Budismo

Angulimala – Conversão de Assassino a Santo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Angulimala era um discípulo do Senhor Buda que costumava ser um assassino. Angulimala curvou-se quando ouviu o Senhor Buda explicar a ele sobre seu conhecimento.

Angulimala  é uma das figuras importantes no  budismo, bem como a vida do  Senhor Buda. A história de  Angulimala  é descrita em muitos sutras do budismo, especialmente nos Theravada Sutras.

Entre todos os importantes discípulos de  Gautama Buda, Angulimala  teve a formação mais terrível. Angulimala  era popularmente conhecido como Daku Angulimala por ser um assassino implacável e seu nome significa “ colar de dedo ou guirlanda  ”.

A história de  Angulimala tem um papel bastante significativo porque sua história nos conta como um assassino implacável se tornou santo quando conheceu o Senhor Buda e foi aceito na ordem monástica da Sangha.

História do Angulimala

A vida de Angulimala pode ser explicada em três partes, sua vida como estudante, como um assassino implacável e sua vida como monge.

Como um estudante

Angulimala  nasceu em uma família brâmane e seu pai era capelão do rei de Kosala, o rei Pasenadi. De acordo com  textos  e escrituras budistas, quando Angulimala  nasceu, maus presságios ocorreram como o lampejo de armas e o aparecimento da constelação de ladrões.

Então seu pai pediu ao rei que desse o nome de seu filho. O rei Pasenadi o nomeou Ahimsaka, que significa inofensivo, a fim de mudar o destino sombrio ocorrido durante  o nascimento de Angulimala.

Ahimsaka foi enviado a um conhecido  Guru Brahmin em Taxila  para seu estudo. Ele era muito bom em seus estudos e era o  Gurus favorito. Então ele teve um privilégio especial de ficar dentro da  casa dos Gurus.

Mas outros alunos ficaram com inveja dele e fizeram um plano para colocar o Guru contra ele. Eles foram bem sucedidos em virar  Guru contra ele fazendo uma cena que Ahimsaka estava seduzindo  esposas de Gurus  e afirmando que Ahimsaka era orgulhoso e era mais sábio que o Guru.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Assim, o Guru com raiva exigiu  AhimsakaDakshina ou presente final, já que ele não pode usar violência física, pois acredita-se que Ahimsaka era tão forte quanto sete elefantes.

O  Guru exigiu que Ahimsaka trouxesse 1000 dedos humanos de diferentes vítimas. Com medo de tal demanda, Ahimsaka  horrorizado voltou para sua casa em Kosala e começou a viver na floresta.

Como um assassino

Depois de ouvir tal demanda, Ahimsaka ficou meio sem ânimo e começou a viver relutantemente na floresta. Mas depois de viver algum tempo na floresta, ele começou a atacar os viajantes solitários, matando-os e cortando seus dedos e passou a viver em suas posses.

No começo ele pendurou todos os dedos no galho da árvore, mas os pássaros começaram a pegar a carne dos dedos. Então ele amarrou os dedos em um cordão e os usou como um colar.

Foi assim que Ahimsaka  recebeu o nome de “  Angulimala  ”. Na Índia antiga, os cadáveres não eram queimados, mas jogados fora na terra estéril. Assassinando os viajantes solitários e cortando os dedos de cadáveres fundidos, ele conseguiu coletar 999 dedos humanos.

Então os aldeões de  Kosala  pediram ao rei que se livrasse de  Angulimala . O rei Pasenadi  prometeu caçar  Angulimala . Com medo e amor pela vida do filho, a mãe de Angulimala planejou ir à floresta conversar com ele. Buda sabia disso, pois pode perceber com seu “  olho divino  ”.

Então  o Senhor Buda  rapidamente deixou  Jetavana  e partiu para encontrar  Angulimala . Os viajantes na floresta Jalani o avisaram do assassino e ainda assim  Buda  continuou a jornada para encontrar  Angulimala.

Quando  Angulimala  viu  o Senhor Buda, ele decidiu matar Buda  em vez de sua mãe, que ele viu primeiro e decidiu fazer sua vítima. Então ele correu para matar Buda o mais rápido que pôde, mas não conseguiu alcançá-  lo . Angulimala  desistiu e chamou  Buda  para parar.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

Mas o Abençoado respondeu que é Angulimala quem deveria parar. Ao ouvir tal resposta, Angulimala implorou para ouvir mais de Buda. Depois de ouvir a explicação de Buda, ele prometeu mudar seus caminhos e mais tarde se juntou à ordem da  Sangha.

Como um monge

Depois de algum tempo de se tornar um  monge budista, o rei Pasenadi partiu para caçar Angulimala. Nesta jornada, o rei Pasenadi conheceu o Senhor Buda  e explicou sobre sua busca. Então o Senhor Buda perguntou ao rei como o rei reagiria se  Angulimala  tivesse mudado e se tornado um  monge.

O rei Pasenadi  respondeu que saudaria  Angulimala  e ofereceu-lhe várias oferendas. Quando  o rei Pasenadi  viu Angulimala raspada, ele ficou surpreso e se ofereceu para doar materiais de manto como havia prometido.

Clique aqui para obter uma leitura de meditação personalizada

O famoso verso conhecido como  Angulimala Paritta, recita o trabalho de Angulimala para ajudar a dar à luz uma jovem que estava tendo dificuldades para dar à luz.

De acordo com este versículo, Angulimala encontrou uma jovem que estava tendo um trabalho de parto difícil. Então Angulimala foi ao Buda e perguntou o que ele poderia fazer para aliviar o trabalho daquela jovem.

Irmã, desde que nasci com o nascimento nobre (tornei-me monge), não me lembro de matar intencionalmente um ser vivo. Através desta verdade possa haver bem-estar para você, bem-estar para seu feto.

Esta foi a declaração revisada após Angulimala apontar algum erro na primeira declaração.

Irmã, desde que nasci não me lembro de ter matado intencionalmente um ser vivo. Através desta verdade possa haver bem-estar para você, bem-estar para seu feto.

Então a mulher deu à luz com segurança e deu à luz seu filho.

Mesmo sendo um  arahant,  Angulimala  teve que retribuir por seu mau carma, más ações que ele realizou em sua vida. As pessoas que perderam seus entes queridos por Angulimala  ainda queriam vingar seus entes queridos.

Quando  Angulimala  foi a  Savatthi  pedir esmolas, ele foi atacado por aquelas pessoas enraivecidas. Mas com advertências e palavras de  Buda, eles pararam sua raiva.

De acordo com Theravada e Mahayana, a história de Angulimala  provou que mesmo o pior tipo de pessoa pode se arrepender de seus pecados e  carma  maligno e pode se tornar santo e seguir o caminho do Dharma mostrado pelo Senhor Buda.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x