Filosofia

Abhyanga: Massagem Ayurvédica de Corpo Inteiro com Óleo

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A massagem é parte integrante do autocuidado e tratamento ayurvédico de doenças. Existem muitos tipos de massagem que a Ayurveda recomenda que se faça para uma boa saúde ou bem-estar. Abhyanga é uma massagem ayurvédica popular que faz a maior parte do pré-tratamento da terapia tradicional de panchakarma. Geralmente é realizado antes de um banho, banho de vapor ou tratamento ayurvédico real.

Na massagem Abhyanga, o óleo medicado é aplicado em todo o corpo com movimentos curtos e todos os membros, dos dedos dos pés ao couro cabeludo, são massageados vigorosamente. O termo Abhyanga significa literalmente esfregar óleo nos membros do corpo.

A Ayurveda diz que a automassagem Abhyanga pode ser feita diariamente, pois nutre os tecidos da pele e é boa para aliviar o cansaço e as dores no corpo.

Continue lendo para saber mais sobre a massagem Abhyanga, seus potenciais benefícios e como você pode fazer a automassagem em casa.

O que é Abhyanga?  

Abhyanga pode ser simplesmente traduzido como “massagem de corpo inteiro com óleos de ervas”. O termo “corpo inteiro” significa que, dos dedos dos pés à cabeça, cada parte do seu corpo recebe uma massagem rejuvenescedora, revitalizante e relaxante.

No tratamento ayurvédico, a massagem abhyanga é realizada antes do tratamento real para ajudar na desintoxicação e limpeza. Também alivia os desequilíbrios de Vata, Pitta e Kapha Dosha.

No entanto, se não for feito na terapia panchakarma, também pode ser feito como uma massagem autônoma para reduzir a rigidez e a dor muscular, melhorar a circulação sanguínea e como um modo de desestressar.

Na massagem abhyanga, o praticante de Ayurveda usa um óleo quente que foi infundido com ervas ou outros óleos. Esta mistura é criada após documentar os detalhes de Prakruti e vikriti de uma pessoa (medidas ayurvédicas de saúde). Este é um passo importante, pois os doshas desempenham um papel importante em manter o equilíbrio de sua Prakruti . As ervas e óleos usados ​​para a massagem afetarão diretamente o funcionamento dos doshas.

Qual óleo deve ser usado para abhyanaga?

O óleo em sânscrito também é conhecido como Sneha, que é usado para o amor. Assim, acredita-se que ter um abhyanga é como cercar-se de amor. Abhyanga faz parte da snehana (Terapia de Oleação) em processo de terapia panchakarma.

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Isso destaca a importância de escolher o óleo certo para a massagem abhyanga para obter a sensação de calor e estabilidade.

Com base no seu dosha,

  • Se você é uma pessoa vata, você terá a pele seca. Óleos pesados ​​como óleo de gergelim, amêndoa, abacate podem ser usados.
  • Se você é uma pessoa pitta, você tenderá a ter pele sensível. Óleo de girassol, óleo de coco ou ghee serão benéficos para você.
  • Se você é uma pessoa kapha, sua pele será oleosa o suficiente. Óleos leves, como óleo de linhaça, óleo de cártamo, óleo de amêndoa doce podem ser usados.

No entanto, se você quiser um óleo neutro, o óleo de jojoba pode ser usado para todos os doshas.

Você pode fazer massagem abhyanga em casa?

Você pode pensar que, como é uma massagem ayurvédica e envolve alguns aspectos técnicos, você terá que desembolsar dinheiro para ir a um centro ayurvédico para obter o abhyanga. Mas e se você também puder fazer essa massagem em casa?

Não deve ser surpresa que o abhyanga seja frequentemente prescrito como uma rotina de autocuidado. Você pode massagear-se diariamente antes de tomar banho ou banho de vapor. Dá os mesmos benefícios relaxantes que você obteria ao receber a massagem em um centro ayurvédico. 

A melhor parte é que você não precisa de outra pessoa e pode levar o seu tempo com o aplicativo. E você pode realizar abhyanga todos os dias. Se você não tiver tempo para a aplicação diária, 2-3 vezes por semana também pode ser eficaz.

Tudo o que você precisa é de uma toalha velha para evitar manchas de óleo, uma garrafinha ou um pote pequeno para conter o óleo, um recipiente para aquecer a água para aquecer o óleo e o óleo de ervas. 

No início, você pode encontrar alguma dificuldade em dar a pressão e os movimentos certos às partes do corpo ou alcançar algumas partes das costas. Mas a aplicação regular fará com que você se acostume com o processo.

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O óleo que você usa deve atender ao seu Prakruti. Já listamos alguns óleos recomendados que você pode usar com base em seu dosha, no entanto, fazer uma avaliação com um praticante ayurvédico certificado fornecerá informações precisas. 

Você também pode usar outros óleos de ervas para misturar com o óleo base. Você pode usar óleo de brahmi/gotu kola para acalmar a mente, óleo de ashwagandha para músculos fortes,  óleo de mahanarayan para articulações, óleo de bhringraj para cabelo, óleo de neem para pele.

Dicas para se lembrar da auto massagem abhyanga

Antes de realizar o abhyanga em casa, lembre-se destes pontos importantes:

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  • Sempre use aquecer o óleo antes da massagem. Você pode manter a garrafa de óleo em uma panela de água quente para que ela permaneça em temperatura constante ou usar um aquecedor de óleo elétrico. 
  • A temperatura do óleo depende em grande parte do dosha que você tem. Como tal, se você é uma pessoa pitta, use o óleo em temperatura ambiente ou em temperatura fria. Se você é uma pessoa vata, um óleo levemente morno será bom. Você pode perguntar ao praticante ayurvédico sobre a temperatura em caso de alguma confusão.
  • Onde quer que você esteja realizando o abhyanga, não se esqueça de colocar uma toalha velha para pegar a gota de óleo. Como você usa uma quantidade saudável de óleo na massagem, é imperativo que algumas gotas caiam durante o processo.
  • Não se apresse com a massagem. Passe pelo menos 15-20 minutos massageando todo o corpo, da cabeça aos pés. Dê tempo suficiente para cada parte do corpo.
  • Tenha cuidado ao se levantar após o término da massagem, pois o óleo nas solas pode deixar seus pés escorregadios.
  • Evite tomar banho imediatamente após a massagem. Dê 5-10 minutos após a massagem para que o óleo penetre em seu corpo, profundamente nos poros, músculos e articulações.
  • Use um sabonete e xampu ayurvédicos para limpar o óleo do corpo e do cabelo.

Como fazer a auto massagem Abhyanga

Antes de começar, enrole uma toalha ou um pano fino em torno de si para evitar sentir frio. O melhor lugar para realizar a automassagem abhyanga é o banheiro, pois você ficaria menos preocupado em estragar o chão com gotas de óleo e criar uma bagunça.

Faça um teste de remendo no pulso interno para verificar a temperatura do óleo. Evite usar óleo em áreas onde há arranhões, feridas, cortes, inflamações ou escoriações.

Normalmente, a massagem deve começar no couro cabeludo e descer gradualmente até os pés.

Abaixo estão os passos para realizar a auto-massagem abhyanga.

  • Sente-se em um banquinho ou cadeira com a toalha velha estendida sob os pés.
  • Comece aplicando o óleo no couro cabeludo. Use um movimento circular suave para espalhar uniformemente o óleo. Este processo também é chamado de shiro (cabeça) abhyanaga. 
  • Chegando ao rosto, massageie a testa, as têmporas, as bochechas e os maxilares do centro para os lados. Comece pela mandíbula e vá em direção à testa e às têmporas.
  • Aperte levemente e estique os lóbulos das orelhas e aplique o óleo em toda a orelha, pois é o lar de muitos pontos de energia vital ou pontos marma e terminações nervosas.
  • Massageie as costas usando a mão esquerda para o lado direito e vice-versa.  
  • Para seus braços e pernas, use movimentos longos. A primeira pincelada deve ser afastada do coração ( anulom ) e eles voltando para ele ( pratilom ). 
  • Articulações como cotovelos e joelhos devem ser massageadas com movimentos circulares. 
  • Para o estômago, nádegas e peito/peito, aplique o óleo em um movimento circular no sentido horário. Você pode seguir o caminho do intestino grosso para a área do abdômen. Comece pela direita, atravesse e desça pela esquerda. O movimento circular ajudará a estimular o sistema digestivo.
  • Ao chegar aos pés ( Pada Abhyanga ), passe bastante tempo neles. Seus pés também contêm pontos essenciais de marma e sustentam a maior parte do seu peso. 
  • Se desejar, você também pode aplicar o óleo nos órgãos genitais, com a região anal por último. Isso só é feito ao fazer uma auto-massagem. Este passo não será feito quando você for a um centro ayurvédico.
  • A Ayurveda recomenda que o abhyanga seja realizado por no mínimo 15 minutos. Depois de terminar a massagem, deixe o óleo penetrar profundamente na pele por 5 a 10 minutos.
  • Tome um banho morno com sabonete e xampu ayurvédicos, sem esfregar vigorosamente.
  • Use uma toalha para remover o excesso de água, esfregando-a em seu corpo.

Nota – Se você for uma pessoa vata, aplique um ritmo mais lento com uma leve pressão para aterramento. Para uma pessoa pitta, são aconselhados movimentos lentos com pressão moderada. As pessoas Kapha podem usar movimentos rápidos para aumentar a estimulação.

Benefícios da Abhyanga

Um abhyanga bem-sucedido fará com que você se sinta relaxado, calmo e rejuvenescido. Se realizado antes de dormir, você experimentará um sono maravilhoso. No geral, melhora a circulação, abre e estimula os vários pontos marma, nadis e ajuda a reduzir a rigidez e a dor.

Uma lista de mais benefícios foi dada abaixo:

  • Abhyanga ajuda a reduzir o estresse, pois as ervas infundidas nos óleos acalmam a mente e ativam o sistema nervoso parassimpático.
  • A massagem Abhyanga reduz a pressão arterial, expandindo os vasos sanguíneos e melhorando a circulação.
  • Se você está tendo problemas para ter um sono reparador, abhyanga pode ajudá-lo a lidar com os problemas do sono.
  • A massagem Abhyanga melhora a flexibilidade e ajuda na tonificação. Movimentos circulares ou movimentos longos estimulam músculos e articulações.
  • Como seus músculos e articulações são estimulados constantemente, sua energia e resistência também aumentam com a massagem abhyanga.
  • Vários pontos de energia vital e terminações nervosas também são estimulados. Isso promove acalmar o sistema nervoso.
  • Ao aumentar a circulação sanguínea, abhyanga melhora a saúde da pele e diminui o processo de envelhecimento.  
  • O aumento da circulação também ajuda na desintoxicação e limpeza massageando os gânglios linfáticos.
  • Abhyanga permite que seu sistema respiratório, sistema digestivo e sistema de eliminação funcionem corretamente devido à massagem dessas áreas. 
  • O abhyanga é especialmente benéfico para as pessoas Vata, pois reduz os desequilíbrios e as doenças causadas pela viciação.
  • A estimulação completa no rosto e nas orelhas melhora o funcionamento dos órgãos dos sentidos. Se feito diariamente, sua visão também pode melhorar.
  • Shiro Abhyanga (massagem na cabeça) reduz o envelhecimento prematuro do cabelo, queda de cabelo e melhora a força do cabelo.
  • Massagear o óleo na cabeça (Shiro Abhyanga) induz um estado de calma e clareza mental. Provou que a massagem abhyanga reduz significativamente a experiência subjetiva de estresse em indivíduos.

Conclusão

Embora haja pesquisas muito limitadas feitas sobre os benefícios e o funcionamento do abhyanga, esta antiga prática provou-se mais uma vez. Massagear o corpo inteiro de uma só vez ou em partes incutirá uma sensação de amor próprio.

Promove uma melhor saúde da pele e do cabelo, melhora o sistema digestivo, desintoxicação, aumento da circulação e melhora da qualidade do sono, que é o que todo mundo quer!

perguntas frequentes

Q1. Com que frequência você deve fazer abhyanga?

Abhyanga pode ser realizado diariamente. Em caso de restrições de tempo ou agenda lotada, realizar abhyanga 2-3 vezes por semana também é benéfico. 

Seu dosha também determina muito o número de vezes que você deve realizar abhyanga.

Vata Dosha – 4-5 vezes por semana.
Pitta Dosha – 3-4 vezes por semana.
Kapha Dosha – 1-2 vezes por semana.

Q2. Qual é o melhor momento para fazer a automassagem abhyanga?

A Ayurveda recomenda que o Abhyanga seja feito de manhã cedo antes de tomar banho. No entanto, com base no seu tipo de dosha, um médico ayurvédico pode prescrever à noite.

Q3. Quais são as contraindicações do abhyanga?

Você deve evitar a massagem abhyanga até se recuperar significativamente de resfriado, gripe, febre, congestão, indigestão, diarréia, menstruação e dor menstrual, indigestão ou distúrbios devido ao excesso de vata dosha.

Mesmo que você tenha uma infecção de pele, lesões, ossos quebrados, tenha sido submetido a uma cirurgia ou sinta uma dor imensa em qualquer parte do corpo, o abhyanga não deve ser realizado.

Q4. Podemos fazer abhyanga durante a gravidez?

Há massagens especiais disponíveis para grávidas, recém-nascidos e pós-gravidez. Mas para tais casos, você deve confiar em um massagista e praticante ayurvédico especializado para sugerir o melhor processo de massagem.

No entanto, pode haver casos em que as mulheres grávidas podem ser instruídas a não receber massagens até o segundo trimestre. Isso ocorre porque há um risco maior de aborto espontâneo no primeiro trimestre ou o aumento da circulação pode causar algum dano.

Q5. Você pode se exercitar depois de abhyanga?

Sim, você pode se exercitar ou fazer ioga após a massagem abhyanga, mas certifique-se de fazê-lo antes de tomar banho. O yoga pode ser feito imediatamente após a massagem, quando você precisa dar tempo para que o óleo seja absorvido pelo corpo. Mas certifique-se de que você não está realizando poses extenuantes ou fisicamente desgastantes. Isso pode causar estresse e cansaço, o que anula o propósito da massagem abhyanga.

Q6. Posso fazer Abhyanga depois de comer?

Não, você deve manter um intervalo de 2-3 horas após uma refeição ou realizar abhyanga antes de uma refeição. A realização da massagem abhyanga imediatamente após a refeição não é recomendada, pois a energia e o sangue estão sendo fornecidos para o sistema digestivo. Isso pode atrapalhar todo o processo.

 

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