinaya-pitaka são os sermões registrados do Buda histórico e as regras que ele estabeleceu para as ordens monásticas. O Abhidhamma-pitaka é um trabalho de análise e filosofia que é atribuído ao Buda, mas provavelmente foi escrito um par de séculos após o seu Parinirvana.

Os Theravadin Pali Tipitika estão todos na língua Pali. Há versões desses mesmos textos que foram gravadas em sânscrito, também, embora a maior parte do que temos delas sejam traduções em chinês de originais sânscritos perdidos. Esses textos sânscritos / chineses fazem parte dos cânones chineses e tibetanos do budismo Mahayana.

Escrituras Budistas Mahayana

Sim, para aumentar a confusão, existem dois cânones da escritura Mahayana, chamados de Canon Tibetano e Canon Chinês.

Existem muitos textos que aparecem em ambos os cânones e muitos que não aparecem. O Cânon Tibetano obviamente está associado ao budismo tibetano. O Canon chinês é mais autoritário no leste da Ásia – China, Coréia, Japão, Vietnã.

Existe uma versão sânscrita / chinesa do Sutta-pitaka chamada Agamas. Estes são encontrados no Canon Chinês. Há também um grande número de sutras Mahayana que não têm contrapartida no Theravada.

Há mitos e histórias que associam esses sutras Mahayana ao Buda histórico, mas os historiadores nos dizem que as obras foram escritas principalmente entre o século I aC e o quinto século EC, e algumas até mais tarde do que isso. Na maior parte, a proveniência e autoria desses textos são desconhecidos.

As misteriosas origens dessas obras dão origem a questões sobre sua autoridade.

Como eu disse, os budistas Theravada desconsideram inteiramente as escrituras Mahayana. Entre as escolas budistas Mahayana, algumas continuam a associar os sutras Mahayana ao Buda histórico. Outros reconhecem que essas escrituras foram escritas por autores desconhecidos.

Mas, porque a profunda sabedoria e o valor espiritual desses textos têm sido aparentes a tantas gerações, eles são preservados e reverenciados como sutras de qualquer maneira.

Acredita-se que os sutras Mahayana foram originalmente escritos em sânscrito, mas na maioria das vezes as versões mais antigas existentes são traduções em chinês, e o sânscrito original está perdido.

Alguns estudiosos, no entanto, argumentam que as primeiras traduções chinesas são, na verdade, as versões originais, e seus autores afirmaram tê-las traduzido do sânscrito para dar-lhes mais autoridade.

Esta lista dos principais Sutras Mahayana não é abrangente, mas fornece breves explicações dos sutras Mahayana mais importantes .

Os budistas Mahayana geralmente aceitam uma versão diferente do Abhidhamma / Abhidharma chamado Sarvastivada Abhidharma.

Em vez do Pali Vinaya, o budismo tibetano  geralmente segue outra versão chamada Mulasarvastivada Vinaya e o restante do Mahayana geralmente segue o Dharmaguptaka Vinaya. E depois há comentários, histórias e tratados além da contagem.

As muitas escolas do Mahayana decidem por si mesmas quais partes desse tesouro são mais importantes, e a maioria das escolas enfatiza apenas um pequeno punhado de sutras e comentários. Mas nem sempre é o mesmo punhado. Então não, não há “Bíblia Budista”.




Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.