Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

O Dhammapada – Um livro budista de Provérbios

O Dhammapada – Um livro budista de Provérbios

O Dhammapada é apenas uma pequena parte do cânon budista das escrituras, mas há muito tempo é o mais popular e mais traduzido no Ocidente. Este pequeno volume de 423 versos curtos do Palita Tripitaka é algumas vezes chamado de Livro dos Provérbios Budista. É um tesouro de pedras preciosas que iluminam e inspiram.

O que é o Dhammapada?

O Dhammapada é parte do Sutta-pitaka (coleção de sermões) do Tripitaka e pode ser encontrado no Khuddaka Nikaya (“coleção de pequenos textos”). Esta seção foi adicionada ao cânon por volta de 250 aC .

Os versos, organizados em 26 capítulos, são tirados de várias partes do Pali Tripitaka e algumas outras fontes antigas. No século V, o sábio Buddhaghosa escreveu um importante comentário que apresentava cada verso em seu contexto original para lançar mais luz sobre seu significado.

A palavra Pali dhamma (em sânscrito, dharma) no budismo tem vários significados. Pode se referir à lei cósmica de causa, efeito e renascimento; as doutrinas ensinadas pelo Buda; um objeto de pensamento, fenômeno ou manifestação da realidade; e mais. Pada significa “pé” ou “caminho”.

Dhammapada em inglês

Em 1855, Viggo Fausboll publicou a primeira tradução do Dhammapada em uma língua ocidental. No entanto, essa língua era latina. Não foi até 1881 que a Clarendon Press de Oxford (agora Oxford University Press) publicou o que eram provavelmente as primeiras traduções inglesas de sutras budistas.

Todas as traduções foram do Pali Tripitaka. Um desses foi os ” Suttas Budistas ” de TW Rhys Davids, seleções que incluíam o Dhammacakkappavattana Sutta, o primeiro sermão do Buda. Outra foi ” Sutta-Nipata “, de Viggo Fausboll. A terceira foi a tradução de F. Max Muller do Dhammapada.

Hoje existem muitas traduções impressas e na Web. A qualidade dessas traduções varia muito.

Traduções variam

Traduzir uma antiga língua asiática para o inglês contemporâneo é uma coisa perigosa. Ancient Pali tem muitas palavras e frases que não têm equivalente em inglês, por exemplo. Por essa razão, a precisão da tradução depende tanto da compreensão do texto do tradutor quanto de suas habilidades de tradução.

Por exemplo, aqui está a tradução de Muller do verso de abertura:

Tudo o que somos é o resultado do que pensamos: é fundamentado em nossos pensamentos, é composto de nossos pensamentos. Se um homem fala ou age com um mau pensamento, a dor o segue, enquanto a roda segue o pé do boi que puxa a carruagem.

Compare isso com uma tradução recente do monge budista indiano Acharya Buddharakkhita:

A mente precede todos os estados mentais. A mente é o chefe deles; eles são todos trabalhados pela mente. Se com uma mente impura a pessoa fala ou age, o sofrimento segue-o como a roda que segue o pé do boi.

E um do monge budista americano, Thanissaro Bhikkhu:

Fenômenos são precedidos pelo coração,
governado pelo coração,
feito do coração.
Se você fala ou age
com um coração corrompido,
então o sofrimento o segue –
como a roda da carroça,
a trilha do boi
que a puxa.

Eu trago isso porque vi pessoas interpretarem a tradução de Muller do primeiro verso como algo parecido com o de Descartes: “Eu penso, logo existo”. Ou, pelo menos “eu sou o que eu penso que sou”.

Embora possa haver alguma verdade na última interpretação, se você ler as traduções de Buddharakkhita e Thanissaro, verá algo totalmente diferente. Este verso é principalmente sobre a criação do carma.

No comentário de Buddhaghosa, ficamos sabendo que o Buda ilustrou esse versículo com a história de um médico que maltratou uma mulher cegamente e sofreu cegueira.

É útil também ter algum entendimento de que a “mente” no budismo é entendida de maneiras particulares. Normalmente, “mente” é uma tradução de manas, que é entendida como um órgão sensorial que tem pensamentos e idéias como seus objetos, da mesma forma que um nariz tem um odor como objeto.

Para entender melhor esse ponto e o papel da percepção, da formação mental e da consciência na criação do karma.

O ponto é que é sábio não estar muito apegado a idéias sobre o que qualquer versículo significa até que você tenha comparado três ou quatro traduções dele.

Versos Favoritos

Escolher versos favoritos do Dhammapada é altamente subjetivo, mas aqui estão alguns que se destacam. Estas são da tradução Acharya Buddharakkhita ( ” O Dhammapada – O Caminho da Sabedoria do Buda ” – os números inversos estão entre parênteses).

O ódio nunca é apaziguado pelo ódio neste mundo. Por não-ódio, só o ódio é apaziguado. Esta é uma lei eterna. (5)

Aqueles que confundem o não essencial como essencial e essencial para não ser essencial, vivendo em pensamentos errados, nunca chegam ao essencial.

Assim como a chuva penetra em uma casa malcuidada, a paixão penetra uma mente subdesenvolvida.

O tolo se preocupa, pensando: “Eu tenho filhos, tenho riqueza”. De fato, quando ele próprio não é seu, de onde são filhos, de onde vem a riqueza?

Um tolo que conhece sua insensatez é sábio, pelo menos até esse ponto, mas um tolo que se considera sábio é realmente um tolo.

Apesar de toda a sua vida um tolo se associar com um homem sábio, ele não compreende mais a Verdade do que uma colher prova o sabor da sopa.

Bem feito é aquele ato de fazer o qual não se arrepende depois, e o fruto de qual, colhe com deleite e felicidade.

Assim como uma rocha sólida não é abalada pela tempestade, mesmo assim os sábios não são afetados por elogios ou culpas.

Melhor que mil palavras inúteis é uma palavra útil, ouvindo qual delas alcança a paz.

Não pense levianamente sobre o mal, dizendo: “Não virá a mim”. Drop by drop é o pote de água cheio. Da mesma forma, o tolo, reunindo-o pouco a pouco, se enche de maldade.

Não pense com leveza em relação ao bem, dizendo: “Isso não virá a mim”. Drop by drop é o pote de água cheio. Da mesma forma, o homem sábio, reunindo-o pouco a pouco, enche-se de bem.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.