Pin It

Mudras e seu verdadeiro segredo para manifestar riquezas

Budismo

Bodhisattvas Maiores – Grandes Seres da Iluminação

Bodhisattvas Maiores – Grandes Seres da Iluminação

Bodhisattvas são os seres iluminados que estão no caminho de alcançar o Nirvana, e ajudam todos os seres sencientes a acabar com seus sofrimentos e dores de vida. Existem numerosos Bodhisattvas registrados na história do budismo, e entre eles Avalokitesvara

Um Bodhisattva é um ser de iluminação ou alguém que é um dos caminhos do Despertar. O principal objetivo do Bodhisattva é alcançar a ” Iluminação ” ou ” Nirvana ” e trabalhar para ajudar ou trazer todos os seres sencientes à iluminação ou ajudá-los a acabar com os sofrimentos da vida.

Bodhisattva é um dos quatro estados sublimes que podem ser alcançados por um humano em uma vida de acordo com o budismo tibetano.

Eles são  Arhat, Buda, Bodhisattva ou Pratyekabuddha. Existem diferentes significados e características do  Bodhisattva em várias tradições do  budismo.

Existem numerosos bodhisattvas transcendentes que são encontrados na arte budista, literatura e tradição. Mas existem cinco bodhisattvas entre aqueles numerosos Bodhisattvas e são considerados mais importantes.

Bodhisattva Avalokitesvara

Um dos mais respeitados e amplamente reverenciados  Bodhisattva  no Budismo Mahayana e no  Budismo Theravada, assim como outros aspectos do Budismo, é o Bodhisattva Avalokitesvara.

Bodhisattva Avalokitesvara  pode ser traduzido como ” O Senhor que olha para baixo em piedade ” ou ” Aquele que ouve os gritos do mundo “.

De acordo com algumas lendas, Avalokitesvara adia seu próprio estado de Buda para ajudar todos os seres sencientes na Terra a exemplificar o verdadeiro significado do Bodhisattva.

Avalokitesvara é a manifestação terrena de Amitabha Buda, que é acreditado para ser aquele que protege o mundo durante a partida do Senhor Buda e até o reaparecimento do futuro Buda.

Avalokitesvara representa o poder do Buda Amitabha e às vezes é retratado como o ajudante de Amitabha. Avalokitesvara também é conhecido por suas mil mãos de Compaixão e Olho de Sabedoria em cada palma e mil cabeças para ouvir os gritos dos seres sencientes. Às vezes  Avalokitesvara  também é conhecido como  Avalokitesvara de Mil Mãos.

Bodhisattva Manjushri

Manjushri é uma das figuras mais emblemáticas  do Budismo Mahayana  e também é conhecido como “ Bodhisattva da Grande Sabedoria “.

O nome sânscrito de Manjushri é “ Prajna “, que significa “ Glória Suave “, “ Auspicioso Maravilhoso “, “Aquele que é nobre e gentil “. O Bodhisattva Manjushri  representa a percepção e percepção e ele percebe a natureza ilimitada do eu.

Manjushri  é representado como o Bodhisattva masculino que empunha uma espada flamejante “ Espada Vajra de Luz Discriminadora ” em sua mão direita emaneja umabela  flor de lótus azul.

No  budismo chinês, ele é um dos Quatro Grandes Bodhisattvas. Ele também é adorado como “a divindade meditacional” no budismo esotérico. Ele também é representado como aquele que descansa na flor de lótus ou monta um leão e representa a nobreza e destemor.

Bodisatva Samantabhadra

Samantabhadra é um dos bodhisattvas em Budismo Mahayana  que está associado com a prática budista e meditação. Bodhisattva Samantabhadra significa literalmente ” Universal Digno“, ” Aquele que é Todo-Pervertidamente Bom “.

Bodhisattva Samantabhadra  é popularmente conhecido como Fugen no Japão,  P’u-hsein ou Puxian na China. Na Escola Nyingma do Budismo Tibetano , Samantabhadra  é considerado como o Buda primordial.

O Bodhisattva Samantabhadra  também é descrito como o protetor das pessoas que ensinam o Dharma, e é a figura chave no  Avatamsaka-sutra.

O Bodhisattva de Samantabhadra  é representado como o macho (às vezes bodhisattva feminino   ) que cavalga sobre o elefante de seis presas e carrega um lótus ou deseja um pergaminho ou jóia.

Bodhisattva Kshitigarbha

O Bodhisattva Kshitigarbha  é um dos quatro principais  bodhisattvas  do Budismo Mahayana do Leste Asiático, junto com Manjushri, Samantabhadra, Avalokitesvara.

O termo Kshitigarbha significa literalmente ” Tesouro da Terra “, ” Loja da Terra “, ” Matriz da Terra ” ou ” Ventre da Terra “. Kshitigarbha Bodhisattva é geralmente representado como monge budista que é conhecido por seu voto de ter a responsabilidade de instruir todos os seres de seis reinos entre a partida do  Senhor Buda  e a ascensão do futuro  Buda, Maitreya.

Ele também é conhecido por seu voto de negligenciar o estado de  Buda  até que todos os infernos estejam vazios. É por isso que ele também é conhecido como o salvador dos seres no inferno e age como um guia para todos os filhos falecidos.

O Kshitigarbha Bodhisattva  é muitas vezes retratado como um simples  monge budista de cabeça raspada e empunha uma jóia que realiza desejos em uma mão e uma equipe com seis anéis na outra que indica  Bodhisattva  protegendo todos os seres de seis reinos.

Bodhisattva Mahasthamaprapta

Bodhisattva Mahasthamaprapta  é um bodhisattva  que é representado como aquele com o poder da sabedoria e representado em uma trindade com Amitabha e Avalokitesvara.

O termo Mahasthamaprapta significa literalmente “ chegada de grande força ”, “ Aquele que obteve grande poder ”. Bodhisattva Mahasthamaprapta é um dos oito grandes bodhisattvas em Budismo Mahayana.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.