Budismo

Atenção correta – Uma fundação da prática budista

A atenção plena correta é tradicionalmente a sétima parte do Caminho Óctuplo do Budismo, mas isso não significa que ela seja a sétima em importância.

Cada parte do caminho suporta as outras sete partes e, portanto, elas devem ser consideradas conectadas em um círculo ou tecidas em uma teia, em vez de empilhadas em uma ordem de progressão.

O professor zen Thich Nhat Hanh diz que a atenção correta está no coração dos ensinamentos do Buda. “Quando a Atenção Certa Correta está presente, as Quatro Nobres Verdades e os outros sete elementos do Caminho Óctuplo também estão presentes.” ( O Coração do Ensino do Buda, p. 59)

O que é a atenção plena?

A palavra Pali para “atenção plena” é sati (em sânscrito, smriti ). Sati também pode significar “retenção”, “lembrança” ou “atenção”. A atenção plena é uma consciência de todo o corpo e mente do momento presente. Estar atento é estar totalmente presente, não perdido em devaneios, antecipações, indulgências ou preocupações.

A atenção plena também significa observar e liberar hábitos mentais que mantêm a ilusão de um eu separado. Isso inclui abandonar o hábito mental de julgar tudo, quer gostemos disso ou não.

Estar plenamente atento significa estar totalmente atento a tudo como está, não filtrando tudo através de nossas opiniões subjetivas.

Por que a atenção plena é importante

É importante entender o budismo como uma disciplina ou processo, e não como um sistema de crenças. O Buda não ensinou doutrinas sobre a iluminação, mas ensinou às pessoas como realizar a iluminação elas mesmas.

E a maneira como percebemos a iluminação é através da experiência direta. É através da atenção que experimentamos diretamente, sem filtros mentais ou barreiras psicológicas entre nós e o que é experimentado.

O Ven. Henepola Gunaratana, monge e professor budista Theravada, explica no livro Voices of Insight (editado por Sharon Salzberg) que a atencão plena é essencial para nos ajudar a enxergar além dos símbolos e conceitos. “Mindfulness é pré-simbólico. Não é algemado à lógica”, diz ele. “A experiência real está além das palavras e acima dos símbolos.”

Mindfulness e Meditação

A sexta, sétima e oitava partes do Caminho Óctuplo – Esforço Correcto, Consciência Correta e Concentração Correta – juntas são o desenvolvimento mental necessário para nos libertar do sofrimento.

A meditação é praticada em muitas escolas do budismo como parte do desenvolvimento mental. A palavra sânscrita para meditação, bhavana, significa “cultura mental”, e todas as formas de meditação budista envolvem a atenção plena.

Em particular, a meditação shamatha (“habitação pacífica”) desenvolve a atenção plena; As pessoas sentadas em shamatha treinam-se para ficarem atentas ao momento presente, observando e depois liberando pensamentos em vez de persegui-los.

Ameditação satipatthana vipassana é uma prática similar encontrada no budismo theravada que é principalmente sobre o desenvolvimento da atenção plena.

Nos últimos anos tem havido um crescente interesse em meditação mindfulness como parte da psicoterapia.

Alguns psicoterapeutas descobrem que a meditação da atenção plena como adjuvante do aconselhamento e de outros tratamentos pode ajudar pessoas com problemas a aprender a liberar emoções negativas e hábitos de pensamento.

No entanto, a atenção plena como psicoterapia não é isenta de críticas.

Quatro quadros de referência

O Buda disse que há quatro quadros de referência na atenção plena:

Você de repente percebeu que estava com dor de cabeça, ou que suas mãos estavam com frio, e percebeu que você estava sentindo essas coisas por um tempo, mas não estava prestando atenção?

A atenção plena do corpo é exatamente o oposto disso; estar plenamente consciente do seu corpo, suas extremidades, seus ossos, seus músculos. E a mesma coisa vale para os outros referenciais – estar plenamente consciente das sensações, ciente de seus processos mentais, ciente dos fenômenos ao seu redor.

Os ensinamentos dos Cinco Skandhas estão relacionados a isso e valem a pena serem revistos quando você começa a trabalhar com a atenção plena.

Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Três atividades fundamentais

O Venerável Gunaratana diz que a atenção plena compreende três atividades fundamentais.

1. A atenção plena nos lembra do que deveríamos estar fazendo. Se estamos sentados em meditação, isso nos traz de volta ao foco da meditação. Se estamos lavando pratos, isso nos lembra de prestar muita atenção na lavagem dos pratos.

2. Na atenção plena, vemos as coisas como elas realmente são. O Venerável Gunaratana escreve que nossos pensamentos têm um jeito de colar sobre a realidade, e conceitos e idéias distorcem o que experimentamos.

3. A atenção plena vê a verdadeira natureza dos fenômenos. Em particular, através da atencão plena, vemos diretamente as três características ou marcas da existência – ela é imperfeita, temporária e sem ego.

Praticar Mindfulness

Mudar os hábitos mentais e o condicionamento de uma vida não é fácil. E esse treinamento não é algo que só acontece durante a meditação, mas ao longo do dia.

Se você tem uma prática diária de canto, cantar de maneira focada e totalmente atenta é o treinamento da atenção plena.

Veja mais: Evangelização: Hinduísmo e Budismo

Também pode ser útil escolher uma atividade específica, como preparar uma refeição, limpar o chão ou dar um passeio, e esforçar-se para ter plena consciência da tarefa enquanto a realiza. Com o tempo, você se encontrará prestando mais atenção a tudo.

Professores zen dizem que, se você perder o momento, sentirá falta da sua vida. Quanto de nossas vidas perdemos? Estar atento!

 

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