Yoga

Brahma Muhurta: A melhor hora para acordar e fazer ioga

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Brahma Muhurta: Nós, como seres vivos, estamos intimamente relacionados com os acontecimentos do universo. Ainda mais do que nós, as espécies que estão mais associadas a ela são as aves, especialmente os galos.

Você já se perguntou quais sinais os galos devem acordar cedo na chegada do amanhecer?

Bem, é projetado no relógio circadiano (biológico) dos galos. Eles completam o ciclo sono-vigília antes do amanhecer e anunciam ao mundo que é hora de acordar. Este tempo entre a meia-noite e o nascer do sol é conhecido como Brahma Muhurta, o tempo da criação.

O que é Brahma Muhurta?

Brahma , no hinduísmo, é o ‘criador’ do universo. Brahma é derivado da raiz sânscrita Bruh/Brih , que significa expansão, criação ou crescimento. Muhurta refere-se a tempo ou período. Assim, o período que significa criatividade ou a hora do criador é chamado Brahma Muhurta.

Brahma Muhurta é considerado o tempo antes do nascer do sol. Mais especificamente, é cerca de uma hora e meia antes do nascer do sol. Geralmente, é o horário entre 3h30 e 6h ou 6h30, o horário do nascer do sol. Este tempo também é chamado de ‘ Amrit Vela’ , significando o Período Ambrosial.

No entanto, esse período pode variar dependendo da parte do globo em que a pessoa vive. Mas o entendimento comum é que Brahma Muhurta começa 1 hora e 36 minutos antes do nascer do sol.

Durante o Brahma Muhurta, são incentivadas atividades relacionadas à criatividade ou à expansão da alma. Assim, a prática de yoga, meditação, orações, estudos, etc é incentivada a ser realizada durante esse período.

A Visão Ayurvédica

Ayurveda também sugere que acordar no Brahma Muhurta é benéfico para a saúde da pessoa. O dosha Vata, que controla a mente, está ativo durante esse período e você pode realizar atividades suaves e calmantes para se refrescar e se encher de energia.

Um verso de Ashtanga Hridayam afirma;

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“Para proteger sua vida, uma pessoa saudável deve se levantar no Brahma Muhurta”.

É importante notar que pessoas saudáveis ​​são encorajadas a acordar em Brahma Muhurta. Isso significa que as pessoas que têm problemas de saúde ou sofrem de problemas de saúde estão isentas disso, pois pode não ser adequado para sua condição de saúde alterada acordar cedo.

Acordar na hora do Brahma Muhurta não é recomendado para mulheres grávidas, crianças, pessoas que não digeriram a comida da noite passada ou pacientes que sofrem de doenças graves. Os idosos que já se adaptaram a um ciclo biológico diferente devido à idade também podem optar por não subir no Brahma Muhurta.

O cálculo do tempo de Brahma Muhurta

Você sempre pode calcular a hora exata de Brahma Muhurta com base na hora do nascer do sol no seu lugar.

Como afirmado anteriormente, o tempo de Brahma Muhurta é 1 hora e 36 minutos antes do nascer do sol, no entanto, como esse tempo foi calculado com tanta precisão?

A maneira mais fácil de entender o cálculo desse tempo preciso é da seguinte maneira:

Brahma Muhurta começa 2 muhurtas antes do nascer do sol. Um muhurta é uma unidade hindu de medida de tempo.

1 muhurta = 48 minutos

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2 muhurta = 48+48 = 96 minutos

96 minutos quando convertidos em horas e minutos resultam em 1 hora e 36 minutos.

Então, se o nascer do sol em sua casa for às 6h, o Brahma Muhurta começará às 4h25.

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Diz-se também que o Brahma Muhurta termina 48 minutos antes do nascer do sol, portanto, o horário ideal para fazer qualquer atividade produtiva e positiva será das 4h25 às 5h15.

A ciência por trás da Brahma Muhurta

Embora a importância espiritual de acordar em Brahma Muhurta possa ser encontrada em abundância, o significado de acordar neste momento também foi apoiado pela ciência. Isso está escondido no conceito de ritmo circadiano.

O ritmo circadiano é essencialmente o relógio biológico do seu corpo que ajuda no funcionamento de todos os seus órgãos de acordo com o relógio mestre no cérebro. Grande parte desse ritmo é estabelecido devido ao ciclo sono-vigília e a aspectos ambientais como a luz atuando como pistas para o corpo acordar.

Se você tem uma rotina definitiva, o ritmo circadiano está efetivamente alinhado com o seu ciclo sono-vigília e lhe dá um sono reparador e reparador perfeito. No entanto, mesmo uma ligeira perturbação pode criar grandes problemas e doenças.

Acordar em Brahma Muhurta permitirá que você fique em sintonia com o relógio do seu corpo e colha os benefícios das atividades que o cérebro realiza nesta hora.

Diz-se que o cérebro produz melatonina, que ajuda a induzir o sono durante a noite. Este é o resultado de um sinal enviado pelo seu relógio circadiano para o relógio mestre no cérebro.

Durante o Brahma Muhurta, a glândula pineal secreta esse hormônio no máximo e o despertar ajudará a estabilizar o ciclo do sono. É também durante esse período que o hormônio cortisol, que também é como o alarme do seu corpo, também começa a secretar.

Aproveitar essa transição o ajudará a entrar no dia sem problemas.

SupraChiasmatic Nucleus (SCN), uma área especial no cérebro, é estimulado com o início da luz. O SCN é responsável por enviar sinais para aumentar a temperatura corporal e secretar cortisol para acordar. Também ajuda a corrigir o início da secreção de melatonina quando a retina percebe a escuridão.

Além de alinhar seu ritmo circadiano, acordar no Brahma Muhurta beneficiará seus pulmões ao respirar oxigênio fresco e não poluído. Se você praticar ioga, caminhar ou realizar alguns exercícios leves, isso reduzirá seu índice de massa corporal e redução de peso. Uma boa ingestão de oxigênio também elimina significativamente a chance de diabetes.

Com um bom padrão de sono, você também pode ficar longe de sérios problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, insônia, etc.

Benefícios de acordar em Brahma Muhurta

O Brahma Muhurta é o momento em que o mundo está se preparando para acordar. É o tempo em que tudo está parado, mas também está se movendo. Considera-se que a serenidade, a calma e a pureza deste momento o enchem de vigor e positividade. Intensifica a energia do universo e preenche o espaço com inspiração, paz e esperança.

Nesse período, você pode praticar seus hobbies favoritos, praticar ioga e meditação, fazer orações ou cantar mantras, passear, ler, etc. Isso estimulará seu cérebro a se sentir enérgico e criativo e também encherá seu coração de amor , compaixão, paz e reconhecimento pelo mundo ao seu redor.

Acordar em Brahma Muhurta oferece os seguintes benefícios.

1. Contribui para manter a saúde geral

Acordar no Brahma Muhurta contribui para a saúde geral da pessoa. A Ayurveda prescreve que um indivíduo que deseja estar livre de doenças e proteger sua vida deve começar o dia com Brahma Muhurta.

Até mesmo as escrituras como os Vedas e o Bhagavad Gita explicam a importância de acordar cedo para manter um estado saudável. É o momento em que a comida da noite anterior é completamente digerida e todos os sistemas estão prontos para começar o trabalho do dia.

2. Ajuda a melhorar as operações mentais

Sugere-se acordar em Brahma Muhurta porque a atividade mental de uma pessoa é aumentada durante este período. Ele ou ela sente as vibrações positivas da atmosfera e se prepara mentalmente para as próximas tarefas.

Um artigo de revisão de abril de 2019 mostra que as faculdades mentais durante Brahma Muhurta estão em sua capacidade máxima. Isso acontece por causa da alta quantidade de vitamina E e D no ambiente. Isso leva à secreção de serotonina – um neurotransmissor atribuído à sensação de bem-estar e felicidade.

A serotonina ajuda a mente a ficar alerta e ativa. É por isso que se diz que o que é estudado de manhã cedo é melhor lembrado. Também explica por que a meditação é recomendada durante o Brahma Muhurta.

3. Diminui a tendência de desenvolver obesidade e diabetes

Como é benéfico se prevenir de doenças, acordar em Brahma Muhurta também ajuda a reduzir a tendência de desenvolver distúrbios do estilo de vida como diabetes, obesidade, hipertensão, etc.

Uma revisão de 2021 publicada no World Journal of Pharmaceutical Research diz que a perda crônica do sono causa um aumento no cortisol, o que contribui para o aumento da pressão arterial ou hipertensão secundária. Mas quando uma pessoa acorda de manhã cedo, seus níveis de insulina estão equilibrados, resultando em um risco reduzido de pressão alta, diabetes e obesidade.

4. Acelera o processo de cicatrização

Acordar em Brahma Muhurta é benéfico porque o nível de ozônio é mais alto durante este período. O ar é menos poluído e uma pessoa pode respirar mais ozônio, que é eficaz no tratamento de muitos distúrbios.

Um artigo de revisão documenta uma pesquisa de 2011, o que mostra que o ozônio é bom para desinfetar e curar diversas doenças. Ajuda na cicatrização de feridas infectadas, distúrbios circulatórios, condições geriátricas, degeneração muscular, doenças virais, artrite e câncer.

Ao respirar grandes quantidades de ozônio durante o Brahma Muhurta, uma pessoa pode ajudar a curar as feridas mais rapidamente. Os cientistas descobriram que a camada de ozônio na Terra gera mais gás ozônio, o que será útil para mudar os parâmetros psicológicos dos mamíferos. A mesma razão pela qual os exercícios respiratórios são mais eficazes durante esse período.

5. Ajuda a reverter o processo de envelhecimento

Acordar cedo em Brahma Muhurta pode reverter o processo de envelhecimento.

Quando sintonizamos nosso relógio biológico com o sol, naturalmente nos colocamos em sincronia com a natureza. Isso leva à reversão do processo de envelhecimento. Quando acordamos tarde, estamos atrasados ​​em relação ao cronograma natural, do qual surgem muitos problemas.

Mas sincronizar-nos com o relógio da natureza é a melhor maneira de reverter o processo de envelhecimento e viver uma vida saudável.

6. Intensifica a transmissão do conhecimento

Vata (ar) é o elemento no corpo que é dominante durante Brahma Muhurta. Regula o movimento e a comunicação. Também incorpora flexibilidade, leveza, criatividade e clareza. Vata é responsável por governar o fluxo da respiração, bem como movimentos microscópicos e macroscópicos, pulso e contração dos músculos.

Assim, a transmissão de conhecimento, criatividade e clareza da mente é maior durante Brahma Muhurta. Por isso é bom praticar meditação e posturas físicas durante esse período.

7. Fornece o oxigênio mais limpo para exercícios

O oxigênio no início da manhã é mais claro, pois há menos poluição no ar. Isso ajuda a respirar um ar mais saudável durante a prática de ioga e pranayama.

Um artigo de pesquisa de 2021 afirmou que o oxigênio durante o Brahma Muhurta se mistura facilmente com a hemoglobina e forma oxi-hemoglobina, o que ajuda a nutrir os tecidos remotos em um ritmo rápido. Quando o desempenho dos tecidos está em dia, os efeitos dos exercícios são amplificados.

Importância de praticar yoga em Brahma Muhurta

Brahma Muhurta é o momento em que as atividades de todos os seres vivos estão prestes a começar e há um silêncio divino no ambiente. O corpo também está em total paz após uma noite de sono e digestão completa dos alimentos. Essa quantidade de silêncio interno e externo é um excelente momento para a prática de exercícios de ioga e meditação.

Na paz do Brahma Muhurta, quando o corpo da pessoa está calmo e absorvendo mais energias do ambiente, ela pode se concentrar melhor na respiração.

A ciência moderna sugere que a produção natural de melatonina é alta durante Brahma Muhurta. A melatonina é responsável por preparar nosso corpo para uma atmosfera propícia, por isso a meditação é mais impactante nesse período.

Durante este período, Prana ou a força vital está em seu nível mais alto de operações. Assim, quando as pessoas se sentam para exercícios de respiração (ou pranayama) e fazem asanas, elas podem regular melhor o fluxo de prana no corpo. Praticar yoga no Brahma Muhurta intensifica seus efeitos.

No corpo humano, os cinco elementos funcionam através dos três doshas: Vata (ar), Pitta (fogo) e Kapha (água). Brahma Muhurta é o período em que o dosha Vata está ativo, o que promove os movimentos internos e externos do corpo. É considerado um bom momento para realizar asanas de ioga e pranayama.

O que fazer em Brahma Muhurta?

Se você decidiu acordar em Brahma Muhurta, pode começar criando uma rotina que seja fácil de seguir e que também dê o máximo de benefícios. No entanto, como dito anteriormente, existem algumas exceções com base na sua saúde.

Portanto, certifique-se de que você não está sofrendo de nenhuma doença ou enfermidade e lembre-se também se seu médico ou especialista em Ayurveda proibiu você de se levantar a essa hora.

Quando estiver de pé, reserve um breve momento para analisar sua saúde. se você se considera em forma e saudável, atenda ao chamado da natureza. A maioria das pessoas sugere beber água morna ou água mantida em água em um recipiente de cobre durante a noite para facilitar e fortalecer os movimentos intestinais e a desintoxicação.

Em seguida, você pode optar por meditar, praticar ioga, orar, pranayam, passear em seu jardim, estudar se for estudante, fazer jardinagem, praticar qualquer instrumento e/ou ler seus livros espirituais. A ideia aqui é realizar algumas atividades produtivas e positivas.

Evite olhar para gadgets, comer alimentos que geram calor excessivo ou frio, ficar com raiva ou qualquer atividade extenuante que drena sua energia.

O Brahma Muhurta é idealmente um momento para se conectar com seu eu interior e realizar atividades que você gosta ou trazer felicidade à sua alma.

As práticas de yoga que você pode escolher para realizar em Brahma Muhurta também dependem de qual elemento domina em seu corpo.

  • Tendência Vata – meditação, yoga em ritmo lento, pranayama e caminhada lenta
  • Tendência Pitta – meditação, ioga de ritmo moderado, pranayama e caminhada
  • Tendência Kapha – meditação, yoga em ritmo acelerado, pranayama e exercícios na natureza

Você pode acompanhar esta rotina em Brahma Muhurta

1. Saudação ao Sol

Para aquecer seu corpo e remover a letargia da noite, você pode fazer algumas rodadas da tradicional saudação ao sol logo no Brahma Muhurta. A velocidade das saudações ao sol pode ser decidida com base no seu estado de saúde. Sugere-se que as pessoas que têm altos doshas pitta e vata façam uma prática lenta de saudações ao sol.

2. Exercícios de respiração

Brahma Muhurta é o melhor momento para respirar o ar fresco. Assim, exercícios respiratórios são recomendados durante este período. Você pode praticar a respiração yogue completa e Nadi shodhana pranayama, pois são as técnicas de respiração de equilíbrio que ajudam a alcançar o equilíbrio do prana no corpo.

3. Asanas de ioga

Brahma Muhurta é um ótimo momento para flexionar nosso corpo em coordenação com a respiração. Você pode praticar asanas que ajudam a queimar gorduras, remover a rigidez do corpo, fortalecer a digestão e refrescar sua mente durante o dia. No entanto, a prática dos asanas durante esse período deve ser feita com atenção plena, experimentando paz e estabilidade ao fazê-los.

4. Caminhando na Natureza

Fazer uma caminhada tranquila na natureza também é um excelente exercício durante o Brahma Muhurta. Você pode respirar o ar mais limpo, o que ajuda a melhorar o funcionamento de seus pulmões e coração. Além disso, caminhar ao ar livre acalma o corpo e a mente para prepará-lo para o dia.

5. Meditação

A meditação é a prática mais sugerida em Brahma Muhurta. A mente está em completa paz no início da manhã. Quando não há nada para distrair, você pode meditar com melhor foco. Para meditar em Brahma Muhurta, comece concentrando-se na respiração e pratique a concentração lentamente, levando ao dhyana.

Pensamentos finais

Brahma Muhurta é o momento em que a energia do universo está mais intensamente disponível. O cosmos espalha positividade para que absorvamos e alcancemos o bem-estar geral. Para experimentar esses efeitos, antigas escrituras científicas como o Ayurveda sugerem acordar no Brahma Muhurta e seguir uma rotina saudável de exercícios e meditação.

A prática de yoga, pranayama e meditação duplicam os efeitos quando são realizadas na paz e positividade de Brahma Muhurta. Evidências científicas modernas também chegam às mesmas revelações.

Brahma Muhurta é a oportunidade de nos tornarmos uma versão melhor, mais saudável e mais divina de nós mesmos e podemos conseguir isso com forte intenção e dedicação.

 

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