Budismo

Ateísmo e devoção no budismo

Se o ateísmo é a ausência de crença em um Deus ou deuses, então muitos budistas são, na verdade, ateus. O budismo não é sobre crer ou não acreditar em Deus ou em deuses.

Antes, o Buda histórico ensinava que acreditar em deuses não era útil para aqueles que buscavam a iluminação.

Em outras palavras, Deus é desnecessário no budismo, pois é uma religião e uma filosofia práticas que enfatizam os resultados práticos sobre a fé em crenças ou divindades. Por essa razão, o budismo é mais precisamente chamado não teísta  do que ateu.

Buda também disse claramente que ele não era um deus, mas simplesmente “despertou” para a realidade suprema. No entanto, em toda a Ásia, é comum encontrar pessoas orando ao Buda ou às muitas figuras claramente míticas que povoam a iconografia budista.

Os peregrinos se reúnem em stupas que dizem ter relíquias do Buda. Algumas escolas do budismo são profundamente devocionais. Mesmo nas escolas não-devotos, como Theravada ou Zen, há rituais que envolvem reverências e oferendas de comida, flores e incenso a uma figura de Buda em um altar.

Filosofia ou Religião?

Alguns no Ocidente rejeitam esses aspectos devocionais e adoradores do budismo como corrupções dos ensinamentos originais do Buda.

Por exemplo, Sam Harris, um ateu auto-identificado que expressou admiração pelo budismo, disse que o budismo deveria ser tirado dos budistas.

O budismo seria muito melhor, escreveu Harris, se pudesse ser purificado dos adornos “ingênuos, peticionários e supersticiosos” da religião.

Abordei a questão de saber se o budismo é uma filosofia ou uma religião em outro lugar, argumentando que é tanto filosofia quanto religião, e que todo o argumento “filosofia versus religião” é desnecessário. Mas e os adornos “ingênuos, peticionários e supersticiosos” de que Harris falou?

Estas corrupções dos ensinamentos do Buda? Entender a diferença requer olhar profundamente abaixo da superfície do ensino e prática budista.

Não acreditando em crenças

Não é apenas crença em deuses que são irrelevantes para o budismo. Crenças de qualquer tipo desempenham um papel diferente no Budismo do que em muitas outras religiões.

O budismo é um caminho para “acordar”, ou tornar-se iluminado, para uma realidade que não é percebida conscientemente pela maioria de nós.

Na maioria das escolas de budismo, entende-se que a iluminação e o nirvana não podem ser conceituados ou explicados com palavras. Eles devem ser intimamente experimentados para serem compreendidos. Apenas “acreditar em” iluminação e nirvana é inútil.

No budismo, todas as doutrinas são provisórias e são julgadas por sua habilidade. A palavra em sânscrito para isso é upaya, ou “meios habilidosos”. Qualquer doutrina ou prática que permita a realização é um upaya. Se a doutrina é factual ou não, não é o ponto.

O papel da devoção

Nenhum deus, nenhuma crença, mas o budismo incentiva a devoção. Como pode ser?

O Buda ensinou que a maior barreira para a realização é a noção de que “eu” sou uma entidade permanente, integral e autônoma. É vendo através da ilusão do ego que a realização floresce. A devoção é um upaya para quebrar os laços do ego.

Por essa razão, o Buda ensinou seus discípulos a cultivar hábitos devocionais e reverenciais da mente. Assim, a devoção não é uma “corrupção” do budismo, mas uma expressão disso.

Claro, devoção requer um objeto. Para o que o budista é devotado? Esta é uma questão que pode ser esclarecida e re-esclarecida e respondida de diferentes maneiras em diferentes momentos, à medida que se aprofunda a compreensão dos ensinamentos.

Se Buda não era um deus, por que curvar-se a figuras búdicas? Pode-se curvar apenas para mostrar gratidão pela vida e prática do Buda. Mas a figura do Buda também representa a própria iluminação e a verdadeira natureza incondicionada de todas as coisas.

No mosteiro zen onde aprendi pela primeira vez sobre o budismo, os monges gostavam de apontar para a representação do Buda no altar e dizer: “É você lá em cima.

Quando você se curva, você está se curvando para si mesmo”. O que eles quiseram dizer? Como você entende isso? Quem é Você? Onde você se encontra?

Trabalhar com essas questões não é uma corrupção do budismo; que é budismo. Para mais discussões sobre este tipo de devoção, veja o ensaio ” Devotion in Buddhism ” de Nyanaponika Thera.

Todas as criaturas mitológicas, grandes e pequenas

As muitas criaturas e seres mitológicos que povoam a arte e a literatura budista Mahayana são freqüentemente chamadas de “deuses” ou “divindades”. Mas, novamente, apenas acreditar neles não é o ponto.

Na maioria das vezes, é mais preciso para os ocidentais pensar nos devas e bodhisattvas iconográficos como arquétipos, e não como seres sobrenaturais. Por exemplo, um budista pode evocar o Bodhisattva da compaixão para se tornar mais compassivo.

Os budistas acreditam que essas criaturas existem? Certamente, o budismo na prática tem muitas das mesmas questões “literais versus alegóricas” que se encontram em outras religiões.

Mas a natureza da existência é algo que o Budismo observa de maneira profunda e diferente do modo como as pessoas normalmente compreendem a “existência”.

Ateísmo: Ser ou não ser?

Normalmente, quando perguntamos se algo existe, estamos perguntando se é “real”, em vez de ser uma fantasia. Mas o budismo começa com a premissa de que a maneira como entendemos o mundo fenomenal é delirante para começar. A busca é perceber, ou perceber, delírios como os delírios que eles são.

Então, o que é “real”? O que é “fantasia”? O que “existe”? Bibliotecas foram preenchidas com as respostas para essas perguntas.

No budismo Mahayana, que é a forma dominante de budismo na China, no Tibete, no Nepal, no Japão e na Coreia, todos os fenómenos estão vazios de existência intrínseca.

Uma escola de filosofia budista, Madhyamika, diz que os fenômenos existem apenas em relação a outros fenômenos. Outro, chamado Yogachara, ensina que as coisas existem apenas como processos de conhecimento e não têm realidade intrínseca.

Pode-se dizer que, no budismo, a grande questão não é se os deuses existem, mas qual é a natureza da existência. E o que é o eu?

Alguns místicos cristãos medievais, como o autor anônimo de A Nuvem do Desconhecimento , argumentaram que é incorreto dizer que Deus existe porque a existência equivale a assumir uma forma particular dentro de um espaço de tempo.

Porque Deus não tem forma particular e está fora do tempo, Deus, portanto, não pode ser dito que existe. No entanto, Deus é . Esse é um argumento que muitos de nós, budistas ateus, podemos apreciar.

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.