Textos Importantes

A história de Devadatta – O discípulo que se voltou contra o Buda

Segundo a tradição budista, o discípulo Devadatta era primo do Buda e também irmão da esposa do Buda, Yasodhara. Diz-se que Devadatta causou uma divisão na sangha ao convencer 500 monges a deixar o Buda e segui-lo.

Esta história de Devadatta é preservada no Pali Tipitika. Nesta história, Devadatta entrou na ordem dos monges budistas ao mesmo tempo que Ananda e outros jovens nobres do clã Shakya, o clã do histórico Buda.

Devadatta se dedicou à prática. Mas ele ficou frustrado quando não conseguiu avançar para se tornar um Arhat. Então, em vez disso, ele aplicou sua prática ao desenvolvimento do poder sobrenatural, em vez da realização da iluminação.

Rancor de Devadatta

Dizia-se que ele também foi levado pelo ciúme de seu parente, o Buda. Devadatta acreditava que ele deveria ser o Honrado pelo Mundo e o líder da ordem dos monges.

Um dia ele se aproximou do Buda e apontou que o Buda estava ficando mais velho. Ele propôs que ele fosse encarregado da ordem de aliviar o Buda do fardo. O Buda repreendeu Devadatta severamente e disse que não era digno. Assim, Devadatta se tornou o inimigo do Buda.

Mais tarde, o Buda foi questionado sobre como sua resposta dura a Devadatta era justificada como discurso correto. Voltarei a isso um pouco mais tarde.

Devadatta ganhou o favor do príncipe Ajatasattu de Magadha. O pai de Ajatasattu, rei Bimbisara, era um patrono dedicado do Buda. Devadatta convenceu o príncipe a assassinar seu pai e assumir o trono de Magadha.

Ao mesmo tempo, Devadatta prometeu matar o Buda para que ele pudesse assumir a sangha. Para que a ação não pudesse ser rastreada até Devadatta, o plano era enviar um segundo grupo de “assassinos” para assassinar o primeiro, e depois o terceiro para eliminar o segundo, e assim por diante por algum tempo. Mas quando os pretensos assassinos se aproximaram do Buda, eles não conseguiram cumprir a ordem.

Então Devadatta tentou fazer o trabalho, jogando uma pedra no Buda. A rocha ricocheteou na encosta da montanha e se partiu em pedaços. A tentativa seguinte envolveu um grande elefante em uma fúria induzida por drogas, mas o elefante foi suavizado na presença do Buda.

Finalmente, Devadatta tentou dividir a sangha reivindicando uma retidão moral superior. Ele propôs uma lista de austeridades e pediu que elas se tornassem obrigatórias para todos os monges e monjas. Estes foram:

  1. Monges devem viver a vida toda na floresta.
  2. Os monges devem viver apenas de esmolas obtidas por mendicância e não devem aceitar convites para jantar com outras pessoas.
  3. Os monges devem usar roupas feitas apenas de trapos coletados de pilhas de lixo e locais de cremação. Eles não devem aceitar doações de roupas a qualquer momento.
  4. Os monges devem dormir aos pés das árvores e não sob o teto.
  5. Os monges devem evitar comer peixe ou carne durante toda a vida.

O Buda respondeu como Devadatta havia previsto. Ele disse que os monges poderiam seguir as quatro primeiras austeridades, se quisessem, mas ele se recusou a torná-las obrigatórias. E ele rejeitou completamente a quinta austeridade.

Devadatta convenceu 500 monges de que seu Plano de Super Austeridade era um caminho mais seguro para a iluminação do que o do Buda, e eles seguiram Devadatta para se tornarem seus discípulos.

Em resposta, o Buda enviou dois de seus discípulos, Sariputra e Mahamaudgayalyana, para ensinar o dharma aos monges rebeldes. Ao ouvir o dharma explicado corretamente, os 500 monges retornaram ao Buda.

Devadatta agora era um homem triste e quebrado, e logo caiu mortalmente doente. No leito de morte, ele se arrependeu de seus crimes e desejou ver o Buda mais uma vez, mas Devadatta morreu antes que seus portadores de litros pudessem alcançá-lo.

Vida de Devadatta, versão alternativa

As vidas do Buda e de seus discípulos foram preservadas em várias tradições de recitação oral antes de serem escritas. A tradição Pali, que é a base do budismo Theravada, é a mais conhecida. Outra tradição oral foi preservada pela seita Mahasanghika, formada cerca de 320 aC. Mahasanghika é um importante precursor do Mahayana.

Mahasanghika lembrou Devadatta como um monge devoto e santo. Nenhum vestígio da história do “malvado Devadatta” pode ser encontrado em sua versão do cânon. Isso levou alguns estudiosos a especularem que a história do renegado Devadatta é uma invenção posterior.

O Abhaya Sutta, no discurso correto

Se assumirmos que a versão Pali da história de Devadatta é a mais precisa, no entanto, podemos encontrar uma nota de rodapé interessante no Abhava Sutta do Pali Tipitika (Majjhima Nikaya 58). Em resumo, o Buda foi questionado sobre as duras palavras que ele disse a Devadatta que o levaram a se voltar contra o Buda.

O Buda justificou suas críticas a Devadatta comparando-o a uma criança pequena que havia levado uma pedrinha à boca e estava prestes a engolir.

Os adultos naturalmente faziam o que fosse necessário para tirar a pedrinha da criança. Mesmo que extrair o seixo tenha sangue, isso deve ser feito. A moral parece ser que é melhor magoar os sentimentos de alguém do que deixá-los habitar em engano.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.